John Myung

Autor Mensagem
Rock_Bassman
Veterano
# jan/05


Amado por uns e odiado por outros, galera, o q vcs acham sobre John Myung o baixista do Dream Theater?
vcs acham que ele se esconde muito atras do Mike Portnoy(Batera) e do John Petrucci(guitarra)
ou nao, ele faz o papel de um baixista de Heavy metal???
enfim, de sua opiniao...

Thiago Correia
Veterano
# jan/05
· votar


ele faz o papel dele! por sinal mt bem! :P

danilo_bass
Veterano
# jan/05 · Editado por: danilo_bass
· votar


ele faz o papel dele! por sinal mt bem! :P
(2)

mgs
Veterano
# jan/05
· votar


o cara é o mestre do bass ele é muito fera um dia vou tocar igual à ele ou melho!!!!

clubdome
Veterano
# jan/05
· votar


Rock_Bassman


Odiado??? Não conheci alguem ainda que falou mau dele!
Esconder atras do Portnoy e do Petrucci??? Que viagem é essa?
Vc tá precisando assitir algum show do Dream para ver que o cara é um excelente músico e não apenas um contrabaixista de metal(no caso prog metal), ele não precisa ficar atras de ninguem o cara anda sozinho nas músicas com criatividade e segurança tanto no Dream como no The Jelly Jam e Playtpus.

Apesar de ter uma postura isolada, ou pela timidez, ou pelo silêncio da tradição oriental, quem tem a video aula dele sabe o que estou falando, Myung segura muito bem e faz até mais do que um simples papel de baixista na cozinha. Em uma banda nesse estilo com teclado, guitarra e batera, pra ser considerado um dos melhores do mundo não é pra qualquer um mesmo.

Recomendo DVD Metropolis 2000: Scenes From New York (2001)

Aquele abraço.

Rock_Bassman
Veterano
# jan/05
· votar


clubdome
eu ja assisti o dvd Metropolis
eu acho q ele toca pk7, se vc tirar os outros instrumentose ouvir soh ele, eh muito bom, mas eu acho q ele(ou o som dele)fica escondido atras dos outros instrumentos, vc precisa ficar prestando muita atençao pra poder "entender" o baixo no Dream Theater eh o q acontece tbm com o Angra, e outras bandas d metal, o baixo fica escondido, aí precisam d parar a musica pra o baixista fazer um solo(geralmente em tapping)aí voltam com a paulera
obs: eu curto metal, heheheh
mas continuem dando suas opiniões
valew

TuBãO
Veterano
# jan/05
· votar


O John Myung acabou se tornando um dos meus baixistas prediletos depois q eu comecei a ouvir metal,ele na minha opinião é um dos melhores baixistas na sua área (prog metal),e tbm naum se esconde e nunca vai se esconder atras de ninguém,pois tem muita capacidade e técnica para criar linhas bem criativas e solos mto técnicos.
Outra coisa,levando em conta a habilidade pessoal de cada um dos integrantes,acho q eles são um dos melhores (c naum forem os melhores) musicos q tocam junto atualmente,pois naum é qualquer banda q é formada por James Labrie,John Myung,John Petrucci,Mike Portnoy e Jordan Rudess!!!!!!

kanj
Veterano
# jan/05
· votar


pow o cara eh mto foda... nunca vi ngm reclamar dele.. pelo contrario...
eh um mestre do contra-baixo..... o DT eh banda du krai!! n tem pq ele se escoder atras de ngm.

Heraldo Metal 2005
Veterano
# jan/05
· votar


Ele é o mestre do Prog Metal

frankbass
Veterano
# jan/05
· votar


Olá!!
È claro que tem alguns que o odeiam, assim como guitarristas que odeiam o Kiko Loureiro (Angra), por ter muita técnica e virtuosidade. Mas eu particularmente gosto muito da musicalidade dele, Myung sabe fazer uma boa harmonia e um bom improviso. Òtimo baixista!
Abraço!!

RaulDT
Veterano
# fev/05
· votar


Olá gente, para entender Myung é apenas escutar Dream Theater e assistir ao show Metropolis 2000 para ter um exemplo. O Japinha é o levantador do Dream Theater! Pra tocar baixo é preciso força e entendimento com 6 cordas diferntes da guitarra! Se fossemos transportar tudo o que ele sabe do baixo para a guitarra ele tocaria a mesma coisa ou mais que John Petrucci (que é outro fera).

Abraço!

