Mudança no esquema elétrico do Jazz Bass

Autor Mensagem
FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
Sim.

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


!!!
esse tópico me deu boas idéias!
sinto falta do controle de tone no JBMM...
como ele tem o volume de cada captador + grave e agudo, teoricamente poderia deixar um volume master, e um pot duplo com pan dos captadores e tone e o de grave e agudo continuaria igual... gostei! vou ver com meu luthier...
foda é a dó de mecher no brinquedo né...

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


denismonteiro
As vezes é necessário... sempre mecho nos meus instrumentos. E pior, eu mesmo!!! hahahahaha

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz

Já foi. Agora vou fazer um pro Gui.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


denismonteiro
vc que troca muito de baixos num compensa deixar original nao? por mais que as mudanças melhorem o instrumento, quem quer um jbmm quer um jbmm original do jeito que ele vem de fabrica... é igual carro tunado, pode ficar ate mais bonito, mas vc vai sempre vender ele por muito menos do que pagou...

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
sera que vai dar um balance legal usar um pot simples? pq nao compra um no mercado livre? la tem uns de 500k

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

Beleza véio, acho que é isso. Pode ser que haja perda de volume no centro. Se ocorrer, resolvo isso com capacitores e resistores associados, né? Pretendo colocar mais um capacitor no tone, aí terei no mesmo pot. controle de grave e agudo. Esses capacitores podem ser de 10nf (agudo) a 50nf (grave)

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
Pois é cara, mas tô ancioso para ver se funciona. Se ficar ruim eu compro um específico para balanço.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
eu ja tinha testado... se eu ainda tivesse meu tonantao eu ja tinha feito isso... aprendi muita coisa sobre parte eletric tentando consertar aquilo...

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Gui
Kd teu e-mail cara? O ccto tá pronto.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
leomezz
Gui
denismonteiro

Um resultado muito bom foi quando instalei o Booster Fet da Roxy (um carinha lá de BH). Deu um ganho com graves definidos e agudo brilhante. Não mudei nenhum dos componentes do baixo. E o melhor, sem nenhum ruído. Vale a pena testar!

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


conehc

Cara, fiz muita experiência com meu giannini escala curta. Depois com o meu saudoso Jennifer magnus, cheguei a ter três captadores da Finch (aqueles prateados). Conseguia mais timbres do que com o meu SR 505.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass


Um resultado muito bom foi quando instalei o Booster Fet da Roxy (um carinha lá de BH).

O que é isso? É muito caro?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
Tem no ML e deve tá uns R$ 80,00. Vê lá.

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


leomezz
Acho que só tem em formato pedal. O q comprei era pra colocar dentro do baixo. Igual a um ccto pré. Já tô com ele há quase dois anos. Como ele tem um push-pull, permite usar ativo/passivo. Vou ver se tenho fotos e te mando.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
eu queria ir no estudio desse cara ouvir o boost pra ver se compensava mas é complicado pegar dados pelo ml...

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-58124848-booster-fet-tone-2-cir cuito-ativo-para-jazz-bass-_JM

esse

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


conehc

Esse já é o novo modelo. Cara, vai por mim, o som é legal! Além do meu baixo, já coloquei em mais dois. Os caras gostaram.

denismonteiro
Veterano
# jul/07
· votar


conehc
com certeza por isso mesmo que penso várias vezes antes de fazer qq coisa com os brinquedos....
seria legal se eu arranjasse um outro pré de JBMM e fizesse as mods nele...
ou comprasse logo um desse: http://www.j-retro.de/seiten/einbau_en.html
aiheaiuheaiuheaiuheaiuhe

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


denismonteiro

Tem idéia de preço?

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


denismonteiro
Já vi no "Price List"... o que eu keria é o J-Retro Standard. Custa € 250,00!!! +ou- R$ 650,00.

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


denismonteiro
aquele j-retro deluxe era quase tudo o que eu queria... mas importar uma coisinha dessas eu compro um fender jb mex e saio com ele feliz da vida...

ps: nem olhei muito o site porque ja passei horas admirando ele a um tempo atras...

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass
eu chuto que uma coisa dessas chega aqui a uns 1300 reais no minimo (isso se vc importar ou pedir pra alguem fazer isso... imposto de importação é complicado)

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


conehc

Pode crer...

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


guidobaixo(arroba)pop.com.br

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Gui
Já foi. Vew se eh isso q vc ker.

Gui
Veterano
# jul/07
· votar


é tão simples assim??? mesmo???

é isso mesmo!!! demorou!=DDD

valeu man...vou botar o cerebro pra funfa no fds!

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Gui

Depois fala se ficou legal. Lembro q os cctos q desenhei pra vc e pro leomezz saíram da minha kbça, nunca os testei. Vou pegar um JB Golden antigo q está com um aluno meu e tentar fazer algo parecido.

leomezz
Veterano
# jul/07
· votar


FCLBass

No final de semana eu vou fazer a mudança no esquema elétrico e na semana que vem eu posto os comentários. Farei varias experiências com capacitores e resistores.

Falou.,..

leomezz
Veterano
# jul/07 · Editado por: leomezz
· votar


Seguinte pessoal...
O esquema que o FLCBass me passou funcionou. Porém, como havia previsto, quando o PAN fica zerado, há um pouco de perda no ganho. Para resolver isso preciso colocar um pot. de balançe de 6 pernas para que se possa associar capacitores e resistores de modo a resolver esse problema. No mais, fiquei testando vários capacitores no pot. do tone para dar uma variada no timbre. Descobri o seguinte: Colocando um capacitor acima do 47nF não dá diferença alguma no timbre. E, ao contrário do que se pensa, a função do capacitor é apenas filtrar e não acrescentar grave ou agudo. Tirando o capacitor, o grave e o agudo ficaram no máximo, ou seja, ficou com o mesmo timbre de quando se coloca o tone todo aberto. Conclusão: quando se fecha o tone, apenas estamos cortando o agudo natural do captador e não se está acrescentando grave. Trocar um pot. de 47nF por um de 22nF é como trabalhar com um de 47 mais ou menos em 46 %. O de 22, quando fechado, não corta totalmente o agudo. Testei capacitores de 15nF até 56nF. Inclusive associei dois de 56nF, obtendo 112. Ficou a mesma coisa que um de 47nF. Conclusão: existe um valor máximo de capacitor para se cortar o agudo totalmente e esse valor parece ser o de 47nF. Acima disso é desnecessário. Não se precisa trocar um de 47nF por um de menor valor. É só girar o potenciômetro.
Abç a todos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudança no esquema elétrico do Jazz Bass