Shelter SX SJB75 fretless

Autor Mensagem
Saito
Veterano
# fev/08


E aí, povo. Tudo em ordem?
Bom, vi que tem uma porrada de tópicos sobre esse baixo, isso e os comentários bem positivos sobre este modelo me fizeram ter interesse em comprar um. Comprei. To criando esse tópico pra quem pensa em fazer a mesma transformação que eu e pra darem sugestõe tb (principalmente os luthiers daqui do fórum (ae bertola!!)).
Então, é o seguinte: comprei-o na intenção pura de transformá-lo em fretless, mas depois foi que reparei que o braço é peça única, então não dá pra trocar apenas o espelho como eu pensava em fazer. Pensei em fazê-lo com escala clara mesmo, o som muda muito poco. Mas um luthier aqui de Recife me disse que não fica bom pq suja muito e com um tempo a sujeira fica entranhada na madeira e não sai mais. A solução agora é trocar o braço do baixo por um com escala escura e já sem os trastes.
Alguém tem mais alguma sugestão aí?

P.S.: Sobre a questão de valer ou não a pena pelo valor do instrumento, comprei no intuito de reformar mesmo, aos poucos. Captação, circuito, ponte, tarrachas, etc. Sem pressa.

Abraço a todos.

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


James Jamerson nunca limpou seu legendario P Bass e sempre dizia q era na sujeira da escala q o Funk habitava.

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Saito
Costuma-se envernizar a escala em instrumentos de escala clara.
Mas eu não sei se isso seria legal em um fretless.
Tanto na parte sonora qnto na parte pratica. PQ em um fretless, o atrito entra a escala e as cordas é, obviamente, muito maior. Causando um desgaste mais rápido da madeira. Ou seja, o verniz não duraria muito.

A solução agora é trocar o braço do baixo por um com escala escura e já sem os trastes.
Não é masi fácil retirar (com lixa, formão ou outra ferramenta qualquer) a espessura equivalente à escala deste braço aí mesmo e depois colar uma escala escura em cima?

Qnto à transformar um braço "fretado" em um fretless, é teoricamente simples.
Basta retirar os trastes e preencher o corte colando lâminas de madeira.
Mas eu disse "teoricamente" fácil.
Parece simples. Mas é um serviço q exige habilidade e cuidado para não ferrar a escala.

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


Saito

Já vi alguns Sx Sjb'75 fretless por aí,e todos eles estavam com o braço original,um dos que eu ví é fretless desde 2006,e até hoje não está com essa escala escura que seu luthier falou.

O fretless com escala de maple,tem um som mais aberto e menos encorpado que os com escala escura,mas roncam legal também.

O problema é que a escala dos SX tem aquela camada (que não sei se é de verniz ou é seladora) e ela vai se desgastar com o tempo de atrito entre cordas e escala,que vai ficar bem feia,toda trincada,acho que é por isso que dizem que a escala fica escura,e cheia de manchas,já que o suor iria penetrar na madeira,mas limpando bem as cordas e a escala sempre que a mão começar a suar,acho que isso é minimizado.(talvez com cordas flatwound isso não ocorra tão fácil já que o atrito entre elas e a escala é menor que com as roundwound)

ClaudioBass
Veterano
# fev/08
· votar


Alguém sabe dizer se a Shelter tem algum modelo SX SJB75 Fretless original de fábrica? mas Fretless mesmo, sem marcações, com escala completamente lisa em rosewood!

Eu estava querendo ir a um Luthier para construir um braço Fretless pra um Squier, mas comecei a mudar de idéia, tô preferindo pegar um Fretless de fábrica mesmo!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


ClaudioBass


Alguém sabe dizer se a Shelter tem algum modelo SX SJB75 Fretless original de fábrica?


Que eu saiba não tem não cara,nem no site da marca,nem no site da Rondo Music (quem importa os baixos no EUA) só tem alguns modelos com fretlines mesmo.

ClaudioBass
Veterano
# fev/08
· votar


Rafael do Baixo
só tem alguns modelos com fretlines mesmo.

Que pena... então vou ter que acabar partindo para modelos Cort ou Warwick. No ML tem um cara vendendo um Rockbass fretless por R$ 1.200,00 mas se você pagar em dinheiro e a vista ele faz por R$ 900,00... tô achando estranho os preços desses Rockbass serem tão baixos assim.

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


ClaudioBass

Realmente os Rockbass estão ficando muito baratos mesmo,me lembro que quando foram lançados tinham lojas que os vendiam por algo entre R$1500 e R$1800,e uns poucos usados custavam entre R$1200 e R$1400.

Saito
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface
Não é masi fácil retirar (com lixa, formão ou outra ferramenta qualquer) a espessura equivalente à escala deste braço aí mesmo e depois colar uma escala escura em cima?

Será que é mais fácil? Achei que isso seria mais complicado do que fazer um braço novo. Vc sabe, em média, quanto ficaria um serviço desses?

