jazz bass 6 cordas

Autor Mensagem
bass delber
Veterano
# jan/08


Observei uma vez na televisão um evento de jazz,não lembro que evento era esse, mas o baixista estava tocando um jazz bass de 6 cordas e gostaria muito de obter alguma informação sobre esses baixo,sites,lojas de vendas...

TugaBass
Veterano
# jan/08 · Editado por: TugaBass
· votar


Jazz Bass com 6 cordas? Huuummm!!!!! Não devia ser Fender! Nunca vi nenhum! Poderá ser alguma alteração feita, mas é muito estranho. O máximo que existe no mod. JazzBass são 5 cordas e é relativamente recente. Uma década, mais ou menos.

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


bass delber

Apenas luthiers fazem este tipo de baixo,ou a custom shop de marcas como Fernandes e ESP,que foram as únicas marcas que eu já ví um jb 6 cordas,mesmo assim são caríssimos (mais de 8mil reais fácil) e não são vendidos no Brasil.

Uma opção é você modificar um JB 5 cordas e transformá-lo em um baixo de 6 cordas,no youtube tem vídeos de um cara que fez isso,mas as cordas ficam muito próximas.

EDIT:Aqui uns vídeos do baixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Rmy59JtIgfI

http://www.youtube.com/watch?v=CZigfc_91tk

bass delber
Veterano
# jan/08
· votar


Não sei se foi obra de algum luthier cara, mas que eu vi isso eu garanto!E por sinal ficou muito louco.

TugaBass
Veterano
# jan/08
· votar


bass delber
Não sei se foi obra de algum luthier cara, mas que eu vi isso eu garanto!E por sinal ficou muito louco.

E tens a certeza que era Fender ou apenas tinha o formato do modelo JB?

marcioazzarini
Veterano
# jan/08
· votar


bass delber

A Fender lançou, la em seus primórdios, um baixo de 6 cordas, mas era um instrumento intermediário entre o baixo elétrico e uma guitarra, pois tinha a afinação de uma guitarra, porém uma oitava a baixo, e o modelo lembrava mais uma guitarra Mustang.

Pra quem quiser conferir, segui e o link:

http://en.wikipedia.org/wiki/Fender_VI

Abraços!

allexcosta
Veterano
# jan/08
· votar


TugaBass
O máximo que existe no mod. JazzBass são 5 cordas e é relativamente recente. Uma década, mais ou menos.

Na verdade bem mais q isso, em 1991 um amigo meu tinha um Fender Jazz V e nao era coisa recente.

bass delber
Rafael do Baixo

Esses videos mostram baixos modificados, mas Jazz Basses de 6 cordas sao relativamente comuns. A Performance e a Ken Smith fazem em serie.

http://www.talkbass.com/forum/attachment.php?attachmentid=75148&d=1196 618235

http://www.basscentral.com/2003/ksd.shtml

GuilhermeBaixista
Veterano
# jan/08
· votar


Sempre penso em fazer um Jb 6 cordas... e pelo q vi alí me parece ser aquela série standart da squier q tem uns 5 cordas muito legais...qto ao espaçamento, deve ter ficado igual desses condors, pois o braço do squier de 5 são como os fenders, obedecem o espaçamneto original de jazz bass (um amigo meu teve um Deluxe e hj tem um Miller de 5 e o espaçamento é de Jazz Bass).

Tive um Tagima Jazz Bass de 5 cordas q tinha um braço quase de 4 cordas e levava uma ponte de 5 (assim como nos condors Jazz 5) e baseado nisso, proporcionalmente, deve ser próximo ao resultado desse 6 cordas aí num braço de 5 com espaçamento de 4....confuso né? uheuheuee

Mas um dia ainda faço um Jazz bass de 6 cordas, só q com espaçamento original de jazz bass, na ponte e no nut.

Abç !

allexcosta
Veterano
# jan/08
· votar


GuilhermeBaixista
Mas um dia ainda faço um Jazz bass de 6 cordas, só q com espaçamento original de jazz bass, na ponte e no nut.

C num vai guentar tocar nele nem meia hora.

