Ajuda com aparelhagem

    Autor Mensagem
    luisramos
    Veterano
    # dez/07


    Eai gente! é o seguinte, eu tenho a seguinte aparelhagem:

    Squier j-Bass Vintage
    SansAmp GT2
    Compression Susteiner CS3
    Amp Demolidor FWB-80

    Eu não to satisfeito com o som produzido, deve ser também pq eu ainda sou iniciante no baixo.

    Eu dei uma pesquisada aqui, mas não sanei todas as minhas dúvidas, então eu gostaria que vocês me ajudassem a tirar um som excelente do baixo, e também quando eu devo usar ele como ativo e passivo no amp.


    Valew!

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Sansamp GT2 pra baixo???
    Que tipo de som vc quer?

    WormKrash
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luisramos

    há quanto tempo não troca as cordas do baixo?

    luisramos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    allexcosta, eu queria tipo funk, tipo pra tocar slapping & popping.
    Um som suave mas bem loco. O sansamp eu uso na guitarra, mas no baixo também fica loco. Mas se ele não for muito útil no baixo, eu deixo ele de lado.

    WormKrash, ele é novinho. Faz nem um mês que eu comprei ele.


    Valeu!

    Nanilo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Qualquer coisa pode ser útil desde que você saiba tirar um bom som disso.
    Cara, o esquema é mexer em todas as configurações possiveis até achar um som que te agrade, não tem uma regra pra isso.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: MkThEbEsT
    · votar


    GT2 no baixo é o que ah, velho! é o que ah... só saber usar que você consegue timbres fodas!

    ;P

    Se quer moldar mais teu timbre, compra um pre-amp ou equalizer... pode ser o BDI, GEb-7, sansamp bass driver di, etc....

    ABraços!

    luisramos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Valeu gente!

    O que eu to penando pra configurar direito eh o amp, ele ta muito "heavy", eu queria um som mais funk.
    O som fica bom quando eu viro o botao do tone até o zero, mas dai fica meio abafado.

    Valeu pelos posts!

    chr19
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Funk, tenta os enveloper filters, cry baby, wah wah, algo assim

    luisramos
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: luisramos
    · votar


    To ligado, mas eu queria um som limpo sem esse tipo de efeito.
    Alguém tem alguma dica pra sansamp e/ou pro cs3?

    E qual outro pedal é fundamental? Além do cs3?


    Valew.

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luisramos

    Fala um artista ou posta um video do youtube do som q vc tem na cabeca q te falo mais ou menos o q vc precisa.

    WormKrash
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    receita de timbre segue um princípio bem básico... nenhum som ruim vai ficar bom enfiando efeito em cima dele. ou seja, o som tem que sair bom do baixo, e cada periférico ir adicionando ao resultado final, mas não, por exemplo, tirar um som ruim só com o baixo plugado e pensar que um efeito vai salvar ele... daí o cara começa a por tudo no talo e o som fica um pastel. por isso mesmo comentei das cordas, a maioria das pessoas paga 400 pila num pedal, mas não paga 90 pra por cordas descentes.
    depois disso é tocar... se tiver que perder 2h pra achar um timbre que te agrade, perca, é normal :)

    Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luisramos
    tira um pouco do grave do amp e joga mais médios..e agudos..deve melhorar!

    luisramos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Valeu pelas respostas!
    Eu fiquei essa tarde mexendo, e consegui um resultado satisfatório, mas deêm uma olhada no video http://br.youtube.com/watch?v=vB-BTBCZvHI , principalmente na hora que ele começa a toca "slapping and popping".
    É claro que não quero comparar meu equipamento com o do Flea né hehe.

    Valew!

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: allexcosta
    · votar


    luisramos

    Pra tirar esse som do video vc vai precisar ter outro baixo. Um SX modelo music man, Jay Turser MM, OLP, Lakland ou qualquer baixo com um captador duplo na ponte. Ou quem sabe um MM mesmo!
    Desculpa a franqueza mas achei esse timbre do video horrivel e acho q seu Squier fala mais que isso. Alem disso, sempre soube q o Flea era fraquinho, mas nesse video ele exagera na ruindade neh? Nossa...

    Ok. agora q jah peguei os escudos de protecao, xo responder direitinho sua pergunta.
    Primeiro, esquece o Flea. Segundo, ouve o Marcus Miller.
    Quem gosta de slap tem q usar corda nova e de aco, tipo as D'Addario ProSteels. Se nao der pra comprar, mergulha suas cordas em alcool isopropilico a 100% q vc deve achar em farmacia de manipulacao. Umas 3 horas tah bom.
    Se der, compre o pedal da Sansamp chamado ParaDriver, use seu compressor, mas nao comprima demais. Tente aprender mais sobre equalizacao e teste alguns equalizadores no seu baixo.
    Finalmente, pra te inspirar, som de slap de verdade:

    Abraco.




    MkThEbEsT
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: MkThEbEsT
    · votar


    Caraio vei, nem sei se você foi ironico ou não ;P, mas tpw eu não sou fã do Flea nem fudendo... mais que o cara toca mto, isso ele toca sim.

