Baixo: Ativo ou Passivo

Autor Mensagem
HyperioN
Veterano
# dez/03


Ae galera gostaria de saber se vcs poderiam me informar qual a diferença de um baixo ativo pra um passivo.
Ativo ou Passivo seria algo relacionado aos captadores???

Bass Kruvianna
Veterano
# dez/03
· votar


Potência... c naum me engano o ativo eh melhor q o passivo

GuitarHouse
Veterano
# dez/03
· votar


HyperioN
O ativo eh igual ao passivo...mas ele tem um pre-amp q da uma "melhorada" no som, a mais potencia no mesmo, etc, mas usa uma bateria 9v...

GuitarHouse
Veterano
# dez/03
· votar


Tomcat
acaba, uai...tem q trocar..

geralmente abre por tras do baixo..mas ela demora pra akaba

HyperioN
Veterano
# dez/03
· votar


AAhh,
galera to ligado, o meu baixo tem uma bateria, q troca pela parte de trás do baixo... quer dizer q é ativo...
valew..

melleka_gyn_bass
Veterano
# nov/04
· votar


MInha bateria nao ta durando nada algum problema no baixo?

Nando Bass
Veterano
# nov/04
· votar


melleka_gyn_bass
leva num luthier cara, pod ser algum curto, seila, probelma no circuito, bateria d ma qualidade...

Evangélico
Veterano
# nov/04
· votar


Nando Bass
Se não tiver tocando,recomendo tirar oo plug do jack, pois é ele que ativa a alimenção da bateria.

Isaac Viudez
Veterano
# nov/04
· votar


Nao sou mestre nem luthier mas com minha experiencia vivida como baixista cheguei as seguintes conclusões.
Os baixos q usam captação passiva geralmente tem as seguintes carcterisitcas;
Positivas: O som mais aveludada com frequencias de medio graves bem mais definidas, Arranca o som real da madeira, timpre proprio.Se tenho dois baixos retirados de locais diferentes de uma arvore e se eu uso os mesmos hardware e um captador passivos, ambas instrumentos vao ter timbres diferntes com carcterisicas proprias a quem diga isso. Vc pode perceber muito isso nos captadores tipo bartolini, bassline, alguns kentamstrongs....
Negativos: Geralmente possuem mais ruidos, Não possui muito panche, e alguns tipos de captadores chegam a perder o som em relação aos slap.
Ativos:Possuem bastante panche, as frequencias agudas e os graves respondem muito bem, para quem curte slap é o ideal, possue um som eletronico(artificial, geralmente nao possui ruidos, Tem pessoas q chegam acomentar q se colocarmos captadores atvios num baixo ou numa tabua de engomar, ele vai falar da mesma forma.(bem é q eu ja ouvi de comentario).
EMG,...
Minha conclusão é q ambos tem suas carcteristicas, E sao de otima qualidade. mas são duas realidades totalmente diferentes. eu particulamente prefiro os Passivos, juntamente com um pré, um circuito q ajuda da panche(volume) e possue potenciometros de equalização semelhante q nas amplicadores as frequencias Grave medio agudo parmetricos, em alguns modelos sao mais simples so grave e agudo ou chave para slap tipo expanded da EMG, valeu galera e um abraço!!!

Isaac Viudez
Veterano
# nov/04
· votar


melleka_gyn_bass
[b][/b]

Experimenta enrolar um fita isolante em volta da bateria, pode ser q o esteja descarregando por contato de alguma coisa
potenciometro

Ronin
Veterano
# nov/04
· votar


melleka_gyn_bass
MInha bateria nao ta durando nada algum problema no baixo?
90% dos problemas que ví de ativos descarregando a bateria rapidamente eram com pessoas que costumavam deixar o baixo plugado mesmo quando não estavam tocando. Isto descarrega a bateria.

