Mudança no esquema elétrico do Jazz Bass

Autor Mensagem
leomezz
Veterano
# jul/07


Pessoal,

Estive pensando em fazer o seguinte: no jazz bass existem três potenciômetros, vol 1, vol 2 e tone. Não gosto muito de ficar controlando os volumes separados. Em função disso pensei em retirar um pot. de vol. e colocar um potenciômetro de balance. Assim, ficaria um volume geral para os dois captadores, o balance para variar entre eles (que tem a mesma função de dois volumes) e o tone. Como posso fazer isso? Quais as especificações desses potênciômetros? O volume que ficará só continua sendo de 250k B? Qual o valor do pot. de balance? E o tone? Capacitor? Luthiers de plantão!!!
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
No site da Seymour Duncan e em outros tem o esquema dessa modificação. Eu particularmente prefiro o uso de uma chave de 3 posições (tipo LP) e um volume e um tone masters.
Abç

FCLBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: FCLBass
· votar


leomezz
Mauricio Luiz Bertola

O que vc ker fazer é bem simples, só tenho a preocupação quanto ao furo que sobrará. Quanto ao que o Bertola disse, é mais prático e fácil porém, vc ficaria somente com o cap da ponte trabalhando ou o do braço ou os dois. Se vc usar um pot de 250K simples mesmo, onde nas "pernas" da extremidade ligar o sinal de cada pot (ligação paralela ao jack de saída) e aterrar a perna do meio, vc terá o que ker, ou seja, no meio os dois estão trabalhando juntos e girando para um dos lados, um deles estará perdendo o volume. É uma forma de não perder 100% dos caps. Se ajudou, blz.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
FCLBass

Obrigado pessoal.FCLBass

O que vc ker fazer é bem simples, só tenho a preocupação quanto ao furo que sobrará
Eu vou substituir um dos volumes pelo balance, portanto não sobrará furo algum. Pelo menos no meu bass tem três pot. e o jack.
abç

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


Pessoal, não to encontrando esse esquema naqueles sites.

FCLBass

Nquele tipo de ligação que vc mencionou, eu utilizo o proprio pot. de vol. para servir de balance? E nesse tipo de ligação os caps. não estarão a 100%? Explique-me melhor.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


Outra coisa, eu posso colocar pot. de 500k, sendo que os meus originais são de 250k? como ficará o valor do capacitor? Continua 0047?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz

Respondendo em ordem:
Eu vou substituir um dos volumes pelo balance, portanto não sobrará furo algum. Pelo menos no meu bass tem três pot. e o jack.
Hoje vc tem vol cap ponte, vol cap braço e tone, certo? Qndo falei furo, entende-se pot, pois no lugar dos pots de vol vc usará apenas um. O outro ficaria sem uso.

Nquele tipo de ligação que vc mencionou, eu utilizo o proprio pot. de vol. para servir de balance? E nesse tipo de ligação os caps. não estarão a 100%? Explique-me melhor.
Não. Deve ser feito com um pot de balanço. Nessa ligação os caps estarão à 100% sim, quando o pot estiver no centro.

Outra coisa, eu posso colocar pot. de 500k, sendo que os meus originais são de 250k? como ficará o valor do capacitor? Continua 0047
São questoes diferentes. Recomendo utilizar o mesmo valor de pots, pois num de 500K, vc daria menos volta e zeraria o som mais rápido. O capacitor pode se manter o mesmo e até deve para não alterar (filtrar frequências) o timbre.

Dúvidas é só falar.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

Certo rapaz, mas quanto à furação, é o seguinte: o que eu quero é um volume master que incida nos dois captadores simultaneamente, um balance(pan) para usar ora o capt da ponte, ora o do braço ou percentual de cada um combinados, e um pot. de tone. Portanto, os três furos teriam as suas novas funções e nenhum ficaria sem uso.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz

OK. No fio do sinal dos caps que vai para o jack fêmea (saída), vc coloca então o pot de volume que vai sobrar. Resolvido seu problema.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

Certo. Só uma coisa, qual o valor do pot de balanço? 250kb tb? Ele tem que ser duplo (6 pernas) ou pode ser simples?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


No meu Tagima ele é de 250K e simples.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

Hum. Mais uma, quando associamos capacitores em paralelo nós somamos, né? Por exemplo, dois cap. de 15n teremos 30n, certo? e em série teríamos 7,5n?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
Certo. Só uma coisa, qual o valor do pot de balanço? 250kb tb? Ele tem que ser duplo (6 pernas) ou pode ser simples?
Deixa eu corrigir enquanto tenho tempo. É tudo ao contrário, somente o bal é de 500K e ele é duplo. Estava com o esquema do meu Streamer na cabeça... Foi mal!

Hum. Mais uma, quando associamos capacitores em paralelo nós somamos, né? Por exemplo, dois cap. de 15n teremos 30n, certo? e em série teríamos 7,5n?
Não, é ao contrário. Seguem as fórmulas:
R em paralelo: R1||R2 = (R1xR2)/R1+R2
R em série: Rt= R1 + R2 + ...

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
Outra correção: Vc está certo! Estamos falando de capacitância e não de resistência, conforme descrevi. Segue:
Paralelo: Ctotal=C1+C2+...+Cn

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
Certo. Então, no esquema que pretendo fazer, eu terei um pot. de volume master de 250k (B), um Balanço de 500K (B) e um tone de 250K (B)?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
Me passa seu e-mail para que eu te envie o esquema completo que estou acabando de fazer.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

leomezz@floripa.com.br

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
Já te mando. Me dá no máximo 20min.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


ok

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
Vei...tou vendo que tu entende de parte eletrica...

eui tava querendo fazer um esquema estranho...sem pot de volume...apenas dois tones (um pra cada cap) e uma chave de 3 posições...é um jazz bass também...rola de fazer isso?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz

Já mandei. Vê se isso te ajuda.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Gui

Veja bem, um ccto assim só funcionaria como tonal individual e com respostas imediatas para os dois pots, com a tal chave na posição central, ou seja, se a chave estiver apenas selecionando um dos caps, apenas o tone referente ao mesmo funcionaria. Consegui explicar?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Gui

Outra coisa, vc não teria a opção "mute" no baixo, ou seja, vc pode fechar os dois pots tonais que ainda assim o sinal dos dois caps sairíam, entendeu?

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
sim...é exatamente isso que quero...só que num tenho nem ideia de como fazer...tu tem como me dar uma luz???

são pots de 500k no esquema original, só que num consegui ver o valor do capacitor!

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Gui

Qual é o seu baixo (marca e modelo)?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Gui

Não é nada d+. Nunca pensei em nada parecido e minha dúvida é quanto aos valores dos capacitores. Mas de forma experimental, montarei um ccto pra vc sem problemas. Me mande seu e-mail que amanhã eu te respondo.

leomezz
E aí? É isso q vc ker?

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
é um golden jazz bass antigão!!!

vou te mandar por mensagem pessoal!!!

valeu man!!

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

É isso mesmo cara...valeu a força.
Só uma coisa, não to encontrando potenciômetro para o balace. Posso usar um de 500K (B) simples de três pernas que usava para volume?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
Não seria legal não, mas dá. Insira o sinal dos pots em paralelo nas entradas extremas e aterra a central. Pelo que entendo, dará certo.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

Se não for te pedir demais, tens como me enviar por email esse esquema?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudança no esquema elétrico do Jazz Bass