Como transformar Baixo ativo em Ativo e passivo?

Autor Mensagem
BassMX
Veterano
# ago/07


Eu tenho um Yamaha RBX765A ele eh ativo, queria saber se tem alguma forma de deixar ele ser Ativo e Passivo??
Tipo um Push-Pull ou um Switch??
teria que trocar o Circuito ou tem outro jeito??

Ala
Veterano
# ago/07
· votar


BassMX

Cara jeito tem, e é bem simples, o grande problema vai ser a perda de ganho quando vc passar ele pra passivo.

Mas o bom seria vc colocar uma foto do sistema eltrico do seu baixo, para saber com ele esta ligado.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


dependendo do circuito que o baixo tem nem tem perda de ganho nenhuma... varios baixos tem esse lance de desligar o circuito e funcionam tranquilamente.

mas uma pergunta... vc ja ouviu o som do baixo sem circuito? acha que vai valer a pena? as vezes o som pode ficar uma droga (vide os music man sem circuito que parecem lata)

BassMX
Veterano
# ago/07
· votar


Ala
o que eu quero saber eh se vou ter que comprar um Circuito novo ou vou soh adicionar alguma coisa no circuito atual?
outra coisa, se eu colocar essa opção de ativo e passivo, ele estando ativo vai manter o som atual ou vai mudar o timbre devido a alteração do circuito??

conehc
a minha intenção, alem de economizar Bateria, é tirar um som menos "Brilhoso"(meu baixo eh muito agudo), um som mais "natural" da madeira

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


BassMX
Se o ccto ativo tá dando contorno ao som do seu baixo, ou seja, ele tá alterando o som do baixo, é pq ele não é bom. O corte ou realce das frequências através de um ccto ativo tem que ser transparente ao timbre do conjunto baixo + caps. O que quero dizer é se com o ccto o timbre do seu baixo é um (ele não realiza apenas controle de ênfase ou corte de frequências) e passivo é outro, o problema tá no ccto. Sugiro mudar o ccto. Quando um baixo tem ccto ativo de fábrica, muitas vezes o sinal que sai dos caps é muito baixo e pode ser necessário um booster. Os caps pra cctos ativos tem, em alguns casos, essa característica.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


BassMX
ahh bateria vc paga 10 reais a cada 6 meses, 20 reais ao ano... se vc tiver 15 anos mesmo vc vai ver que isso é pouco, uma garrafa de smirnoff (que abastece 4 pessoas ja custa isso) hehehhe

sobre o som menos brilhoso, vc ja tentou tirar agudos na equalização do baixo? esse baixo deve ter vol/bal/grave/agudo... tira agudo, coloca grave, puxa um pouco pro cap da ponte ou deixa no meio pra dar definição e pronto... no seu caso imagino que de pra fazer com um potenciometro push pull, mas é preciso uma descrição do seu circuito... tem uns livros na net que ensinam a projetar circuitos, so nao tenho o link agora

sobre o som natural, bem, o unico jeito de pegar o som "natural da madeira" é vc pegar o baixo, ligar os caps so com o circuito de seleção de captadores, plugar isso num pre cristalino, depois mandar pra um power e mandar pra uma caixa ideal com autofalantes que nao "coloram" o som...

conehc
Veterano
# ago/07 · Editado por: conehc
· votar


FCLBass
mas e no caso de captadores que nao funcionam muito bem sem o circuito e que o circuito é feito especialmente pra eles? tipo os music man com polos de neo-sei-la-o-que e aqueles circuitos que quse ninguem sabe de que é feito, (na verdade nunca vi um mm com push pull..)

acho que o pre do baixo (dependendo do baixo) nao precisa ser cristalino nao... é como eu li uma vez no site da gk: o circuito de eq dos gk é feito pra soar bem com tudo no 5, se vc nao gostar desse som vc adiciona ou subtrai frequencias

ps: claro, estou falando de baixos top de linha que tem um projeto sofisticado e muita gente pesquisando tenologia em cima, nao de condors de 500 reais

BassMX
Veterano
# ago/07
· votar


FCLBass
o circuito do meu baixo ta Funcionando normalmente (vol/balance/treble/bass) consigo tirar os Agudos, os Graves, usar o cap da ponte e o cap do braço(que inclusive tem um timbre bem diferente entre eles), naum sei se o circuito ta mudando o timbre, pq nunca ouvi o meu baixo com Ccto passivo(som natural), mas tem ganho e um timbre muito bom

conehc
como eu disse, consigo tirar/colocar qualquer frequencia no meu baixo(ate os medios, colocando no Cap da Ponte), o que queria com circuito Ativo/Passivo, alem da economia de Bateria(naum soh economia, mas ja aconteceu de no meio do Show acabar a Bateria e, consequentemente, o som ficar horrivel, com o Ativo/Passivo eu resolveria na hora), Tambem aumentar a Amplitude de Timbres q eu possa tirar do Baixo


fica a pergunta: Tem como fazer isso???