    Infelizmente no meio musical julgamos mta coisa sem ao menos tocar 1% do que os caras tocam. Pra mim o melhor baixista chama-se Justin Chancellor.... mas crucificar outros eu ja acho de uma "arrogancia" sem igual, foi apenas uma opinião que se atribui ao "meio" em geral ;P

    Abraços!

    luisramos
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: luisramos
    · votar


    Valeu alex pelos toques e pelo video. Eu curto o Flea mais por causa do RHCP, mas eu acho que ele toca legal sim. É claro que tem alguns que não tem nem comparação, como o louis johson e o victor wooten, e esse que você ta mostrando.
    Esse sansamp que você falou é exclusivo pra baixo? Porque o gt2 que eu tenho é pra guitarra e baixo, e o som fica animal nos dois.

    Outra pergunta: pra baixo, é melhor o cs3 ou o lmb3?


    Valew todo mundo ae!

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MkThEbEsT

    Brother, desculpa discordar, mas nao acho q ele toca legal. C sai na noite aih e ve duzias de caras tocando 200 vezes mais q o Flea, na boa...
    Soa arrogante sim, quem sou eu pra falar do cara, ele eh conhecido e tal, mas tambem tenho minha opiniao neh? Desculpa mais uma vez...

    luisramos

    Esse Sansamp nao eh soh pra baixo, mas acho ele melhor q o BassDriver. Se vc tiver a oportunidade de ter um, compre de olhos fechados. Eu tinha estranhado a ideia do GT-2 pra baixo porque nunca vi, mas acredito q fique legal. Esse som do video do Flea c tira com um baixo marromeno, um amp qualquer e dedo, isso sim meu amigo, dedo...
    Desculpa, mas nao sei o q eh CS3 e LMB3.

    luisramos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    valeu mais uma vez allex.
    Esse cs3 é compressor pra guitarra e baixo e o lmb3 é limiter pra baixo somente.
    Sabado eu vou comprar lmb3, eu acho que compensa mais, ja que eu uso o sansamp junto.


    Valew!

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luisramos

    Falou brother. C precisa do Limiter mesmo? Cara, nao consigo usar nada no meu baixo... Tudo come som pros meus ouvidos...

    jholanda
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: jholanda
    · votar


    eu queria tipo funk, tipo pra tocar slapping & popping.

    cara, o seu baixo é muito bom nesse quesito. é verdade que eu ainda não sei tocar mas eu sei ouvir ;-) , o meu professor tocou marcus miller no meu baixo (= ao seu) e ele se saiu MUITO bem.

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    jholanda

    Exato!! Fala uma coisa com sinceridade. Compara o som q seu professor tirou do Squier com o do Flea nesse video aih em cima e me diz qual o melhor...

    luisramos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Alex, eu queria o limiter só pra quando eu "batesse" na corda, ela não desse um estouro, ele mantivesse o volume.
    Você não usa nenhum pedal? Qual teu amp?

    jholanda, da hora! Esse squier até que vale a pena né.


    Valew.

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luisramos

    Uso um Sansamp Para Driver e ligo direto na mesa. Em casa tenho GK amps e Bergantino Cabs.

    fabiorock00
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    E quando saber usar aptação atia ou passiva? qual a diferença?
    Vale a pena comprar um baixo com as duas opções?
    Sou guitarrista e sempre tive essa curiosidade.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Allexcosta, tranquilo! respeito sua opinião!

    Cara... pegue um pre-amp, concerteza vc conseguira encorpar e mto o timbre... pode ser desde o BDI ate o sansamp bass driver, tem o da hartke tb... entre outros

    Abraços!

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luisramos
    Alex, eu queria o limiter só pra quando eu "batesse" na corda, ela não desse um estouro, ele mantivesse o volume.

    Se tah dando um "estouro" eh porque seu captador do braco tah muito alto. Baixa ele e vende o limiter!! :0)

    luisramos
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    allex, só baixando o volume nao adianta ... mas eu acabei comprando o lmb-3, é muito bom ... ele junto com o sansamo fica animal, timbre perfeito.
    eu tambem comprei um envelope filter, animal.
    o sansamp pra baixo fica pra proxima hehe, muita grana, quem sabe se mandar importar sai mais em conta.

    abraço.

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luisramos

    Eu me referi a baixar o captador fisicamente, usando uma chave Philips pra apertar os parafusos...
    Se vc conseguiu o timbre "perfeito" esquece tudo q eu falei e fica quieto e para de gastar dinheiro. Agora vai sair pra arrumar gig. :0)
    Esquece tambem o Sansamp pra baixo...

    Abraco.

    TugaBass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luisramos

    Eu também toco funk (entre tudo o resto) e na minha opinião, sendo tu iniciante, deves em primeiro lugar encontrar o teu timbre preferido de baixo sem te preocupares com efeitos, pré-amps, etc. Qualquer amplificador será capaz de ler, melhor ou pior, o timbre do teu baixo, qualquer que seja ele. Existem dois timbres universais de baixo que se reportam à época em questão e que definem o timbre funk: Precision e JazzBass... Todos os outros que usamos hoje, são evoluções tecnológicas que talvez permitam fazer igual e muito mais, mas o funk tem a ver sobretudo com uma década musical na qual se usava o equipamento disponivel na época e nessa altura não se usava grandes efeitos no baixo senão o compressor.

    Como gostas de slap, penso que o timbre mais indicado no funk será o tipo JazzBass... é uma sonoridade bastante versatil e basta ligar o baixo derectamente ao amp, sem efeitos pelo meio.

    Abraço.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Vou repetir.
    GT2 no baixo é o que AH!

    Mas para seu estilo, realmente não tem função alguma. Pra mim pra vc so um pre-amp ja se daria bem ;P

    Abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com aparelhagem