Autor |
Mensagem |
El_Cabong Veterano |
# jul/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
O pessoal está falando que os ativos tem som eletrônico, tem som artificial, ...
Não concordo com isso !!! Os ativos tem simplemente uma pré amplificação do sinal, e se este pré amplificador for de boa qualidade o que ele vai fazer no som do baixo é simplesmente aumentar alguns milivolts neste sinal mantendo o timbre intacto. E com este aumento de alguns milivolts logo em seguida da captação, este sinal fica mais imune à interferências e ruídos.
O que os ativos tem é mais controles de equalização, e aí sim isso faz com que o baixista possa alterar o timbre nos próprios controles do instrumento, para buscar um que mais lhe agrada.
O sinal do baixo passivo quando entra num cubo amplificador, a primeira coisa que acontece com ele, é que ele passa pelo pré amplificador do cubo, e este pré amplificador faz praticamente a mesma coisa que aquele pré amplificadorzinho alimentado com bateria de 9v, lá dentro do baixo ativo.
|
subgrave Veterano |
# jul/13 · Editado por: subgrave
· votar
El_Cabong
. E com este aumento de alguns milivolts logo em seguida da captação, este sinal fica mais imune à interferências e ruídos.
Não. É até meio estranho para os leigos entenderem, mas é devido a diminuição da impedância do sinal que um baixo ativo fica imunie a ruídos e perdas.
PS.: Diminuição da impedância não tem nada a ver com o ganho ou volume.
Eu também não concordo com um monte de bobagem que o pessoal fala, tenho 03 baixos de 05 cordas passivos, todos são silenciosos não possuindo ruídos e tem muitoooo punch, tanto quanto qualquer baixo ativo!
E os melhores sons de slap se consegue em baixo passivos, vide os Fender Jazz Bass que em sua concepção são passivos e tem um dos melhores timbres de slap!
É até contraditório o pessoal procurar baixos ativos e captadores EMG na busca dos melhores timbres, e quando se dão conta o som de slap que gostam vem de um Fender passivão com simplórios captadores Fender!
|
JL_Marcondes Veterano |
# jul/13
· votar
E uma pessoa que deixa claro que não tem experiência tem fundamento para dizer oq é "natural" e oq é "artificial"?!
O cara tem baixo passivo e bota um equalizer no pé.. e depois ainda mexe no gráfico equalizador do cabeçote.. mas ele continua com um som "natural" do bass dele.. só pq eh passivo! Mas os pedais de distorção, chorus, fuzz estão td lá!!! Deixando o som cada vez mais, "natural"! Ah vah...
A vdd eh, existem circuitos (sejam eles de baixo custo, ou até os mais top) que realmente "colorem o som" na hora de dar boost nas bandas.. mas eh característica destes circuitos, e não de todo baixo ativo..
E no fim das contas td vira uma questão de gosto.. eu acho "artificial" colocar efeito no bass.. e não sou mto fã, embora sei q mais dia ou menos dia vou montar ou um set de pedal ou uma pedaleira.. curto e mto o som de baixos passivos, mas, não guento tocar... prefiro mto mais a versatilidade q consigo com um bass ativo.. dar brilho ao slap, dar peso no grave.. e ter ali a equalização na mão...
[]'s
|
El_Cabong Veterano |
# jul/13 · Editado por: El_Cabong
· votar
subgrave Diminuição da impedância não tem nada a ver com o ganho ou volume
Como não ????????
Um aumento de ganho ou de volume está diretamente ligado ao aumento de potência, pois existe uma ligação logarítmica entre a Potência (Watt) e o volume (decibéis), conforme a fórmula:
dB(SPL) = 20 log [Pot(Watt RMS) / 0,00002]
A partir daí tem-se a fórmula:
P = V² / Z
A Potência (em miliwatts) aumentando, aumenta a voltagem (em milivolts) de forma quadrática, e assim a impedância diminue consequentemente. Voltagem e impedância estão ligadas.
Até concordo contigo que é devido a diminuição da impedância, mas ela está sim ligada ao aumento voltagem !!!
|
subgrave Veterano |
# jul/13
· votar
^ Mas e quem falou de voltagem? Eu não falei de voltagem, não vem que não tem...
A ressalva posta foi a relação da impedância com ganho e volume.
Inclusive pode-se baixar a impedância sem aumento de ganho ou volume...
|
El_Cabong Veterano |
# jul/13
· votar
subgrave Inclusive pode-se baixar a impedância sem aumento de ganho ou volume
Mas você sabe porque isso é possível ?????
Para isso acontecer é só aumentar a voltagem que está elevada ao quadrado no numerador da 2º fórmula, de maneira que ela compense a diminuição da impedância que está no denominador, e assim mantendo a potência igual. Mantendo a potência igual, o ganho de volume dB (SPL) se mantém igual conforme diz a 1º fórmula.
