Autor |
Mensagem |
jholanda Veterano |
# nov/07
oi, pessoal.
eu estou tentando aprender a tocar baixo. Comprei alguns livros como bass method do hal leonard, e rock bass lines do friedland mas larguei-os porque eu também comecei a ter aulas e notei que a abordagem do professor era muito diferente e isso estava tornando as coisas mais difíceis do que já são ;-)
Acontece que eu tive 3 aulas e o professor me passou uns exercícios para a mão esquerda mas eu estou tendo MUITA dificuldade, pois, apesar de ter uma mão grande, só consigo alcançar as 4 casas simultaneamente com muito esforço (e dor) e, assim, não consigo fazer o exercício direito pois não consigo acompanahar as batidas do metronomo.
A pergunta é a seguinte: é assim mesmo e eu tenho que insistir pois depois de algum tempo vai acontecer um milagre :-) ou devo pedir para o professor baixar a bola e passar exercícios mais fáceis, porque tenho disritmia ou a idade não ajuda ;-)
obrigado desde já
jholanda
|
maquiro Veterano |
# nov/07
· votar
Exercícios para aprender a tocar baixo são como fisioterapia. Tem de ensinar o cérebro a movimentar os dedos de uma forma que ele nunca fez.
Por isso, tenha paciência. Faça os exercícios bem devagar e vá aumentando a velocidade à medida que evolui. Um metrônomo é um bom auxílio nessas horas.
Continue!
|
jholanda Veterano |
# nov/07
· votar
obrigado maquiro: vou insistir :-)
|
Saito Veterano |
# nov/07
· votar
É isso aí mesmo, devagar e sempre. Com o tempo vc vai melhorando a velocidade e alcança todas as casas. Insista mesmo. Flw
|
ana cris. Veterano |
# nov/07
· votar
maquiro boa ! é assim mesmo.
jholanda tu só não pode desistir, vai de vagarzinho e depois vc ganha velocidade. esse exercício deve ser 'tecnic'. xD ele é muito importante. faça com frequência.
,, bjokas *
|
Guto EADG Veterano |
# nov/07
· votar
jholanda
eu nao sei que de exercicio é, mas pelo jeito devem ser aqueles classicos de digitação. o mais confortável é começar no meio do braço, ali pela casa 5.
|
Du Bass Veterano |
# nov/07
· votar
O Importante é tirar o som da melhor maneira possivel. E Não agilidade. Voce não deve se importar com a agilidade se voce não consegue tirar um som "redondo". Comece devagar,sem pressa,assim o cerebro,como nosso amigo maquiro disse,vai se exercitando de uma maneira em que pode gravar tudo que vc esta fazendo,e assim evoluindo. Como voce se sentiria lendo um texto de uma maneira execivamente rapida? Certamente voce não iria intender tudo.
Espero ter ajudado.
Abraço
|
jholanda Veterano |
# nov/07
· votar
obrigado pela força, pessoal. acho que era o que eu mais precisava mesmo, depois de alguns dias de fracassos ;-)
BTW o que estou tentando fazer é aquele exercício cromático que voce vai variando de 1-2-3-4/4-3-2-1 para outros padrões, retirando um dedo de cada vez.
hoje eu treinei bem mais e já sinto que minha "pegada" melhorou e a mão já não está tão retorcida. e o som já está bem melhor ainda que longe de ser redondo ;-)
Já consigo fazer a primeira série de exercícios com muito mais facilidade a não ser pelas duas primeiras casas. Se eu tivesse começado pela quinta casa como sugeriu o guto eu acho que não tinha ficado tão deprimido hehe a partir da 5a casa é bem mais fácil mesmo mas acho que já dá prá começar pela 3a casa. se à noite continuar como está, acho que vou deixar as duas primeiras para depois e assim manter a auto estima lá encima ;-P
|
Du Bass Veterano |
# nov/07
· votar
jholanda Voce tem muito caminho a trilhar. Desfrute de todos eles,e de seu melhor sempre que puder. Boa Sorte!
|
Nanndo Veterano |
# nov/07
· votar
Velho, nao tenho lá graaandes experiencias como baixista, mas te digo uma coisa, o começo é TENEBROSO, é complicado, dificil, da vontade de chuta o baixo pela janela as vezes... tu olha os caras tocando muito, e se sente o pior.. (hahaha mais ou menos normal ^^ ) fica olhando também a agilidade a quantidade de casas que os profissionais alcançam e fica pensando, "nossa eles são mágicos"... mas na real tudo é pratica e persistencia... a agilidade é igual a de qualquer parte do corpo... quanto mais tu treina os dedos e a amplitude dos dedos... tudo se resolve por prática, nao tem milagres.. que do dia pra noite tu vá melhorar de forma incrivel... tudo vai ser progressivo, daqui uns 6 meses praticando legal, vais ver que teve uma grande melhoria =P claro, se tiver disciplina de fazer os exercicios... e paciencia.. e como ja disseram, velocidade.. começa de vagar até gravar as sequencias.. e vai aumentando a velocidade com o tempo...
abraço.. e boa sorte =]
|
allexcosta Veterano |
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar
jholanda
Caro amigo,
Pra comecar, bem vindo ao mundo dos graves. Voce estah entrando no lado negro da forca... Poucas pessoas entenderao seu oficio, mas todos sentirao sua falta quando vc nao cumpri-lo.
