opinião sobre aprendizado

Autor Mensagem
fabricio 12
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta

Parabéns pelo texto Allex. Quem iludiu o povo que o contrabaixo é uma guitarra de cordas maiores ou baixista é um guitarrista frustrado?

Eu comecei pelo violão naquela história de um grupo de adolescentes querer formar uma banda pra ser famosa? Ainda na quela época do Rock in Rio (2001). Tudo tava certo pra eu comprar uma Les Paul Golden vinho haeioua aí uma oprtunidade e minha mãe (que mandou bem) comprou um baixo pra mim. Foi 300 reais ainda o tenho, e não me desfarei dele.
Nunca mais eu quis saber de guitarra. Sou UM BAIXISTA apaixonado pelo que faço e estou mais motivado do que nunca para seguir em diante.

Continuemos assim apaixondos pelo contrabaixo, os seu solos encorpados e o seu peso quando tocamos as cordas E e B soltas.

valeu. Abraço.

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


fabricio 12
Continuemos assim apaixondos pelo contrabaixo, os seu solos encorpados e o seu peso quando tocamos as cordas E e B soltas.

Claro q sim!!!! E nao nos esquecamos da F# solta com falantes de 21". :0)

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


jholanda
Bem vindo! Agora que que vai ser! Tens muito trabalho pela frente mas o gozo está quando começamos a conseguir fazer aquilo que pensavamos impossivel... Não desistas!!! Vai doer, mas um dia vais lembrar com orgulho todas as dificuldades que consguiste vencer e ver que até não era assim tão dificil!

allexcosta
eltonbass
Ser baixista eh sonhar com som de preto, com raiz africana, eh ouvir percussao de rua e se emocionar, eh se irritar com "som de branco".

Por acaso, esta também não entendi!?!?!?!?!?
O texto está muito bom mas esta frase não se enquadra em nada nele, quando se pensa num baixista como músico e não como tipo de música a executar, seja ela qual fôr... branca, negra, mestiça, etc.

De qualquer forma, Allex, parabéns! Curti muito o texto!!!

Abraços.

maquiro
Veterano
# nov/07
· votar


jholanda

Vou insistir no metrônomo. Além de disciplinar o ouvido com o tempo da música (baixista que "atravessa" não dá!), é excelente para medir a evolução nos estudos.

Você começa um exercício com dificuldade em 40 bpm, quando consegue fazer em 60 bpm, você sabe o quanto que evoluiu. Quando executa o mesmo exercício em 120 bpm, aí é a festa do ego, sensação do dever cumprido.

maquiro
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
Parabéns pelo texto. Não vi problemas com o "som de branco". Acho que é isso mesmo. Toco algumas peças de Bach, mas o bom mesmo é tocar funk, samba e outros sincopados.

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass

Tah explicado na outra pagina, nao tem nada a ver com cor da pele.
Isso eh uma coisa q musicos baianos falam, desculpa se ofendi alguem.

Abraco,

Alex.

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


allexcosta
Claro que não ofendeu ninguém! Acho que se pensou mais nos vários tipos de música que tocamos por aí fora que na cor da pele... é que aí no Brasil não sei, mas cá em Portugal os músicos são todos "azuis escuros". Toquem o que tocarem, são sempre vistos pela sociedade como "outsiders". Eu pessoalmente, sou branco e adoro tocar música negra mas não toda... kizomba, não gosto, mas coladeras, mornas, etc. gosto muito. Quando penso em música negra, tem mais a ver com Cabo Verde, Moçambique, Angola, dado a nossa história, mas música brasileira desde bossa, samba, e mesmo forró, etc., não a considero como negra mas também gosto muito. A minha onda é mesmo o funk e o fusion!

O meu comentário à tua frase não foi com carácter destrutivo nem pouco mais ou menos! Apenas imaginei dizermos isso a um Victor Wooten, por exemplo. Imagina o que ele te respondia!?!? Mas gostei muito do teu texto... a sério.

Abraço.

allexcosta
Veterano
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar


TugaBass

Obrigado, mas acho q vou editar esse pedaco.

Abraco.

edit - cade o botao de edit lah?

rkoppe
Veterano
# nov/07
· votar


jholanda

oi, pessoal.

eu estou tentando aprender a tocar baixo. Comprei alguns livros como bass method do hal leonard, e rock bass lines do friedland mas larguei-os porque eu também comecei a ter aulas e notei que a abordagem do professor era muito diferente e isso estava tornando as coisas mais difíceis do que já são ;-)

Acontece que eu tive 3 aulas e o professor me passou uns exercícios para a mão esquerda mas eu estou tendo MUITA dificuldade, pois, apesar de ter uma mão grande, só consigo alcançar as 4 casas simultaneamente com muito esforço (e dor) e, assim, não consigo fazer o exercício direito pois não consigo acompanahar as batidas do metronomo.

