Pesadelo dos baixistas

    Autor Mensagem
    netinho20
    Veterano
    # abr/08


    E ai galera do contra-baixo! Sou batera e gostaria de fazer uma pergunta p vcs. Qual o maior erro de um batera que atrapalha mais voces quando estao ensaiando ou tocando? Eu criei um topico semelhante no forum de guitarra e eles me deram boas dicas!

    TugaBass
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: TugaBass
    · votar


    Não ter uma noção certa do tempo e do compaço... e não ouvir o baixo na sua linha melódica e ritmica! Mas isto serve para os dois!

    LucasLermen
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O principal é sair dos tempos, acelerar ou atrasar a música.
    Outra é que o baixista e o batera tem que se entrosar bem, por exemplo, em levadas lentas, eu acho mt fóda o baixo batendo junto com o bumbo da batera... Se o batera e o baixista forem entrosados, é difícil ter problema.

    Uma coisa que devia ser proibida é baterista tocar sozinho... Odeio quando nos intervalos dos ensaios, o batera fica lá tocando sozinho... chato demaaais. hahah

    WormKrash
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    netinho20

    falta de precisão... a pior coisa pra um baixista é não poder confiar na contagem do baterista e os grooves ficarem travados por conta disso. viva o metrônomo :-)

    maquiro
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Sair do tempo é imperdoável para a cozinha (bateristas e baixistas).

    Outra coisa chata é baterista sem "repertório", que toca a mesma levada para todos os ritmos.

    hyuuga_adam
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    sem sombra de dúvidas: errar o ritmo...
    isso ferra qualquer um da banda, nao só o baixista... tpw.. como eu sempre falo pro pessoal da minha banda, o ritmo eh de todo mundo, mas qm dita o ritmo eh a bateria, principalmente... se o cara me faz um ritmo mais rapido ou mais lento que o normal, puts, eu to na merda...

    allexcosta
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Tirando o q a galera falou, incomoda quando o batera nao tem pegada, toca fraco demais (principalmente o bumbo). Alem disso, tem batera q faz todas as viradas e nao deixa alguma pra os outros instrumentos, ou entao vc comeca uma frase e o batera nao deixa vc fazer, faz uma por cima. Tem tambem o batera q soh estudou single-stroke, aih a gente vai tocar musica q precisa dos outros rudimentos (double-stroke, paradiddle) e ele nao consegue tocar. Batera q eh totalmente criado na escola do rock tambem eh muito dificil de trabalhar, eles tem um raciocinio completamente reto e nao conseguem entender sincopes, poliritmia, shuffle e ghost notes.

    Rdg Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Batera q eh totalmente criado na escola do rock tambem eh muito dificil de trabalhar, eles tem um raciocinio completamente reto e nao conseguem entender sincopes, poliritmia, shuffle e ghost notes.


    Nem me fala disso, e quando vc faz aqueles grooves todo cheio de swing e o batera perde a mão nas viradas errando as cabeças das notas

    edumelo
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O maior problema que tive para entrosar o baixo com a bateria até agora foi o fato de o baterista mudar o ritmo dos bumbos aleatoreamente. Tipo em uma estrofe tá de um jeito, na outra tá de outra... é ruim porque não dá pra encaixar um groove e ficar tranquilo. Outra coisa que já falaram é o baterista que não conhece muitas levadas diferentes... deixa o baixo limitado também. Não dá pra exercitar a criatividade ^^

    Por isso é que uma banda tem que conversar bastante e trocar idéias. Saber ouvir os outros instrumentos é imprescindível ao se tocar em grupo.

    murdok-sp
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    o maior problema que já encontrei foi a dinamica entre baixo e batera , sabe naqueles trechos de uma certa musica onde a bateria e o baixo caem e aguita faz o solo ou o vocalista faz um solo isso é bastante ruim ,o batera desce a mão na bateria e cobre os outros instrumentos......tambem tem aqueles bateristas que colocam muito bunbo e caixa ( em um certo estilo de musica )e fica foda pro baixista manter o groove e uma linha bem contruida , mas isso é algo que se deve conversar e chegar num acordo ........

    Fá Mendonça
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Além do fato do ritmo, do entrosamento. É de fundamental importância que o bateirista tenha a noção do que está tocando e qual o "tamanho" da música, no que diz respeito a dinâmica, notas, pausas etc...

    Muitas vezes fazer o somente o arroz com feijão e tocar reto é a melhor saída, pois nem toda música pede uma levada cheia de viradas, chimbal quebrado, rufadas e mais rufadas... Isso vale também para os baixistas, guitarristas, tocadores de campainha, apito, sino de igreja, etc.

    Nunca, mas nunca mesmo, faça algo na música que você nao se sente seguro. Não importa o nível de conhecimento que você tem, se estiver seguro, seu som vai se destacar.

    Tente ENTENDER e SENTIR a música que está tocando ao invés de apenas tocá-la...

    Já passei por problemas assim com alguns bateras.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Rapaz, lembrei de um fato aqui: uma vez num ensaio com uma banda Gospel o baterista reclamou que o baixo estava alto. Diminui e ele continuou reclamando. Dai eu desliguei o ampli do baixo na próxima música. Ninguém percebeu. Ao final perguntei se o volume do baixo estava legal e ele respondeu: Ainda esta alto, mas assim dá pra levar... Levantei, peguei minhas coisas e fui embora. Até hoje os caras estão perguntando o que deu no baixista...

