afinal qual a diferença entre ativo e passivo!!!!!!!!

Autor Mensagem
fclbassplayer
Membro
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Não sei se vc entende de eletrônica, mas o circuitozinho que vc fala é apenas para excitação do sinal do cap, pois o sinal dele não tem o mesmo ganho de um passivo. E sim, já abri um captador e conheço bem. Inclusive, o material usado, arquitetura, quantidade de voltas, tempo no banho de parafina, etc..., influenciam no timbre. Que nada mais é que as características de equalização predominantes. Os fabricantes respondem sobre timbre a partir dos resultados obtidos de um osciloscópio que, talvez para sua surpresa, visualiza frequência, ou seja, equalização. No final das contas, não tem como deixar de associar timbre a frequência, pois o que é o timbre se não o somatório de influências representadas em frequências? Sem querer ofender. Parece que vc ficou nervoso. Calma, amigo...

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


fclbassplayer
Rlx q n to bravo n.. só pra ficar claro, n entendo por "equalizar" construir um cap de determinada maneira para que suas características sonoras correspondam à um resultado específico... mas blz... usei o termo para os captadores ativos para facilitar o entendimento, no caso, o "circuitozinho" pode pré estabelecer em ganho e/ou corte em determindas frequências, e isso sim eu chamo de equalizar..

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


fclbassplayer
discordando LEVEMENTE de vc, pode ate ser que no final das contas o timbre seja apenas uma equalizaçao, ja que equalizaçao nada mais é que uma filtragem de frequencias. mas nao é tao simples assim.
se for assim, nao precisa existir instrumentos ultra caros, era só ligar um equalizador de 31 bandas num tonantao e pronto. ta lá o som de music man que eu sempre sonhei.
ou entao eu posso ate virar cantor. só "insertar" minha voz num equalizador e pronto. virei o ed mota.

musicleiton
Veterano
# jan/13
· votar


rodsom

discordando LEVEMENTE de vc, pode ate ser que no final das contas o timbre seja apenas uma equalizaçao, ja que equalizaçao nada mais é que uma filtragem de frequencias. mas nao é tao simples assim.
se for assim, nao precisa existir instrumentos ultra caros, era só ligar um equalizador de 31 bandas num tonantao e pronto. ta lá o som de music man que eu sempre sonhei.
ou entao eu posso ate virar cantor. só "insertar" m[/i]

Essa é a minha maior preocupação em relação aos captadores Ativos. No meu caso que sou guitarrista, já vi muiiita gente comprando instrumentos ruins, principalmente guitarras Les Paul e colocando EMG's Zakk Wylde Ativos para adquirir um "timbraço" igual. O resultado "sempre é" decepcionante. Por exemplo, se fosse simples assim era só adquirir uma Les Paul Zakk Wylde Made in China por 1.200 R$ ou menos. E colocar os EMG's Ativos. Pronto, teríamos o som "original" da verdadeira Gibson ZW. Seria bom demais pra ser verdade.

Eu acho que quem usa caps Ativos ha tempos, sabe que "a madeira influencia sim" no som dos caps. Já pegando aqui as palavras do fclbassplayer. Ao meu ver tanto os Ativos e Passivos possuem a mesma proposta em relação a timbres. Quando se procura captadores Passivos de determinado modelo/marca, procura-se um timbre que agrade, resultando na compra de um Captador Passivo com proposta Sonora X. O mesmo ocorre com os caps Ativos. A questão é qual captador atende sua necessidade/gosto pessoal.

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes

Chega de discutir vai.. larga mão....
reafirmo tudo o que já falei... é a minha opinião.. (:

Tenha um bom dia!