A pergunta é a seguinte: é assim mesmo e eu tenho que insistir pois depois de algum tempo vai acontecer um milagre :-) ou
devo pedir para o professor baixar a bola e passar exercícios mais fáceis, porque tenho disritmia ou a idade não ajuda ;-)



Cara, eu comecei a tocar baixo fazem 4 meses, primeiro em um Eagle Jazz Bass, agora tenho um WashBurn 4 cordas ativo. Eu não tive aula com ninguem, apenas algumas dicas de posicionamento dos dedos e exercicios dos outros caras da banda q montamos, que já são bem experientes. Fora isso, tem mto material disponivel na net sobre teoria e exercicios, escalas, etc. O exercicio de 1-2-3-4 e depois 4-3-2-1 eh essencial. A repetição desse exercicio serve pra 'ensinar' o seu cérebro o posicionamento dos dedos, das casas e o mais importante, exercitar a coordenação da individualidade dos dedos. Guitarrista demora tempo pra começar a tocar com o mindinho da mão esquerda. Baixista tem q tocar desde o começo com o mindinho.No começo dói e vc não tem força pra segurar as cordas com o midinho, mas depois isso passa e vc vai dar até bend com ele. Com relação a mão direita, preocupe-se primeiramente com pizzicato(a técnica mais comum de ataque), pra depois desenvolver slaps. Eu não conseguia atacar com dois dedos, descordenava ou eu acertava as outras cordas. Com o tempo e a repetição, o dedo médio entra e vc consegue atacar qualquer corda com precisão. Mais pra frente, vc estará atacando com 3 dedos. Tudo isso vem com o tempo, com a repetiçao. Treine todos os dias, no mínimo 30 minutos, os exercicios e tente tocar músicas q vc gosta, com o auxilio de tablaturas(não se preocupe em tentar tirar de ouvido, isso só daqui a 1 ano ou mais), começando das mais fáceis e dificultando depois. A repetiçao de tocar a mesma musica completa eh um dos melhores exercícios. Outra coisa importante eh não se preocupar com velocidade, pelo menos agora, mas sim em tocar as notas 'limpas' e no ritmo. Se a musica que vc quer tocar eh mto rapida, eh pq vc nao deve tocar ela agora. Pegue outra mais facil e toque. Daqui a algum tempo vc volta a pegar aquela rapida e vai ver como ficou facil. Mais uma dica, mes passado eu comprei um baixolão, com o objetivo de ter um instrumento que eu possa levar pra praia pra treinar, sem precisar levar a pesadissima caixa do eletrico. Recomendo que todo baixista tenha um baixolão. Ele te re-ensina a tocar, dar valor a tocar mais limpo, ao sustain, e a ação das cordas eh mais alta, exigindo mais coordenaçao e atençao ao tocar. Vc toca um baixolao e depois pega o eletrico, fica mto mais facil.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Raphael

dani_low
Veterano
# nov/07
· votar


Obrigado, mas acho q vou editar esse pedaco.

nem precisa velho, da pra entender oq vc quer dizer sim =D
talvez o brother de portugal tenha dificuldades, mas da pra sacar hehe
bom texto, parabens!

eltonbass
Veterano
# nov/07
· votar


entendi, mas acho que poderia ter colocado de outra forma :D
Minha familia também é portuguesa!
Alias, texto bala!

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


dani_low
allexcosta

talvez o brother de portugal tenha dificuldades. Graças a Deus não tenho nenhuma mesmo!

Sou baixista há 27 anos e já toquei todo o tipo de música... e toco (desde que me paguem para isso) e a experiência que adequirí ao longo destes anos é do mais salutar possivel para um baixista! Abre-nos toda a capacidade de interprtar o nosso instrumento de várias maneiras, consuânte o tipo de música, som, balanço ou marcação que estamos a dar! É isso que conta! Ser músico!

Há o tocar para curtir e o tocar para comer... Todos nós temos essas duas situações e quando tocamos para comer, os gostos deixam de valer e passa a ser a conta bancária a pesar mais.

De certo que uma boa parte de vós terão amigos ou familiares músicos que vivem e trabalham em Portugal. Talvez se lhes perguntarem sobre este assunto que eles bem conhecem, eles vos definam melhor o que eu quis dizer!!!

Abraços.

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass

Concordo, mas ainda bem q consegui ao longo dos anos aprender a curtir a musica q dah o de comer... Toco qualquer estilo com o maior prazer, mas nem sempre foi facil...

Shakal
Veterano
# nov/07 · Editado por: Shakal
· votar


Quase escorreu uma lágrima aqui qnd li o texto do allex.

"Pô cara, Garotos Podres apavora véio! Vc curte?"
"Nem curto Garotos Podres... sou mais um Tower of Power mesmo."
"Tower of Power? Que merda é essa!!"

Só falta voar o cuturno na cabeça!

É a vida... uaHaUhaUha

Mas jholanda, continua aí. Persista. Ouça o máximo que puder dos grandes baixistas que já existiram, são tantos... Jaco Pastorius, Marcus Miller, Arthur Maia, Victor Wooten... Comece por estes que apartir deles vc acha outros.

E faça o favor hein... TOQUE MAIS BAIXO!!

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


Shakal

Garotos Podres? Q merda eh essa?