Rafael do Baixo
Alguém sabe dizer se a Shelter tem algum modelo SX SJB75 Fretless original de fábrica?

Não tem, procurei e só tem com trastes. Pensei em pegar um RockBass tb, mas queria um modelo Jazz Bass, aí surgiu a oportunidade de pegar esse SX por R$450,00. hehe.


allexcosta
James Jamerson nunca limpou seu legendario P Bass e sempre dizia q era na sujeira da escala q o Funk habitava.

Hehe, pois é. É um caso a se pensar, mas eu sempre prefiri fretless com escala escura. Mas se tudo der errado, vai de clara mesmo.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Saito
Cara, espera o Jfactor aparecer por aqui, mas posso adiantar ele tem um sx fretless e não vende por nada nesse mundo.

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/08
· votar


Saito

Rafael do Baixo
Alguém sabe dizer se a Shelter tem algum modelo SX SJB75 Fretless original de fábrica?


Eu sei que não tem SX sjb 75 fretless (sem marcações de fábrica,só nos EUA que tem uns com fretlines) quem fez a pergunta foi o ClaudioBass,eu só o respondí.

=)

Gabriel.Oliveira
Veterano
# fev/08
· votar


Se tu comprou para transformar em fretless devia ter pensando melhor e ter comprado logo com escala escura :)

Saito
Veterano
# fev/08
· votar


Gabriel.Oliveira

Não tem com escala escura.

conehc

Valeu a dica, cara. Vou mandar uma mp pra ele.

Rafael do Baixo

Foi mal, hehe.

Gabriel.Oliveira
Veterano
# fev/08
· votar


Ai não? Pensava que os SX tinham escala em rosewood também. Mals aí :D

Saito
Veterano
# fev/08
· votar


Mandei uma mp pro Jfactor pra ele falar do dele aki no tópico.
Flw

Soulface
Veterano
# fev/08
· votar


Saito
Será que é mais fácil? Achei que isso seria mais complicado do que fazer um braço novo.
COm certeza é mais fácil, rápido e prático. E com certeza, vai sair mais barato do q vc mandar fazer um braço novo.
Agora, qnto à preços, eu não posso ta informar. Até pq isso depende muito de profissional pra profissional.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Saito
Mandei msg pra ele no msn, quando ele entrar ele deve postar aqui...

Sobre o seu baixo ,tem certeza que é peça única? No meu tem a escala é separada e tem uma leve figuração, mas tem que reparar bem pra poder achar o lugar da divisão. Sabe mais ou menos quando o seu foi fabricado?

ClaudioBass
Veterano
# fev/08
· votar


Saito

Dá uma olhada nesse video com o Christian McBride tocando com um modelo Jazz Bass sem trastes e com escala clara...

http://www.youtube.com/watch?v=nlSkKkmdkhY

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Saito
Veterano
# fev/08
· votar


Soulface

Hmm, valeu. Vou perguntar pros luthiers daqui quanto sai um serviço desses.



conehc

Cara, certeza mesmo não tenho. Pq tem uma firulazinha que contorna a escala, aí não dá pra perceber ao certo se é uma coisa só mesmo ou não. Olhei só pela cor mesmo.
Quanto ao ano de fabricação, é novinho. O seu que vc diz, é um igual ao meu? Pq se for do mesmo modelo deve ser a mesma configuração, né..

ClaudioBass

Quando eu chegar em casa eu dou uma olhada no video.. Vlw

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Saito
Sim, a configuração, captadores é a mesma, mas do mesmo jeito que existem diferenças entre os diferentes anos de fabricação da fender deve haver com a SX. Isso é uma suposição minha e do the bassman, mas os sx mais novos não estao como os mais antigos. Os mais antigos mesmo, com head de fender tem o pickp routing um pouco mais proximo do tamanho do captador, mas ainda é maior do que o cap. No modelo que veio depois deste, o pickup routing já é aquele retangulo (esse é o meu). Nos mais novos, pelo que eu estou observando, o ash não está tão figurado e a escala está muito mais clara. Dizem que está mais leve também. Dá uma olhada lá perto do tensor e veja se tem alguma descontinuiadade dos veios da madeira, se tiver é porque o braço não é peça única.

