GIANNINI STRATOSONIC

Autor Mensagem
Rafael Torres
Veterano
# jun/05
· votar


Existem 2 baixos Giannini com a marca Stratosonic Bass.
Uns são mais baratos e novos (por volta de R$ 300,00). São dos anos 90.
Outros (AE08B dos anos 60 e 70) são vendidos de R$ 700 a R$ 1.200. Esses são mais raros de aparecerem no ML.



isso é verdade...os antigões são bem valorizados...até pq saum bem feitos! quem tem sabe oq ta falando...
Esse baixo era feito com madeiras selecionadas da Giannini. Braço em maple, escala em maple ou rosewood. Corpo de mógno ou cedro. Usava tarrachas importadas (a Giannini nunca divulgou de quem) e caps importados do Japão, segundo as revistas da época. Eles têm um alto ganho, segundo o luthier que cuida dos meus trecos.
Têm uma série de limitações, mas também têm um sustein e um som que nunca ví em outro baixo brasileiro passivo.

Expressão
concordo contigo!!!
Magno Vilhena
cara....eu sei q gosto é gosto.......mas..tmbm naum é assim..tem uns modelos antigos de tem um som legal velho!!...eu ja vi um pessoal aqui do fórum q tem........saum bons musikos e naum reclaman naum...!!

polakinho
Veterano
# jun/05
· votar


einn gentiii... 500 eh caro pra um stratosonic neh??? :P

jkdias
Veterano
# jun/05
· votar


Ae galera,

Acabei de comprar um Stratosonic sem os trastes ....
Vou ter que fechar os buracos que ficaram na escala e vou colocar o espelho também .... alguém sabe onde conseguir este espelho e quanto custa + ou - ?

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/05
· votar


jkdias
Em muitas lutierías e/ou lojas de instrumentos vende. Mas cuidado, pois a Giannini era notória em não seguir padrões.
Abç

jkdias
Veterano
# jun/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vc é do Rio? Qual teu email?

Abs
Jackson

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/05
· votar


jkdias
mlbertola@hotmail.com

chikuronir
Veterano
# jul/05
· votar


Haha comprei um desses dos anos 70 por R$ 100,00(hehe)
Naum sábia q valia tanto assim então ficava jogado lá no meu quarto!

Márcio Harff
Veterano
# jul/05
· votar


- como identifico o ano em q instrumento foi feito??

- o baixo que tenho em vista é mto pesado! mas mto mesmo! alguma referência sobre isso?

- q captação é recomendada para reformar esse baixo? vale a pena colocar captação fender?

valeu!

sonicbass
Veterano
# ago/05
· votar


O peso do giannini sonic 2004 (não chama mais stratosonic) é 9 kg. Acredito que o peso da madeira seja importante para a qualidade do som.

Parece que vale a pena trocar a captação pois a madeira é boa, a ponte segura legal e as tarrachas tbm. Não esqueça de escolher as cordas certas. Valeu.

Márcio Harff
Veterano
# ago/05
· votar


valeu

isaqueras
Veterano
# ago/05
· votar


Tokei um tempo com um Strato dkeles bem antigão e pesado pra cacelda.
Lembrava bastante o Fender Jazz Bass no Visual, apesar do som passar longe. Tempos depois tokei com um Ferder Square acho que coreano, desses mais novos da madeira clarinha. Entre os dois, o Strato era bem melhor, mas nem por isso dá pra pagar 1 baron no bicho.
Abrás

reinaldo silva
Veterano
# ago/05
· votar


Eai pessoal eu tenhenho um STRATOSONIC e quero saber quanto ele vale

reinaldo silva
Veterano
# ago/05
· votar


como eu fasso p/ saber se meu stratosonic é dos anos 90 ou dos anos 60e70

Gilberto Ribeiro
Veterano
# ago/05
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Os baixos antigos da Giannini modelo Stratosonic só são interessantes os da década de 70. Haviam dois modelos que se sucederam: Um de escala clara (mais antigo, usado pelo baixista dos Mutantes no disco ao vivo - fase progressiva-), e um com a escala escura e marcação em quadrados e com braço mais fino; ambos tinham corpo em caixeta, madeira muito leve. Os captadores e tarrachas eram importados do Japão (de uma subsidiária da Gotoh). São bons baixos e antigamente costumávamos incrementá-los com captadores Di Marzio ou Fender.

Tenho um Strato de escala clara, 100% original e funcional, usado mas perfeito. A única coisa dele que não gosto é seu tensor. Ele tem um tirante (como a gente chamava na época) fixo, sem ajustes, o que causava frequentemente empeno nos braços por uso de cordas inadequadas ao instrumentos por desconhecimento dos usuários. Eu me incluo nisto. Mas suas tarrachas estão entre as melhores que já usei até hoje, o braço tem tocabilidade e a captação Di Marzio conferem a ele uma sonoridade vintage característica.

Enfim, seja por 100, 300 ou 1000 reais, não me desfaço dele. Talvez por uns 2000 ou 3000 reais eu poderia pensar...