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


BassMX
ter tem, mas sem saber exatamente como funciona seu circuito nao da.... vc vai fazer sozinho ou vai levar pra um luthier?

BassMX
Veterano
# ago/07 · Editado por: BassMX
· votar


conehc
pretendo mandar um Luthier, estou pedindo essas informações pra quando chegar lah ele naum querer me enrolar, tipo: "Vai ter que trocar o circuito"

EDIT: mandei Blindar o circuito faz uma Semana, esta totalmente sem ruido e funcionando normalmente

BassMX
Veterano
# ago/07 · Editado por: BassMX
· votar


Outra coisa:
Depois que eu fizer o Serviço o Timbre do Baixo, estando Ativo, Vai ser Diferente do Atual ou naum??
estou perguntando pq um amigo meu tem um Tagima de 5 cordas Ativo, antigo, o potenciometro do Balance tava com Ruido, ele mandou Trocar o Potenciometro por um novo, com um amigo que entende de Eletronica e de som(mas naum em Luthier), ai o Baixo que era Super Medio, ficou com um Timbre horrivel, tipico do Captador do Braço e sem medio nenhum

Luizclaudiobarboza
Veterano
# ago/07
· votar


BassMX
pq nunca ouvi o meu baixo com Ccto passivo(som natural),
mas ja aconteceu de no meio do Show acabar a Bateria e, consequentemente, o som ficar horrivel
esse som horrivel que voce ouviu quando a bateria acabou e o som que vai ficar com ele passivo.
para "melhorar" esse som passivo voce vai acabar tendo que fazer um investimento em captação ou circuito
talvez a solução mais economica seja trocar o seu baixo por um que já venha com a chave,e recurso passivo/ativo.

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


Luizclaudiobarboza
esse som horrivel que voce ouviu quando a bateria acabou e o som que vai ficar com ele passivo
Discordo completamente. Quando os níveis de tensão de um ccto eletrônico não estão nominais, ocorre "naturalmente" falha da emissão das notas. Parece que foi colocado um chorus furreca no baixo.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


Discordo completamente. (2)

Luizclaudiobarboza
Veterano
# ago/07
· votar


FCLBass
conehc
Nobres colegas, estou me baseando no fato de já ter possuido um baixo ativo sem a facilidade de "desligar" o circuito , sempre que a bateria acabava o som ficava igual ao som do baixo sem bateria, de fato algumas vezes quando a bateria estava com pouca carga , alem de perder o brilho e a equalização, rolava um chiado.
uma coisa e uma bateria fraca com baixa carga e a outra e uma bateria zerada. o meu comentario foi em cima do segundo caso.

em outras palavras, se o nosso amigo retirar a bateria do baixo , ele vai ouvir o som passivo que o baixo dele tem.

abraços

FCLBass
Veterano
# ago/07 · Editado por: FCLBass
· votar


Luizclaudiobarboza
Já tive vários baixos ativos e nenhum deles sem a bateria funcionava. Nunca vi, sem um push-pull ou outro tipo de chave, um ccto ativo que ao acabar a bateria ele "vira" passivo. Continuo discordando.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# ago/07
· votar


FCLBass
Perfeito, esse forum existe para isso mesmo, ou seja a troca de informações.
o baixo a que me refiro e o clb24A da Strinberg, e ele sempre funcionou sem a bateria, inclusive quando eu estava com bronca de um antigo vocalista da minha banda eu sempre tirava a bateria para ensaiar, só para enfraquecer heehee.
não sei outros modelos e outros fabricantes, mas no caso deste baixo ele funciona assim.
abraço

Ala
Veterano
# ago/07
· votar


BassMX
Cara eu compreendo totalmente o que vc quer, principalmente quando vc fala sobre o som do ativo que vc não quer e não consegue corrigir isso com a equalização.

1° sobre a mudança de Som quando passar ele pra ativo/Passivo;

ele não tera diferença de som quando ele estiver no modo ativo, porem deve-se tomar cuidado no tipo de chave que vc vai colocar pra ele passar a funcionar Ativo/passivo, se vc optar pelo Push-pull, vc tem que timar cuidado com o valor do capacitor que esse pots vai receber, pois o capacitor sim, esse pode mudar muito o timbre do baixo, com certeza é isso que mudou o som do baixo do amigo, derrepente uma chave que não precisa trocar o pots será mais viavel, mas tem a questão da estetica tambem, o push-pull não laterar em nad aa estetica do seu baixo.

2° Outra questão é sobre o volume em passivo;

Eu não concordo muito com o conec sobre a motivo que ele não vai perder volume no modo passivo, acho isso dificil, pois quando um baixo vem montado para funcionar só em ativo, ele não esta pronto para funcionar em passivo, alguns veem prontos para funcionarem em passivo e ativo, masparede que esse não é o seu caso.
quando estiver em passivo ele perdera o ganho do circuito ativo, ai entra em cena o tal de "booster", que acho dificil seu baixo ja ter, pois não tem logica eles colocarem um booster em baixo que só é ativo.

blz.