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


SlipKnight
Fórum é para isso.. para colocar um assunto em palta e discutir.. se vc não sabe fazer isso, blz... se vc quer continuar errado, por mim, tanto faz.. eu to aqui para ajudar, não para aparecer, afinal não to ganhando ($$) nada com isso.. e, não sei pq vc acha que eu estava ou estou discutindo com vc especificamente... eu só corrigi oq vc falou amigão... se eu falei groselha, por favor, me corrija então...

musicleiton
Mas é possível fazer isso sim.. e ter resultados aproximados.. mas é claro que existem diferenças (e em alguns casos, astronomicas), por ex na questão de ergonomia devido a construção de uma original e uma réplica.. é como tunar um carro popular, vc pode fazer ele correr tanto quanto um camaro, mas e o conforto?! E todos os demais itens?! Enfim... eu já toquei num musicman com cap's da seymour.. primeiro que achei estranho cara trocar os cap's originais.. o timbre achei próximo mas algo "fedia" naquilo td... até que percibi o shape do bass, que era de um stingray de 4 cordas (com o escudo oval), mas se tratava de um de 5 cordas HH.. o logo no headstock estava um tanto quanto torto tb.. daí percebi q estava faltando os "music man" nas ferragens.. daí já entendi td ehehhe... mas enfim... por um breve periodo, parecia bem, mas, era mais leve que um SR5, e o braço era estranho tb.. enfim... o cara, ta se achando o máx até hj com o SR5 made in china dele...

[]'s

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
me fez lembrar do meu primeiro baixo kkkkkkkkkkk.

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


JL_Marcondes
Okay veja bem..
A minha definição de brilho vem do poteciômetro de tom.. se eu escolho o cap da ponte e giro todo o poteciômetro, o som fica abafado meio que sem "brilho".. bom pra mim é isso. (:

Bom então o que é brilho?....

E não existe circuito passivo? hum...


E veja bem...estou meio estressado com algumas coisa que andam acontecendo por aqui e as vezes eu acabo sendo assim..vc não tem nada a ver..

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Não existe circuito passivo.. um circuito é uma placa de silício com componentes eletronicos, que necessita de energia.. em um baixo passivo, vc tem um sistema composto pela ligação dos captadores aos potenciometros no jack.. só isso.. vc "ativa" td quando vc toca o instrumento...

okay okay, então se eu tiver uma placa com componentes eletrônicos mas que controle volume e tom porém que não necessita de alimentação. Eu nãopoderia chama-la de passiva?


E sobre utilizar préAmp e captação ativa, já começa que não é o mais indicado.. e sim, a bateria gastaria mais (se é oq vc quis dizer com "vai começar a distorçer o som bem rápido.")...

sim sim sim, eu quis dizer com relação do circuito pedir 18v e ser alimentado por 9v, metade da força.. pô beleza vai funcionar mas a bateria não vai durar muito e bateria fraca geralmente distorce som quase como um "overdrive" digamos assim..

rodsom
Veterano
# jan/13 · Editado por: rodsom
· votar


SlipKnight
se for pensar direito, ele ta certo. circuito eletrico é qualquer dispositivo onde passe corrente eletrica. e pra passar corrente eletrica, precisa de alguma fonte de tensao. no caso do circuito passivo, essa tensao, que no caso é alternada, vem do captador. entao no final da historia, o circuito "passivo" acaba sendo ativo tambem. nunca tinha pensado por esse lado.

baseado nisso, "passivo" e "ativo" sao só palavras que foram usadas pra diferenciar o que usa bateria e o que nao usa.

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


rodsom
se for pensar direito, ele ta certo. circuito eletrico é qualquer dispositivo onde passe corrente eletrica. e pra passar corrente eletrica, precisa de alguma fonte de tensao. no caso do circuito passivo, essa tensao, que no caso é alternada, vem do captador. entao no final da historia, o circuito "passivo" acaba sendo ativo tambem. nunca tinha pensado por esse lado.

poxa näo tinha pensado nisso também.. vem uma corente do captador, uma voltagem baixa, mas mesmo assim voltagem.. entäo o circuito ''passivo'' é na verdade ativo Ó.ó que doideira e legal também!