Mozart de Moraes Loures
Veterano
# mai/05
· votar


Se esconder atras do Portnoy?!!ahahahahaha porra o kra simplesmente segue o petrucci, principalmente nakelas progressoaes mais dificeis. O cara toca baxo trankilo. o cara eh a FODA!!!=))

walderez
Veterano
# mai/05
· votar


realemnte ele tok mto bem.... isso eh indiscutivel
porem eh o que eu sempre digo, cada um no seu estilo.... apesar de naum curtir metal eu o respeito muito. Mas o que acontece com algumas pessoas que o odeiam eh pq a maioria dos fas de dream theater terem cabeças fechadas... pelo menos dos fas que eu conheço a maioria eh assim

naum sei se eh issu msm q acontece, to soh flaando uma possibilidade

jrcintra
Veterano
# mai/05 · Editado por: jrcintra
· votar


Em relação ao TIMBRE DOmyung, acho q o AUGE foi no SHOW em nova york(O LIVE SCENES FROM NEW YORK). Eh um timbre de baixo meio sujo e BEEEEEEEEEEEM saturado.. pesado.... fica um pouco mais acima da guitarra... entao , vc ouve ambos os instrumentos... pois a frequencia da guitarra eh uma frequencia de mEDIOS... q sao as frequencias mais faceis de ouvir.

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Eh impossivel nao ouvir o baixo nesse show/cd/dvd do live scenes from N.Y.

Dark Avenger
Veterano
# mai/05
· votar


Na minha opinião é um baixista que tem uma tecnica invejavel, mas nao sabe usar. Quadrado demais, linhas chatas, aproveita pouco as oportunidades e tem um timbre tosco...bom essa é a minha opinião.

black_h
Veterano
# mai/05
· votar


sei la, acho ele meio embolado. usa aquele compressor no talo e sai as coisas rapidas meio emboladas, sei que ele é bom. mas nao curto ele nem um pouco :D

WormKrash
Veterano
# mai/05
· votar


Dark Avenger

Na minha opinião é um baixista que tem uma tecnica invejavel, mas nao sabe usar.

Definição perfeita ao meu ver. Posso citar vários nomes que não tem 1/3 da técnica dele mas que eu considero muito mais músicos.

O timbre dele eu acho legal com o Mesa saturadão... Queria eu ter um ampli que pudesse saturar por vontade própria e ainda ter um som interessante. "Interessante", aí já entra o que o black_h disse: ele embola muito mesmo. Não sei se é por vontade própria, mas eu acho ridículo o solo de Dance of Eternity por exemplo. É o timbre que eu tiro com meu Staner aqui.

Acho o tapping dele muito fraco (ou não usa), prefiro, sinceramente, muito mais o meu. Acho a utilização de harmonicos dele interessante em alguns pontos. A intro de Lifting Shadows of a Dream muito bonita, e mais alguns exemplos que ele mostrou na video aula, que a propósito, ele erra sim :)

Ele é rápido sim, sem dúvida, muito técnico. Todavia, ao meu ver, não chega nem perto da criatividade do time do Dream Theater e só faz o que precisa como um baixista de uma banda que se diz de progressivo. Para uma banda de progressivo, eu sinceramente não acho difícil o que ele faz, acho muito pior, por exemplo, tirar coisas do Thomas Miller. Claro, ele toca muito bem e tudo mais que já disseram, tem algumas coisas que eu acho que nem consigo tirar, mas na minha opinião (pela útima vez) não é o bicho.

WormKrash
Veterano
# mai/05
· votar


Ah, digo isso pela video aula e pelo trabalho no Dream Theater. Nunca fiz muita questão de ouvir os outros trabalhos dele.