Se não for este o problema, leva em um luthier, pois pode haver algo na parte elétrica que esteja fechando curto e deixando a captação ativa o tempo todo (mesmo desplugada).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Isaac Viudez
Sou luthier e baixista e concordo em grande parte com vc.
Todos os meus instrumentos são passivos.
Abç

august22
Veterano
# nov/04
· votar


mas fica esperto, tem um baixo da yamaha passivo, q eh mto melhores q alguns ativos que voce encontra no mercado...

jrcintra
Veterano
# nov/04
· votar


Isaac Viudez
Bom , no caso da EMG , se vc bota emg em um tonante , o timbre via melhorar mmmmmmmmmto , pq EMG eh EMG... eh um puta captador.. mais o baixo nao fala soh com os caps.. a madeira influencia mto tb... em ambos os tipos de caps(ativos e passivos).
Existem captadores ativos que respondem mto bem aos grooves.

jrcintra
Veterano
# nov/04
· votar


Isaac Viudez
no caso , q vc falo la q preferem caps passivos ocm circuito ativo(bass treble , midle , balance... vol geral). Bom , isso seria um BASS ATIVO.... entao vc prefere baixos ativos certo??








BAixos podem ser:

Ativos
-Captadores ativos com ou sem pré ativo
-Captadores passivos COM PRE ATIVO

PASSIVOS
-somente captadores passitos

Isaac Viudez
Veterano
# nov/04
· votar


JRCINTRA desulpe-me nao quis ofender a opniao de ninguem, apenas quis expor o pouco da minha vivencia como musico. de fato vc tem razao ao questionar meu gosto por baixos passivo ou ativos. pois todos os meus baixos foram passivos, atualmente tenho um baixo de luthier com captação bartolini, que por sinal tem um belo timbre por conta do hardware e madeiras. e em relacao ao baixos com captacao passiva com um pre ativo acho muito bom mesmo melhor que os captadores ativos, Sim gosto de baixo passivo e de baixos com pre.
(mas particulamente eu nao gosto de EMG apesar de ser um super captador usado por grandes musicos victor wooten,Nico assunpção, pixinga entre outros... mas respeito o gosto de cada pessoa,)Valeu um abraco

Dereis
Veterano
# dez/04
· votar


Olha so pessoal, coisas que me falaram,e pra rir ou chorar?
Um cara me falou que baixo cinco cordas tem que ser ativo, pois se nao for a mizona morre.
Outro falou que cinco cordas tem que ser passivo, pois o ativo tem um grave muito forte e estuora amplificadores, tem que ser ampli apropriados.
E ai?...

Leandro Silva
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Silva
· votar


Galera, não tem essa de "SE TEM BATERIA ENTÃO É ATIVO".

O captador pode ser passivo e não ter bateria, mas pode ser passivo e ter um pré que leva bateria.

Agora, o fato é que todo ativo tem bateria pq não funciona SEM bateria.

Já o passivo não precisa de bateria.

É por isso que alguns baixos com captação passiva vêm com um switch que te permite ligar ou desligar o pré (que tem bateria), no caso do cara querer só o som do captador, ou então a bateria ir pro saco no meio do gig. Já baixos ativos não têm essa possibilidade.

Acontece também de alguns baixos terem captação ativa e um pré passivo.

Leandro Silva
Veterano
# dez/04
· votar


Diferenças entre captadores passivos e ativos?

Passivos levam bem mais em conta a construção do instrumento, em especial a qualidade da madeira. A interação entre um instrumento e a captação passiva é grande.

Ativos levam mais em conta as características do captador.

Nyccolas
Veterano
# mar/05
· votar


Quando eu comprei meu baixo me disseram que era "semi-ativo".Eu achei estranho porque pensava que só existia ativo e passivo.O que é semi-ativo???

PlayJazzMan
Veterano
# abr/05
· votar


Eu tive um bass ativo, mas não curti o som....

Acabei voltando ao passivo.

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# abr/05
· votar


bicho, eu nao li todos os comentarios não, so qui eu posso te falar que o baixo ativo funciona como se fosse um pre-equalizador, o som equaliza no baixo e depois equaliza na caixa, ja o passivo nao, so equaliza na caixa perdendo em potencia, a quetão da bateria provavelmente o circuito esta ligado direto, ou seja mesmo com o baixo desligado a bateria esta sendo gasta, retire a bateria imediatamente e deixe o instrumento inultilizado, pois pode ser que queime o circuito se for usado desta forma, leve em um luthier o mais rapido possivel e deixe o instrumento em pausa ate la

