Preconceito com a Eagle?

    Autor Mensagem
    Henrique_Bass
    Veterano
    # ago/10


    Aqui nesse site, tenho visto muitas opiniões falando mal dos baixos Eagle. Sempre que alguém pede sugestão de marca para compra do seu baixo, vejo coisas mais negativas do que positivas. Quando pergunto para um luthier de longos anos construindo e reformando instrumentos, não procede o negativismo Eagle. Principalmente quando falamos dos mais antigos, que tinham na sua construção a mesma madeira da Fender. Em outras palavras: Eagle pode superar muitas marcas que aqui são tidas com melhores (...). Gostaria realmente de ver opiniões técnicas aqui, pois acho que baixistas têm um conhecimento muito prático, de contato físico e sonoridade. Nada mais que isso. Obrigado.

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Nenhum preconceito. É conceito formado mesmo.

    quando falamos dos mais antigos, que tinham na sua construção a mesma madeira da Fender.
    Eles compraram a madeira do estoque da fender? Se não, não é a mesma madeira.
    "Ah, mas é do mesmo tipo...", madeira é um pedaço de coisa que já foi viva. E do mesmo jeito que tem animal bom e ruim, tem madeira boa e ruim. O preço dos fender é maior, entre outras coisas, pelo controle de qualidade que eles tem, em escolher as peças mais adequadas para os seus instrumentos.
    Em instrumentos baratos, se aproveita cada lasca de madeira, pra poder baixar custos. Aí já mora uma diferença.
    Outra coisa, nunca vi Eagle feito de Ash ou Alder, que são as madeiras que a fender usa nos seus modelos principais.

    Sempre que alguém pede sugestão de marca para compra do seu baixo, vejo coisas mais negativas do que positivas.
    Toque em vários Eagle, toque em vários SX. Depois, veja quantos Eagle te surpreenderam e quantos SX te surpreenderam.
    Na minha vivência, ainda não peguei UM eagle que me fizesse ter vontade de tê-lo. Já os SX, cada vez que toco em um me dá vontade de comprar um.

    Em outras palavras: Eagle pode superar muitas marcas que aqui são tidas com melhores (...).
    É possível, como disse acima, madeira é um pedaço de coisa que já foi viva. Pode ser que "por azar", um eagle tenha tido um corte melhor, e acabe efetivamente soando melhor. Mas deixar isso como regra é complicado. Eu mesmo nunca vi. Ou ouvi...

    rodsom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Henrique_Bass
    DotCom
    Na minha vivência, ainda não peguei UM eagle que me fizesse ter vontade de tê-lo.

    no carnaval eu tive essa "sorte". foi o unico que eu toquei ate hoje, mas eu fiquei satisfeito demais.

    Mas deixar isso como regra é complicado
    exatamente isso. meu baixo atual, por exemplo, é um tagima tg6b, ja vi ele ser muito marretado nesse e em outros foruns, mas (pelo menos o meu) tem som e conforto de baixo top.

    Henrique_Bass
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ok. Agora pra encerrar: em se tratando de marcas, o que dizer dos baixos Cort, que não têm madeira no seu shape, mas possuem bons captadores (Bertolini)? Ou ainda, falando em Fender, qual o modelo mais indicado em termos de custo x benefício? Estarei indo pra Alemanha e a diferença de valor dos Fender é algo absurdo. Coisa de tributação mesmo. No caso de eu escolher um Fender por lá, qual o modelo mais indicado para quem está começando? Não vejo porque investir um "caminhão" de dinheiro com o mais profi dos baixos; por outro lado, não quero trazer o mais vagaba deles. Agradeço desde já as indicações, mesmo as que fogem da marca Fender. Outros nomes são bem-vindos nesse processo de escolha. Abraço a todos.

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Agora pra encerrar: em se tratando de marcas, o que dizer dos baixos Cort, que não têm madeira no seu shape, mas possuem bons captadores (Bertolini)?
    Não entendi a parte de "não têm madeira no seu shape"... Shape é formato. Você quis dizer corpo?
    Supondo que sim, quase todos os cort são feitos de madeira sim, fora o curbow, que é feito de luthite.
    E só alguns cort são equipados com Bartolini...

    Ou ainda, falando em Fender, qual o modelo mais indicado em termos de custo x benefício?
    Veja que custo x benefício não significa necessariamente instrumento barato, você tem noção disso, certo?
    Tem gente que vem me perguntar "ah, qual um baixo com bom custo/benefício?", aí quando eu falo pra pegar um SX ou um Cort GB74, falam "ahhh mas eu queria algo até 500 reais...", isso não é custo/benefício, isso é procurar pechincha.

    Sobre os fender, acredito que se você puder testar antes de comprar, qualquer um que você gostar está bom.

    No caso de eu escolher um Fender por lá, qual o modelo mais indicado para quem está começando?
    Os modelos da fender são, basicamente, Jazz Bass e Precision Bass. As regras de um instrumento pra iniciante são basicamente as mesmas pra um profissional: Ser confortável, ter um bom som, e ter o visual que o futuro dono preferir.

    Você tá começando a tocar? Acredito que começar num Fender é o sonho de qualquer um que toque baixo. São bons/ótimos instrumentos (a depender da série). Mas, a pergunta principal é: QUANTO VOCÊ PODE GASTAR? Daí, você começa a procurar opções nessa faixa de preço.