    Mas o difícil é ter um baterista que não transmite segurança e quando faz uma variação e cai na cabeça da nota, cai no tempo errado e em vez de disfarçar, começa a tocar mais alto chamando a banda para o tempo dele...

    Você (baixo) sai cansado de um show assim... parace queda de braço!!!

    ClaudioBass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    netinho20

    Pra mim, o maior erro de um baterista é não estudar música, não conhecer outros instrumentos, é não ter a exata noção da interação de uma bateria com outros instrumentos. O baterista eu costumo dividir em duas classes:

    1 - O baterista que é apenas ritimista;

    2 - O baterista que além de ritimista é músico... conhece música.

    Estou dizendo isso dessa forma, porque tive a oportunidade de tocar em gigs com o Mestre Robertinho Silva, que é baterista, percussionista e músico. Aprendi muito com ele. Nos ensaios, ele pegava o baixo e tocava junto com o bumbo e contratempo pra mostrar como deveria ser a interação baixo/bateria em cada uma das músicas!

    Pra você que é baterista... quer uma dica legal? compre um baixo. Não pra se tornar um baixista, mas apenas pra ampliar o campo de visão!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    netinho20
    Além do que o ClaudioBass disse, eu só tenho a dizer o seguinte: Tempo e Espaço. O tempo deve ser o mais "certo" possível. Depois de um certo tempo de banda, de entrosamento, esse tempo pode até variar, afim de proporcionar mais "graça" e "humanidade" à música (senão é melhor tocar com uma bateria eletrônica!). Espaço, em dois sentidos: Saber respeitar o silêncio, os "espaços vazios" da música, e no sentido da dinâmica, mantendo-se o tempo, ser capaz de variar a força com que se toca, dando sentido de interpretação à música (toda a banda deve prestar atenção à isso).
    Abçs

    Gui
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    batera que não sabe quanto tempo dura sua virada e fode com a música..

    batera chato também..que não aceita opiniões...
    batera hiperativo..que não deixa conversar sobre as músicas no ensaio, tá sempre tocando..

    batera inseguro..
    e

    batera RUIM!!

    Aleksandr
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Quanto aos bateras que não param de tocar nos ensaios...
    Geralmente é pq não podem tocar em casa sem vizinhos reclamando...

    Rdg Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Maurício_Expressão
    Rapaz, lembrei de um fato aqui: uma vez num ensaio com uma banda Gospel o baterista reclamou que o baixo estava alto. Diminui e ele continuou reclamando. Dai eu desliguei o ampli do baixo na próxima música. Ninguém percebeu. Ao final perguntei se o volume do baixo estava legal e ele respondeu: Ainda esta alto

    Isso já aconteceu umas duas vezes comigo tmb, só que na primeira vez quando desliguei falaram que estava bom.

    Fredilson
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    os bateras que eu toquei nunca reclamaram do volume do baixo, sempre gostaram dele alto na verdade... os guitarras que enxem o saco com isso...

    dani_low
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    os bateras que eu toquei nunca reclamaram do volume do baixo, sempre gostaram dele alto na verdade...
    (2)

    alem disso q a galera falou eu acrescentaria ensaiar de uma forma e tocar de outra. Tem um batera aqui q sempre faz isso, n presta atençao no ensaio e na hora pega qualquer ritmo...

    alex-gui
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    O maior problema que tive para entrosar o baixo com a bateria até agora foi o fato de o baterista mudar o ritmo dos bumbos aleatoreamente.

    Isso acontecia direto na banda que eu tocava.

    netinho20
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ai galera valeu mesmo pelas ideias. Eu estou estudando bateria, mas meu professor me orientou a futuramente aprender, ou pelo menos ter uma noçao, de outro intumento, estou pensando em estudar um pouco de algum instrumento de corda, mas nao agora. Galera eu amo a musica e admiro quem se dedica e estuda. O pessoal do forum sempre traz um conhecimento maior para quem busca informaçao. Acho que cada um tem que trabalhar em funcao da musica e nao apenas para saber tocar bateria, baixo, guitarra.... Quem tiver mais ideias para me dar eu aceito e fico muito agradecido!

    Gui
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    netinho20
    estude baixo...a cozinha da banda..o instrumento que tu mais tem que se ligar..

    hyuuga_adam
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: hyuuga_adam
    · votar


    estude baixo...a cozinha da banda..o instrumento que tu mais tem que se ligar..

    2

    na minha opiniao, o introsamento entre baixo e bateria eh o mais importante.. se vc ter noçao dos dois, sera um otimo baterista

    LucasLermen
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Gui e
    hyuuga_adam

    Falaram tudo...

    Ala
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    o introsamento é tudo...

    Eu sofro pois toco com dois bateras, um cada dia, isso é terrivel, pois cada um tem um estilo diferente.

    Gui
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ala
    já passei por isso..mas como já conhecia o jeito de tocar dos dois..foi facil me adaptar..

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pesadelo dos baixistas