Bruno&Marrone abrindo show com Jaco Pastorius

Autor Mensagem
Rafael Vaz
Veterano
# abr/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar

No exterior o músico freelancer também existe, lá também há esse tipo de música extremamente comercial que contrata músicos sidemans, aqui na minha cidade, um baterista e um baixista que são feras, jazzistas fudidos, moram na inglaterra e fizeram teste pra tocar para a loira das spice girls e fizeram turnê com artistas pop locais menos conhecidos. Eles me disseram que lá o esquema é bem parecido com o daqui, só que lá o profissionalismo é muito maior, te dão toda infra-estrutura pra vc trabalhar bem, mesmo os artistas menos conhecidos pagam um cachê de no mínimo 30 euros por hora de ensaio, eles pagam bem e são profissionais até pra vc tocar em barzinho (eles recebem 150 euros por hora), aqui no Brasil infelizmente muitos músicos são obrigados a ter outras profissões, a fazer bicos pra completar o orçamento. É muito difícil viver de música no Brasil, mesmo que você for muito bom... E fora que há muito pouco espaço para música instrumental, a nossa formação musical é muito pobre; não é um problema tão grande haver música comercial sem valor artístico, no "primeiro mundo" a música que predomina também é essa, o problema é não haver nem um público formado, nem infra-estrutura, nem um cenário ou movimento cultural forte que defenda a boa música. Ficamos reféns da indústria e daquela máfia chamada "ordem dos músicos" se quisermos sobreviver.

BTNS
Veterano
# abr/05
· votar

little_wolf concordo com o Rafael Vaz, aqui como lá fora tem música comercial de todo tipo, da boa à ruim (questão de gosto, claro).

E nenhum frontman, nenhum artista compõe pensando na banda que o acompanha. Isso não existe e não deve ser motivo de frustração para ninguém. Se você é um artista solo você compõe aquilo que você quer do jeito que você acha que deve ser. Seja brega, sertanejo, pop ou o que for. Nenhum sideman profissional vai esperar isso do artista.

Pelo que leio e ouço, lá fora a estrutura é realmente muito melhor, até porque o mercado lá é gigante e praticamente produz para quase o mundo todo. Aqui há "n" problemas e daí o músico muitas vezes não recebe cachê de ensaio, por exemplo. Nesse ponto já ouvi falar (mas não tenho como afirmar) que os sertanejos pop oferecer um maior profissionalismo, com um cachê mais decente e melhores condições. Eles gravam discos para vender horrores e precisam de uma estrutura redonda, profissional mesmo.

Acho que, como em tudo, a gente tem que saber onde está entrando, qual é o preço e se a gente banca isso. Quero dizer, se eu resolver um dia (considerando que eu venha a ter nível pra isso) ser um sideman e topar tocar uma música que eu não gosto para sobreviver, vou ter que fazer isso da melhor maneira, de coração, porque se eu ficar me cobrando por isso, me sentindo frustrado, é melhor cair fora.

Como disse o Zakk Wylde, "Você tem um trabalho fazer, você faz o que precisa ser feito e end of story" (algo assim). Cada escolha que se faz traz consigo o que precisa ser feito.

Num país com as carências do nosso, soa infantil ficar tacando pedra em quem toca qualquer coisa por grana; soa infantil se justificar por fazer isso dizendo que "pelo menos" isso é melhor do que tocar numa banda de garagem por aí ou mesmo numa banda de sucesso onde os caras mal sabem a pentatônica; soa infantil criticar músicos bons que tentam uma carreira instrumental e vivem reclamando de grana mas não querem tocar no Fasutão (por exemplo) da mesma forma que soa ridículo o músico instrumental "íntegro" criticar o cara que tá tocando no programa do Faustão por grana.

