botão de volume, como usar?

    Autor Mensagem
    Jfactor
    Veterano
    # abr/08


    Galera, tenho ouvido mais uma vez o seguinte assunto:

    "Eu uso o volume do meu bass todo aberto, pq assim o som fica melhor do q eu ficar ajustando", então, uso o volume no máximo e faço os ajustes no amp. ou uso o volume do amp. em um ponto fixo e faço os ajustes no pot. do bass?????
    Isso acaba gerando dúvidas, mas , o q vcs falam a respeito??

    vlw

    Fredilson
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu particularmente vejo o volume do bass como um knob para ajustar o timbre, afinal o timbre vai depender da união dos volumes que se coloca em cada captador...

    e o amp vejo pra dar um ajuste leve na equalização, mas tendo como função principal a regulagem do ganho (volume)


    isso tomando como referência o meu set onde os meus baixos são passivos e eu possuo um EQ externo (por isso o ajuste na equalização do amp é apenas "leve")

    eomer
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Jfactor
    cara, isso vai do gosto pessual de cada um
    eu gosto de usar o volume do ampli num ponto fixo, e ficar regulando o volume no proprio bass.... isso no caso do BC 400
    no jazz bass eu uso tudo aberto, volume e tons

    bnnunes
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu dexo o volume do amp bem alto, i a eq dele pok coisa ajustada...o resto eh no volume i eq do baixo, eu axo q fik + facil, + perto pra regula...

    denismonteiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eu me baseio no volume do JB, coloco os dois caps no máximo e ajusto o resto, aí nos outros baixos eu ajusto o volume deles pra ficar igual.
    gosto tbm de usar pedal de volume, deixo o ampli um pouco mais alto pra deixar uma folga no pedal.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O grande problema pode ser a linearidade de abertura do sinal do potenciômetro. Em muitos deles essa relação não é 1:1. Ou seja se vai de 0 a 10, colocar o botão em 5 não significa que o potenciômetro está liberando 50% do sinal quando aberto.
    Nesse caso, deixar o volume aberto significa ter um sinal a 100%. Se o projeto de seu baixo é assim é preferível deixar o botão à 100% e regular o volume no ampli.

    ClaudioBass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Apenas pra fazer côro com o que o Maurício falou, tudo o que já li sobre isso, e conversas com Luthiers e pessoas entendidas do assunto, o botão de volume num instrumento deve estar sempre aberto no máximo, pois é dessa forma que você tira 100% da capacidade da captação. O volume mesmo deve ser regulado na fonte externa de amplificação , você pode substituir o controle de volume de um instrumento por uma simples chave on/off, e deixar o valume do captador "pré-regulado" para estar sempre no máximo!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Gui
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    cara..em baixos passivos eu deixo no maximo..sei lá por que..mas parece que volume menor que o maximo tira timbre!! é bizarro mas eu sinto isso!

    no ativo..normalmente deixo no maximo..mas de vez em quando trabalho com ele não todo aberto e fica igual!

    jkdias
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Jfactor

    cara pode acontecer de vc usar pouco volume no baixo e muito no ampli e o timbre ficar melhor q o contrário. O certo é testar das duas formas.

    TugaBass
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Jfactor

    Como diz o Gui e muito bem:
    em baixos passivos eu deixo no maximo..sei lá por que..mas parece que volume menor que o maximo tira timbre!! é bizarro mas eu sinto isso!

    E nos baixos activos passa-se exactamente o mesmo!!!!!

    O volume do baixo seja activo ou passivo, deve estar sempre todo aberto ao maximo (com as guitarras é o mesmo)! O controlo deverá depois ser feito no amp ou então num pedal de volume intrecalado (sempre aconselhavel)... A resposta do instrumento será sempre muito mais prestavel e definida, desde ataque, presença, timbre, etc.!

    Apenas na captação tipo piezo (no caso dos instrumentos de caixa, tipo violão ou baixolão) é que já não tem influência!

    Abraço.

    denismonteiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    nos ativos não sinto essa mudança de timbre!

    maquiro
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: maquiro
    · votar


    Fredilson
    eu particularmente vejo o volume do bass como um knob para ajustar o timbre, afinal o timbre vai depender da união dos volumes que se coloca em cada captador...

    Tenho um jazzbass (SX SJB75) e uso o volume para ajustar o timbre. Gosto de 100% no captador da ponte e um pouco menos no do braço. Não sei quanto menos pois não é linear, como falou o Maurício_Expressão. Quando quero mais grave, aumento o volume do captador do braço.

