Preconceito na Musica

    Autor Mensagem
    FBassist
    Veterano
    # nov/05


    Olá!

    Ja pararam pra pensar que temos preconceito até na musica nos dias de hoje?

    Navegando em algumas comunidades do orkut não deixei de notar alguns casos de preconceito envolvendo: estilos musicais, instrumento e até instrumentistas!

    Instrumentistas? sim! gente falando que o Contrabaixo simplesmente é um instrumento musical sem função alguma e passa despercebido. Pra mim são pessoas ignorantes que não tem moral alguma pra falar de nosso instrumento.

    Estilos Musicais: É o que você mais ve em foruns e no geral. Eu acho que se você não gosta de certo estilo musical, não precisa sair falando por ai e criticando as pessoas que gostam de tal estilo, é claro que o que vale é a liberdade de expressão, mas em algusn casos essa ''liberdade'' acaba sendo extrapolada e acaba ofendendo muitas pessoas.

    Instrumento: Estava vendo isso hoje, numa comunidade de baixo e baixistas, alguns membros discutindo sobre quantidade de cordas de um contrabaixo e gente até comentando que baixo de 6 cordas é um instrumento pra relaxado e preguiçoso! eu acho isso uma baita ignorancia, porque afinal, isso é questão de gosto, e gosto não se discute, só acaba dando brigas e discussões.

    Pow galera! vamo acabar com isso! não digo no geral, porque tenho certeza absoluta que varios membros que frequentam aqui pensam como eu!


    abraçs
    Fabio

    Mateus N
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    FBassist
    Apioado Fábio

    Cara, tem muito preconceito mesmo. Nós baixistas já sofremos um bocado com isso mas alguns de nós também tem preconceitos com outros. Quantas vezes já que li "guitarrista exibido e egocêntrico", "baterista não é músico" em sites por aí.

    Contra estilos é pior ainda. Eu mesmo já desisti de uma banda de Thrash Metal porque eu era discriminado por ouvir outros estilos.

    Kamuisakeu
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    É cruel, odeio qdo um cara apenas fala: Banda lixo, estilo lixo.

    Naum existe, o que existe é vc gostar ou naum de uma banda ou de um estilo, chamar de lixo é coisa de idiota.

    Cris Carvalho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    EU JÁ PASSEI POR ISSO ... ATÉ AKI MESMO ... SER UM BAIXISTA PAGODEIRO NÃO É FÁCIL ! AINDA MAIS PRA MIM Q SOU INICIANTE !
    QUANDO EU FAÇO PERGUNTAS RELACIONADAS AO BAIXO NO MEU ESTILO MUSICAL, SEMPRE SOU CRITICADO OU IGNORADO ... SINISTRO ... PARECE ATÉ Q ESQUECERAM-SE DO MESTRE LUIZÃO MAIA, O CARA QUE INTRODUZIU O BAIXO NO SAMBA ...
    TAB´S ENTAUM ... NEM PENSAR !!! NADA CONTRA O ROCK MAS PARECE QUE SÓ TEM ROQUEIRO POR AKI E NA NET EM GERAL ... SINTO-ME UM EXTRATERRESTRE QUANDO FALO DE CONTRABAIXO NO SAMBA ...

    VOU APROVEITAR O ENSEJO PRA FAZER UM PEDIDO ... SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM SITE QUE TENHA MATERIAL DE ESTUDO DE CONTRABAIXO NO MEU ESTILO (SAMBA) COLEM AÍ POR GENTILEZA

    ABRAÇOS A TODOS

    Space Ace
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    RELATO REAL DE UM NOVO BAIXISTA,EU
    tipo, eu toco guitarra a uns 3 anos, ai semana retrasada eu puxei a curiosidade e começei a aprender baixo. caralho, minha vida mudou, fiquei viciado, logo estarei conprando meu baixo, e é um instrumento q quando bem tocado é muito foda! nao ao preconceito

    otavio016
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    nao so na musica...

    Stank
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Não vou ser hipócrita e dizer que nunca falei mal de certas bandas ou estilo, mas nunca disse nada sem fundamento.

    Sinceramente, alguem vai me culpar por não classificar como música o funk carioca? Letras obcenas, lacraias e outras apelações não podem ser classificadas como música.

    Preconceito com instrumento? Isso nunca. Acho ridiculo dizer que um instrumento só serve pra isso ou aquilo, isso vai mais do músico do que do instrumento em si.

    Tenho opiniões diferentes, que muitos podem discordar, mas todas elas tem um por quê, não simplesmente saiu as dizendo por aí. Pra falar a verdade quase não as falo, para não causar briga.
    Mas se eu falar que acho o André Matos um mal vocalista, que o Stuart Hamm pode ser um gênio do contra-baixo mas vive repetindo seu solo classico e só criando variações dele, que o cd do Kiko Loureiro é chato e tem música que fica só numa tonalidade e que o melhor cavaleiro é o de Fênix, com certeza vou ter que ouvir muito e ainda fazer alguns inimigos, só pela dificuldade do pessoal em aceitar a opinião dos outros.