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13 · Editado por: Gui Tsuu
· votar


talvez na área musical, a definição de ativo e passivo seja isso mesmo, mas existe sim circuitos passivos na areá da eletrônica, que não necessitam de uma fonte de energia, estudei bem por cima e por curiosidade na faculdade faz algum tempo, bem não sou um expert na eletrônica, muito menos no ramo de instrumento musicais, mas acho que vocês deveria pesquisar um pouco mais sobre os ditos "circuitos passivos" para desvendar e ver se os mesmos não são usados nos instrumentos...

EDIT: Galera, dei uma pesquisa em alguns artigos que eu tinha lido antigamente sobre circuitos passivos e ativos, o que eu disse é besteira em partes, não é que não precisem, mas o consumo de energia é bem menor...

Na época que eu estudei, eu não manjava e nem era tão curioso sobre instrumentos musicais, agora que re-li o artigo fez todo sentido...

um circuito elétrico passivo, pode modificar o sinal recebido (talvez seria a parte de tratamento do sinal aqui) , porém são circuitos atenuadores (atenuação seria perda de sinal) ou no melhor dos casos só mantém o sinal igual...

nos circuitos elétricos ativos, além de modificar o sinal, ele pode dar ganho ao sinal, ou seja um circuito amplificador (resolve o problema da atenuação e ainda pode amplificar o sinal)...

o mais interessante disso tudo é que quando eu estudei sobre isso, eu estava interessado em aprender sobre redes de computadores, e amplificadores de sinais que eu estava estudando, no caso servia pra aumentar o sinal da rede wifi para se propagar por um espaço maior, é incrível ver que a mesma coisa tem aplicações para varias outras XD

espero ter ajudado em alguma coisa com emio conhecimento limitado o/

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


Ai ai.. "definições".. ai ai... vamo lá...
SlipKnight
Brilho: Vc primeiro falou que por ser ativo tinha mais gain e brilho, depois q, por ter mais gain tinha mais brilho.. e agora já falou de tone, enfim... decida oq é brilho pra vc! UAhsush... vamos lá... uma coisa n tem nada a ver com a outra.. sobre o brilho eu já expliquei.. sobre oq acontece quando vc usa o tone, é simples: o tone (através de um capacitor) corta certas frequências do sinal passado, por ex, graves, oq vai deixar o som mais?! Agudo?! Pra mim, menos grave.. hehehe.. Esse tipo de sistema é chamado de passivo por justamente não acrescentar frequências ao sinal.. o que só é possível com o circuito ativo, alimentado por uma fonte de energia (os prés ou um pedal equalizador)...

[]'s

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


E agora faz mais sentido ainda e com razão dizer que os capitadores com circuito ativo perdem o timbre "natural"...

como meu professor disse, por mais fiel que seja sua amplificação, é como vender a alma pro diabo, você ta ganhando algo para amplificar o sinal, mas ta dando algo em troca, por mais fiel que seja sua amplificação você distorce o sinal...se a distorção for muito grande vocês ja sabem o que acontecem, mas tem distorções que são imperceptíveis para o ouvido dos humanos...

só que tem uns caras que conseguem notar essa diferença, lembro q nessa aula ele até começou a comentar sobre o pessoal que nao escuta musica em cd, nem em mp3, apenas escuta vinil, porque o som nas outras mídias perde muita coisa, mas a grande maioria não tem ouvidos tão apurados assim XD

Deve se tratar da mesma coisa, e oq deve mudar eh que capitadores ativos com um bom pré-amp, faz uma amplificação do sinal com mais qualidade e sem muita distorção, e não altera o timbre em quase nada

musicleiton
Veterano
# jan/13
· votar


Gui Tsuu

Não é bem assim brother. Pode ser em teoria. Mas continuo a dizer por experiência própria que a captação Ativa sofre influência direta da madeira. Veja os vídeos que postei. Estou usando EMGs David Gilmour, e toco S.R.V, Jeff Beck E Jazz. Diante do que dizem (que os Caps Ativos já possuem "timbre definido") deveria ser impossível tirar qualquer outro som que não fosse os do Gilmour. Certo?