Somos carentes, muito carentes, prá ficar se importando com certas vaidades furadas.

marcioazzarini
Veterano
# abr/05
· votar

Isso ocorre com todas as profissões... Por mais que vc goste do que faz, e seja um excelente profissional, hora ou outra vc acaba fazendo "coisas" por dinheiro, e que em hipótese alguma é considerada como alguma coisa errada, porém na música cria-se esta imagem de "vendido" ou coisa parecida. Ser músico profissional é muito mais do que ficar discutindo "New metal é uma bosta..."

Rafael Vaz
Veterano
# abr/05
· votar

BTNS
marcioazzarini

Concordo 100% com vcs

rfasioli
Veterano
# abr/05
· votar

Por isso que eu toco pela diversão e não dinheiro...

lagwagon
Veterano
# abr/05
· votar

rfasioli

Por isso que eu toco pela diversão e não dinheiro...

Exato! :D

Giuliano Ferraz
Veterano
# dez/06
· votar

E ai galera, sou o baixista do Bruno e Marrone, quero dizer que tocamos, sim, The chicken, como outras músicas tb, pois não passamos o som porque levamos duas mesas digitais, uma pro P.A e outra pro palco, em todo show, ai tocamos sempre um tema pro técnico dar uma rápida conferida no som. Enquanto ao preconceito isso é coisa de brasileiro que é sempre mal informado, pois pra vc viver aqui de ideologia não dá, tenho os meus projetos solos, sou músico de estúdio, compositor, arranjador, e produso tb, peguei aula durante dois anos com o Nico, estudei com o Arthur Maia inclusive toquei em dois shows dele, convidado por ele, estudei com o Bororó um dos melhores baixistas do mundo, fiz arranjo com a Cládia Cimbleres, arranjadora que trabalhou com o grupo Uakiti, e toquei tb na Big band da escola de música de brasília, estou escrevendo isso pois eles não me acharam na esquina rssssss, vc's lembram de quando a Madonna veio ao Brasil nos anos 90? pois é a cozinha era formada por Victor Bailey que foi o baixista que substituiu o Jaco em seus trabalhos, e Omar Hakim que despensa comentários. O Nico me falava que se a Sula Miranda pagar o cachê do John Patitucci ele viria gravar no cd dela e faria o que o produtor mandasse, assim como o Vinni Colaiuta faz com vários artistas ou ele gosta do Alessandro Sans? pois é, o Vinne que gravou os cds e o dvd do cara. Temos que acabar com esse preconceito besta que faz um monte de músico bom, passar fome pois só toca jazz, ou mpb, meu Deus onde vamos parar? abraços. Estudem música pra serem bons músicos.

marcioazzarini
Veterano
# dez/06 · Editado por: marcioazzarini
· votar

Giuliano Ferraz

Po.. Vc por aqui... Chique hien... hehehe

Mas então... Existe gosto musical e preconceito... Sou totalmente contra qualquer tipo de preconceito em relação a música, e costumo ouvir de tudo um pouco. Quanto a gosto, bem... Não engulo sertanejo, e pagode, mas como músico, ja tirei meus trocados tocando isso... E tocando muito, não apenas um ou dois shows...

Fiz este tópico justamente pra mostrar que no meio de música que o pessoal costuma rotular como "música pobre" (musicalmente falando) existem excelentes músicos, como seu caso, e que fiquei muito feliz em ouvir aquele tema, de forma tão inesperada.

E continue frequentando este espaço, pois acredito que vc só tem a somar com sua experiência.

Um abraço!

Half
Veterano
# dez/06
· votar

Giuliano Ferraz
Concordo com muitas coisas que você disse, mas calma lá, não é assim tb...

Enquanto ao preconceito isso é coisa de brasileiro que é sempre mal informado
Você tá dizendo que brasileiro é preconceituoso e mal informado. Você está sendo, portanto, preconceituoso!

Temos que acabar com esse preconceito besta que faz um monte de músico bom, passar fome pois só toca jazz, ou mpb, meu Deus onde vamos parar? abraços. Estudem música pra serem bons músicos.