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


Luizclaudiobarboza
No seu caso, como pode ser visto no site http://www.strinberg.com/clb24a.asp, esse baixo não tem ccto ativo e sim captador ativo. Veja os controles dele:
- 1 PB, 1 JB
- 2 Volume, 2 Tone
- Transparent painting
- ACTIVE
Ele não tem controles de grave e agudo, balanço ou volume master. Com certeza esse baixo sem bateria vai funcionar, pois a bateria alimenta apenas os caps e não um ccto. Lembre-se, estamos falando de ccto ativo e não de cap ativo, OK?

Leofunkbass
Veterano
# ago/07
· votar


Sinceramente, eu não gosto do som que os capttadores dão quando se puxa o botão do volume deixando-os passivos, já tive dois baixos com esse sistema de pré: um warwick Proline e um baixo de luthier, o som fica muito estridente( muitos agudos) e perde muito ganho e punch, agora um baixo com "sistema" passivo que tenha o TONE control, ai sim voçe vai ter um timbre bem de madeira mesmo, ex: O velho Jazz Bass com seu som super "amadeirado" é os Foderas també que além do circuito super versátil, ainda funciona passivo com o controle de tonalidade que é impresindível, porque nele voçe controla entre um som passivos mais aberto ou mais fechado, aveludando o timbre. Se voçe conseguir um circuito assim, vai conseguir o som que voçe quiser.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# ago/07
· votar


FCLBass
OK, Alho por Bugalho...
acontece

Ala
Veterano
# ago/07
· votar


FCLBass

Strinberg com capitadores ativos, é dificil não acha?

FCLBass
Veterano
# ago/07
· votar


Ala
Veja o site http://www.strinberg.com/clb24a.asp. Ele deve ter apenas um booster. Pelos controles vc logo percebe como ele é contruído.

jkdias
Veterano
# ago/07
· votar


BassMX
Yamaha RBX765A

a minha intenção, alem de economizar Bateria, é tirar um som menos "Brilhoso"(meu baixo eh muito agudo), um som mais "natural" da madeira

Cara, esse baixo tem um som maneiro, já toquei em 2 iguais ao seu com um som muito bom e sem excesso de brilho. Qual o amplificador q cv ta usando? Tem falante de alumínio?

BassMX
Veterano
# ago/07
· votar


Luizclaudiobarboza
Amigo Baixo de Circuito Ativo SOH Funciona com Bateria eh o caso do meu

jkdias
Gosto muito do som de meu Baixo, mas eu queria simplesmente ter a Economia de Bateria e Ampliar os Timbres que eu posso tirar do meu Baixo

Ala
Vlw, meu medo era de perder o timbre atual, mas se eu mandar um luthier fazer o serviço acha que da certo, quanto ao ganho eu ja sabia, outra coisa:
Qual a minha outra opção alem do Push-Pull??

Rdg Bass
Veterano
# ago/07
· votar


Naum sei se é em todos os baixos com ativo/passivo, mas geralmente os que eu toquei no modo passivo fica só com Volume sem Tone.

Meu fretless é um velho golden que era passivo e aí arrumei um circuito de um warwick corvet com push-pull e o som dele no modo passivo fica igual era sem uzar o tone.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# ago/07
· votar


o unico ativo passivo legal q achei foi o fender miller que variava msm o timbre... diferente dos outros todos q perdia um volume horrivel no passivo e o timbre ficava bem feio...


Mas vem k galera... se eu quiser por uma chavinha num circuito pra passar pra passivo/ativo, tipow o artec be2... o q faço??? o q compro??? tem algum link ai q der pra eu fazer isso, ou alguem poderia explicar aew, valeu

Ala
Veterano
# ago/07
· votar


BassMX

vc pode por chave que apenas desarma a bateria, como aqueles que chaveiam os captadores, acho que o seu baixo mesmo ja tem uma dessa.


Rdg Bass

existem baixos com o pusl pull que mesmo no modo passivo eles tem controle de tone, eu tinha uma samick com esse sistema, ele tinha controle de tone tanto no ativo com no passivo.

Chave seletora

russobass
Veterano
# ago/07
· votar


Baixo Passivo é GAY.

Ativo e Passivo então, é que corta para os dois lados.

hauuhuahuahuah!!

Só tenho baixo Ativo.

auahauahuahauhauh!!(zueira)

Mas também estou querendo deixar meu baixo Ativo e Passixo, tem que usar uma chavinha de alternância.

falow!!

DotCom
Veterano
# ago/07
· votar


Dá pra fazer a mudança, e não é difícil.
Só é arrumar a chavinha adequada, pra desligar o circuito e dar um "bypass" no circuito.
Mas teria que improvisar um controle de tone passivo para ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como transformar Baixo ativo em Ativo e passivo?