Tirando o fato do uso da bateria, ou limpeza no sinal. Eu acho que quando alguém procura um captador (seja Ativo ou Passivo), procura-se um timbre. Se o ponto de vista for David Gilmour por ex, só encontrará o modelo Ativo, se for John Petrucci achará o Di Marzio Passivo e assim vai. Tudo é uma questão de procura de timbre e o que o mercado terá disponível. Não quer dizer que só porque vc escolheu um captador com timbre X vc só poderá tirar aquele timbre, isso é LENDA. O timbre está dentro da cabeça, sempreeee.

Se tiver dúvidas confira os vídeos que postei e me diga como foi possível eu ter tirado "outros timbres" dos EMGs David Gilmour. Estou disponibilizando esse agora para mostrar que tudo depende do ponto de vista. Essa guitarra está com captadores John Petrucci (Passivos), porém eu não tirei o som do mestre, e sim outros (assim como fiz com os EMGs Gilmour). Espero ter ajudado. Essa sempre será a minha intenção.
http://www.youtube.com/watch?v=YjXRuN_6cIk

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


Gui Tsuu
existe sim circuitos passivos na areá da eletrônica
pensando pelo ponto de vista do JL_Marcondes, podemos dizer que existem elementos passivos e nao circuitos passivos. o capacitor que a gente poe no tweeter, por exemplo, é um elemento passivo que se chama filtro passa altas, o conjunto formado pelo potenciometro de tone e o capacitor, tambem é um elemento passivo que se chama filtro passa baixas...agora, o conjunto todo acaba sendo um circuito ativo, ja que tem a "fonte"(no caso, o captador).

Gui Tsuu
Veterano
# jan/13
· votar


musicleiton
rodsom

então caras, acho que eu não sei usar as palavras de modo entendível XD
acho que o termo captador ativo, é uma abreviação de captador com "circuito ativo", o captador em si faz a mesma coisa que um captador de "circuito passivo" faz...

em outras palavras pelo que eu li aqui, circuito elétrico ativo = pré-amp

o que difere é que depois que o captador passa a vibração pro circuito transformar em sinal elétrico, o circuito faz a pré-amplificação antes de mandar o sinal do instrumento para a saída, eu dei uma pesquisada em umas arquiteturas de pré-ampli aqui:

http://www.esquemaseletronicos.xpg.com.br/imagens/pre%20amplificador%2 0mic%20baixa%20impedancia.jpg

não sei se manjam de física e circuitos elétricos, se quiser eu dou uma explicada por cima sobre esse esquema, mas a grande diferença do circuito passivo e do ativo é o amplificador operacional (Triangulo), ele gera o ganho no sinal...

como eu disse a amplificação vende a alma pro diabo, em troca de ganho ela gera distorção no sinal, quanto mais você abusar da amplificação maior será a distorção

mas mesmo em captadores passivos, você faz a pré amplificação, seja em uma interface, seja na pedaleira, seja no próprio amplificador...

acho que o que acontece com o cap ativo, é que dependendo dos seus equipamentos, você pré-amplifica o som mais do que o necessário, e quando faz isso perde o som original produzido pelo instrumento provocado pelas leves ou graves distorções, ai que o povo mais conservador monta em cima dizendo "você perde o timbre", sim você perde o timbre original, mas a mudança pode ser imperceptível, e mesmo assim como vocês mesmo disseram, você perde um timbre, mas ganha outro, e timbre é questão de gosto...

bom é um assunto bem complexo, não sou entendedor no ramo de instrumentos musicais, mas to me esforçando aqui pra aprender, e essa discussão ta me ajudando bastante, vlww XD

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


Vou tentar resumir td, de novo:
Baixo ativo: Onde o captador é ativo (ou seja, ele possui um préAmp interno) ou, o bass tem um pré OnBoard (o circuito equalizador).. em ambos o caso vai precisar de alimentação por bateria. Cada circuito tem suas especificações, mas de maneira geral, servem para permitir o corte ou ganho em determinada frequência...
Baixo passivo: Não há circuito.. é captador ligado à pot's.. e, os pot's (através de seus capacitores) fazem apenas corte em determinada frequência...