    Acho válido querer expressar sua opinião, mas acho que tudo deve ser com respeito. E se quiser criticar, tenha fundamentos. Acho que tendo isso como base, boa parte das discussões que temos aqui hoje nem iriam começar.

    E, por favor, nem comentem as minhas opiniões polêmicas :P

    Claudio Natureza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    quem fala mal do baixo não ouvou o baixista da minha banda, o Gustavo Cebrian, o cara é um animal, é até esculacho o cara tocando.

    manda muito, é ex-baixista do Claudio Zoli e do Celso Blues Boy, além de ter tocado com o Dalto e o Emílio Santiago e outros.

    enfim, um contrabaixo bem tocado é outra história, a música muda completamente de formato.

    abçs.

    polakinho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Cris Carvalho
    HAiuUAuAhUAiUIAuiAIuAUiA...eu mesmo nem gosto de pagode, mais uma veiz e e uns amigo soh tinha um bongoo e um pandero, naum teve otra escolha HIAuUAHhuAhHAIUuHAUhUHAua :P
    mais adimiro pagode e samba kra, poiz eh NOSSO estilo, pura musika brasileira ;D ...felicidades e boa sorte :P

    FBassist
    bommm...existe preconceito pra karaleo mesmo...tenho um visinho ki diz: baixo eh muitu podre, tanto eh ki eu um dia tenho ctz que provarei o contrario a ele :P
    bomm, mais acho ki essa parada de numero de cordas eh maior idiotice hehe :P jah estilo musical eu tenho um certo preconceito com banda satanica hehe e quero ki tudas vaum pro inferno, acho que esse tipo de preconceito eh uma exeçao neh? :P
    jah o preconceito contra baixistas, fodam-se todos akeles que pensam assim, o que interessa eh ki noiz somos FELIZES, VIVAAAA

    VIVAAA AO CONTRA-BAIXO!!!! ;D
    abraço a todos :P

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    FBassist
    Tu tem razão cara tem muita gente desinformada falando mal do nosso instrumento e tbm de demais estilos é uma pena saber que nas portas de 2006 as pessoas ainda tem esse mentalidade pequena e fechada.. Mas tudo iniciativas como esse servem pra alertar e abrir um pouco a cabeça de alguns.
    abraço!

    otavio016
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Stank
    esse eh o problema, ninguem respeita a opiniao dos outros..... tem coisas q vc disse ali em cima q eu nao concordo.. e nao eh por isso q vo começa uma briga , t xinga ou sei la oq....eh sua opiniao! =)

    Cris Carvalho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Stank

    DISCORDO DO SENHOR !!! O MELHOR CAVALEIRO É O SHUN !!! CÓLERA DO DRAGÃÃÃÃOOO !!! HAUHAUHAUHA ...

    A PARADA É A SEGUINTE PESSOAL ... DENTRO DE TODOS OS ESTILO TEM BOAS MÚSICAS E BONS MÚSICOS (tirando a letra eu encaro até música gospel e sertanejo) QUEM GOSTA DE MÚSICA MESMO, SABE APRECIAR (E TOCAR) DE TUDO UM POUCO .... O SOM GRAVE DOS NOSSOS INSTRUMENTOS ENCANTAM QUALQUER UM QUE GOSTE VERDADEIRAMENTE DE MÚSICA E AQUELES QUE NÃO GOSTAM OU NOS DIMINUEM É POR QUE NÃO SABEM PORRA NEHHUMA DE MÚSICA ... TODO INSTRUMENTO BEM TOCADO É ADMIRÁVEL, ATÉ BERIMBAL !

    ABRAÇOS A TODOS E MUITO GRAVE NOS OUVIDOS DOS VIZINHOS (os meus já estão até gostando)

    >=]

    Ps.: Se algum amigo "sem preconceito" souber de um site ou onde encontrar material de estudo no estilo do pagode e do samba, por favor me dê uma luz !!!!

    Slapbass
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Slapbass
    · votar


    Todos

    um amigo meu é musico e foi numa dessa reuniões de familia (da parte da mulher dele...* ela teim irmas q a um tempo num tinham noticias uma das outras) e la as irmas apresentaram seus maridos e falaram as profissoes deles...um era engenheiro e o otro arquiteto....quando a mulher desse meu amigo falou q ele é musico elas disseram....tá ele toca, mas qual a profissão dele??

    e ela falou novamente ele é musico....
    e as irmas dela perguntaram...mas oq ele faz pra ganhar dinheiro...
    ela disse de novo ele é musico....e tb da aulas de musica
    e as muie ignorantes falaram...ahh...ele é professor....

    tem gente q num reconhece a profissão Musico...
    acham q é so um hobbie.....

    achu q issu é preconceito tb...

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Slapbass
    Isso sim é puro preconceito! muita gente pensa que ser músico e não ter profissão é mesma coisa, que músico é vagabundo etc.. mas eu acho que todo trabalho quando é feito com honestidade, seriedade e sinceridade de quem faz deve ser respeitado mesmo que tal individuo não aprecie.
    Mas como todos sabem aqui nesse Brasil é o pais do preconceito e todos escondem as vezes por covardia, mas o fato e que todo mundo tem seus preconceitos.Mas sempre a verdade prevalece e os fracos acabam se ferrando.
    Abraço a todos \m/

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Numa conversa com um colega de trabalho da área de RH, ele me confirma que ele já recebeu muito curriculos em que nele, muitos colocavam que além das atividades relacionadas ao cargo, ele é musico...

