Vale a pena comprar um Fender Jazz Bass Mexicano?

Autor Mensagem
João Marcel
Veterano
# set/09


Amigos,

Tenho muita vontade de adquirir um Fender Jazz Bass, porém não desejo comprar um Americano ou Japonês que quase sempre passam dos R$ 4.000,00.

Já vi alguns comentários aqui no Forum sobre o Fender Mexicano.

A pergunta é: Vale a pena ou não gastar até uns R$ 2.000,00 em um Fender Jazz Bass Mexicano?

Tem-se opções no mercado de Contra-baixo até R$ 2.000,00 melhores que o Jazz Bass Mexicano?

Obs: Os valores acima são para Instrumentos usados, obviamente.

Abraços!

Powerslave158
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel
vale sim cara

baita baxaria, meu amigo tem um, sonzera do caralho, só ve se o baixo tá 100% e já era!

peter.forc
Veterano
# set/09
· votar


Na minha opinião vale a pena, sim. Há um tópico em especial onde este assunto foi discutido de forma razoavelmente ampla:

Qual a diferença entre o Squier Jazz Bass Original e o Califórnia?

OBS. Apesar do tópico ser sobre o Squier, abordamos o Fender mexicano... Dê uma olhada nele.

Aliás, digo por experiência própria - tenho um Precision mexicano (há mais de dez anos) e gosto muito do instrumento. Pretendo agora trocá-lo por um Jazz, mas por outros motivos (captação, ergonomia do braço, etc), mas estou procurando um Jazz mexicano, mesmo.

Abraço.

João Marcel
Veterano
# set/09
· votar


Powerslave158
peter.forc

Obrigado pelas opniões...
Aguardo mais...

DotCom
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel
Vale a pena sim, só tome cuidado com falsificações.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel
Cara, isso vai depender de vc.
Você é musico profissional?
Você tem fixação pela marca Fender?
Sinceramente eu já toquei em baixos muito bons que não custaram R$ 2000.
Alguns dos que faço são tão bons ou até melhores que os Fender MIM...
Marca não é nada. Timbre é Tudo.
Abç

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Marca não é nada. Timbre é Tudo.

Sprite!

morrissy
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia
uhauhahuahuuhahuahu
Tinha me esquecido disso.

João Marcel
Veterano
# set/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Profissional não... Não vivo disso...
Mas tenho uma banda, tocamos sempre e em vários lugares...
Estamos ampliando nossos horizontes... vamos gravar etc...
Gosto muito da marca Fender sim... mas com certeza a qualidade e timbre do instrumento influencia muito mais...
AbraçO!
JM

Zeraus
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel

Eu não saberia te dizer em termos de custo/benefício.
Estou desatualizado com relação às marcas e modelos atuais.
E o meu Jazz Bass MIM acabou saindo apenas 900 dinheiros nacionais, pois comprei-o no eBay.

Mas pelo timbre e tocabilidade, não tem erro. É um baixo muito bom.

peter.forc
Veterano
# set/09
· votar


Bertola, às vezes a questão de aquisição de um Fender não é apenas de fixação pela marca, mas é algo semelhante a quem compra qq. outro bem confiando que a marca em questão não produz porcarias e não tem o péssimo hábito de enganar clientes, tão comuns em algumas empresas por aí.

Concordo com vc. sobre baixos de menor custo e eu mesmo já tive baixos muitos bom e de baixo custo, mas tb. já tive oportunidade de experimentar baixos feitos por luthiers (bem mais caros que esses R$ 2000) e que deixavam muito (mesmo) a desejar.

Acho que "confiança" é um termo mais apropriado nesses casos do que "fixação pela marca", mas concordo bastante com vc. em vários pontos : tem muita gente que acaba comprando Fender (ou MusicMan, ou...) mesmo sem gostar muito do som (ou sem conhecê-lo...), mais pela "logomarca", mesmo...

Abraço.

João Marcel
Veterano
# set/09
· votar


peter.forc
Quando criei o tópico a minha intenção era realmente coletar esse tipo de informação...
Saber se o Fender Mexicano tem uma qualidade boa, as peças boas, madeira boa etc... e se vale pagar essa faixa de preço por ele.
As dúvidas aparecem por que a diferença de preço dos mexicanos para os americanos e japoneses é muito grande... o que causa uma certa desconfiança...
Abraço!

leonardodrummond
Veterano
# set/09
· votar


Só pra completar, concordo com o que o Bertola e o peter.forc disseram, e há um tempo li em algum lugar (não lembro onde, acho que não foi aqui, mas não sei) que um cara tinha comprado um SJB75 e colocou aqueles captadores Select by EMG e disse que o baixo ficou com o timbre fantástico, todo mundo se impressionava e ficou, aparentemente, no nível de um Fender americano em questão de som. Isso pq eram Select, se fossem Noiseless ou EMG mesmo deve ficar melhor ainda. Talvez fosse mais jogo vc fazer isso, deve ser no mínimo do nível de um Fender mexicano mas mais barato!
Abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel
Cara, o Fender MIM é quase tão bom quanto o americano, o que muda é apenas origem, ou seja, de que lado da fronteira mora e trabaham os mexicanos que os produzem e alguns detalhes do "hardware".
Abç

Jfactor
Veterano
# set/09
· votar


Marca não é nada. Timbre é Tudo.
Abç
(2)

João Marcel
Veterano
# set/09
· votar


Alguém quer deixar mais algum comentário?