Rafael Vaz
Veterano
# mai/05 · Editado por: Rafael Vaz
· votar


WormKrash


Já dei minha opinião num tópico anterior e vou reiterar aqui, primeiro, quanto ao timbre, não é meu baixista favorito, prefiro o timbre do baixo do Geddy Lee, do Tonny Levin e do Chris Squire, prefiro um timbre mais brilhante, roncadão e ao mesmo tempo limpo, mas isso é questão de gosto. Toco numa banda cover do Dream Theater, e posso dizer que, se fosse eu quem tivesse feito as linhas de baixo, teria feito diferente; depois de ter tirado e tocado muitas linhas de baixo do DT, percebi que elas são baseadas nas linhas de guitarra, quem compõe mesmo na banda são o Petrucci e o Portnoy, mas são linhas muito boas, mesmo que não tenha sido ele quem as criou. Apesar disto ele cria algumas coisas interessantes em muitas músicas, acho que muita gente não gosta do John Myung só por causa da timbragem, porque as linhas são legais sim!
Quanto a quem disse que o baixo dele é quadrado demais, é meio difícil isso ser verdade, até porque a batera do DT é totalmente quebrada, se o baixo fosse quadrado, alguma coisa sairia errado; não é fácil tocar DT, o cara pode não ter o mérito pelas composições das músicas, mas são composições bastante complexas e difíceis de se decorar, é preciso muita concentração, precisão e pegada. Já toquei em bandas de metal melódico; é muito mais rápido, mas é só isso; a única dificuldade está na velocidade. Apanhei muito mais das músicas do DT do que das do Angra, mas não acho que para ser progressivo tem que ser difícil, aliás, Pink Floyd, Yes, Rush, Genesis, são fáceis de se tocar e são bandas progressivas, progressivo é muito mais que isso! Não vou repetir minha opinião sobre o que é progressivo porque já expliquei detalhadamente em um tópico anterior. Acho também que se você acha o tapping do John Myung fraco, com certeza nunca deve ter ouvido Ytse Jam, porque nessa música ele faz um solo que mistura tappig cromático com salto de cordas e com digitações rápidas que não é pra qualquer um, tem poucos baixistas que fazem isso, pra falar a verdade, acho esse solo dele mais díficil do que os solos do Billy Sheeham.

Dark Avenger
Veterano
# mai/05
· votar


WormKrash
Cara, falou tudo. O povo fala que tirar Dream Theater é im possivel e tal, mas eu não acho tão dificil não. Tem coisa do Symphony X muito mais foda de tirar.



Rafael Vaz
Cara, o tapping de Ytse jam é um dos tappings mais toscos que eu ja vi. O timbre é podre, as 'digitações' tbm, sem falar que o solo acaba de um jeito que parece que ele parou na metade e teve preguiça de fazer o resto. Podrão.

adnz
Veterano
# mai/05
· votar


Dark Avenger
é q symphony x é a rapidez mortal na maioria das musicas e um pouco mais de tecnica, dream theater varia muito de musica pra musica, symphony x não, é como se fosse uma mesma coisa mas diferente, e dt é totalmente diferente uma musica da outra, nao sei se tu vai entende heheeh

Dark Avenger
Veterano
# mai/05
· votar


adnz
Cara, eu saquei oq vc quis dizer, mas Symphony X é bem variado sim...vc tem que prestar atenção e ouvir a musica num som decente, senão vc não percebe uma porrada de detalhes. The turning por exemplo, no solo de guita/teclado, tem um canal que eu so escuto no diskman, e mais em nenhum outro som. Eh a banda mais foda da atualidade na minha opinião =P...tenho todos os cds (baixei uns 3 com conex discada....haja força de vontade hehehe) ...hum, mas falando de tecnica, Sym X é muito mais rapido, e os tempos quebrados soam de uma forma diferente...eles entrar meio q um em cima do outro...num eh aquela coisa pausada feito DT, e os solos e linhas de baixo são mt mais bem feitos na minha opinião....acho q eu falei demais hehehe, mas falou de Sym X eu me empolgo =P. Flw ae.

WormKrash
Veterano
# mai/05
· votar


Rafael Vaz

A parte com tapping de Ytse Jam eu sinceramente acho simples. O solo é de alto nível técnico, mas o tapping achei nada de mais, assim como o de Metropolis e Scared. Os três caíram bem, mas em termos técnicos são simples. Concordo contigo que progressivo não é exibição, mas concordemos que Dream Theater é uma banda que foi criada com esse sendo um dos objetivos, e dentro deles, o baixo dele é quadrado ao meu ver. Sim, é quebrado, é compasso bizarro atrás de compasso, mas acho que ele não responde ao mesmo nível.
Não digo que não tem coisas difíceis de executar, mas mais é decoreba, questão de decorar todos os detalhes. O maior exemplo que estamos levando é o de Symphony X, então, isso é a quebradeira do Dream Theater com a velocidade do melódico (talvez nem tão quebrado). Para eu tirar, por exemplo, Overture 1928/Strange Deja-vu, foi questão de tempo apenas pra decorar, mas Evolution do SX por exemplo, eu não consigo executar com a mesma limpeza de notas.
Concluo por repetir que prog não é virtuosismo em doses fatais, mas está sendo discutido basicamente o aspecto técnico aqui.


Dark Avenger

Eu sinceramente me acho capaz de tirar quase qualquer coisa de DT (acho, talvez não tenha pego ainda algum osso duro), Dance of Eternity, por exemplo, que é uma das mais complicadas (se existirem "piores", por favor citem), sei que é questão de tempo até decorar. Agora, as introduções de Sea of Lies e Evolution eu não sei se tenho "braço" pra fazer, acho difícil mesmo.