Por isso que eu digo que a música não deveria ser profissão... Pra ganhar dinheiro precisa se rebaixar ao que a massa gosta, ou melhor, está gostando no momento. Então, pra sobreviver, o músico acaba tendo que fazer musica ruim.
O mais correto seria sim fazer com que a massa parasse de preconceito contra a boa música, isso sim. Música boa reflete uma educação/cultura boa. Música ruim = massa ignorante.

jkdias
Veterano
# dez/06
· votar

Giuliano Ferraz

Fala Giuliano, seja bem vindo !

Enquanto ao preconceito isso é coisa de brasileiro que é sempre mal informado, pois pra vc viver aqui de ideologia não dá

Bom, apesar de ser brasileiro não me acho tão mal informado, mas a questão é que existe uma aversão à música e não aos músicos. Não chega a ser um preconceito ao estilo musical, seja sertanejo ou qualquer outro, mas é que às vezes, de tão comercial, a música perde em conteúdo (nas letras, nas melodias, nas harmonias, etc). E, realmente, chega a ser ruim ouvir, dependendo da música.

Quanto à dupla Bruno e Marrone, é inegável que os caras tem uma puta voz, e seus músicos são muito bons. Mas imagina essa dupla, com sua banda, cantando músicas como "Tocando em frente" do Almir Sater, "Disparada" do Geraldo Vandré, "Chico Mineiro" de Tonico e Tinoco, etc... em vez de "seu guarda eu não sou vagabundo...", ia ser muito bom.

Não entendo nada de música sertaneja, mas sei que tudo pode ser aperfeiçoado. Temos que respeitar todos os gostos, mas como esse espaço é de músicos, temos que discutir o que pode ser aperfeiçoado em todos os estilos.

Temos que acabar com esse preconceito besta que faz um monte de músico bom, passar fome pois só toca jazz, ou mpb

Será que a música sertaneja não pode ser tão boa quanto?

John Scofield gravou um tema com batida de pancadão carioca e ficou simplesmente ótimo. Eu quero acreditar que qualquer estilo musical possa ter boas músicas e que as músicas de hoje podem ser melhoradas, indepedentemente de a massa estar satisfeita com o que ouve, acho que esse é o nosso papel enquanto músicos, por isso você tocou The Chicken na abertura do show do Bruno e Marrone (mas isso é merito da banda e não da dupla sertaneja).

FBassist
Veterano
# dez/06
· votar

Giuliano Ferraz

ah vai toma no seu cu!!

Guto EADG
Veterano
# dez/06
· votar

FBassist

ah vai toma no seu cu!!

que singelo...

Gabriel Anjos
Veterano
# dez/06
· votar

Giuliano Ferraz
Eu não sou preconceituoso nem mal informado.

marcosmps
Veterano
# dez/06
· votar

na verdade nem mesmo voce Giuliano Ferraz pode falar de preconceito!
todo mundo tem preconceito querendo ou não, as vezes é até imperceptivel para nós..

aposto se eu falasse de linhas de baixo da krisiun por ex, tu já iria, preconceituar!

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar

cara, isso é ótimo
afinal, música é música.
A diferença de um country pra uma música erudita muitas vezes é só o arranjo, a roupagem.

FBassist
Veterano
# dez/06
· votar

todo mundo tem preconceito querendo ou não, as vezes é até imperceptivel para nós.. (2)

Bruno e Marrone é uma merda!!

marcosmps
Veterano
# dez/06
· votar

é isso ai
eu fico grilado
q um dia esses "sertanejos" estavão naquele "SABADASSO" com o leão la!
ai tinha um amigo secreto
dai não sei c foi esses bruno e marrone q pegaram ou foram pego, ai os caras deram um cd d Heavy Metal.. tpw Criticando de forma indireta o Heavy Metal.. são uns fds esses caras, por isso todos tem preconceito..
dps disso o cara ainda falo
sai fora com isso , referindo-se ao cd.

outra coisa é que os caras não pensam..
quem começou a usar distoção foram bandas de heavy metal.
e eles gostam de uma distorção nas musicas deles..
ja vi isso em quase todas bandas de sertanejo

tb eles tem influencia do country que tb tem influencia querendo ou não do blues e rock n' roll..