Ser baixista eh saber a hora de nao tocar... Eh saber como se apequenar para q o colega musico cresca. Eh saber administrar o ego, ter controle.
Eh entender a respiracao de uma musica, entender q quem vai dar o ritmo pra o publico dancar eh o baterista, mas a vc, baixista, cabe fazer com q as pessoas tenham vontade de dancar. Vc eh a linha de costura desse emaranhado de tecidos q se chama A Arte da Musica.
Ser baixista eh ficar colado junto do pianista, seguindo seu dedo minimo esquerdo pra saber q nota tocar numa gig q surgiu de ultima hora.
Ser baixista eh entender perfeitamente o q a abstrata palavra estrangeira "groove" significa, enquanto o professor de ingles te diz q eh sulco, ranhura...
Ser baixista eh sonhar com som de preto, com raiz africana, eh ouvir percussao de rua e se emocionar, eh se irritar com "som de branco".
Ser baixista eh tocar reggae com o polegar e mesmo ficando varios segundos sem dar uma nota saber q seu instrumento eh o mais importante da banda.
Ser baixista eh escutar Jaco e sair correndo pra comprar um fretless. Eh escutar Marcus Miller e sonhar com um Fender 77...
Ser baixista eh procurar video do Anthony Jackson na internet durante semanas ate achar um, e assisti-lo todos os dias durante anos.
Ser baixista eh saber quem eh Sizao Machado, Luizao Maia, Arthur, Mariano. E tambem eh chorar a morte do Nico...
Ser baixista eh escutar Patitucci e saber q ele tambem chora a morte do Nico em cada nota da sua arte.
Ser baixista eh explicar com paciencia, pela milionesima vez q vc nao toca guitarra de 4 cordas.
Ser baixista eh carregar ampli pesado e nao desistir, eh tocar no click, eh estudar horas de madrugada...
Ser baixista eh pegar uma guitarra e tocar normalmente, e rir quando um guitarrista pega seu baixo e nao dah uma nota.
Eh sentir dor tambem. Nos dedos, nos pulsos, anti-bracos, tendoes... No ombro, costas, pernas... Eh sentir dor no ego e esperar passar.
Ser baixista eh chegar ao fim do show cansado, mas com a sensacao de dever cumprido por ter trazido alegria aqueles coracoes...
Seja um baixista meu amigo, vc nao vai se arrepender...
Abraco,
Alex.
|
ClaudioBass Veterano |
# nov/07
· votar
allexcosta
Parabéns Alex, excelente texto.
[ ]s www.gravidadevertical.zip.net
|
eltonbass Veterano |
# nov/07
· votar
texto bom, menos essa parte.
Ser baixista eh sonhar com som de preto, com raiz africana, eh ouvir percussao de rua e se emocionar, eh se irritar com "som de branco".
o que q isso tem a ver cara?
|
ana cris. Veterano |
# nov/07
· votar
allexcosta plaf plaf plaf.
realmente, um belo texto.
,, bjokas. *
|
ClaudioBass Veterano |
# nov/07
· votar
eltonbass Ser baixista eh sonhar com som de preto, com raiz africana, eh ouvir percussao de rua e se emocionar, eh se irritar com "som de branco".
o que q isso tem a ver cara?
Elton, encare o texto com uma espécie de "licença poética", nada a ver com discriminação ou racismo, ligação apenas com o Funk, Black Music, música negra afro-americana, que no fundo, excetuando-se o Jazz e a Bossa-Nova, a maior parte dos músicos convergem para isso!
PS: Nota Off... Coloquei hoje no blog Gravidade Vertical, atendendo a pedidos, o CD Wood Vol.1 do Brian Bromberg.
[ ]s www.gravidadevertical.zip.net
|
allexcosta Veterano |
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar
ClaudioBass Elton, encare o texto com uma espécie de "licença poética", nada a ver com discriminação ou racismo,
Obrigado, Claudio!