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


É... vc adivinhou.

http://www.youtube.com/watch?v=elLDfPPEYH0

CUIDADO, PODE SER PREJUDICIAL À SANIDADE DA SUA MENTE!

jholanda
Veterano
# nov/07
· votar


Obrigado pessoal. continuo persistindo e aprendendo. agora já estou bem mais à vontade com a mão esquerda. 100 bpm já consigo. agora 120 vai ter que esperar um pouco ;-)

rkoppe
infelizmente não dá prá treinar todo dia, pois com família e trabalho às vezes não sobra tempo nem no fim de semana. se a mulher não reclamasse tanto quando deixo o baixo na sala ia ficar mais fácil para pegá-lo ocasionalmente... mas ainda não desisti de convencê-la de que ele enfeita a sala hehe Obrigado pela força e pelas dicas. vão me ajudar muito com certeza
:-)

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


Enfeita mesmo, compra aqueles suportes de parede! Fica show!

Um dia ainda vou forrar minha parede inteira com baixos.

jholanda
Veterano
# nov/07
· votar


"Pô cara, Garotos Podres apavora véio! Vc curte?"
"Nem curto Garotos Podres... sou mais um Tower of Power mesmo."
"Tower of Power? Que merda é essa!!"


eu devo ser muito eclético mesmo pois eu gosto dos dois hehe BTW ja to pensando em trocar meu baixo mas minha maior dificuldade é saber que baixo comprar, pois às vezes curto um punk, outras um funk, um jazz, um blues, um R&B e sempre Bach ;-) acho que meu ecletismo só não inclui sertaneja, pagode (a não ser o zeca pagodinho e afins) e axé.

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


jholanda

Jazzbass eh o baixo mais ecletico do mercado, ateh hj.

jholanda
Veterano
# nov/07
· votar


Jazzbass eh o baixo mais ecletico do mercado, ateh hj.


poizé mal qual marca? o fender é caro pra burro a não ser o squier modified que eu to pensando em comprar. só dá raiva a margem de lucro dos importadores.
Esses dias ouvi também um cort gb94 que me agradou bastante mas está "um pouco" acima do que queria pagar ...
Mas o dedo fica coçando mesmo é para comprar uma fender original ... sei lá, sonho de consumo :-)

allexcosta
Veterano
# nov/07 · Editado por: allexcosta
· votar


jholanda

Esse Squier Vintage Modified eh MUITO bom. Nivel dos Squiers antigos. Vai sem medo. C nao vai sentir muita diferenca dele pra um Fender Standard.

Oh q foto legal:

http://cachepe.samedaymusic.com/media/quality,85/brand,sameday/0326702 521v3_hi-a32db93d45454671b8c18533c60b10ac.jpg

jholanda
Veterano
# nov/07
· votar


Esse Squier Vintage Modified eh MUITO bom.

putz espero que eu goste MUITO mesmo, pois fui fazer uma pergunta prum vendedor la no mercado livre e cliquei no botão errado, o de comprar. minha mulher vai me matar hehe

Freud explica :-D

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


jholanda

Apertou o botao de compra por engano?
Tah bom, vou fingir q acredito. Parabens veio, c vai ter um baixo pra muitos anos.

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


Tipo aquele que vai tirar um cisco no olho da amiga e acaba com a mão nos peitos dela uahuaHua

Boa cara! Esse squier dizem que é porreta, além de ser uma coisa linda!

TugaBass
Veterano
# nov/07
· votar


jholanda
Mas o dedo fica coçando mesmo é para comprar uma fender original ... sei lá, sonho de consumo :-)

É verdade! Todos nós passamos por isso! Vai com calma! Temos que começar por qualquer lado! Hoje escolhes o melhor baixo possivel conforme as tuas economias e depois, com o tempo, vais afinado o gosto pelo teu som de baixo preferido e aí vais ter muitas opções de escolha e de certo que não vais ficar por ter só um único baixo... É assim mesmo.

Esse Squier Vintage Modified eh MUITO bom.

Acho uma excelente opção!

Abraço.

erictt
Veterano
# nov/07
· votar


aê allex..cara quando li seu texto,bicho,parece que eu estava me vendo;carregar caixa(faço isso todo domingo pra igreja)som de preto(o cara que me dá aula,as vezes fala,esse som tá de turista, branco, chegando no aeroporto,tá longe de ser samba)estudar horas,de madrugada....isso tudo pra quem ama tocar baixo é uma realidade.parabens bicho....

jholanda
Veterano
# nov/07
· votar


aproveitando o embalo, o squier chega na semana que vem. o cubo que tenho aqui prá estudo é um warmmusic rb-108. vcs acham que dá pro gasto?

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


Pra estudo sim... mas fique sabendo que o som dele não é lá muito bom.

Qnd der pega um Meteoro 12" que dá de 100 nesse daí...

(Eu tenho um desses...)

jholanda
Veterano
# nov/07
· votar


eu estava pensando em trocá-lo num staner bs-120 usado. vai depender de quanto eu vou conseguir nele. mas vou dar uma olhada nesse meteoro também, em lojas de equipamentos usados.

valeu pela dica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a opinião sobre aprendizado