    Vai direto pra lata de lixo!


    Isso não é pessoal, mas ele aprendeu assim, as empresas exigiram assim.
    E ele não foi o único.

    pagode nem morto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Isso é verdade... É foda chamar músicas de "lixo". É tudo música! Mas o que eu acho pior do que isso é nego confundir Funk com "Funk Carioca".

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Mas o que eu acho pior do que isso é nego confundir Funk com "Funk Carioca".
    Soh....

    Apesar que nao curto, mas eh foda isso...

    polakinho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    bommm...uma coisa eh certa genti, musica eh akilo que saem de um instrumento neh???
    por isso acredito ki akilo que sai de um computador (musica eletronica) naum seja musica musica

    kiki vcs acham?

    igoor
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    acho q o nick pagode nem morto não seria exatamente o indicado para responder esse tópico :x
    Eu quando não gosto não saio por aí dizendo que odeio.
    Preconceito contra baixista é muito grande, tem muito nego da minha sala que fica falando: Baixo é muito fácil, blabla. Eu nem respondo nada, só saio de perto, essas pessoas não entendem nada de música. Pode perceber: todos os caras que vão em shows, gostam bastante de música, e conhecem vários estilos, reconhecem o baixo. É muito comum também, baterista e vocalista elogiarem os baixistas. Quem entende de música sabe que o baixo é fundamental pra banda seja fazendo a cozinha, dando um "peso", ou solando. Fora os guitarristas, que são invejosos ( haha brincadeira :D ).

    Half
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pessoal, pessoal... Quando vocês vão parar de levar a sério essas coisas? Quem fala que o intrumento X não tem importância, é fácil, é podre, até a vó cega toca de costas e assoviando, não deve ser levado a sério. É simples! É a mesma coisa que querer discutir física, por exemplo, com o Lula... Tá certo que música é feito pros outros gostarem, mas quem não sabe valorizar cada instrumento e sua utilização, não merece a menor atenção... Até o simples triângulo tem fundamental importância no forró, por exemplo.
    Querer solucionar isso é chover no molhado... E não é só na música que acontece isso, acontece em todas as áreas. Ah, ser enfermeiro é fácil, quero ver ser médico. Ah, ser Químico é podre, foda é ser engenheiro químico. Sempre irão existir manés do tipo... A solução? Let it be... Acredite, não vale a pena gastar fosfato com essas coisas.


    Quanto à liberdade a poder ouvir o que bem entender, eu retruco: e a minha liberdade de não ter que ouvir essas porcarias, como as $#&($#89 de rap (que surtou com essa maldita onda norte-americana afro-mano-velozes e furiosos-malandrão-tunning)que tocam naqueles carros-trio-elétrico ambulantes?

    isaqueras
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Karas eu sinto isso pra caramba...
    Quando eu tocava pra ajudar a pagar a faculdade eu era um rapaz (ui...pegou mau esse rapaz rsss) esforçado. Agora que tô formado, se eu for tocar por exemplo um casamento e encontrar algum colega de profissão eu tô na decadência. é mole? Povim besta.

    Mateus N
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    igoor
    acho q o nick pagode nem morto não seria exatamente o indicado para responder esse tópico :x
    Eu quando não gosto não saio por aí dizendo que odeio.

    Por que? o nick dele não diz que coisas tipo "eu desprezo quem toca/ouve pagode" ou "pagode éestilo menor". Diz que ele não curte e nem morto ele toca/ouve. Qual o problema? Isso é direito de cada um. Eu não ouço Blues, destesto, acho tedioso, aquele compasso me dá nos nervos se passar mais de 30 ouvindo. Nada contra quem toca/ouve, só não curto. Isso é preconceito? Se eu falar, não vou num show de Blues nem morto, é preconceito?

    Mateus N
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Mateus N
    · votar


    Editado: erro no navegador duplicou o post.

    storrecilha
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Legal esse topico, acho importante q se reflita sobre preconceito na area q atuamos, afinal é bom conhecer o terreno que andamos...

    ai vai minha contribuição: se pensarmos na palavra "pré-conceito", acho q seria algo que criamos um "conceito prévio" sem analisar/entender direito o que se passa ... então, bom seria se antes de sair atirando, procurar conhecer a vítima!

    polakinho

    eu até não gosto muito de eletronica, mas outro dia ouvi a bjork falar o seguinte:

    "uma guitarra, ou um baixo, ou um sax, são ferramentas para se produzir um som, assim como um computador... vc não pode culpar a ferramenta se o som não tem 'alma'... se uma musica não tem alma, é pq ninguem pôs uma alma ali"

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Alguém neste fórum já disse uma vez, e eu concordo: "...O preconceito é vizinho da maldade..."
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preconceito na Musica