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta

Nem sabia que a Ken Smith fazia esse tipo de baixo,nem que ele era produzido em série,mas não curto essa mão já tradicional dos Ken Smith em um Jazz Bass.

Valeu pela informação cara!!!

GuilhermeBaixista
Veterano
# jan/08 · Editado por: GuilhermeBaixista
· votar


allexcosta

Obrigado por provar que meu sonho é viável!!!! Esse que lembra o do Miller....meu Deus !!!! Só não curti o head, acho 4+2 mais charmoso..rsrs

Agora, resta saber se temos luthiers com envergadura moral pra fazer um desses por aqui, e que não tenha o olho maior do que a cara né...rsrsrs

Vlw !

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08
· votar


GuilhermeBaixista

Não foi com você que eu fiz um rolo num baixo GML 6 cordas,que tinha o nut nas medidas dos de um Jazz Bass?

allexcosta
Veterano
# jan/08
· votar


Rafael do Baixo

Tb nao gosto da mao.

GuilhermeBaixista

Qualquer luthier q se preza faria um sem maiores problemas.

GuilhermeBaixista
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta
C num vai guentar tocar nele nem meia hora.

Aqui no Brasil tivemos algumas experiências destas feitas pela Tagima (marca nacional) q fazia uns assim... e se não me engano o TRB do Patutucci é assim tb.

Talvez fosse questão de se adaptar, não ?

Abç !

allexcosta
Veterano
# jan/08
· votar


Querem ver o Performance 6 em acao?

http://youtube.com/watch?v=JTUJ6vV2VSo

GuilhermeBaixista
Veterano
# jan/08
· votar


Rafael do Baixo

É vc ???? se foi num curbow fui eu mesmo, aquele espaçamento e uma delícia, embora a ponte seja um pouco mais estreita, mas é 6 cordas mais confortável q já toquei, rola desde acorde até slaps na boa sem muita adaptação.

se quiser me add no msn pra gente trocar uma idéia, é esse nick no G meio.

Abç

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08
· votar


GuilhermeBaixista

Então fui eu mesmo,o espaçamento do gml é muito bom mesmo,confortável demais,fiz um braço fretless pra ele e vou colocar uns caps e circuito NBS no baixo,vai ficar com um timbrão.

bnnunes
Veterano
# jan/08
· votar


GuilhermeBaixista
Quanto aos 5c squier, as cordas nao sao tao bem espaçadas assim naum(tenho um deluxe V)...eh bem menos q o 4c...ainda bem neah, imagina o peso q ia fik...o d 5c ja tem um peso razoavel, um 6c ia arranca o pescoço,hehe...+ nda q prejudique um slap dps d um poko d treino...dps q eu vi o baixista do primus faze slap num baixo d 6c(ants d perguntarem, nao, nao era jazz bass), num duvido d + nda...
abraços...

GuilhermeBaixista
Veterano
# jan/08
· votar


Rafael do Baixo

Manteve as medidas ou alterou ? se der manda fotos da criança "preuvêr".

Bom saber q está em boas mãos e tunando com NBS vai ficar artilharia pesada.

Abç

Maurício_Expressão
Veterano
# jan/08
· votar


O baixista do Crean usava um Fender Jazz Bass de 6 cordas nos anos 70.
Pode ser o que o Marcio falou. Mas pelo que me lembro, o braço era comprido.

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08
· votar


GuilhermeBaixista

Mantive as mesmas medidas mesmo,fiz outro braço de pau-marfim,mas mudei o tipo de madeira da escala pra jacarandá.

As fotos fico te devendo por que roubaram minha máquina.

allexcosta
Veterano
# jan/08 · Editado por: allexcosta
· votar


GuilhermeBaixista
Aqui no Brasil tivemos algumas experiências destas feitas pela Tagima (marca nacional) q fazia uns assim... e se não me engano o TRB do Patutucci é assim tb.

Talvez fosse questão de se adaptar, não ?


