Preconceito

    Autor Mensagem
    guaxinim
    Veterano
    # fev/05


    Olá para todos!
    Hj estava ensaiando com a minha banda e um kra começou akele comentário de que baixu eh facil de tocar pq tem menos cordas do que a guitarra (geralmente) e que ele é inutil. Issu me deixou com muita raiva msm... na hora da raiva nem sabia o q fala pro kra... agora acreditu estar mais preparadu pra essas pessoas ignorantes, pra todo esse preconceito contra nós, os baixistas... Mas mesmo assim, qual resposta vcs dariam pra essas pessoas ignorantes qnt o q comentei a cima???

    Vlw...

    flea fan
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    guaxinim
    Talvez um sonoro "vá tomar no c*" seja eficiente. Mas na boa, nem liga, você deve dar atenção para as críticas de quem sabe o que está falando, e logo se vê que esse cara é um completo ignóbil. Mas se quiser tirar a moral dele, mostre uma música de algum baixista bem foda(tipo um Stanley Clarke, Victor Wooten, Stuart Hamm) e fala "se é tão fácil tira aí". Depois que ele não conseguir, é só zoar!

    joaoleblon
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fala pra ele fazer tocar guitarra com slap
    fala pra ele fazer um solão de funk, ou de soul
    fala pra ele fazer linhas de solo durante uma música inteira
    fala pra ele fazer sentir a musica em vez de ouvila
    fala pra ele ficar segurando cordas 0,9/0,10 enquanto você com uma 0,40/0,45
    fala pra ele tomar no cú, e se quiser que te expulse da banda, pq vc tem muito mais habilidade e pode arrumar outra, pq guitarrista sobra, ao contrário de baixista.

    Gui
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    sempre rola...sempre tem um q diz q o baixo eh inutil...

    se eles ainda acham isso eh pq num sabem nada de musica...saia da banda...um mes depois eles vaum tah procurando baixista urgentemente!

    asterix
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    o melhor é o olhar de superioridade e pronto.
    tocador de guitarra (não guitarrista, eh diferente) são assim... maníacos por aparelhagem, consumistas, e sem saber absolutamente anda sobre musica (eu sei pq conheco varios tipinhos assim, q nao sabem nem montar uma escala maior, com o tempo só decoraram o shape dos acordes de algumas escalas clichês q sempre tem naquelas musicas repetitivas q a maioria desse tipo gosta)

    Tadeu Daló
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Tadeu Daló
    · votar


    Definição de 'Baixo" = instrumento usado para realizar percursão harmônica. "Baixista" = músico com capacidade de associar a percursão da bateria com a harmonia musical.
    Fala pra ele que se o guitarrista, o tecladista, o vocalista, o tocador de sino, o servidor de cafezinho, se "atravessar" durante a música, não acontece nada. Se o Baixista "atravessar" derruba a banda. Se desligar o cabo da guitarra a banda continua porque o teclado segura as pontas, se parar o baixo, a música acaba, perde o balanço.
    Em resumo siga o conselho do Fea Fan

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Eu diria pra ele ir jogar bingo, porque de música ele não entende nada.

    Emerson Guita
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    guaxinim
    Ele é um otário, porque se na banda vc tem um baixista que segura bem a base, não precisa nem de guitarra base (e olha que eu toco guita tb hehehe).
    Eu falo isso por experiência, me lembro do meu irmão segurando uma base de blues loca no baixo enquanto eu solava, quando ele parava perdia todo o climão de Blues, mas depende muito do estilo, porque estilos como hardcore e similares não tem o baixo como referência forte, só quando o cara é bom e consegue se destacar.

    Bem cara, muda de banda e vá pra uma que te valorize ou mude de estilo.

    filipe xeneizes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu toko as 2 coisas, guitarra e baixo, uma vez isto aconteceu comigo, o guitarrista babaca lá cumeçou a encher o sako, aí eu dei meu baixo pra ele e peguei a guitarra, aí a gente tokou amor maior do JQ, eu fiz os solos e riffs tudo direitim e ele fikou perdidinho no baixo, só marcou, aí calou a boka

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Falando em preconceito, vou usar uma pequena metáfora.
    Cada instrumento tem sua função e grau de importância no grupo ou orquestra dependendo da linguagem musical ou música.

    Imagine que o corpo humano seja dividido como uma banda. Imagine-se como o guitarrista, e que como guitarrista, voce é as cordas vocais.

    Agora veja o contrabaixo como o dedão do pé deste mesmo corpo. Aparentemente é dispensável - e além disso não tem função tão visível assim (e pode ser negligenciado).

    A HISTÓRIA:
    De repente, ao andar, imagine que o dedão tropeça e se machuca. Obviamente, após toda a dor (e provavelmente um monte de palavrões), voce pega um facão e manda o dedão pra lata de lixo. ÓTIMO! acabou-se o problema. Pra qwue um dedão que compromete todo o corpo?

    Na verdade, obteve-se um problema maior do que se supunha ter antes, pois o dedão do pé funciona como regulador do equilíbrio. Qualquer pessoa sem os dedões não tem o controle ideal do equilíbrio do próprio corpo.