Abraço!

peter.forc
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel, reafirmo o que disse anteriormente, ou seja, vale a pena, sim, um Jazz Bass mexicano, desde, naturalmente, que vc. aprecie o instrumento (som, timbre, ergonomia, conforto do braço e corpo).
A diferença de qualidade para um americano é muito pequena (se considerarmos a grande diferença no preço) e vc. consegue encontrar unidades usadas em bom estado e a preço bastante razoável.
Além disso, é um instrumento para "casar" com ele, para a vida toda. E não vai precisar trocar captador, elétrica, etc., nada. Ótimo instrumento, "de fábrica"...

Abraço.

João Marcel
Veterano
# set/09
· votar


peter.forc
Obrigado amigo!
Seus comentários com certeza vão pesar na minha decisão!
Abraço!

Gui
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel
o Glauco (THE BASSMAN), que frequentava por aqui, tinha...e ele testou um squier, um MIM e um Americano (a serie mais baixa) e disse que a diferença não vale o que pedem entre um americano e um mexicano..é muito pouca...
mas ele tem é um PB e não um JB

Rafael Ide
Veterano
# set/09
· votar


Cara, achoque vale a pena, se conseguir um deluxe ainda ou signature, ai vai na boa velho..
abração manow !!!
p.s.: não sei se os mexicanos fazem estas linahs que mencionei, apenas sei que são as que compensam, pq toquei em um standard e num achei legal não...

KaizerSoze
Veterano
# set/09 · Editado por: KaizerSoze
· votar


Pega o xicano, mas escolhe bem, pq o controle de qualidade é pior q os americanos.

THE BASSMAN
Veterano
# set/09
· votar


Gui

Ae Gui, bom te ver!

ë isso ai, pelo menos as series std e highway eram identicas em sonoridade mudando o acabamento, uma em nitro( MIA) e o mex é brilhante. a diferença pro squier california é TOTAL, mas entre eles era mínima. Hj em dia eu ainda nào toquei em um fender highway upgrade, q sai com um ponte mais massuda, mas ainda assim acho a difereça depreço muito grande.
Incrivelmente uma vez na Hendrix toquei em um Jb reissue 75 americano, lindíssimo, acabamento maravilhoso, mas parece q não vinha o som.....qdo pluguei um Jb mex, putz adorei, apesar do acabamento mais básico, o som era a minha cara, muito ataque e agressivo.
Eu tenho esse baixo mexicano e escolhi entre outros 3 fenders mex, ja tem alguns anos e o baixo nunca desregulou,nao sente a entrada e saida de estudios e nem as mudanças de temperatura aqui de sampa,... isso é o que eu espero de um instrumento, alem do som me agradar é claro.

Se o baixo estiver em bom estado, manda bala e seja feliz.

THE BASSMAN
Veterano
# set/09
· votar


E respondendo uma pergunta acima, Sim, existem os mexicanos deluxe ( ativos) e alguns signature

peter.forc
Veterano
# set/09
· votar


Se não me falha a memória, o Jazz Bass Reggie Miller signature é mexicano (é é um P*** baixo !!), bem como o antigo signature do Stuart Ham (o Urge), ativo. O Urge II (atual) não sei onde é feito...

Abraço.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


"Marca não é nada. Timbre é Tudo."

Acho que foi a melhor frase que já ouvi pq resume tudo. Vou até mandar fazer uma estampa pra camisa com esse slogan!

KaizerSoze
Veterano
# set/09
· votar


Se não me falha a memória, o Jazz Bass Reggie Miller signature é mexicano (é é um P*** baixo !!), bem como o antigo signature do Stuart Ham (o Urge), ativo. O Urge II (atual) não sei onde é feito...

peter.forc

Não seria Marcus Miller e Reggie Hamilton?? Marcus Miller tem japones e americano. Esse outro não sei.

João Marcel
Veterano
# set/09
· votar


Galera,

Como faço para identificar falsificações?

Abraço!

peter.forc
Veterano
# set/09
· votar


KaizerSoze
Ok, o baixo a que me referi é o Reggie Hamilton !! valeu !!
Conferi há pouco, aliás, no site da Fender - é realmente MIM...

Abraço !

KaizerSoze
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel

Vai no bass.forumeiros.com e procura o pessoal lá quando tiver um modelo em mente. Eles vão ajudar a identificar.

peter.forc
Veterano
# set/09
· votar


João Marcel, há falsificações bem feitas e outras nem tanto.

Já vi alguns casos em que pegaram gianinni (dos antigos) e squier (de baixa qualidade) e colocaram os adesivos da fender, mas de uma forma muito mal feita, em, posição incorreta no headstock, até... Além disso, o som, naturalmente, denuncia a procedência. Aí fica fácil identificar.

No entanto, tb. é frequente (infelizmente) utilizarem algumas versões melhores de certas marcas, ou seja, com um bom som/timbre, para as falsificações. Aí já é mais difícil para quem for mais iniciante e não conhecer bem as características sonoras de cada marca/instrumento...
Geralmente os pilantras fazem isso para simularem um instrumento americano, de maior custo. Em um caso desses o mais apropriado é levar p/um luthier dar uma olhada antes.

Lembro que mesmo para instrumentos usados as lojas devem dar alguma garantia (por exemplo, a maioria das lojas de Sampa dá 3 meses de garantia para estes instrumentos).

Já quando vc. compra via Internet, aí realmente a coisa fica mais difícil... Se o vendedor for safado, pode até mesmo colocar fotos de outro instrumento. O complicado é correr atrás do pilantra, depois... É nessas situações que vale mais a pena vc. comprar de lojas e vendedores mais reconhecidos no mercado.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vale a pena comprar um Fender Jazz Bass Mexicano?