Enfim.. eu n vou falar mais nada sobre ativo e passivo.. sei q sou hetero, casado, e vamos seguir em frente...

Sobre o lance do "timbre orginal" bla bla e bla... a verdade é que se agente for se apegar à algumas questões vamos descobrir que nenhum baixo é igual ao outro.. mesmo sendo eles da mesma marca, modelo, etc etc... td pq determinado pedaço de madeira utilizado pode ter a densidade X enqnto o usado no próx instrumento já possui densidade Y e por aí vai... mas de certa forma isto até é possível de se notar na questão do controle de qualidade... eles tentam um padrão, mas nem todos os instrumentos saem belezinha.. daí a questão de algumas marcas serem mais caras.. pq eles tentam padronizar bem, e manter a característica de seus instrumentos.. mas voltando.. estou colocando estas coisas apenas para exemplificar q td pode influenciar o timbre sim, mas, não tem como ficar sendo radical assim... pra q? Neh?! Enfim... o lance de se desejar timbre X ou Y com o captador XPTO e por aí, vai depender sim de qual o instrumento que se está utilizando.. mas isso n qr dizer que estamos brincando com cores, onde se vc mistura azul e ameralo na mesma proporção tem verde! É claro que o captador vai ser o agente mais predominante (se ele foi feito pra isso), ou o circuito, etc e tal... mas aproveitando a analogia com questão das cores... vc tem um balde de tinta branca, se pingar uma gota de vermelho, um copo de corante azul, jogar umas sujeiras poucas, e misturar td... vc provavelmente vai ter azul claro, com sujeiras, e nem vai notar a diferência q a gota vermelha fez, se é que faz!
No caso dos baixos ativos, sejam eles com captadores ativos ou com o préAmp onBoard, oq acontece é que o pré amplificador se torna aí o agente mais predominante, à não ser q o mesmo seja projetado para não ser... vejo isso nos casos dos pré's nacionais.. a maior propaganda é dizer que eles tentam ao máximo preservar as características naturais do instrumento, sem ficar colorindo demais na hora de dar o bost, seja em graves, agudos, médios etc etc.. conheci na net até, fabricante de circuitos de boost para baixos passivos.. tipo, ele só faz dar um gain a mais pro baixo, sem colorir nada nada do baixo.. os tones continuam funcionando normal, o lance ali é "corrigir" o vol dos baixos passivos... isso pq, até um pedal de boost pode dar aquela coloridinha básica, entendem? E mtas vezes nego n qr...mas voltando para as cores... então vc qr um baixo azul? Mas que azul? Pode ser mais puxado pro verde? Ou pro roxo? Ou pode ter sinais de outras cores?! Enfim.. e qm vai dizer q não se trata de um baixo azul?! Ou seja, o lance é saber exatamente oq qr, e oq vai precisar para chegar à esse resultado ou algo pelo menos o caminho à resultado...
Pra resumir o lance dos ativos e se sofrem ou não influência do instrumento: sim! Sofrem! Alguns mais, outros menos.. mas sofrem... e isso, não depende da qualidade! Afinal existem prés e cap's que são uma tranquera e justamente por esse motivo não sofrem mta influência da construção do instrumento, mas há tb cap's e prés que são desenvolvidos para dar aquele timbre X (isso n qr dizer q vc vai colocar ele num pedaço de gaveta e então terá o melhor bass do mundo!)... e o contrário tb existe, enfim..

