Vale a pena trocar meu limiter por um compressor?

    Autor Mensagem
    pedmelo
    Veterano
    # fev/07


    Olá baixistas!

    To infeliz com limiter, pois eu uso muito compressão para o tapping ficar mais presente, e qdo eu mudo pro pizzicato ou slaping, q obviamente tem um volume mto mais alto, se eu exagero no força o pedal está saturando, fazendo um POC alto pra cacete q soa mto mal. O pedal tá deixando passar uns picos, sem comprimir.

    Eu tenho um behringer BLE100, e sei q a função dele é eliminar picos, diminuir o volume dos sinais mais fortes, acima da regulagem de threeshold. Pra comprimir razoavelmente, eu uso o threeshold no minimo e o ratio a 3 horas, diminuindo em muito a diferença de volume do mais baixo pro mais alto. Funciona, mas assim estou saturando o pedal. Será porque meu baixo é ativo e o sinal entra mto forte?

    Oq estou pensando em fazer é comprar um semelhante, o CS100 compressor sustainer da behringer, q não comprimiria muito o sinal para diminuir a diferença de volume, e sim amplificaria os sinais mais baixos. Acredito que com ele mesmo o meu baixo sendo ativo não terei esse grave problema de saturação.

    Concordam comigo? Vale a pena?
    Ah, e eu uso o pedal com fonte. COm bateria o sinal nem funcionava direito.
    Valeu, muito obrigado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    pedmelo
    Essa é uma questão muito pessoal, e cuja resposta vai depender de sua técnica.
    Se vc toca de uma forma mais tradicional (como eu), o limiter dá conta do recado. Se não, o negócio é o compressor mesmo.
    Abç

    pedmelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    é, acho q pra quantidade de compressao q eu uso o limiter nao ta dando conta, e ta saturando.
    a questao é se o compressor vai saturar tb.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    pedmelo
    Sim, também irá. Vc deve regulá-lo de forma a não fazer isso, ademais deve prestar atenção à equalização também. Regular compressor e/ou Limiter não é muito fácil.
    Abç

    pedmelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    tem razão. obrigado pela ajuda cara!
    :D

    Cerberus
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    pedmelo
    Realmente, o uso do limiter não se aprende de cara, tem que testar bastante as configurações possíveis até achar as certas para você. Quando comprei o meu, pesquisei na Internet as configurações dos outros, quase todas eram diferentes, sem brincadeira...

    A dica da equalização é boa, se a equalização não ajudar muito, o limiter não conseguirá fazer um bom trabalho.

    Mas em relação à força aplicada nas cordas, se um limiter não segurar a sua "pegada", dificilmente um compressor fará melhor trabalho. O limiter já é projetado para segurar o nosso excesso de força.

    Também já pensei em comprar um compressor depois de comprar o limiter, mas estudando e tentando eu conssegui o que eu queria.

    Valeu!

    pedmelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    vocês tem razão.
    eu já uso o equalizador depois do limiter, e ajuda bastante na clareza das notas.
    tá certo, vou continuar com meu limiter buscando soluções e estudando!
    heheh
    obrigado!

    pedmelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cara, é profundamente desanimador ver isso.




    Eu acho q pra essa quantidade de compressão, é mto mais adequado um compressor do que um limiter, não acham? É certo q mal regulado o compressor tb satura oq tá acontecendo comigo no limiter, mas pra essa quantidade de compressão, eu teria q usar o threeshold do mínimo, e o ratio quase no 3 horas, concordam?
    por ex, assim q eu regularia meu pedal:

    http://img525.imageshack.us/img525/725/compressaonv2.gif

    Em preto é o exemplo da boss, em vermelho é o grafico do que acontece com o meu sinal e em azul é o destaque de quanto o sinal é comprimido em relação ao original. Pois bem, se eu usasse um compressor pra essa relação volume de entrada/volume de saída, o sinal seria bem menos comprimido (a parada azul), pois os sinais mais baixos seriam aumentados. E eu ainda ganharia a regulagem de attack, q faz falta pra mim. Concordam comigo? Acho q ainda faz algum sentido mudar o limiter por compressor. Oq acham, to falando mta merda?

    Valeu e desculpem por ser chato.

    Cerberus
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    pedmelo

    Bem, deixa eu ver se eu entendi corretamente o seu desenho...

    pelo que eu vi, o seu sinal está sendo comprimido antes mesmo da configuração do threshold, então não sei se qualquer pedal poderá te ajudar. Já tentou ir na casa de um amigo com o seu baixo e set de pedais e tocar na caixa dele? Não sou um expert em compressão, mas o comportamento tá meio estranho.

    em outra tentativa, dá pra trabalhar com o botão de volume de cada um dos pedais. Tinha aqui no forum um cara que fazia um esquema pro pedal de equalização trabalhar também como pedal de volume pro tapping dele, teria que dar uma olhada na busca por equalização...

    em último caso, será que em vez de compressor não seria o caso de um pedal de volume, já que o seu interesse é melhorar a audição do tapping?

    pedmelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    eu já uso sim um pedal equalizador, mas não pra boost! no video do billy sheehan ele não usa pedal de volume nem nada, tá vendo? é só compressão pra cassete!

    Jeff Loomis
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    eu já uso o equalizador depois do limiter

    talvez se colocar antes do limiter fique melhor , isso vai depender da config. q vc usa no eq.

    se vc tira graves e poe agudos o sinal vai adquirir mais picos , nesse caso eu recomendo antes do limiter.

    na verdade eu sempre prefiro equalizar antes , pq a amplitude das ondas muda drasticamente com o uso do eq , sendo assim se equalizar depois vai estar meio q desfazendo o trabalho do limiter.

    o problema com o "POC" eu ja vi acontecer com compressor , quando vc comprime de mais e o atack é pequeno (uns 5ms) , dai esses 5ms vão passar e continuar alto enquanto o resto do som vai ser comprimido , pra n dar esse "POC" vc pode aumentar o atack , deixando uns 20ms ou mais , ou deixando atack 0ms , dai esse "POC" tbm sera comprimido junto com o resto do som.

    mas pelo q eu entendi o "POC" ta dando com limiter , isso eu acho estranho ja q ele tem (ou deveria ter) atack 0ms , sugiro levar seu baixo numa loja e testar com outro pedal de limiter , use a mesma configuração pra ver se o problema n é com o seu pedal.

    vc tbm disse q o pedal está saturando , tem pedais q realmente tem essa caracteristica , mas tem pedais q não saturam , ou pode ser q o seu pedal seja de má qualidade ou q seja uma peculiaridade dele mesmo...

    pro seu caso eu recomendo pegar um compressor , ja q vc quer ter o mesmo volume pra tapping e slap , q tem uma diferença enorme de volume , mas o melhor q tem a fazer é ir na loja com seu baixo e testar o comportamento de cada pedal com ele...

    vlw!

    pedmelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    dica aprovada cara, to testando aqui, tive uma aparente melhora mas ainda vou fazer testar mais!
    brigado pela dica cara!

    pedmelo
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    você tinha toda razão, é beeem melhor usar o eq antes do limiter. primeiro q vai pro limiter o sinal já com mais médios, mais claro, e se o limiter tá saturando eu simplesmente baixo o level do eq. melhorou meu problema de saturação e agora tá tudo um pouco mais claro. estranho eu nunca ter pensado nisso antes, porque eu nunca tinha visto compressor/limiter em algum outro lugar do set sem ser no inicio!

    valeu cara!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena trocar meu limiter por um compressor?