Jfactor
Veterano
# fev/08
· votar


Saito


I ai brother, blz????? tá querendo saber sobre o meu xodózinho????rsrsrsrsrsrs, então, o meu SX foi comprado na intenção de transforma-lo em um fret., o q eu fiz foi o seguinte, pedi para um luthier retirar os trastes e preencher com uma madeira um pouco mais escura, somente um sombreado de diferença da escala, ele lixou o corpo para ficar fosco "aparencia de madeira encerada", o nut ele trocou por um de osso, coloquei cordas fletwound "lisas" da d'ddario 0,40 e só ficou um pouco de verniz no head.
para que vc consiga aquele roncado gostoso, vc precisa de usar mais o captador da ponte do q o do braço, mas te falo, é uma infinidade de timbres, ele está com a captação original, futuramente vou trocar os captadores, mas por enquanto ficará original, te falo, já tive Factor, Rockbass, GB 94 da Cort, Ibanez, etc... , mas o SX para mim não tem preço, ele ficou d+, quem vê e toca nele sempre pergunta: q baixo é este?? q som maneiro pq este fret. tem este som??
è isso ai, qq coisa me manda uma mm ou post aqui, desculpe a demora, mas tô meio atolado de serviço ai estou sem tempo.

abçs

Jfactor
Veterano
# fev/08
· votar


Saito


Já ia me esquecendo, o serviço todo ficou em 200 pilas, a mais ou menos 2 anos.

vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/08
· votar


Saito
Cara, em sí não há problema em utilizar escala clara em baixo fretless (o baixista do Peter Frampton e o John Paul Jones usavam). O problema é o desgaste da escala e a sujeira que ficarão mais aparentes. Deverão ser aplicadas camadas extras de verniz de poliéster nela, depois lixando e polindo (esse procedimento é opcional, puramente para aumentar a resistência à sujeira). O encordamento padrão para baixos fretless é o "flatwound" com a (boa) opção de se usar os "half-wound" (eu já usei em baixo fretado e o som é "maneiro").
Abç

Saito
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
Dei uma olhada mai detalhada perto do nut e realmente a escala é um pouco mais clara que o resto do braço. Nem tudo está perdido, então. Hehheheh

Jfactor
Então tu tá usando a escala clara original, normalmente. É isso? Nesses dois anos, como é que tá a situação do verniz dela? Vou fazer isso tb, sai mais barato, qualquer coisa depois revejo, hehe. Quanto a colocar as cordas flatwound eu já tava providenciando isso, não ía deixar as originais não.
Se tu tem e tá dizendo que ficou mto bom, vou fazer isso tb.
Tem foto dele? Me add aí no msn: saito.allan@hotmail.com

Mauricio Luiz Bertola
Valeu, vou fazer isso mesmo. Talvez daqui a algum tempo eu troque a escala, mas por enquanto vou só mandar tirar os trastes.
Um luthier daqui me cobrou R$100,00 pra fazer esse serviço, acho que é melhor do que eu mater uma chave de fenda né...

Abç!

Ivanov_br
Veterano
# fev/08
· votar


Luthier é a solução. fale com mais de um. Mas, geralmente, braço fretless é de escala escura. E tem motivo pra isso. Novamente, consulte teu luthier. É a melhor coisa a fazer.

Jfactor
Veterano
# fev/08
· votar


Saito

Então tu tá usando a escala clara original, normalmente. É isso? Nesses dois anos, como é que tá a situação do verniz dela? Vou fazer isso tb, sai mais barato, qualquer coisa depois revejo, hehe. Quanto a colocar as cordas flatwound eu já tava providenciando isso, não ía deixar as originais não.
Se tu tem e tá dizendo que ficou mto bom, vou fazer isso tb.
Tem foto dele? Me add aí no msn: saito.allan@hotmail.com


isso mm, a escala é a original, eu acho q o q vale é o cuidado, geralmente a escala fica escura quando o bass já tem anos de estrada, mas mesmo sendo isto inevitável, mm assim vai demorar muito, o meu bass a escala está perfeita, não escureceu nem um pouco.

Já te add. no msn, qq coisa a noite tô lá,


abçs

Saito
Veterano
# mar/08
· votar


Pronto, mandei fazer. Tá no luthier pra tirar os trastes. Agora to procurando um jogo de cordas flat e por aqui não tem, vou ter que comprar o ML. Vi um encordoamento flatwound da NIG por R$57,00, alguém já usou e/ ou sabe se é bom? Ou morro com R$150,00 num d'addario?
Flw

Edão
Veterano
# mar/08
· votar


Compra no ebay (USA), chega em duas semanas ou até em 5 dias úteis, dependendo da loja, e você compra dois encordoamentos pelo preço de um encordoamento no Brasil.
Escolhe aí...
http://search.ebay.com/search/search.dll?from=R40&_trksid=m37&satitle= strings+flatwound&category0=

ClaudioBass
Veterano
# mar/08
· votar


Saito
Ou morro com R$150,00 num d'addario?

Essas cordas NIG não valem nada... prefiro Giannini. Recentemente comprei um jogo de D´Addario Chrome Flat Wound, paguei R$ 90,00 e estou gostando muito... tem um timbre maravilhoso!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/08
· votar


ClaudioBass
Concordo plenamente! Até as antes mal faladas São Gonçalo (atuais SG) estão melhores que essas NIG. E a Giannini atualmente se compara a alguns encordoamentos importados.
Essas D'Addario Chrome são muito boas.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shelter SX SJB75 fretless