Claudio Zotelli
Veterano
# dez/06
· votar

monk
Bruno&Marrone abrindo show com Jaco Pastorius

ah qdo li isso achei que os caras tivessem tocado em algum centro espírita :)

Hahahaha!

Half
Giuliano Ferraz
Concordo com muitas coisas que você disse, mas calma lá, não é assim tb...

Você tá dizendo que brasileiro é preconceituoso e mal informado. Você está sendo, portanto, preconceituoso!

Temos que acabar com esse preconceito besta que faz um monte de músico bom, passar fome pois só toca jazz, ou mpb, meu Deus onde vamos parar? abraços. Estudem música pra serem bons músicos.

Por isso que eu digo que a música não deveria ser profissão... Pra ganhar dinheiro precisa se rebaixar ao que a massa gosta, ou melhor, está gostando no momento. Então, pra sobreviver, o músico acaba tendo que fazer musica ruim.
O mais correto seria sim fazer com que a massa parasse de preconceito contra a boa música, isso sim. Música boa reflete uma educação/cultura boa. Música ruim = massa ignorante.

O problema ai são os conceitos antes do pre ...rs

Maurício_Expressão
Veterano
# dez/06
· votar

Independente de preconceito, falta de informação ou qualquer dos assintos levantados aqui, eu acho que um músico profissional bom, que toca de verdade, é em tese, um artista.

E um artista é o cara que torna a nossa vida melhor por que ele desperta na gente sentimentos nobres como o lirismo.

Nessa história toda só uma coisa me deixa grilado...

2 dos 3 maiores músicos profissionais que tive o prazer de tocar junto, passam por terríveis dificuldades financeiras.
Dói muito ver virtuoses ao extremo vendendo instrumento, deixando filhos com dentes cariados, andando de ônibus, pedindo dinheiro emprestado (que você sabe que ele nunca vai te devolver) para comprar gas de cozinha...

Na idade média ainda existiam os Mecenas que davam apoio e sustento aos menestréis da vida... Hoje os grandes virtuoses nem isso tem.

Acho isso uma puta injustiça e não tenho minima ideia de como isso poderia ser corrigido.

basscanhoto
Veterano
# fev/07
· votar

Cara , se o cara levar a profissão tem q tocar muitas coisas q muitas vezes é jogo duro , mas com certeza os caras q tocam curtem outras coisas

basscanhoto
Veterano
# fev/07
· votar

ah, por isso q eu vazei do Brasil, naum aguentava mais tocar sertanejo em curitiba kkkkkkkkkkkkkkk

basscanhoto
Veterano
# fev/07
· votar

tem alguem da de ctba ae???

basscanhoto
Veterano
# fev/07
· votar

ah dureza é q os caras de sertanejo ja naum tem nada , só rola letras de corno , p mim é a vergonha dos reais sertanejos .....................

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar

basscanhoto
curitiba! sou de curitiba!

basscanhoto
Veterano
# fev/07
· votar

naum é de paranagua naum????

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar

basscanhoto
não!
sou de Curitiba.

basscanhoto
Veterano
# fev/07
· votar

elton bass: vc toca com quem ai em curitiba, toquei com uma galera ae, agora moro em Portugal

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar

basscanhoto
só toco na igreja por enquanto cara!

basscanhoto
Veterano
# fev/07
· votar

tb toquei na igreja , quando fui à curitiba fiz um som ali na reviver ,acho q é ese o nome.......antes toquei com uma banda chamada mr. billy

Giuliano Ferraz
Veterano
# fev/07
· votar

Bem, eu me coloquei quando disse na má informação, pois sem saber quem está lá tocando já julgamos, mas peço desculpas se alguém se sentiu ofendido, naum foi a intenção, mas acho esses debates saudáveis pra esclarecermos que nem tudo é lindo nem feio quanto parece. Música sempre.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Bruno&Marrone abrindo show com Jaco Pastorius