[]'s

Knight
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
Brilho: Vc primeiro falou que por ser ativo tinha mais gain e brilho, depois q, por ter mais gain tinha mais brilho.. e agora já falou de tone, enfim... decida oq é brilho pra vc! UAhsush.. heuaheuaheauehauehau bom ja nem sei mais, to tentando entender.. vou ler esse tópico de novo..

Falou..

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


Brilho: Vc primeiro falou que por ser ativo tinha mais gain e brilho, depois q, por ter mais gain tinha mais brilho.. e agora já falou de tone, enfim... decida oq é brilho pra vc!

então brilho... é ter som mais agudo e estalado..
posso dizer então que o captador da ponte de um jazz bass tem mais brilho que o do meio? E se eu virar o pot de tone no máxino estarei cortando algumas frequências agudas do sinal, deixando o som "abafado"
:P mehorou?

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


SlipKnight
posso dizer então que o captador da ponte de um jazz bass tem mais brilho que o do meio?

nao, tem mais medio, nao mais brilho. e vc deve ter se referido ao captador do braço, jazz bass nao tem captador do meio.

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


SlipKnight
Além dq o rodsom falou... vc não deve se basear pelo posicionamento dos captadores.. e brilho não é sinonimo de agudo!
Primeiramente, quanto mais perto da ponte, mais vai captar as frequências agudas.. e qnto mais perto do braço, as graves.. o captador "ter" mais brilho, vai depender do modelo dele e de como foi feito, e não do posicionamento em que foi colocado... por ex: existem varias marcas q fazem humbucker modelo MM.. as marcas mais basicas meio que competem entre si.. os q mais me agradam são os da SeymourDucan... seja de alnico ou ceramico.. já os da bartolini, que tb são aí "top's", não me agradam, e, o detalhe: eu acho mto sem brilho... entre outras coisas que não me agradam no timbre dos bartolini's em geral... enfim... brilho é uma característica que, independente se é um cap humbucker, single, split, bla bla bla ou seja lá qual a posição do cap, o cap vai ter ou não, ou vai ter pouco, enfim... e isso n qr dizer se ele é bom ou não.. é só uma característica... e pra isso, n eh necessário o cap ser ativo, ou ter um pré amp no bass... blz?!
Um outro exemplo.. tem vários modelos de JazzBass, e tipo, tem modelo com mais brilho (ex: do Geddy Lee, o do Marcos Miller - embora esse eu já acho q tem bastante grave tb) e tem modelo que eu acho que tem um som mais.. abafado.. que acho que são os modelos mais básicos...

[]'s

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


rodsom
nao, tem mais medio, nao mais brilho. e vc deve ter se referido ao captador do braço, jazz bass nao tem captador do meio.

Sim estava pensando na minha strato lol, é o braço do Jazz..

JL_Marcondes
Primeiramente, quanto mais perto da ponte, mais vai captar as frequências agudas.. e qnto mais perto do braço, as graves..
sim sim sim...


o captador "ter" mais brilho, vai depender do modelo dele e de como foi feito, e não do posicionamento em que foi colocado... por ex: existem varias marcas q fazem humbucker modelo MM.. as marcas mais basicas meio que competem entre si.. os q mais me agradam são os da SeymourDucan... seja de alnico ou ceramico.. já os da bartolini, que tb são aí "top's", não me agradam, e, o detalhe: eu acho mto sem brilho... entre outras coisas que não me agradam no timbre dos bartolini's em geral... enfim... brilho é uma característica que, independente se é um cap humbucker, single, split, bla bla bla ou seja lá qual a posição do cap, o cap vai ter ou não, ou vai ter pouco, enfim... e isso n qr dizer se ele é bom ou não.. é só uma característica... e pra isso, n eh necessário o cap ser ativo, ou ter um pré amp no bass... blz?!
Um outro exemplo.. tem vários modelos de JazzBass, e tipo, tem modelo com mais brilho (ex: do Geddy Lee, o do Marcos Miller - embora esse eu já acho q tem bastante grave tb) e tem modelo que eu acho que tem um som mais.. abafado.. que acho que são os modelos mais básicos...


