Baixo Giannini Stratosonic com captadores Fender Custom Shop 60!?

    Autor Mensagem
    Thin Lizzy
    Veterano
    # mar/12


    Boa tarde colegas,

    Se alguém puder me orientar ficarei muito grato.

    Certo dia vi um giannini stratosonic jazz bass antigo com captadores fender custom shop 60 e gostei demais do som.

    Pergunto, até onde eu sei, a Giannini usava como madeiras, Cedro, Marupá e Caixeta, (quem souber mais por favor me corrija ^^) nos stratosonics. Qualquer dessas madeiras cairá bem com os captadores Fender Custom Shop 60?

    Sei que da diferenças do tipo, mais grave, ou menos encorpado ou agudo, ou seja, que vai ter diferença (nuances) , porém como são madeiras de boa qualidade, mesmo com essas diferença ainda dará um som bom? Ou pode não "combinar" um tipo de madeira com esses caps?

    Queria um baixo desses Giannini (até pq sou fã da marca) com caps Custom, pq tenho um Fender JB 62 com um som do ca#$%#$, mas o som do Custom Shop ainda é diferente no ronco, e pelo que ja escutei, da pra ficar bem legal um giannini com caps Custom.

    Vlw

    FCLBass
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Thin Lizzy
    Marupá e Caixeta (ou caxeta) é a mesma coisa. Vou te responder com base na minha experiência. Tive um Tagima JB 5 com as seguintes característica:
    Corpo: Marupá;
    Braço: Marfim;
    Escala: Jacarandá;
    Captação, circuito e ferragens: WSC Coreana.
    O baixo originalmente tinha um som bom, mas não era digno de ser chamado de JB. Troquei a captação e retirei o circuito ativo. Ele ficou passivo e com captação Cabrera. Coloquei um Hot Tone na ponte e um Vintage no braço. O baixo ficou muito bom. Na época não tinha grana pra colocar captador Fender, mas nem precisou. O resultado foi excelente. Muita gente pode dizer por "n" motivos que vai ficar bom, ou vai ficar ruim, ou ainda que não vale a pena, mas é vc que deve decidir. Converse com o seu luthier e siga sua orientação, pois não adianta ter madeiras boas se o estado do baixo como um todo pode não ser bom.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Eu tenho um Giannini Stratosonic AE08B 1976. Original. Meu desde novo.
    Acho seu som incrível e acredito piamente que os Giannini Stratosonic AE08B de 1973 a 1977 são baixos simplesmente sensacionais e únicos.
    Tenho também um Fender Jazz Bass Southern Cross 1995 (que foi fabricado pela Giannini com supervisão da Fender Americana) cujo som eu detestava. Sem peso, sem ronco de Fender, sem sustein, embolado, enfim: um som chocho e sem graça.
    Coloquei pick-ups Fender Custom Shop 60's nesse Fender Southern Cross e o baixo melhorou da água para o vinho. Ficou com som ao mesmo nível dos outros Fenders Jazz Bass que tenho.
    Baseado nisso, fazendo testes, troquei uma vez os pick-up´s originais do Giannini por pick-ups Fender Original achando que o som poderia melhorar mais ainda.
    Mas, para minha surpresa, o som ficou horrível. O baixo perdeu totalmente o "encanto" e todo o som maravilhoso foi embora.
    Voltei rapidinho para os pick-up´s originais e nunca mais mexi na originalidade nesse baixo Giannini 1976.

    Mas Baixo Giannini dos anos 70 são baixos extremamente raros. Quase todos os baixos anunciados como anos 70 no ML são na realidade dos anos 80 ou 90.
    Os Baixos dos anos 70 são muito leves, tem o braço muito fino e isso tornou-os muito frágeis e sobraram poucos hoje em dia.

    Já ví (e ouvi) Giannini dos anos 80 com pick-ups Fender Custom Shop e estavam razoáveis (mas muito longe do som dos Fender Jazz Bass ou mesmo do Giannini 1976).

    Thin Lizzy
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Fala pessoal.

    Bom demais que tenham respondido.

    Sabia que Caxeta e Marupá eram as mesmas madeiras não. Vlw :)

    Quando ao baixo giannini com custom shop, flagram esse video

    http://www.youtube.com/watch?v=WRUOKmMfjyQ

    Pelo que eu sei, esse baixo ai tem caps custom shop 60,

    Mesmo um baixo dos anos 80 ja tem uma madeira boa não? Ai só colocar os caps Custom!?

    Abraço

    FCLBass
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Thin Lizzy
    Som típico de Fender desse baixo do vídeo. Não é garantido que um baixo da Giannini dos anos 80 tenha construção de alta qualidade. Assim como o relato do Maurício_Expressão, já toquei em Gianninis muito bons e outros nem tanto... Ter madeira top não resolve 100% dos problemas. A forma como foi construído é determinante. Tive um baixo de um grande luthier que inicialmente era fretless e o dono anterior a mim mandou colocar trastes. O luthier que colocou os trastes não trabalhou bem e o baixo nas últimas casas não dava afinação de jeito nenhum. Isoladamente o baixo era top, mas não se podia tocar por um erro de contrução. O que quero dizer é que nem sempre madeiras, ferragens e captação boas são sinônimos de bons baixos. Claro, na maior parte dos casos isso é verdade, mas devemos obrigatoriamente ser críticos para não sermos enganados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Baixo Giannini Stratosonic com captadores Fender Custom Shop 60!?