Melhorando o Ouvido

    Autor Mensagem
    Wolfram
    Veterano
    # jul/04


    Alguém tem alguma dica pra melhorar a percepção musical?

    Tipo a facilidade de ouvir uma música e sair tirando só de ouvido, não consigo não, só quando são músicas fáceis como as de j quest(que NORMALMENTE ficam sem muitas linhas de baixo), mas quando pega algo que o baixo "ande" mais, aí complica, principalmente notas agudas...

    Bassbass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Praticar !

    Wolfram
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Praticar como? ouvir e tentar tirar?
    Ja to fazendo isso, e não to vendo muito resultado...

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Wolfram

    É isso mesmo... Ouvir e tentar tirar... Comece por músicas bem simples, e vá tentando tirar as tônicas, aí vc vai passando pra músicas mais difíceis. Existem pessoas q possuem uma maior facilidade pra tirar músicas de ouvido do q outras, mas com bastante treino é possível aperfeiçoar-se.

    Fellipe Andreoli
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    8======D

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    cara espera umas 3 horas pra mim ir na minha vó que quando eu voltar eu taco um post com bastante coisa aqui pra ti.
    abraço

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    tente começar tirando stand by me do john lennon

    Wolfram
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Valeu pelas dicas :D

    Gabriel to esperando :D

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04 · Editado por: Gabriel_Bp
    · votar


    aí cara é o seguinte.

    1º - que bom que mais uma pessoa se deu conta de como é bom treinar a percepção. Hoje em dia com essa quantidade de tablatura e escala/acorde por aí as pessoas (alunos e professores) meio que esqueceram de como é imperativo ter consiência do que se esta tocando, do que se vai tocar e do que está sendo tocado.

    Cara pra ti treinar o teu ouvido as dicas que te deram aí em cima são fundamentais. No começo tu pode começar tirando melodias simples de músicas que tu conheça bem. No início é uma mer** mas depois que tu pega jeito vai ficando mais fácil.

    2º - Sempre canta o que tu for tocar. Não importa se é parabéns pra você ou uma ária de Bach (me corrijam se o Bach nunca fez nenhuma Ária hehehe). Cantando tu vai acostumando os teus ouvidos a internalizar a música, e não só ouvir passivamente as coisas. Um outro bom exercício que eu lí numa revista (Cover Guitarra se eu não me engano) é pegar uma música/álbum que tu goste e cada dia ouví-los analisando só alguma coisa. Por exemplo, hoje só os solistas, amanhã só a bateria, depois só a guitarra et cetera. Não fica ouvindo só música de baixistas. Tira coisas de outros instrumentos também como trompete e saxofone. Teve uma vez que tava sem sono e tinha um barulho me enchendo o saco na creche do lado da minha casa. Era o baraulho do vento batendo no balanço. Eu só consegui durmi quando eu toquei exatamente o barulho do balanço no baixo :)

    3º - Em relação a tirar músicas de ouvido, da uma lida aqui nesse tópico no talkbass sobre passos pra fazer essa tarefa ficar mais fácil.
    Não fica tentando achar as notas no baixo que isso não ajuda nem um pouco. Ouve a música umas três vezes até tu poder cantar toda ela, aí tu começa a achar as notas. Te lembra - internalizar, não ficar chutando qual nota tá sendo tocada que isso não vai ajudar em nada.

    4º - Me da o teu e-mail que eu te mando um programa pra ajudar a treinar acordes, rítmos, ditado melódico e essas coisas que tu precisaria de outra pessoa tocando pra treinar.

    Se tu tiver mais alguma dúvida sobre percepção ou precisar de ajuda em improvisação manda um email que to eu estudando isso também.
    Eu tirei essas informações a maior parte dos livros do Jamey Aebersold e dos fóruns do
    TalkBass Se tu poder começar a ler os tópicos que tem lá tu vai aprender bastante também cara.

    Bom acho que era isso. Qualquer coisa da um grito.
    Abraço,

    Gabriel

    Wolfram
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Pourr@, é todo um processo...valeu cara vo dar uma lida nos tópicos :D

    Que programa é esse que vc está falando?
    Meu e-mail é testewolf@hotmail.com

    MUITO OBRIGADO!

    Sick
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    q programa q é esse? tb quero!!

    Expressão
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Wolfram
    Uma coisa importante também é começar a entender de escalas. Dai você vai ver que os agudos e walking "complicados" estão sempre dentro da escala, portanto serão apenas as 12 notas a você procurar com o ouvido e não todas as notas do braço do baixo, Ok?

    Wolfram
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Eu to correndo atrás de umas aulas de teoria urgentes! É qe to sem tempo agora, ano de vestivular sux....

    Tenho certeza se entendesse música e sua teoria eu estaria muito a frente do que estou...

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    cara eu também to em ano de vestibular. pra praticar direitinho eu tenho que programar o tempo direitinho senão da mer**. o programa é o EarMaster Pro 4. eu mando ele pra tí amanhã.

    Expressão
    isso que tu disse tá meio que errado cara :(

    Wolfram
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    Gabriel_Bp

    Eu ja tenho o programa :D

    Valeu de qualquer forma =D

    harakiri
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    solfejo

    Diego Wilde Rodrigues
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    q merda kra, puts naum consigo tira nd, nd msm d ouvido...ow esse programa aí q vcs falam faz milagre, haha, vô baxa ele

    DeFoDoN
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    huahuaauha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhorando o Ouvido