Melhorando o som do Baixo no Monitor e P.A.

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig

É por aí, talvez uma levíssima distorção (ou compressão, mas nunca testei) na base de válvula chame mais harmônicos, e dê o algo a mais que vc deseja - faço isso sempre com voz e nunca me decepcionei.

dibass
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig
Então resumindo, terei que me contentar com a configuração

Baixo > DI > Pré Amp > Gabinetes > PA/Side ?

kk

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


dibass

Vou te dizer como amigo... O seu problema parece ser enjoo de tocar baixo... Tens equipamentos bons, mas algo te parece errado... Já dizia meu pai, se começa a brincar com a comida é porque tá cheio...

E assim, não necessariamente o baixo passa pelo pré do cabeçote... É mais usual o DI duplicar os sinais (um pra mesa, outro pro cabeçote), no teu estilo...

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
E assim, não necessariamente o baixo passa pelo pré do cabeçote... É mais usual o DI duplicar os sinais (um pra mesa, outro pro cabeçote), no teu estilo...

É o que sempre faço

Vou te dizer como amigo... O seu problema parece ser enjoo de tocar baixo... Tens equipamentos bons, mas algo te parece errado... Já dizia meu pai, se começa a brincar com a comida é porque tá cheio...

Mano, pior que não.. caso contrário eu jamais estaria satisfeito com meu Staner BS 150 que tenho em casa. E olha que nem uso pedal de EQ.
Acontece que o som que tenho em mente, eu não tenho na hora do show.. saca?

El_Cabong
Veterano
# jun/14 · Editado por: El_Cabong
· votar


dibass
Será que tu não estás procurando na verdade, um timbre de um outro tipo de baixo ??

Por exemplo: Tu tens um FENDER, que dá um som de contrabaixo elétrico "clássico", do tipo: aquelas músicas de R&B, Disco anos 70, Funk da Motown Records, ... ; e estarias procurando um som de contrabaixo elétrico mais "rosnado" do tipo WARWICK.

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


El_Cabong
Será que tu não estás procurando na verdade, um timbre de um outro tipo de baixo ??

Então mano, receio que não.
Particularmente não sou muito fã dos Warwick.

Todavia, tenho os meus timbres preferidos que acima de todos está no Jazz Bass, porém fretless. Na sequencia o 'fretado' mesmo.
Tive a oportunidade de tocar com vários baixos nesse mudão afora, então tenho facilidade para entender e identificar a classificação "timbrística" deles hehe

Lelo Mig
Membro
# jun/14
· votar


dibass

" terei que me contentar com a configuração..."

Cara, a única coisa, nesse momento, que eu aconselharia você pensar seriamente em investir, mas não sem antes procurar, avaliar e sobretudo testar muito, seria um Parametric Preamp DI ou Parametric Preamp EQ (é a mesma coisa chamados de forma diferente) que são pedais EQ desenhados especificamente para Contrabaixo e com algumas características a mais de um simples pedal, na verdade são um mixto de EQ/DI/Pré.

Existem vários no mercado, alguns muito bons e com muitas possibilidades. Melhor de tudo, ao seu alcance, para você timbrar "no ato" alive e "parar de encher o saco" do técnico de som.......kkkkk

MXR Bass DI M80

f14gomes
Membro
# jun/14
· votar


tem também, mais em conta, o Hartke VXL Bass Attack

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
MXR Bass DI M80
f14gomes
Hartke VXL Bass Attack

Opa, interessante!! Mas as configurações paramétricas dele(s) interfere(m) no P.A.?
Caso sim, como vou saber se o que sai no P.A. está realmente bom?
Considerando-se que a minha referência será só o monitor?

makumbator
Moderador
# jun/14 · Editado por: makumbator
· votar


dibass
Opa, interessante!! Mas as configurações paramétricas dele(s) interfere(m) no P.A.?

No caso do Hartke Bass Attack há várias saídas (XLR e P10 e uma extra para o amp, que é sempre uma réplica do sinal de entrada, portanto sem alterações) e pode-se colocar o som processado ou limpo nas saídas principais (isso se define com um botão).

Caso sim, como vou saber se o que sai no P.A. está realmente bom?

Indo lá e ouvindo, oras! Nesse momento um transmissor sem fio no instrumento ajuda muito, pois te permite se deslocar até a frente a platéia e continuar tocando para checar o som.

Eu gosto bastante desse Harke, e além dele tenho e uso o Eden WTDI e o Aguilar Tone Hammer. São todos pré amps combinados com DI.

Outro pequeno pedal que soa muito bem no baixo é o Yamanha NE-1 (acho que está fora de linha). Era baratíssimo, e dá um som bem legal. Ele é um equalizador paramétrico pensado para o baixo elétrico. É uma opção ótima também.

dibass
Veterano
# jun/14
· votar


makumbator
Eu gosto bastante desse Harke, e além dele tenho e uso o Eden WTDI e o Aguilar Tone Hammer. São todos pré amps combinados com DI.
tu trabalha simultaneamente com os três?

rodsom
Veterano
# jun/14
· votar


dibass
como vou saber se o que sai no P.A. está realmente bom?
isso é trabalho do tecnico, ajeita seu retorno e deixa o resto com ele.

makumbator
Moderador
# jun/14
· votar


dibass
tu trabalha simultaneamente com os três?