Atualmente nem a Gianinni possui componentes destas relíquias. Eles tem seu valor pela história e sonoridades (hoje vintage) numa época em que não havia fabricação nacional decente de instrumentos como o baixo. Quem deprecia um instrumentos destes deve ser levado em conta apenas por desconhecer o que o Stratosonic foi, pelo que é e pelo que representa.

Sou exigente sem ser nostálgico e graças a Deus, tenho bons instrumentos. Juntos, eles somam mais de 9mil dolares - mesmo assim não me desfaço do Stratosonic Giannini. Posso até vendê-lo, mas por um preço que considere justo. Mesmo assim não tenho a menor intenção, pois o tenho como peça de colecionador.

GUI_BASS
Veterano
# ago/05
· votar


o meu gianinni eu n sei c eh dos anos 90 ou 70 creio q seja dos anos 90, mais sei q tem um som muito bom, o braço eh uma belezinha tb , acho q vai ser dificil eu me desfazer dele.
e pelo jeito n eh soh eu q tenho essa opniao pq td mundo q falou q tem um aki, nao tah querendo c desfazer do instrumento tb.

Rafunk
Veterano
# set/05 · Editado por: Rafunk
· votar


Eu tenho um AE08B...por volta de 85...
Pesadão...mais tem o som bonzinho.
O tensor naum funcionava e eu coloquei um mais moderno....troquei os potenciometros tb....agora só falta os captadores :P

Ahhh, eu to com o problema das cordas arrebentarem na ponte!, quem tem esses baixo tb ta com esse problema?

Jgpereira
Veterano
# out/05
· votar


oi... estou aprendendo a tocar baixo, ganhei do meu tio uma giannini stratosonic ano 92, queria saber a qualidade do instrumento, quais os capitadores e se eh melhor do q os gianninis atuais, fico mt grato desde já...

Maurício_Expressão
Veterano
# out/05
· votar


Gente: Os Giannini Stratosonic AE08B até 1978 tinha escrito AE08B na frente do headstock e eram fabricados na antiga fábrica da rua Carlos Weber (está escrito esse endereço no Headstock também).
Tinha cover de ponte e de cap do braço.
Atrás do headstock não estava escrito nada.
Os baixos de 1976 a 1978 tinham tarrachas blindadas.
Acho que à partir de 1979 a madeira deixou de ser envelhecida naturalmente e passou a ser envelhecida em estufa. Está escrito atrás do Headstock: sazoned wood. Portanto a qualidade já estava decaindo, o acabamento piorou muito e não tinha mais os covers.

Os baixos dos anos 80 em diante são sofríveis. Só usavam o nome Stratosonic mas são outros instrumentos.

Em 2004 a Giannini voltou a fazer baixos com seriedade. A linha profissional (de Luxe) é feito sob encomenda em one piece, com corpo em marupá e envelhido em câmara por vários meses.

polakinho
Veterano
# out/05
· votar


Maurício_Expressão
os de 92 se encaixam onde aew? :P nos de 80? intaum saum ruins?

Jgpereira
eu tenho um de 92, paguei 550 no cubo e neli, e naum me arrependo nenhum poukinhu...adoro eli...vai fundo kra! eu gosto deli, mjais gosto eh gosto neh? :P
abraços

Ithallo
Veterano
# set/06
· votar


Eu tenho um AE08B, o meu é de 1980 e não troco por nada!! Reformei o meu, troquei todas as ferragens, os potenciômetros, mas mantive os caps, na minha opnião, não podemos compara-lo com os Fender´s antigos, mas com todas as limitações brasileiras, na minha opnião, a Giannini fez uma obra-prima. já recusei duas propostas, uma de 900,00, muito superior ao que paguei, e a de trocar por um jazz bass fender Japan, e com certeza recusei, adoro o AE08B pelo seu timbre, o peso, muito leve e o seu braço, uma pegada excelente!! Repito, não podemos compara-lo com os fender´s mas sem duvida, pra mim, é um excelente baixo, um dos melhores já fabricados pela Giannini.

sambasil
Veterano
# abr/10
· votar


Amigos, possuo um Stratosonic AE08B ano 1978 para canhoto. Tenho-o desde zero.Tive que encomendá-lo já que era impossível encontrá-lo no mercado. Demorou 4 meses para chegar. Mas valeu esperar. Depois de uns 20 anos tocando com ele, resolví sacar seus trastes. Tive que reaprender a manejá-lo. O resultado me agradou muito. Há +/- 1 ano atrás, recebí de um grande amigo (Lúcio Nascimento, baixista da Leny Andrade), um encordoamento ghs para baixo de 5 cordas. Fiquei meio atordoado porque meu baixo é de 4 cordas. Resolví utilizar as 4 primeiras (B, E, A e D) e impus-me ao desafio de tocá-lo. Como todo início é nebuloso, continuei tentando. Tive que alterar a configuração da ponte e hoje consigo dominá-lo com perfeição. Tenho uma página no myspace (www.myspace.com/sergiomenezes_jazznnbossa) onde o som com as cordas originais (E,A,D,G) pode ser conferido. Parece Fender mas é Gianinni! Nada contra os baixos importados, mas a oferta de instrumentos importados naquela época -1978- era quase impossível. Penso em vendê-lo por uma boa oferta. Caso contrário, sigo com ele mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a GIANNINI STRATOSONIC