A tua afirmação está agora provada matematicamente. ----------------------------------------------- Com isso eu também provei matemáticamente o que eu afirmei no meu primeiro comentário. Aumentando alguns milivolts no sinal do baixo ativo, a impedãncia que está no denominador irá diminuir. E essa "balança" entre impedância e voltagem irá dizer se a potência irá diminuir ou aumentar ou permanecer a mesma (numa impedância menor)
Portanto o baixo ativo para ter um circuito de menor impedância que o baixo passivo, o seu circuito ativo (pré amplificador) deve aumentar o sinal em alguns milivolts. Não é conversa de leigo, é Física !!! Não se consegue diminuir a impedância de um circuito como num passe de mágica. O que sustenta esta diminuição de "Z" sem perda de sinal é o aumento de voltagem.
|
lussvmsbass Membro Novato |
# set/17 · Editado por: lussvmsbass
· votar
Tenho 25 anos no contrabaixo. Já tive vários baixos ativos. Graças a Deus encontrei um passivo com o som perfeito. Grave pesado do precision e definição do jazz bass. Sem nenhum ruído. Apenas 03 botões, Tone bastante atuante + volume J ponte + volume B . O baixo é tão incrível que em qualquer regulagem dar para ter dinâmica e mesmo no som mais grave se eu quiser posso dar um slap matador. Sem contar que o braço é confortabilíssimo fininho e macio. O baixo é super leve. Surrou todos os que eu já tive. Sem falar que custou o valor de um baixo intermediário. Sou mais passivo! Abç
|
lussvmsbass Membro Novato |
# set/17
· votar
Graças a Deus! encontrei um passivo muito bom. Abç.
|
lussvmsbass Membro Novato |
# set/17
· votar
A unica coisa galera que queria corrigir nele é que quando ligo o meu baixo ativo warwick primeiro tenho que aumentar um pouco o volume do amp quando ligo o meu passivo. Qual seria a melhor opção colocar um captador quarter pound P alta saída e continuar passivo ou instalar um pre ativo tipo da Mendes luthieria com chave bipass?
|
Ismah Veterano |
# set/17
· votar
Baixar o volume do baixo ativo...
|
Buja Veterano |
# set/17
· votar
lussvmsbass Voce ja conhece muito de baixo e sabe melhor do que ninguem que baixo ativo tem som de peido. Mesmo sendo Warwick, vende esse negocio (que por ser warwick ainda vai conseguir um bom valor), e compra outro passivo, com o som que seu passivo atual nao dê. Se voce tem som de precision e jazz, compra um passivo music man e lgar mao desses baixos ativos com som de peido.
|
Ismah Veterano |
# set/17
· votar
Que droga tu usou?! Baixo ativo com som de peido?!
|
Felipe Stathopoulos Membro Novato |
# set/17
· votar
Toquei contrabaixo 25 anos e nunca gostei de baixo ativo. Nunca me animei a comprar um. Aquele lance de ter que trocar bateria do bicho me dá até nojo...
Mas daí a dizer que tem "som de peido" vai diferença...
São propostas diferentes. E da mesma forma como tem baixos passivos bons e ruins, tem baixos ativos bons e ruins.
lussvmsbass
Cara, pelamordideus, vc comprou o baixo (passivo), curtiu pra caramba o som dele, e vai mexer justo na CAPTAÇÃO, o coração de qualquer instrumento elétrico, por conta de um mísero problema de volume???
Pô meu, vc já vai trocar de instrumento mesmo, mexe no botão de volume! Decora quanto vc tem que mexer de um pra outro baixo e pronto! Vai te custar uns 2 segundos!
Ou então, já que a grana parece estar sobrando, compra um pedal de volume qualquer e vá ser feliz...
|
Buja Veterano |
# set/17
· votar
Ismah Que droga tu usou?! Baixo ativo com som de peido?!
kkkk, sempre achei o som forçado, comprimido e sem dinamica da mairoai dos circuitos ativos, som de peido.
Ahhh acho que até nisso sou bastante conservador. Nao tem nada igual a um somd e um precision grave passivo ou um jazz estalando no slap, na moda antiga.
|
Ismah Veterano |
# set/17
· votar
Honestamente, ou tu escutou baixo fuleiro, ou baixista fuleiro... O baixo ativo, vem porque o captador de baixo tem lá seus defeitos, e a impedância de saída sobe bastante, e lá se vão os agudos...
Talvez sim, tu ache isso porque não há perdas
Felipe Stathopoulos
Eu sou bastante chato com meu trabalho, tanto que escrevo a data nas baterias hehehe No Jazz Bass American Standard o par tem durado 8 meses... Acho que tá bom...
|
Felipe Stathopoulos Membro Novato |
# set/17
· votar
Ismah
"No Jazz Bass American Standard o par tem durado 8 meses... Acho que tá bom..."
Ah, eu tô ligado, dura bastante. Eu num gosto é da idéia em si.
|