vale a pena trocar os captadores?

Autor Mensagem
iurycaculla44
Veterano
# dez/09


olha tenhu uma baixo shelter eclypse
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116378783-contra-baixo-shelter- eclypse-951-5-cordas-ativo-black-loja-_JM
quero saber de vcs se vale a pena colocar um a captaçao seymor ducan nele e tbm onde eu acho esses captadores

vlw

Ever Oliver
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44

Pra mim vale a pena sim.Se o corpo for em ash mesmo,melhor ainda.Tambem tenho um Eclypse,mas é o 500 de 6 cordas,cor natural,passivo.Comprei tem mais ou menos 2 semanas.

Comprei pra investir mesmo.Tem um som legal mas vou turbina-lo.Primeiro um reparo na parte da posição do captador do braço,que é muito proximo à escala e atrapalha pra fazer double thumb.Depois colocarei pré e caps da bartolini nele.

Mas é isso,alguns são contra turbinar baixos mais baratos.Eu nao vejo mal algum desde que o baixo nao seja uma porcaria tambem.E os Shelter são legais.

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


ie esqueci do bartolini entre os 3 qual vc escolheria
bartolini,seymor ducan ou EMG

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44
o $$$ que tu vai investir na compra do baixo+caps+circuito, tu compra um já com tudo isso prontinho.

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


eu ja tenhu o baixo comprei quando comecei

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


up

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44
Eu não acho que vale a pena não. Normalmente eu falo que isso é relativo e vai de cada um, mas nesse caso específico eu afirmo categoricamente que não vale.

Troca de captação é um tiro no escuro, você não sabe exatamente onde vai dar, a menos que você saiba MUITO BEM qual a captação que tá entrando, e qual a que tá saindo.
No mais, você vai gastar uma grana BOA (mais de 50% do valor do baixo) pra ARRISCAR ter um som melhorzinho.

Se você quer fazer porque quer guardar o baixo de recordação, foi seu primeiro baixo, ou sei lá, gosta do instrumento, então faz. Nesses casos, a razão e lógica dão lugar a emoção. Mas logo avisando: Conheço alguns casos de gente que usou esse argumento pra se iludir, fez a troca de captação e não gostou, acabou se livrando do instrumento antigo do mesmo jeito. A diferença é que jogou 200/300 reais no lixo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44
Em 1º lugar é preciso discernir se há mesmo necessidade de trocar a captação. Em 2º lugar há que se pensar na relação custo-benefício. Esse baixo custa algo em torno de R$ 950, e um sistema completo de captação SD ou EMG custa uns R$ 500/600 (ou mais).
Abç

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


eh mesmo ele eh bom o som e talz mas a tocabilidade eh meia ruim eu comprei ele por 600 reais

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44
se tu curte o som e não a tocabilidade, pra que trocar a captação que só influencia no som???

juro que não entendi essa!!!


tu já levou num luthier o teu baixo?? se não levou, leve-o...provavelmente melhorara MUITO a tocabilidade!

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


o som eh medio cara num eh aquela coisa mas num eh ruim entendeu queria melhorar o som tbm

Ever Oliver
Veterano
# dez/09
· votar


Gui

Resumindo: ele quer MELHORAR o som.

iurycaculla44

É mais ou menos como o meu baixo.Pena que só vou poder investir como eu quero nele daqui a algum tempo.Mas pra dizer a verdade,ainda nem o testei num ampli (to sem),mas acho que nao vou levar nenhum grande susto,tanto positivamente quanto negativamente... Quero testar num ampli potente e de qualidade.Quando fizer isso,vou postar aqui.

Ever Oliver
Veterano
# dez/09 · Editado por: Ever Oliver
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Velho,tenho algumas dúvidas...

Um circuito ativo razoavel (Artec,ToneChase(?)...),pode dar mais grave e agudo,alem de volume, à um baixo passivo que tem carencia nesses dois quesitos? Ou só um mais sofisticado (KA,EMG,Bartolini...) pode ajudar? Ou talvez quem sabe só mudando os caps posso conseguir isso?

