afinal qual a diferença entre ativo e passivo!!!!!!!!

Autor Mensagem
dicipulo d marcus miller
Veterano
# dez/04


naum adianta vcs falarem q tem 1546221 topicos sobre isso pq eu ja olhei todos e nenhum fla qual a diferença entre captador ativo e passivo

GuitarHouse
Veterano
# dez/04
· votar


o ativo tem um pre-amp, ou seja, som mais "forte", porem menos influenciado pelas vibracoes da madeira etc, e precisa de bateria 9v pra funcionar, e se acaba, o som acaba tb...hehe

Mayzen
Veterano
# dez/04
· votar


dicipulo d marcus miller
Kra, blz?! vamo tentá esclarecer um poko sua duvida!! eu ñ entendo mt d baixo ñ mas acho q posso t dar uma noçãozinha...olha só esse lance do pre ampificador nem sempre dtermina um captador ativo..olha só: captador ativo, captador passivo, baixo ativo(com pre-ampli), baixo passivo.! o cap ativo é como c fosse um cap "esperto" ele pega o som quase q só da vibração das cordas msm tipo filtra, faz um trabalhozinho no som e joga pro ampli um som mais tratado mais bonito. um captador passivo, ñ faz esas coisas. ele só capta o som da vibração da madeira e da corda e transfere a vibração mecânica em vibração "eletrônica" digamos assim..masi ou menos isso..ele ñ trata o sinal, ñ melhora...portanto ñ é mt bom em relação aos ativos... mas vc pode ter um baixo com captadores passivos e vc instalar um circuito ativo (esse pre-ampli)..com isso vc vai ter um realce, uma amplificação no som do seu baixo...sem isso ñ tem essa amplificação..é mais ou menos por aí.ñ t expliquei tudo pois ñ sei tudo..mas acho q dá p vc ter uma noçãozinha!!vlw?! ajudei?! qlq coisa, c eu estiver errado me corrijam!

rushrush
Veterano
# dez/04
· votar


Cara, eu acho q foi tu q inventou a captação ativa.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


o ativo come e o passivo dá
o q vc prefere?

robgd
Veterano
# jan/05
· votar


uahuahauhah

danilo_bass
Veterano
# jan/05
· votar


topic ressurection

musicleiton
Veterano
# jan/13
· votar


Saudações senhores. Só uma correção. A maioria das coisas que dizem sobre os Captadores Ativos precisam de revisão. Por ex: Os captadores Ativos interagem com a madeira SIM. Possuem COLORIDO de Timbres SIM. Pensem bem, então bastaria instalar os Captadores numa guitarra feita de cabo de vassoura que estaria tudo ok certo? Haha...Seria bom demais pra ser verdade. Afinal, porque alguém pagaria "bem mais caro" por captadores sem timbres diversos e interação com a madeira da guitarra??? Não teria sentido. Já teria havido falência. Ao meu ver, os caps ativos são melhores que os passivos. Mas aí é questão de gosto!!!

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


premio pá de ouro.

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


musicleiton

Cara pelo pouco que eu sei sobre pre-ampli, é que ele trata a conversão do sinal, não para deixar o som mais bonito como falado, mas para ser melhor amplificado (acho que é bem dedutível se levar o termo pré-amplificador ao pé da letra)...em um sistema de captação ativa esse processo de pré-amplificação ocorre no seu instrumento, antes do sinal ser enviado do instrumento para o ampli

no pré-ampli esse tratamento interfere na originalidade do som, mas se o pré for de boa qualidade essa interferência não será muito significativa...

acho que não tem como definir um melhor, os dois tem seus pontos positivos e negativos...

