Mudança no esquema elétrico do Jazz Bass

Autor Mensagem
FCLBass
Veterano
# jul/07
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Will Piasecki

Seria isso que vc ker?

Shakal
Veterano
# jul/07
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Aí ele usa os 2 tipos de corte. Com 2 pots de tone ou um duplo. Como ficaria com apenas 1 tone de corte de graves?

FCLBass
Veterano
# jul/07
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Shakal
Como aquele ccto é para cada captador, pode-se usar tone para agudos e graves duplos (dois controles apenas) + um volume e um bal. Total de 3 controles.

Shakal
Veterano
# jul/07
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Mas nesses HM são 4 controles... Volume principal e balanço (ou 2 volumes), tone e seleção dos modos do captador. Se colocar o controle de grave e agudo no mesmo potenciometro vai ficar estranho... Caraca, meio confuso isso aí.

rfasioli
Veterano
# jul/07
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denismonteiro
Também tô montando um bass com caps MM+JB (SMB4A e SJB3N da duncan).
Por enquanto com esquema passivo:
MM -> Coil Blend (balanço) -> Chave Serial/Paralelo (esquemas dos humbucking) -> Chave Phase Shifter (Inverte polos do cap, também dos hum) -> Blend (MM/JB) -> Controle de tom individual (.05) -> Chave para seleção de Caps MM / MM+JB / JB -> Volume. Todos os pots são 250KA. Entendeu? Nem eu... Ainda não sei no que vai dar, se ficar bom te falo. Se tiver alguma dica fora mudar os pots para 500K...

Valeu.

FCLBass
Veterano
# jul/07 · Editado por: FCLBass
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Shakal

Ñ sei se vou conseguir explicar. Imagine aquele ccto com os pots duplos para os controles de grave e agudo. Teríamos 1 duplo para os agudos dos dois caps, 1 duplo para os graves dos 2 caps, 1 bal e 1 vol. Somando 4 controles. Sacou?

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
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FCLBass

Mas que na verdade são 6 controles!! ^^

FCLBass
Veterano
# jul/07
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Will Piasecki

"Sim"... É o que vc keria?

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
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FCLBass

Cara, fucei nesse site (www.nbspickups.com) mas nao achei o esquema...

FCLBass
Veterano
# jul/07
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Will Piasecki

Veja aki http://www.4shared.com/file/20563032/1bc47c1a/contr-pass-tons1.html?ca u2=403tNull

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
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FCLBass

Eba!! Valeu!

Entao é aquele valor de capacitor? 2nF?

FCLBass
Veterano
# jul/07
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Creio que sim...

Shakal
Veterano
# jul/07
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Aquele é 22nF...

FCLBass, esses potenciometros duplos são aqueles que tem um no meio e um em volta? Ou aqueles que é 1 pot mas com 6 pernas?

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
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Shakal

Tah escrito ali "2nF para 470pF"

FCLBass
Veterano
# jul/07
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Shakal

1 com 6 pernas.

FCLBass
Veterano
# jul/07
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Shakal
no ccto que tenho em mente seriam usados 2 desses aqui http://www.4shared.com/file/20571791/ea043294/15285.html?cau2=403tNull

Shakal
Veterano
# jul/07 · Editado por: Shakal
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Então da metade pra baixo seria corte de agudos e metade pra cima corte de graves?

E se quisermos cortar graves e agudos ao mesmo tempo?

Edit: Ahnn aquele outro... Acho que dá pra usar de 470pF até 2nF.

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
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FCLBass

É, acho que a ideia do shakal é bacana, para trabalhar com os tones separados (podem ser com pots duplos) do que com pots igual ao de balanço... nao?

Shakal
Veterano
# jul/07
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Seria o ideal, pois não é o tipo de controle para ser feito em um pot apenas, não escolhe "ou isso ou aquilo", pode-se escolher cortar muito os agudos e pouco os graves ou variações disso. Um pot daqueles duplos seria legal. Pior que nunca vi pra vender... Alias, em termos de variedade de componentes eletronicos, CTBA ta um desastre!