Sei q o TRB tem espacamento largo, mas nao acredito q seja de Fender Jazz. C jah tocou num TRB6? Acho a tocabilidade bisonha. Baixo de 6 deve ter 18mm de espacamento na ponte no maximo.
Talvez de ateh pra se adaptar, mas pra mim isso cheira mais a uma tendinite das boas. Alem disso nao se esqueca q Jazz Bass eh parafusado e nao dah pra colocar a acao tao baixa quanto num neck-thru ou set-neck. Esses Tagimas sao tocaveis pelo menos?

Edão
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta
O baixo de seis cordas que o Stevie Bailey usa não é um Fender?

Rafael do Baixo
Veterano
# jan/08
· votar


Edão

O baixo de seis cordas que o Stevie Bailey usa não é um Fender?

Não ele usa baixos Aria Pro,principalmente seu modelo signature,e alguns Warwicks.

Da Fender em seu set,ele só tem modelos de 4 e 5 cordas.

GuilhermeBaixista
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta

O TRB JP (Signature do Patitucci) tem abertura de jazz, diferentemente dos demais TRB6.

Como estou acostumado com baixos de 4 cordas com 19mm achei esse tagima (esse modelo era inteiriço)muito legal, vc só deve corrigir a postura da mão esquerda e não tocar com ele muito lá embaixo pra conseguir fácil acesso em todas as casas e cordas(tem q ser mais ou menos como o Patitucci toca, com o baixo no peito).

Aqui no Brasil, sem sombra de dúvidas o melhor baixo de 6 q temos é o Wood, espaçamento excelente (tanto no nut como na ponte) e uma tocabilidade maravilhosa, ação baixa, braço confortável... e sem falar no consagrado timbre de EMG tipo Nico.

Abç !

Ivanov_br
Veterano
# jan/08 · Editado por: Ivanov_br
· votar


JB com 6 cordas deve ter uma estética horrível!

Pra mim, 5 é o máximo! Este é o meu!

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta
GuilhermeBaixista

sou adepto a 6c com mais espaçamento tambem, tive um condor bc600 e odiava o espaçamento, dai tokei nesse tagima (tg6b) e gostei muito, ateh que mandei construir um 6c com 19mm na ponte... mas digo que naum eh qualquer um que consegue tocar normalmente no meu baixo, principalmente a galera de mão pequena, mas pra mim eh otimo, casou perfeitamente, e ainda com a ação baixinha...

enfim cada caso eh um caso...

bass delber
Veterano
# jan/08
· votar


Ivanov_br

JB com 6 cordas deve ter uma estética horrível

Eu não teria bem essa opnião IVAN, mas respeito. Eu acho que coisas diferentes chama realmente a atenção, da exclusividade, amadurece para outras formas de estétia e da riqueza de formas. Apesar do modelo que ja é um classico a ideia é ótima misturar o classico com o moderno.Por exemplo um som que não é para qualque um ... DreamTheater uma mistura de jazz , Prog metal,video game hevy metal , uma baita mistureba que deixa o som diferente, mas, muito bonito.VALEU E RESPEITO SUA OPNIÃO. E aos outros tambem um abraço e valeu por ter me ajudado nas pesquisas.

TugaBass
Veterano
# jan/08 · Editado por: TugaBass
· votar


allexcosta
Na verdade bem mais q isso, em 1991 um amigo meu tinha um Fender Jazz V e nao era coisa recente.

Sim! É verdade! Eu é que me esqueço frequentemente que já estamos próximo do fim da 1ª.década do novo milénio. Por vezes (como esta) ainda penso que entramos no 2º.milénio há pouco tempo.

marcioazzarini
Meu! Eu já toquei em tempos num baixo desses, o Fender VI! É dos anos 60 e até tem alavanca e ponte trémolo e tudo! É muito giro. É como dizes... tem afinação igual à guitarra mas uma oitava a baixo.

marcioazzarini
Veterano
# jan/08
· votar


TugaBass

Deve ser muito estranho tocar num desses... Tenho muita curiosidade...

A Ernie Ball lançou o MusicMan Silhouette Bass, com essa configuração (E, A, D, G, B, E), e escala de 29"... Dese ser estranho... hehehehe

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a jazz bass 6 cordas