    Henrique_Bass
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ok. Agora então pra encerrar (vou tentar). Não quero ser repetitivo ou desenterrar tópicos mas, acabei de vender meu baixo. Estou pensando em comprar um de 5 cordas por causa de algumas composições como Roupa Nova, Zezé di Camargo dentre outras também internacionais. Meu professor tem um Cort de 6 cordas mas é modelo Curbow com captador Bartolini (corpo não é madeira). Ouvi que a Cort tem outros modelos com madeira e esse captador (parece ser bom). O baixo SX tem um formato jazz bass (parece o que acabei de vender). A Yamaha parece ter baixos de boa qualidade, assim como a Ibanez. Então, a pergunta que deixo aqui é: na faixa de 1.000 a 1.600 reais e com 5 cordas, que baixo seria um bom investimento? Aceito opiniões dos demais colegas da baixaria. Obrigado e um abraço a todos.

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Henrique_Bass
    Aí, questionamento perfeito...
    Enfim, o SX é muito legal pelo preço, mas infelizmente não tem modelo 5 cordas à venda aqui no Brasil.

    Tem o Yamaha RBX-375, mas ele tem um timbre mais moderno, tem também o BB-615, que é mais clássico...
    Os cort eu gosto de todos (claro que os mais caros são mais interessantes), então gosto do C5, B5, A5... Atualmente, tenho um Action Bass V passivo, e acho bem legal pelo que paguei.
    Os ibanez são bem ergonômicos, eu só correria dos GSR, que são a série mais barata.

    Henrique_Bass
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas. Parece besteira, mas como sou iniciante, dá vontade de fazer uma listinha e ir a umas lojas que tenham essa variedade, pedir pra tocar um por um. Mas claro que ainda não tenho a bagagem de conhecimento necessária pra conseguir fazer uma boa escolha...

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    eu tenho um eagle precision há mais de 10 anos, e estou muito satisfeito com ele (tudo bem, sou musico amador, toco em casa e me apresento meia duzia de vezes ao ano).

    mas mesmo sem saber qual a madeira dele (ouvi dizer que é praticamente uma lasanha, tem várias camadas), eu acho muito confortável de tocar, tem um braço bem feito, e foi bem barato (na época uns 300 reais, deve equivaler a um instrumento de uns 600~700 de hoje em dia).

    nesses dez anos, tive que fazer alguma manutenção na elétrica, que depois de um tempo deu uns mal contatos no jack in, e troquei os caps por uns sound malagoli, ficou melhor. mas isso foi anos depois de ter comprado.

    eu acho que foi um ótimo custo x beneficio
    pra época era o que eu podia comprar, foi meu primeiro instrumento, e nao me arrependi.

    kiki
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    Henrique_Bass
    Parece besteira, mas como sou iniciante, dá vontade de fazer uma listinha e ir a umas lojas que tenham essa variedade, pedir pra tocar um por um.
    nao é besteira, deveria ser obrigatorio!
    mas nem sempre dá, nem todos vendedores deixam... se conseguir, faça isso!

    DotCom
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Parece besteira, mas como sou iniciante, dá vontade de fazer uma listinha e ir a umas lojas que tenham essa variedade, pedir pra tocar um por um.
    Não é besteira, devia ser obrigatório [2]

    Na verdade, acho que quanto mais experiente você fica, mais você sente essa necessidade.

    Henrique_Bass
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Depois de pesquisar valores e modelos, acho que vou escolher o Yamaha RBX-375. Parece ser um bom baixo. Quanto ao case, nova maratona. Mas espero realmente fazer um bom negócio no final das contas. Agradeço as dicas e a paciência. Um abraço a todos.

    Henrique_Bass
    Veterano
    # set/10
    · votar


    O que eu não esperava é a desorganização da logística na Yamaha. Estou há mais de uma semana esperando em Porto Alegre para que as lojas recebam o RBX375. Alguém de outros estados, será que está passando por esse problema?

    skyler
    Veterano
    # set/10 · Editado por: skyler
    · votar


    Aproveitando o tópico, eu tenho um duvida sobre o eagle sjb006 ou sjb005...
    Eu to querendo comprar um desses, só que tem uma coisa me intrigando, esses dias vi uma foto dele e reparei que o braço tem uma casa a mais embaixo.

    Voces podem comparar com outros baixos da fender pra notar:

    Eagle http://bit.ly/cEpwjM
    Fender http://bit.ly/ditvgo

    Isso pode influenciar em algo?

    DotCom
    Veterano
    # set/10 · Editado por: DotCom
    · votar


    Influencia. Isso te dá um semitom a mais pra tocar... hahaha

    Tem fender com escala de 24 casas até. Só muda o número de trastes no braço.

    skyler
    Veterano
    # set/10
    · votar


    ok, valeu ae DotCom :D

    Henrique_Bass
    Veterano
    # out/10
    · votar


    DotCom, pelo que vi, tu entendes da coisa... Queria ir um pouco além (...). Como o RBX375 não tem prazo pra chegar nas lojas do RS e o Cort Curbow não é madeira no corpo, qual o baixo que me indicarias além desses? Ou será que espero pelo Yamaha RBX375? A Receita Federal tá segurando a importação. Todas as lojas do RS estão em falta desse baixo, sem previsão de entrega. Valeu e um abraço!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preconceito com a Eagle?