eu particularmente não gosto do fato de ter que ficar trocando a bateria de um instrumento, o que é um ponto fraco do captador ativo (parece ser um problema besta, mas é meio traumatizante quando seu instrumento te deixa na mão em um ensaio ou em um show XD )

musicleiton
Veterano
# jan/13
· votar


GUI TSUU

Vc está certo em parte. A teoria está correta. Mas entenda, tanto os caps passivos ou ativos agem da mesma forma (com pre amplificação). Não tenha dúvidas de que nos captadores Passivos a "pré-amplificação ocorre no seu instrumento, antes do sinal ser enviado do instrumento para o ampli" tmb. O fato é que os captadores Ativos são bem mais elaborados, existe um cuidado bem maior na fabricação em relação aos Passivos (Salvo algumas exceções como os Noiseless é claro rsrsrs). Sobre as desvantagens de troca de bateria, concordo, mas já me acostumei, vejo como revisão que faço de 6 em 6 meses. Assim como renovo as soldas e dou uma geral nas minha guitarras com caps Passivos (de 6 em 6 meses tmb), ou vai perdendo o som gradativamente (sabia?). Eu possuo duas guitarras com caps Ativos: Gibson Zakk Wylde (81-85), e uma Fender Strato com EMGs David Gilmour. Então, falo baseado na experiência (não que vc tmb não tenha, não é isso). Se quiser vc pode conferir o som nesses vídeos (um com som limpo e outro com efeitos): Espero ter ajudado. Abraço. http://www.youtube.com/watch?v=n3AROZ_aXmI
http://www.youtube.com/watch?v=2nx0xu-Oeck

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


musicleiton

Cara, eu sei bem por cima mesmo, e "teoricamente"! Mas pelo que eu saiba os passivos não tem pré, tem? .-.

Bom em teoria tudo que eu sei explicar se resume a isso XDD

Na pratica testando em lojas a diferença que eu pude notar é que guitarras com cap ativo falam bem mais alto sem perder muito a qualidade do som, mas elas perdem um pouquinho de vida, e parece ideal para fazer sons distorcidos, pesados e extremamente altos, puxar bastantes bends e harmonicos fica demais também XD

Já as guitarras de caps passivos, tem aquele som bem timbrado, variando entre os caps você tem uma grade de sons bem interessantes, ideal pra tirar aquele "blues bandido" xDD, só que conforme você vai aumentando muito o volume dela, o som chega a ficar um pouco irritante sei la...

já na parte de manutenção eu não manjo quase nada D:

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


legal que eu to falando de guitarras no fórum de baixo ¬¬

desculpa aos baixistas

atmospherick
Veterano
# jan/13
· votar


Não posso falar, há crianças aqui ...
Brincadeirinha

Olha esse tópico maravilhosíssimo fala não só sobre estes dois tipos de captação como outros detalhes... vale a pena dar uma olhada

Captações

abçs

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


musicleiton
na boa, vc ta falando besteira.

musicleiton
Veterano
# jan/13
· votar


Rodsom

Na boa. Vc é surdo? Está com "preguiça" de assistir o vídeo? Ou é Maria vai com as outras? Eu não apenas falo. Eu provo com vídeos. Diferente de vc que muuiiito esforçadamente postou "uma" frase para ajudar os outros. Parabéns.

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


musicleiton
tanto os caps passivos ou ativos agem da mesma forma (com pre amplificação).
besteira no.1. o que vc entende por "pre amplificaçao"? isso só existe em captador ativo

nos captadores Passivos a "pré-amplificação ocorre no seu instrumento, antes do sinal ser enviado do instrumento para o ampli
besteira no.2. isso só acontece com captadores ativos OU com caps passivos+circuito ativo.

O fato é que os captadores Ativos são bem mais elaborados, existe um cuidado bem maior na fabricação em relação aos Passivos
besteira no.3. isso depende da vontade de fazer bem feito que o fabricante tem, nao do tipo de captador.

Na boa. Vc é surdo? Está com "preguiça" de assistir o vídeo? Ou é Maria vai com as outras?
precisa mesmo virar discussao? vamos fingir que eu sou apenas um "tocador de baixo"

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


?????????