ham.. agora entendi...
dessa minha strato, eu gosto mais do captador do braço e faz um tempo que eu troquei ele e gostei mais do som desse cap, por ter mais definição no som das notas, seria o tal do "brilho". Porque nenhum cap é igual a outro e eles estavam na mesmo posição e deram timbres diferentes.... entendi...
ah toco guita e bass.... (:

obrigado e tenham um bom dia..

atmospherick
Veterano
# jan/13
· votar


Crianças, quanta bobagem... é engraçado como nego lê pedaço de tópico junta as informações e sai falando com propriedade sobre oq não sabe... e ainda quer arranjar briga... ai ai ai...


Eu espero que não tenha dito isso para mim amigo ...

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


atmospherick
"E lá vamos nós"...

Primeiro, amiguinho: Vc por acaso "leu pedaço de tópico", "juntou as informações e saiu falando com propriedade sobre oq não sabe" e "ainda quis arranjar briga"?! Ehh.. não neh... eu acho.. Só devolve a carapuça do saci pq vc não é perneta (em outras palavras, não, eu não tava direcionando tal comentário à vc!!!)...

De qualquer maneira, bateu uma curiosidade aqui... e se, eu tivesse dito isso para vc amigon? E se?! Ia me pegar no recreio, ou depois da saída? Ou o "tesouro" ia gritar "Mamãaaee"?! Pq.. nem mesmo abrir uma gaveta de dvd ou fazer uns "bip" na minha placa tu vai conseguir.. que, seria o máximo dada a nossa distância neh amor da minha vida.. na verdade, o máximo será tomar uns dias de molho do fórum neh (se é q ainda tomam providências do tipo aqui neh ehehhe)?! Rlx.. não procure brigar com quem só quer ajudar.. fique em paz... estamos todos aqui para contribuir uns com os outros.. portanto, aquele beijo no seu coração, s2 s2 s2...

[]'s

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


JL_Marcondes
(se é q ainda tomam providências do tipo aqui neh
rapaz, ce acredita que domingo eu levei uma suspensao por causa de uma brincadeira que eu fiz em março de 2011? e acontece coisa de outro mundo aqui e os modera nao tao nem aí. ate entram na brincadeira. olha só.

Knight
Veterano
# jan/13 · Editado por: Knight
· votar


rodsom
o louco man, em março de 2011, por que suspender agora já passou um tempão.

que sacanagem..

rodsom
Veterano
# jan/13
· votar


SlipKnight
pois e, nem tenho postado muito no OT por isso. a proposito, melhor voltar ao assunto do topico, antes que rola suspensao por desvirtuamento.

JL_Marcondes
Veterano
# jan/13
· votar


rodsom
Ow.. tem q ter qntos anos de fórum pra tirar esse "Mebro Novato".. não q eu ligo pra isso.. mas acho q tem nego q vê isso e acha q vc entrou ontem no fórum etc etc... e sem falar q eu posto pacas aqui e já to faz um tempo... doidera...

Mas de resto.. e ae? Alguém tem mais alguma dúvida? Sobre ativo X passivo (ui!)....

[]'s

atmospherick
Veterano
# jan/13 · Editado por: atmospherick
· votar


JL_Marcondes

De maneira alguma, eu estou muito velho para sair na mão, ia acabar apanhando mesmo kkk

Mas como aqui é um fórum de música falemos sobre música:

Eu sei bem qual é a diferença entre maioria dos caps pois já li 3 livros do Edmar Luighi e o que ainda me restou dúvidas pesquisei em vídeos.
Eu só quis ajudar postando o link do TPC oficial de captação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a afinal qual a diferença entre ativo e passivo!!!!!!!!