Coloquei "som de branco" entre aspas porque nao tem nada a ver com cor da pele, mas com a musica ter groove ou nao. Tenho familia Portuguesa e sou moreninho cor-de-leite. Nao tenho preconceito contra preto ou branco, mas prefiro som de preto, tocado por qualquer raca. Na Bahia a gente tem o costume de falar de banda ou de musica como "som de branco" quando a gente acha a musica meio sem sal... Desculpa... Sou maior fan da Tower of Power, q eh uma das maiores bandas de black music do mundo, composta basicamente por brancos.
Abraco,
Alex.
PS - Jazz e Bossa Nova sao sim, estilos musicais de origem negra. O jazz eh filho do blues e a bossa eh filha do samba... Na verdade, se vc olhar os maiores estilos musicais do mundo tem origem negra, como Funk, Blues, Jazz, Salsa, Merengue, Samba, Reggaeton e ateh mesmo o Rock, q tem um peh lah outro cah.
|
THE BASSMAN Veterano |
# nov/07
· votar
allexcosta
Nossa cara!! tower of Power é muito show! o francis Rocco Prestia, faz uns grooves alucinantes, inclusive estou tocando um lance dele q vi no ytube, muito legal e ate simples...o grande lande é o swuing desses caras do funk, curto muito Chic tb...é "musica de negão" ( espero q entendam)!!!
|
allexcosta Veterano |
# nov/07
· votar
THE BASSMAN
Esperamos q entendam... Veio, jah fui pra 5 shows do TOP. Um deles o Bobby Vega tava tocando no lugar do Rocco, q tinha sofrido cirurgia do figado. (Bebe nao neh) O cara tocou o show todo de palheta, tirando o mesmo som do Rocco, muito doido. O show eh do cacalo, naipe na frente, o cantor lah no fundo, c nem ve direito. Sem duvida o melhor naipe da historia da musica americana. 5 caras q soam como 20...
|
allexcosta Veterano |
# nov/07
· votar
ana cris. realmente, um belo texto.
Muito grato!
Bjkas pra vc tb. :0)
|
LuizBass Veterano |
# nov/07 · Editado por: LuizBass
· votar
allexcosta
cara,com a sua licença,vou colocar seu texto na minha pagina do orkut,tamanha a qualidade do mesmo !!
mas com a sua assinatura,sem duvida.
edit: se mesmo com os devidos créditos vc nao me autorizar,pode avisar por aqui mesmo que eu tiro !
|
allexcosta Veterano |
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar
LuizBass
Como quiser, Luis. Se nao quiser colocar meu nome, tah tudo bem tambem.
Abraco,
Alex.
PS - Serah q vc pode colocar acento e cedilha? E tirar esses "h" q eu uso como acento agudo? Valeu...
|
zegotinha Veterano |
# nov/07
· votar
allexcosta
teve umas frases suas aí que arrepiaram os cabelos do meu braço aqui..
bem bindo ao forum aew...
|
jholanda Veterano |
# nov/07
· votar
o texto é muito bom mesmo. já deu até prá sentir o prazer de ser baixista mesmo sendo apenas um projeto de ;-)
|
RickSalve Veterano |
# nov/07 · Editado por: RickSalve
· votar
Isso acontece mesmo, é preciso ter paciência e dedicação, eu recomendo em paralelo você trabalhar tua criatividade SEMPRE, se teu professor passou um exercio de 1-2-3-4, toca como ele mandou várias vezes, dai depois começa a improvisar, trabalhar ritmos, contra-tempos, etc. O começo é complicado, mas depois que você toca um Mizão com conciencia e sente o grave no teu ouvido, putz, é lindo cara!
|
Maurício_Expressão Veterano |
# nov/07
· votar
Nossa Allex... Quem não entendeu seu texto não é baixista. Foi uma linda declaração de amor ao grave. Com a sua marca. Assim com é um fraseado walking bass. Vocè pode até contestar, mas tem que entender.
|
allexcosta Veterano |
# nov/07
· votar
Maurício_Expressão
Muchas gracias, senor...
|
bruno_bru Veterano |
# nov/07
· votar
allexcosta Oww parabens pelas palavras, bastante inspirado.
|
bruno_bru Veterano |
# nov/07
· votar
allexcosta Voce estah entrando no lado negro da forca...[b][/b]
kkkkkk....
|
allexcosta Veterano |
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar
bruno_bru
C tah ligado q a banda do Darth Vader tem muito mais suingue q a do Luke Skywalker neh? E ainda por cima, o Vader toca baixo na banda, e eles soam como uma mistura de Earth, Wind and Fire e Kool and The Gang. A banda do Luke e do Obiwan soa como R.E.M. (arghhhhh)
|
bruno_bru Veterano |
# nov/07
· votar
kkkkkkkk......
|