Crianças, quanta bobagem... é engraçado como nego lê pedaço de tópico junta as informações e sai falando com propriedade sobre oq não sabe... e ainda quer arranjar briga... ai ai ai... mas pensando nos possíveis novatos que terão dúvidas com td isso:

Resumo da ópera:

Baixo Ativo:
- Onde o captador é ativo: o cap tem um preamp interno (dentro do próprio captador), alimentado por uma bateria..
- Com pré-amp onBoard: O circuito equalizador é alimentado (baterias 9v/18v), e pode ser ligado à cap's ativos* ou passivos...
*É aquele tal negócio.. qnto menos pré melhor... mas se qzer vc pode usar cap's ativos, pré OnBoard, um outro externo, mais pedais equalizer, e ainda passar pelo equalizador do seu ampli... o som é seu, vc deve fazer aquilo q seu coração/ouvido manda!

Baixo passivo:
Não tem circuito/préAmp.. seu cap é praticamente um imã com fios enrrolados nele, e funciona só com a energia da "transdução" do movimento das cordas.

A diferença na questão som:
Ativo: vc vai ter um aumento de sinal, e tratamento (sim!) da equalização... vc poderá fazer um corte ou dar boost no grave, médios, agudo, de acordo com a config do seu pré.. oq ocorre é que dependendo do circuito vc vai "colorir" mais nessa de cut/boost, ou, ele realmente vai tentar fazer um corte ou dar ganho em determinada frequência, sem alterar as características "naturais" do baixo... e isso td é questão de gosto, há qm goste de um som mais moderno e qm goste de algo mais.. vamos chama de "natural do baixo"... mas de qlqr forma vai sempre influenciar um pouco as características do bass.. e, no caso do captador ser ativo (com o baixo tendo um circuito ou não) vc terá o aumento de sinal e tb diminuição no ruído (devido a construção)...
Passivo: Os captadores geralmente tem imãs mais fortes (e por isso o aumento de ruído, principalmente no caso dos single-coil), e eles captam "sem colorir" nada sofrendo mais influência de cada item de sua construção e da construção do bass e do encordoamento dq no caso de um cap ativo...

Coloquei da forma acima pq geralmente é como as pessoas entendem: Instrumento Ativo e Passivo; Diferença no Som... espero não ter ficado confuso...

E, se algum um profissional ou alguém que não baseia suas teorias em vídeos ou coisas que leu, mas sim de uma experiência prática, quizer me corrigir, por favor.. fique a vontade... se não, vou ignorar mesmo...

[]'s

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
ainda bem que vc apareceu, achei que ia apanhar aqui. kkkkkk

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


rodsom
Acontece... acontece... temos que seguir em frente... asusha...

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Tio da escola que separa as briguinhas

Só uma correção quizer é com "s", zuera XD

Muito bom o texto, é um texto bem entendível para os mais leigos, parabens

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Aproveitando aqui para tirar uma dúvida, o cap ativo também possui timbre próprio? Tava vendo uns videos de um luthier que tava ensinando a regular guitarras, ele chegou nesse assunto de capitação ativa, e falou que os caps ativos possuem timbres próprios independentes da madeira, isso é verdade?

e também, se for verdade, é configurável esse timbre do cap?

Obrigado

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


se quiser conferir o video, a parte que ele fala sobre isso acho que é mais ou menos no meio do video, quando ele começa a descer o pau nas guitarras da Condor e falar sobre outros endorses XD



"istratocasti"

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


O baixo ativo tem mais ganho e "brilho" que o passivo, ele pode ter o captador ativo ou o circuito ativo, porém ambos necessitam de uma bateria de 9v ou tem baixos que usam 18V, creio que tenha captador e circuito ativos..
então tem as combinações...
Ciruito ativo>>>Captador ativo>>>18V (eu acho inviável, se 9v já me dá nos nervos)
Circuito passivo>>>Captador ativo>>>9V (não muito comum)
Circuito ativo>>>Captador passivo>>>9v (mais usado)
Circuito passivo>>>Captador passivo>>> (super comum)

Atualmente to usando o passivão por não gostar de ficar comprando bateria... enfim é questão de gosto do músico...