Outra dúvida: mudando o captador do braço de lugar,colocando ele mais proximo do da ponte,faz o baixo perder grave e ganhar agudo? Ou to errado? No caso do meu baixo,ele fica muito proximo à escala.

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44
Então não vale a pena mesmo. Se você acha o som mais ou menos e a tocabilidade também, o melhor é procurar outro instrumento que te agrade mais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/09
· votar


Ever Oliver
Sim, mas isso pode ser resolvido muito mais failmente com o uso de um equalizador...
Abç

Ever Oliver
Veterano
# dez/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ja pensei nisso tambem.Inclusive tenho em mãos um da Behringer.Não é meu,mas fica sempre na minha mão.

Mas acho mais legal quando o proprio baixo ja tem esse equalizador dentro dele,ate por questão de valorização do baixo,sacou?

Valeu!

Abç.

Ever Oliver
Veterano
# dez/09
· votar


DotCom

Velho,não sei se vc lembra,mas ja trocamos varias ideias sobre esse tipo de assunto (baixo mais barato turbinado) aqui no forum,num tópico sobre um baixo de 5 cordas (não lembro qual).

Pois é.Os meses se passaram e,testando alguns modelos de 6 cordas,me interessei bastante,fui me envolvendo ate que decidi comprar um.E comprei um Shelter Eclypse 6 cordas passivo,como escrevi la em cima.

Desligado ele soa muito bem.Ligado,eu testei apenas no pc mesmo.E pelo que deu pra notar,ele tem muito punch e medios pra dar e vender.Porem tem uma carência nos graves (agudos tambem,mas pouca coisa).Mas so vou poder ter uma ideia testando num amp bom mesmo.E como ta escrito la em cima,tenho que fazer modificações na posição do captador do braço.

Bom,se foi loucura eu nao sei,mas to quase satisfeito (quando deixar ele como eu quero,ai sim estarei completamente satisfeito).E agora ja era! hehehe..

Abç.

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


o mue ja eh ativo eh tem como equalizar ele bem eu acho um bom baixo mas lembrei aqui e acho q vo investir num amppli

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


Um circuito ativo razoavel (Artec,ToneChase(?)...),pode dar mais grave e agudo,alem de volume, à um baixo passivo que tem carencia nesses dois quesitos?

Sim e não.
Compliquei, né? Explicando:

Falar que o baixo "falta graves" é meio vago, pois tem que ver se o que falta são graves ou é aquele som encorpado. Um JB, por exemplo, não tem muitos graves, mas dá pra conseguir bastante punch e peso com ele. Mesmo sem os graves de tremer o chão.

Com isso, um equalizador pode ajudar. E os prés onboard são basicamente isso: equalizadores. Porém, em qual frequência eles vão atuar, e o quanto eles atuam nas frequências vizinhas, isso faz a diferença entre um pré "casar" bem com um baixo/captação.

As vezes um Artec pode te dar um resultado melhor que um Bartolini justamente por causa desses parâmetros.

Outra dúvida: mudando o captador do braço de lugar,colocando ele mais proximo do da ponte,faz o baixo perder grave e ganhar agudo?
Sim, é possível. Mas na prática, se vai perder muito/pouco grave, se vai ganhar muito/pouco agudo, só dá pra saber testando.
O que dá quase pra garantir, é que seu baixo vai ter a "voz" bem mudada. (Ex: se você mudar a posição dos caps do JB de lugar, é possível que ele não soe como JB mais).

Mas acho mais legal quando o proprio baixo ja tem esse equalizador dentro dele,ate por questão de valorização do baixo,sacou?
O mais legal é o baixo soar legal sem precisar de artifícios.
Qualquer alteração no instrumento costuma é desvalorizar o mesmo, não valorizar.

DotCom
Veterano
# dez/09
· votar


Ligado,eu testei apenas no pc mesmo.
O PC é péssimo para testar. Já lhe digo o porque...

Porem tem uma carência nos graves (agudos tambem,mas pouca coisa).
Caixinha de som de pc é fraca, e fone não costuma dar grave. De qualquer forma, pc é pc, ampli é ampli. Não dá pra tirar conclusões assim.