    MORAL:
    Falando em BAIXOS e não em DEDÕES, lembre-se de que é ele quem une a seção ritmica à seção harmônica. Imagine uma orquestra sem os trombones e contrabaixos.
    Uma banda pop ou de rock, apenas como exemplo - sem o peso das 4, 5 ou 6 cordas.

    Mano, ao invés de chatear-se com o "preconceito" do carinha que te irritou e depreciou teu instrumento, ensine-o o devido valor dos instrumentos e das pessoas, ou dê até mesmo uma lição de moral. Provavelmente ele deve ter o mesmo critério com as pessoas ao seu redor.

    É este tipo de pensamento que derruba e divide muita banda boa por aí.

    É a compreensão e valorização do músico e seu instrumento que num contexto de banda e amizade faz com que o tempo não os divida.

    Se o carinha não te entender e insistir provavelmente ainda não serve para ser teu amigo.

    Pense no Roupa Nova, como um bom exemplo.

    Abraços.

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Steve Harris eh o cara
    · votar


    cara.....faz o seguinte.......
    eu tava ensaiando cum a minha banda e o pessoal tava desprerzando as linhas q eu tava montando em cima da musica "Sweet Home Alabama", eles qriam q eu fizesse soh a tonica.....eu fiquei puto cara.......mas fui tok mais uma vez.....soh q eu simplesmente abaixei todo o volume no meu baixo e fingi q tava tokndo.....num deu outra.....rapidinho os cara pararam e viram a falta q o baixo tava fazendo...

    faz isso, corta o som do seu baixo e finge q tah tokndo....eles vao sentir falta certeza cara e vao começar a dar o verdadeiro valor para o baixo

    WormKrash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro

    ótima.

    bom, eu não tenho problema mais com preconceito em número de cordas já que até há pouco tempo estava com o mesmo número, só que agora nosso guitarrista pegou uma guitarra de 7, aí só com stick, hehe...
    mas agora falando serio, isso é total besteira, faz jus ao teu instrumento e mostra pro cara como é. Vou te dar um exemplo pessoal, não querendo me achar, só pra ilustrar o comentário: eu tocava em banda cover de Iron Maiden, sim, qualquer baixista imprestável toca Iron Maiden. Na verdade qualquer guitarrista ou baterista também, mas isso não vem ao caso. Tinhamos dois guitarristas (um que inclusive agora toca progressivo comigo, esse com guita de 7), esse sempre tocou bem na dele, e muito bem, o outro se preocupava mais em agradar o pessoal que ia no estudio ver ensaios. eu ainda com as 5 cordas costumava groovar sem parar e chegar a atravessar uns solos por cima dos dele, sempre olhando pro chão, sem falar com quase ninguem. todos parecem ser ignorantes e não estarem nem aí, mas quem tu acha que saiu melhor falado? cara, tem que fazer a diferença, no caso daquela banda era incomum um baixista solando (como se isso fosse grande coisa, mas é diferente) ou fazendo piruetas. e marcou por isso, com 5 cordas, muito mais do que o cara que só ficava se babando em cima das gurias fazendo de conta que estava se matando. Aliás, gurias que um tempo depois eu ouvi verdadeiros comentários a meu respeito.
    deixo bem claro que minha ultima preocupação é com um monte de gurias olhando e me preocupando com o que estão pensando, mas como tu parece bem preocupado com a opinião externa, deixei essa historinha, que resumo agora em algumas palavras: faça a diferença! e boa sorte

    HignocliuS
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Se ele gosta de bastante cordas manda tocar Warr-Stick.

    Dave Grohl
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Guaxinim
    Eu não toco contra-baixo e nem tenho mais banda , porém estou acostumado a sofrer estes tipos de Discriminação , até mesmo aqui no fórum , eu participei de duas bandas até hoje na primeira eu só podia fazer a base das músicas e tudo q eu fazia , riffs próprios por exemplo , eram criticados pelo outro guitarrista , e os riffs dele eu tocava na boa , porém depois de um tempo eles vem querer me cobrar pra gente fazer músicas próprias , ai eu saí da banda por "diferenças musicais", é muito ruim tocar com quem te subestima , conselho :
    Saia da banda.

    asterix
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    nao sai da banda nada. manda ele sair.

    Gui
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    nao sai da banda nada. manda ele sair.

    (2)

    guitarrista tem de sobra...baixista...eh dificil!

    João Paulo Jones
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Baixista da o peso e faz a harmonia da musica, a base, e o volante do futebol o baixista. Maioria nao gosta, tem pouco, mas quando nao tem faz uma falta...

    guaxinim
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Obrigado pelas respostas! :D

    João Paulo Jones
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu dar uma de bicao mas,

    guaxinim

    de nada

    hahahahahaha

    Beatlemaniac
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ow eu so guitarrista e tenho muita adimiração pelo baixo
    um cara q acha q baixo eh inutil naum entende nada de musica
    nossa ow musica sem baixo fica totalmente sem sentido

    Gui
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    guaxinim
    por nada!

    Sérgio Melo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    guaxinim
    A educação é sempre primordial em todos os casos. Já ouviu falar do filósofo René Descartes? Esse filósofo francês advertiu que o preconceito e a precipitação, dois vícios comuns da espécie humana, prejudicam o juiz e impedem a descoberta da verdade. Não adianta discutir com uma pessoa ignorante, aí será como se diz na bíbllia, oferecer pérolas aos porcos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preconceito