Edit: Além do circuito ativo e captador ativo necessitar de 18v por se tratar de dois componentes que precisam de sua alinimentações separadas, existe também circuitos utilizam de duas baterias de 18v sozinhos, que permitem um maior headroom. assim como o JL_Marcondes disse.

Jonas F. L.
Veterano
# jan/13
· votar


Aproveitando o assunto do tópico, gostaria de saber:

Contra-baixos com circuito ativo ou captação ativa tem a saída a nível de linha ou de alta impedância? Dá pra plugar um baixo ativo direto no line in de uma mesa de som ou gravador sem perder qualidade de timbre ou volume?

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


Gui Tsuu
Sobre o cap ativo e seu "timbre próprio": é como se o cap já estivesse com uma equalização pré estabelecida.. com mais graves, corte nos médios, etc etc.. por ex. E de acordo com cada modelo, essas características vão depender ou não do tipo de construção do bass.. em outras palavras, vai depender do modelo do captador para determinar o qnto a construção do bass vai influenciar ou não (pq qrendo ou não, de alguma forma sempre influencia, por mais que seja mínima a influência, ela vai existir)...
No caso se é configurável, tipo.. não sou autoridade máxima nesse assunto mas oq posso dizer é dq já vi e, nunca vi isso! Tipo, o circuito foi desenvolvido para trabalhar daquela maneira.. houve estudos e td mais, o máx de configuração q se tem de um préAmp é através dos pots (no caso, dos prés OnBoard) oq não acontece no caso dos cap's ativos..

SlipKnight
O baixo ativo tem mais ganho e "brilho" que o passivo
Oq vc entende por "brilho"? Eu consigo um baixo com bastante brilho sendo ele passivo e um bass com pouco brilho sendo ativo, só depende das cordas que uso (e isso é só um exemplo besta)... sobre gain, depende do baixo viu amigão...

tem baixos que usam 18V, creio que tenha captador e circuito ativos..
Nada a ver.. oq existe é que alguns circuitos permitem vc utilizar duas baterias (os 18v) que permitem um maior headroom.

então tem as combinações...
Nem vou citar suas combinações e seus comentários.... tah bom eu vou:
Ciruito ativo>>>Captador ativo>>>18V (eu acho inviável, se 9v já me dá nos nervos)
vc poderia alimentar tanto o cap como o pré com uma bateria 9v, ou deixar uma bateria para cada um.. a única coisa é que vc estaria trantado o som 2x...
Circuito passivo...
O padre quevedo responde pra mim....

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Oq vc entende por "brilho"? Eu consigo um baixo com bastante brilho sendo ele passivo e um bass com pouco brilho sendo ativo, só depende das cordas que uso (e isso é só um exemplo besta)... sobre gain, depende do baixo viu amigão...

minha opinião,por possuir mais ganho ele tem um som com mais brilho, minha opinião, minha definição...

Nada a ver.. oq existe é que alguns circuitos permitem vc utilizar duas baterias (os 18v) que permitem um maior headroom.
vc poderia alimentar tanto o cap como o pré com uma bateria 9v, ou deixar uma bateria para cada um.. a única coisa é que vc estaria trantado o som 2x...

verdade, mas também é verdade que se eu colocar captação e circuitos ativos terei que usar 18V, pois 9v ele vai começar a distorçer o som bem rápido.

O padre quevedo responde pra mim....

circuito passivo caps ativos existe sim amigo...
E volto a resaltar isso tudoé questão de gosto do músico...


musicleiton
Veterano
# jan/13
· votar


Ahhh como é bom a psicologia. Como os seres humanos são previsíveis. Foi só jogar uma isca, elaboras as palavras certas e voilá: O tópico andou. Afinal. Esses tópicos são para pessoas do país inteiro que precisam de ajuda. E não para exibicionismo ou vaidades desnecessárias. Para tal, existe o Facebook.

Rodsom

Não há discussão man. Deixe disso. hehe. É apenas um debate sobre o assunto. Relax. Quando eu disse os caps ativos "geralmente" são melhor construídos e coloquei entre parênteses exceções como o Noiseless para ilustrar que não é uma verdade absoluta. Excelente explicação a sua, realmente me expressei errado sobre a "pré-amplificação". Abraço.