Outra: Placa de som não foi feita pra ligar guitarra/baixo. É entrada de baixa impedância. E instrumento passivo ligado em entradas desse tipo perdem agudos mesmo. Procure no youtube por "comparativo buffer" que você vai ver um comparativo que eu fiz entre ligar o instrumento direto na placa e passando por um pedal servindo de buffer.

E como ta escrito la em cima,tenho que fazer modificações na posição do captador do braço.
Isso vai ser um estupro no instrumento, sem certeza do resultado final. Depois, você não vai conseguir vender ele por nem metade do valor que comprou... Fora o custo com marceneiro/luthier.

Bom,se foi loucura eu nao sei,mas to quase satisfeito (quando deixar ele como eu quero,ai sim estarei completamente satisfeito).E agora ja era! hehehe..
Depois você bota os gastos todos na ponta do papel...

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


o meu ja decidi vlw pelas respostas vo invetir num ampli

Ever Oliver
Veterano
# dez/09
· votar


DotCom

Com certeza que tenho q testar num ampli,nao há duvidas.To esperando por esse momento.A modificação dos caps, pelas minhas ideias,como os do meu sao muito separados um do outro,seria como se eu tivesve "transformando" ele num baixo "normal"...

Entendo que to fazendo uma coisa meio no escuro mesmo,quanto a fazer essa mudança.Da muito receio,apesar da confiança no luthier.Isso me saira por mais ou menos 150 reais.nao pretendo vende-lo mais tarde,a nao ser que precise.

hehe.. velho,tenho feitos os calculos e conclui que se eu fosse comprar um baixo com caps KA e circuito bartolini, pagaria no minimo 3.000 reais,e no meu,no total,menos de 2.500.claro que tem varias coisas em jogo,como acabamento,ferragens,braço...

Ever Oliver
Veterano
# dez/09 · Editado por: Ever Oliver
· votar


DotCom

Entendo o que vc diz quando fala do equalizador,mas é que.. sei la,com o pré (circuito) é menos cabo pra se usar,menos trabalho pra arrumar som,e o que me vem à cabeça é justamente as atençoes voltadas para o baixo e nao para o pedal,quem ouve o som e não vê pedal nenhum logo pergunta que baixo é e tal....Acho que esse é o outro lado da moeda,sacou?

iurycaculla44

Vai escolher qual ampli?

iurycaculla44
Veterano
# dez/09 · Editado por: iurycaculla44
· votar


to pensando em um staner bx200 mas tah muito caro qual vcs me aconselham

Ever Oliver
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44

Gosto das Warm Music...

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


um assim ate uns 700 no maximo

iurycaculla44
Veterano
# dez/09
· votar


mandar fazer naum da certo naum?

Ever Oliver
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44

Tem gente q faz sim.Ja toquei em um assim e gostei muito.

um assim ate uns 700 no maximo


Essa warm music aqui?

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


iurycaculla44
eh mesmo ele eh bom o som e talz
o som eh medio cara num eh aquela coisa

decida-se!!!

DotCom
Então não vale a pena mesmo. Se você acha o som mais ou menos e a tocabilidade também, o melhor é procurar outro instrumento que te agrade mais.
FATO!!

Mauricio Luiz Bertola
pode ser resolvido muito mais failmente

ri muito alto!! hahahhahahahahahah


iurycaculla44
busque no forum sobre os warm music...todo mundo reclama do som e durabilidade...eu não arriscaria!!

tem uma marca nova chamada sound maker..eu achei legalzinho...só num sei quanto a durabilidade...

mas se puder, invista no staner!

Gui
Veterano
# dez/09
· votar


Ever Oliver
eu não invistiria nesse warm music pela fama da marca (já toquei em alguns, não tive problemas, mas não era o timbre que queria)..
e também por ter falante de 10"


iurycaculla44
tenta achar o meteoro space bassman!
a meteoro não é confiavel..mas essa é a única série que vi que NINGUÉM teve problema..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vale a pena trocar os captadores?