Lauro Lemos Bisneto
Veterano
# abr/05
· votar


provavelmente te enganaram com esse negocio de semi-ativo

Rafael Vaz
Veterano
# abr/05
· votar


Isaac Viudez

Acho que vc não conhece os captarores EMG, existe uma grande variedade deles com timbres totalmente diferentes um do outro, não é todo captador ativo que não tem timbre orgânico ou vintaje, existe por exemplo o EMG-JV, que é ativo e tem o timbre exatamente igual ao do Jazz Bass, só que muito mais nítido e cristalino, sem chiados e com graves incorpados e definidos. Tem também o EMG-HZ(captador do meu baixo atual) que é um captador passivo com circuito ativo que tem um som orgânico e possui uma excelente gama de timbres, além de ter pouco chiado e ter um som cristalino. O EMG-SP é o captador ativo da EMG que têm aquele timbre gordo caracteristico, também é muito bom, tem gente que não gosta, mas isso é questão de gosto, tem esse mito de que todo captador ativo tem o mesmo timbre, isso não é verdade, ao vivo o EMG-SP é incrivel, fala muito, é o ideal pra quem gosta de graves gordos (não é o meu caso).

murilomga
Veterano
# abr/05
· votar


Sobre esse lance de comer bateria demais... tipo, meu baixo uma vez estava com este problema... daí eu fui descobrir o seguinte... como os baixos ativos funcionam a base de bateria... sempre que você for ligar o baixo, você vai plugar o cabo nele certo ?, então, no momento que você pluga o cabo, você está fechando o circuito que faz a bateria trabalhar, ou seja, com o cabo conectado, fecha o circuito e gasta a bateria, com o cabo desplugado, não fecha circuito e consequentemente não gasta a bateria...

Só que para ter este funcionamento, o jack (pecinha onde você encaixa a ponta do cabo no baixo) tem que ser estério (todos baixos que utilizam bateria tem que ter o jack estério)... então o que pode estar acontecendo com seu baixo é:

1º- Você está deixando ele sempre com o plug conectado...., então o que deve ser feito, sempre que você não estiver tocando, desplugue o cabo dele...Se o cabo estiver plugado, mesmo com o cubo desligado, está gastando a bateria..

2º- Você pode ter trocado (ou algum luthier que você possa ter levado o baixo pra arrumar) o jack de estério para mono... com o jack mono, o circuito estará SEMPRE fechado, e SEMPRE estará gastando a bateria, com ou sem o cabo plugado.

OBS: Quem me deu esta explicação foi um Luthier..., ele tinha trocado o jacl do meu baixo e colocou um jack mono no lugar do que estava com problema, daí começou a gastar muita bateria... depois ele se deu conta que meu baixo é ativo, e trocou por um jack estério, daí o problema de gastar bateria demais, nunca mais aconteceu...

Alaney
Veterano
# abr/05
· votar


O que vocês pensam em "gastar bateria demais"

Observem: Para uma pessoa que usa o contra-baixo em média 2 horas por dia de segunda a sexta e 4 horas por dia nos finais de semana para vocês seria normal uma boa bateria recarregavel durar quanto tempo?

No somatorio seriam 18 horas por semana em execução do baixo...

Normalmente a pilha do meu baixo só dura uma semana, ou seja, aproximadamente 18 horas... está gastando muito ou está normal?

ary
Veterano
# mai/05
· votar


eu naum sei se o ativo é melhor q o passivo,acho q isso tem q ser considerado apartir da pegada de cada um eu prefiro ativo pois tem mais força,mas o passivo tb possui um som muito bom..vlw galera

HdP
Veterano
# mai/05
· votar


O melhor é um Ativo, que usa captadores passivos + pre amp e circuito ativos.

Daniel lobato
Veterano
# mai/05
· votar


eu usu um ativo e tbm tenho um passivo,naum tem nem o q fala o ativo tem um som do caralho alem de te um pre ampli tbm tem um susteiner...

edhms
Veterano
# jul/13
· votar


Bom cara, eu sou baixista (sem muuuiiitaaa experiencia é verdade), mas oq eu já pude experimentar em relação a ativos e passivos, eu prefiro mesmo os passivos. Apesar de ter uma "potencia" menor eles tem um som bem mais aveludado e menos artificial. Mas aí tb vai do seu gosto ou do tipo de som que você quer tirar!
Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baixo: Ativo ou Passivo