JL_Marcondes
Sobre os vídeos que postei, foi com a minha guitarra para que as pessoas ouçam o som dos captadores e tirem suas conclusões. Não é questão de aprender tudo por vídeo, é só de tentar ajudar mesmo. Assim como vc fez. Tenho guitarras com caps Passivos e outras com Ativos, todas com som peculiar que adoro. Nada contra os caps Passivos. Mas na época em que adquiri os meus captadores Ativos existiam muitas lendas, algumas até absurdas. Eu fiquei muito confuso sobre eles. Depois descobri que a maioria eram mentira. Bem, eu não gostaria que outras pessoas passassem o mesmo que eu. rsrsrs. Ou seja, é sempre no intuito de ajudar "quem precisa". Só que vc fez melhor. Congratulations.

Obs: Ah, e você não separou briga nenhuma. Lembre-se. "Tudo é psicologia". Joker. ;-)

fclbassplayer
Membro
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Sobre o cap ativo e seu "timbre próprio": é como se o cap já estivesse com uma equalização pré estabelecida..
Me desculpa, mas todos os captadores possuem uma equalização própria, independente se são ativos ou não. Já tive baixos apenas com captação ativa (sem circuito ativo/equalizador), por acaso EMG, e a diferença no timbre não era tão grande dos outros baixos passivos com captação similar que tive - tive um baixo com caps JB e outro com captação soapbar ambos da EMG. Comparando a sonoridade/timbre com outros baixos, não sentia muita diferença.

verdade, mas também é verdade que se eu colocar captação e circuitos ativos terei que usar 18V, pois 9v ele vai começar a distorçer o som bem rápido.
Isso tb não é verdade. Vc pode, e tb já tive baixos assim, alimentar com 9V tanto o circuito quanto o baixo. Exemplo: Os circuitos da EMG podem trabalhar com ambos os captadores (linha Control para qualquer captador ativo ou passivo e linha System exclusivamente para os caps EMG ativos ou passivos). Em todos esses casos informados, vc pode usar 9V ou 18V. 18V é melhor, pois como falado aumente o headroom que nada mais é que a abrangência/percepção sonora das frequências.

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


SlipKnight
Não existe circuito passivo.. um circuito é uma placa de silício com componentes eletronicos, que necessita de energia.. em um baixo passivo, vc tem um sistema composto pela ligação dos captadores aos potenciometros no jack.. só isso.. vc "ativa" td quando vc toca o instrumento...

O baixo ativo tem mais ganho E "brilho"
por possuir mais ganho ELE TEM um som com mais brilho
Vc ta falando duas coisas diferentes amiguinho.. De qlqr forma, brilho não é volume (só se for para vc)! E se for o seu conceito, então fale no final ou no começo "na minha opinião".. Ter brilho, é ter um som mais agudo, mais "estalado", e para isso, td depende do modelo do bass e sua construção, independente se é ativo ou passivo...

E sobre utilizar préAmp e captação ativa, já começa que não é o mais indicado.. e sim, a bateria gastaria mais (se é oq vc quis dizer com "vai começar a distorçer o som bem rápido.")...

[EDIT]
fclbassplayer
Cara.. oq vc entende por "equalização própria"? Vc já abriu um captador antes?! Equalização é uma coisa, timbre é outra! Um captador nada mais é que uma barra (no caso um imã, seja ele alnico, ceramico..) enrrolada à fios.. só isso.. no caso dos captadores ativos existe um circuitozinho junto... e acabou... os captadores passivos vão proporcionar sim timbres distintos de acordo com o modelo e material utilizado na sua construção... Timbre! Não equalização... ninguém "equaliza" o captador para que ele tenha um som assim ou assado.. oq se faz é construir ele com materiais e de maneira específica para se conseguir determinado timbre...

[]'s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a afinal qual a diferença entre ativo e passivo!!!!!!!!