Hsahsh! Não! tenho 3 só para ter opção de som mesmo. Só uso um de cada vez!Hehehe!

rodsom
Veterano
# jun/14
· votar


makumbator
#ostentação.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


rodsom
isso é trabalho do tecnico, ajeita seu retorno e deixa o resto com ele.

dibass

Por isso sempre seja amigo dele. É ele o cara que pode acabar com teu som, mesmo vc sendo o cara.

Se vc quer o som dos sonho só no retorno está andando em círculos. De nada adiantaria vc ter um baixo top, cabeçote e periféricos monstruosos, se do mesmo o som que sai la na frente é de um berimbau microfonado.

Portanto, se vc quer um pedal, que seja sim para alterar o som.

makumbator
Moderador
# jun/14
· votar


rodsom
makumbator
#ostentação.


Hhsahsaha! E olha que nem coloquei na lista meu belo Behringer BDI, pois aí o nível de ostentação vai às alturas!

:)

rodsom
Veterano
# jun/14
· votar


makumbator
uai, da ao menos esse bdi pra mim. sou muito chegado em pre amp externo nao, mas quem sabe eu aprendo a gostar. kkkkkk.

kiki
Moderador
# jun/14
· votar


postando só pra dizer que este tópico vai muito além de tudo o que eu entendo de equipamentos então estou acompanhando pra aprender.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


kiki

Ouvir isso de um moderador é bom. (E nem sei segurar o baixo certo).

Mas as ordens, qualquer curiosidade/dúvida estamos (ao menos eu estou) as ordens.

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


dibass

Cara, para mim Marcus Miller é sensacional, um cara que eu compro os CDs sem arrependimento. E o som dele para mim é referência no baixo. Vejo poucos caras tirando um som bom comparável a ele, principalmente aqui no Brasil, onde acabo pensando no Arthur Maia logo de cara.

De acordo entrevista do Marcus Miller,
On my bass I use 2% bass boost, and 2% percent treble cut. Or maybe it's 1%, I don't know, the knobs don't have any numbers. Don't turn the bass boost up too high, unless you have a fondness for mud. And don't turn the treble up too much unless you like that funny feeling in your teeth. (...)
I like to boost the frequencies around 200-300 Hz, maybe 400 Hz sometimes. It makes a big difference when I'm playing with my fingers.
Aí já tem um caminho...

O lance é o seguinte, na minha opinião. Em primeiro lugar, o óbvio, é saber exatamente o som que se quer e conhecer o equipamento, saber chegar nisso. Pode ser óbvio, mas não é assim tão simples fazer, falar é fácil. Aprendi com um cara de NY que baixo para soar bem (em gravações, que é onde me dedico um pouco) precisa de um instrumento especial, que soe muito bem. Por isso que foi bem difícil e demorei muito para comprar meu baixo (o cara tem uns 50 baixos, segundo uma entrevista). E tem a técnica, a mão faz muita coisa em termos de timbre - e é algo que não domino muito, kkkk.

Tem a questão levantada do Distressor. Pois é, o Marcus Miller usa um, né? Então... Ele é um compressor famoso. Aí entra nessa questão que gera certa confusão.

Pessoalmente eu não gosto, de modo geral, de pedais de compressão. Só que compressores, desses de estúdio como o Distressor, são diferentes. Especialmente os ópticos, para mim dão um bom resultado com baixo e guitarra. O pessoal criticou e disse que não gosta por "achatar o som" e "destruir a dinâmica". Tá, tudo bem, dá para fazer isso com um compressor, mas não obrigatoriamente. Um bom compressor desses pode ser usado sem destruir a dinâmica. É muito mais no intuito de cuidar dos transientes, acertar o ataque e deixa-lo super bacana, especialmente quando se abusa de slaps. Ou seja, muito mais para cuidar do ataque.

O Distressor é bom, não vou falar mal dele. Mas eu não sou muito fã do Avalon que foi citado. Se for pensar em um channel strip eu diria para pensar num Joemeek antes. Para usar um pré, eu uso o meu Millennia TD-1 que é bastante pensado para baixo e guitarra, tem funções de DI, Reamp, Power Soak, e tem um excelente equalizador paramétrico. Bons prés para isso, com um bom DI, são da Universal Audio (Solo 610 e principalmente o 710 Twin-Finity). Mas quer saber? Espera, não compra agora, acerta o som com os amplificadores de baixo que falaram. Eu gosto do Aguilar... rs

Abç

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


MMI

Certa compressão é muito bem vinda. Pois aumenta o volume geral. Quanto aos amp', para baixo eu até abriria mão de usar como baixista, pois não vejo necessidade de trabalhar um timbre, e no final escoar pelo DI o sinal igual.

MMI
Veterano
# jun/14 · Editado por: MMI
· votar


Ismah

Não... Não concordo. Há sim necessidade de trabalhar timbres, efeitos, eventualmente um drive, o amplificador tem seu lugar, especialmente ao vivo. Vale um vídeo do cara em questão mostrando timbres.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


MMI

EU só vejo necessidade disso se isso for trazer resultado final...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhorando o som do Baixo no Monitor e P.A.