    Meus captadores são os originais. Acho que o meu captador do braço embola um pouco o som, tem pouca definição. Por isso dou um pouco mais de gás no da ponte.

    makumbator
    Moderador
    # abr/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    ClaudioBass
    TugaBass

    No baixo concordo, mas em guitarras nem sempre o melhor é todo aberto, pois dependendo da ligação, o volume mais fechado não tira brilho(há uma modificação bem comum que se faz que evita isso). Também pode-se querer menos brilho e volume em determinada passagem(para as ligações sem a tal modificação), e além do que, muitos guitarristas gostam de aumentar e abaixar o volume do instrumento, para com isso regular a quantidade de distorção(no caso de estar usando drive, obviamente).

    EDIT: outro detalhe é que certos baixos tem volume master, independente do volume de cada captador(que é o meu caso), e comigo se alterar o volume master, ele não muda o timbre, apenas o nível de saída mesmo. Mas nos instrumentos sem master talvez mude o timbre, o que pode ser usado musicalmente.

    Fredilson
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maquiro
    pois é... o timbre que eu gosto não da pra tirar em um jazz bass com os 2 volumes no maximo por exemplo...

    denismonteiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    maquiro
    osto de 100% no captador da ponte e um pouco menos no do braço

    !!
    eu normalmente toco com os dois no talo, mas devezeqdo é 100% no braço e 25% na ponte!
    justamente o captador do braço é onde está todo o peso! mas se embola pode ser alguma "característica" do seu captador! pq do jeito que eu falei (100/25) ainda fica bem definido! só embola se a mão direita for lá pra casa 20...

    maquiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    denismonteiro

    Na verdade, só sinto embolar quando os dois estão no máximo. Só o do braço não embola muito, acredito que no seu ajuste (100/25) não deva embolar. Vou testar para ver (ouvir!) se gosto.

    Com os dois em 100% sinto falta de definição nas notas. Pode até ser defeito do aparelho escutador do baixista. Será? hehehe.

    TugaBass
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Eu falei sobre volume master... não em volume ou balanço de pickups! São coisas diferentes. Se tivermos volumes independentes de pickups, aí a história é outra. Somos obrigados a regular o ataque de cada pickup individualmente para conseguir aquele timbre pretendido. Mas isso também vai do gosto de cada um! No meu caso, seja 1, 2 ou 3 pickups (dependendo do baixo) o master está sempre aberto ao máximo!

    DotCom
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Alterar o volume de um captador só (fechar o da ponte e deixar só o do braço, ou vice-versa) acaba não alterando tanto o volume final do instrumento (caso você regule a altura dos caps para tal), mas altera sim o timbre.

    makumbator
    Mesmo com baixos (passivos) com volume master, diminuir o volume lá altera o timbre (come agudos).

    makumbator
    Moderador
    # abr/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    DotCom

    Depende, existe uma alteração no circuito(muito feito em guitarras, mas pode-se fazer em baixo também) que mantém o mesmo brilho independente do volume, o meu tem esse troço.

    EDIT: Achei a informação mais precisa, no caso coloca-se um capacitor cerâmico no potenciômetro de volume. Essa alteração faz com que o brilho mantenha-se sempre o mesmo, mesmo com o volume quase no zero.

    TugaBass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    DotCom
    Mesmo com baixos (passivos) com volume master, diminuir o volume lá altera o timbre (come agudos).

    Exactamente!!!!! Nem mais!

    isaqueras
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu deixo o captador da ponte com o volume um pouco mais baixo e o do braço no máximo, mas tem uma coisa... mexi nos captadores para essa regugulagem, deixando o da ponte bem rente às cordas e o do braço uns 5mm longe pois JB que é JB de verdade bagassa nos graves e mexendo no volume do captador do braço perco o "ganho", sem contar que o slap some. Ja com o volume aberto nos dois e captadores regulados iguais e rentes às cordas... aja speakers pra aguentar a estilingada.

    kadudu2
    Veterano
    # mai/08 · Editado por: kadudu2
    · votar


    Recentemente colokei 1 equalizador de violão de 3 bandas e 1 ganho no meu baixo, ficou file. Eu nunca usei pedais, mas agora tenho praticamente 1 no meu baixo. da muito mais volume.

    ficou 2 volumes dos captadores independentes, e o master do eq. com grave, medio e agudo, so faltou o "presençe" pra completar.
    Ficou bizarro mas o som ta legal


    rsrrssrrs

    LuCaSbass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Eu tenho dois jazz bass(um sx e um squier) e como alterar o volume neles tambem altera o timbre, a solução que tive foi comprar um pedal de volume para poder controlar melhor e nao precisar ficar mechendo no amp. recomendo o boss fv50h, que custa uns 180 reais e funciona muito bem... tem tambem o fv500h, que custa uns 350 reais e é bem mais bonito/bem acabado, mas faz a mesma coisa heheh
    abç!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a botão de volume, como usar?