Repito que cito apenas os aspectos técnicos. Acho, por exemplo, bandas como Pain of Salvation muito mais progressivas com bem menos técnica.

Rafael Vaz
Veterano
# mai/05
· votar


Dark Avenger

É exagero vc chamar o solo de Ytse Jam de tosco! Já ouvi solos melhores, não é um solo melodioso nem tão criativo, sou mil vezes mais os solos do Billy SHeeham, mas não é tosco, nem fácil de se executar, não com a precição com que ele executa, o tapping em sí não é difícil, o difícil é você sai da digitação e pular uma cordar e cair no tapping, sem sujar e sem sair do tempo, não acho SymphonyX mais difícil de tirar porque é menos complexo que Dream Theater, as escalas são mais rápidas, mas é só macete de escala com 3 dedos, SymphonyX pra mim é do nível de difículdade do Angra atual, só que prefiro muito mais as músicas do SymphonyX, enquanto as escalas do DT são com dois e você precisa de precisão, depois que você decora, não é tão difícil de tocar, mas tocar limpo, com precisão e pegada não é fácil de jeito nenhum, o baixista q tocava antes de mim na banda q eu toco até tocava, ele tinha tirado e decorado, mas não ficava bom pq ele não tinha pegada nem precisão, o Myung tem um puta pegada e um precisão fudida, a timbragem é q atrapalha e esconde isso, se vc assistir o Live in Budokan com a câmera que filmou só ele vai ver q o cara é foda, se vc assistir e me falar que vc toca mais que ele, nem discuto mais, me dá o seu telefone que vou aí pegar aula com vc.

jrcintra
Veterano
# mai/05
· votar


Tipo... vale lembrar que nao adianta nada a gente achar facil de tocar tal musica , nao soh do DT , e tocar o som SUJO... tocar sujo e nao tocar sao sinonimos pra mim. Nao soh deve-se tocar LIMPO como tb deve-se tocar no tempo certo.
O DT Tem muitas musicas baladinhas , porem , tem umas q sao fodas...
eu DUVIDO que alguem aki tenha as manhas de tocar CHANGE OF SEASONS inteira limpa e no tempo... E CERTINHA , NADA DE PEGAR NO GUITAR PRO Q ESSA JOSSA SEMPRE TEM ERROS... =)

jrcintra
Veterano
# mai/05 · Editado por: jrcintra
· votar


Nao to dizendo que eh impossivel tocar DT , e q essa banda seja absoluta , mas nao devemos confundir o impossivel com dificil....
Quem diz q eh facil tocar tem q ter uma baita de uma arrogancia fudida mas blz...
"ah... dt eh facil tocar.. eu levo de boa.." rss... sempre os q mais se acham sao os que tocam menos mas blz..
Tem gente q olha mto pro proprio umbigo .. comparando a dificulade da musica com o quanto q a pessoa toca particularmente...

Soh mais uma coisa.. tem gente aki q acha facil tocar as musicas do DT , porem , as tocam no quarto.. sozinho.. na cadeira... ptz.. esses sao os piores... tocar LEARNING TO LIVE com banda eh FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODA.... NNG PODE ERRAR... eh mto complicado msm...

Dark Avenger
Veterano
# mai/05
· votar


Rafael Vaz
Uma coisa tosca na minha opinião é uma coisa feiosa, e é questão de gosto, e gosto não se discute =P


WormKrash
Cara, eu penei pra pegar Sea of lies...Evolution eu nunca parei pra tirar não, nas eh mais foda que Sea of lies eu acho. E concordo ctg. O dificil do DT em mta coisa é decorar o tempo, pq tecnicamente num tem nada muuito foda não (não que eu tenha visto).

Quem quizer dar uma sacada no solo de Dance of eternity que eu gravei (tive q adaptar pro baixo de 5 cordas, e vo dizendo logo que num ta uma maravilha nao), va no link : www.purevolume.com/gustavobritto

Dark Avenger
Veterano
# mai/05
· votar


Rafael Vaz
SymphonyX pra mim é do nível de difículdade do Angra atual
Pfff....cara, va escutar a banda antes de tirar. Eu tenho todos os CDs e te falo, é muito mais dificil que Angra. E quanto a escala de 3 dedos, eu faço escalas bem rapidas com 2. So uso 3 em bases rapidas por questão de resistencia msm.

adnz
Veterano
# mai/05
· votar


Dark Avenger
sim, os tempos quebrados deles sao mais interessantes, percebi isso com o longo do tempo, mas n fale q eles sao variados pq eles nao tem tanta criatividade como DT

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a John Myung