Sabe onde encontrar pots logaritimos por aqui, Will Piasecki?

Dai ficaria 1 Pot duplo (corte de graves e agudos), 1 pot de balanço, 1 pot de volume. Seriam 4 controles em 3 pots. Sobra um buraco pra por uma chave seletora da configuração dos captadores.

denismonteiro
Veterano
# jul/07
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rfasioli
qdo eu escrevi JBMM me referi ao jazz bass marcus miller! e tava afim de mudar um pouco o skema dele.
mas a sua idéia é muito boa, com certeza vai ter boas variações de timbre
uma coisa só que eu colocaria é o um skema pra ficar um dois singles do cap J e um dos H, pra pegar um pouco de timbre de JB tbm!

denismonteiro
Veterano
# jul/07
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rfasioli
é esse skema que eu tou falando:
http://www.ernieball.com/mmonline/techinfo/controls/cfd_StingRay5_HS.g if

e aqui tem todos os skemas dos MM:
http://www.ernieball.com/mmonline/techinfo/

FCLBass
Veterano
# jul/07
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Shakal
Will Piasecki
Pode ser usado um pot simples para esses controles desde que o sinal inserido neles venha do pot de balanço. Daí não há necessidade de pots duplos.

ant.
Veterano
# ago/08
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olá galera sou novo poraki gostaria d compartilhar o q eu fiz no meu jazz bass

ele tinha um vazamento d som quando eu abria o ton ficava um zumbido danado encontrei um esquema q resolveu o meu problema nestes link's tem todo o processo :

http://psionicaudio.com/images/bass/SchematicBVT.jpg

http://psionicaudio.com/images/bass/ControlCavity.jpg

http://psionicaudio.com/images/bass/PickupCavities.jpg

http://psionicaudio.com/images/bass/GroundLugCloseUp.jpg

http://psionicaudio.com/images/bass/PotsWiring1.jpg

http://psionicaudio.com/images/bass/ControlsTop.jpg

mais o meu problema é o seguinte

meu baixo tem 4 potenciômetros o quarto era d um préamp q eu eliminei e eu gostaria de saber se eu poderia duplicar o esquema do tom e se isso afetaria de alguma maneira o som do instrumento ou ficaria redundante sem nem uma modificação

DotCom
Veterano
# ago/08
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ant.
E você queria que esse segundo pot de tom fizesse oq?
Porque o tone é basicamente um filtro passa-baixas, em que você altera a frequência de corte (quanto mais você mexe no potenciômetro, mais você corta agudos)

Botar outro filtro passa-baixas iria ajudar em q?

Agora... Você poderia inovar, colocando um passa-altas, pra cortar graves (mas só se encontrar aqueles pots Zero-Load da Fender, pra poder tirar esse filtro da jogada quando precisar)

ant.
Veterano
# ago/08
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DotCom

o meu intuito é para ñ deixar o 4 pot sem função mais sua idéia do pot Zero-Load é bem interessante mais esta ligação seria igual ao do outro ou teria q ser diferente

ant.
Veterano
# ago/08
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DotCom

o meu intuito é para ñ deixar o 4 pot sem função mais sua idéia do pot Zero-Load é bem interessante mais esta ligação seria igual ao do outro ou teria q ser diferente?

DotCom
Veterano
# ago/08
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ant.
a diferença do filtro passa-altas pro passa-baixas é em cima de quem você pega a referência.... no passa-altas, você pega a referência em cima do resistor (potenciômetro), ao invés de usar o capacitor como referência.

Mas tem que calcular direito os parâmetros pra não ficar com o instrumento "mudo". (falar a verdade, nunca vi isso num baixo... tô sugerindo pra dar uma utilidade pra esse quarto pot).

Pensando cá com meus botões, porque não deixa 2 volumes + tone + chave seletora de captadores?

aí você poderia ter os dois juntos (operação normal), ou selecionar só um deles (sem precisar zerar o volume de um captador).

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