captador ativo a madeira do bass influencia no som?

Autor Mensagem
Jfactor
Veterano
# jun/07
· votar


No quesito captação em si, ativo e passivo funciona da mesma forma.

acertaram a resposta!
acho que temos um ganhador!!=DDDD'



(2)

Jfactor
Veterano
# jun/07
· votar


Eu tenho um baixo com o corpo feito em Mogno com caps ativos,sem circuito.

Já pude testar esses mesmos caps em um baixo com corpo de swamp ash,ambos com o braço aparafusado,sem circuito nenhum tbm

O resultado sonoro foi BEM diferente nos dois baixos,as madeiras fizeram uma diferença absurda no som.

Tudo bem q temos q levar em consideração inúmeras coisas nos baixos,inclusive as madeiras do braço e da escala tbm,mas esse experimento me fez ver q isso é uma lenda sem nenhum fundamento.


Rafael do Baixo

Em qual vc acha que o som ficou melhor??????

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/07
· votar


Jfactor

Eu achei q o som ficou melhor no meu baixo de mogno mesmo,pq nele eu consigo tirar o timbre q eu gosto,com médios e graves definidos e agudos presentes,mas sem excessos.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


auhauhauhau e quem não gosta de graves e médios definidos e agudos presentes mas sem excessos?

Diz aí.

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/07
· votar


Shakal

Bota um circuito ativo,usa outras madeiras na construção do baixo,usa uma captação diferente da q eu uso.

Enfim,o q não falta é opção pra se achar um timbre q te satisfaça.

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Perae, vou reformular a frase:

E quem É não gosta de graves e médios definidos e agudos presentes mas sem excessos?

hehehe me expressei mal...

TugaBass
Veterano
# jun/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Malta! Desculpem o texto longo, mas vou tentar dar a minha opinião geral em relação a todos.

Leofunkbass

Deixa lá que em Portugal também não há respeito pelos músicos. Sendo a música uma arte como todas as outras, é a que paga mais imposto sobre a compra de material. Os artistas plásticos, escritores, e todos os outros, pagam mais 5% sobre o preço de todo o material que comprem; os músicos pagam mais 21%. É fixe, não é? São os governantes que temos por cá!

Jfactor

Boa! É uma pergunta pertinente! É muito relativo... e cada caso é um caso!

Pela minha experiência por ter baixos em diversas madeiras e até com reforço de braço a grafite e com escalas diversas, além do status ser inteiro em grafite, penso que por isso, é de certeza o status que tem melhor sustain e ressonância de cordas, dado que a grafite não absorve em nada o som e vibração das mesmas, até porque não encontramos nenhum ponto morto na escala, normalmente o 2º. (F#, B, etc). No caso da madeira, por muito densa e compacta que seja, esta vai sempre funcionar como passivo na vibração das cordas o que vai atenuar um pouco a resposta no som das mesmas. Mas como eu disse: cada caso é um caso!

No caso dos emuladores e equalizadores, a razão deles existirem é mesmo essa, nomeadamente compressores e sustainers; uns para nos apróximarmos de um timbre preferido e outros para nos dar mais presença e definição no som...

Em relação aos warwick, eu não consigo gostar de nenhum... acreditam? E nem é por nenhuma razão especial! É que não gosto mesmo do som dos warwick. Tenho 16 baixos de várias marcas e nunca tive vontade de comprar um warwick. E já experimentei praticamente todos os modelos. Depois não encontro nenhuma razão para que eles sejam tão caros... pelo menos cá em Portugal, o que não faz sentido gastar ainda mais dinheiro em periféricos para lhes alterar o som.

Eu normalmente, uso uma pedaleira da digitech, a BP8, mas apenas para tirar alguns sons e efeitos especiais na base do sintetizado. Em som limpo, uso sempre o som do baixo que estiver a usar e sem alteração. Poderei compensar mais ou menos a equalização em função de amp/coluna/sala, que estiver a usar!

Soulface

É verdade o que dizes!
Baixo e guitarra são dois universos totalmente diferentes. O baixo tornou-se um intrumento muito exigente e evoluiu muito ao longo dos ultimos 50 anos, a ponto de se tornar num instrumento solista, coisa que nem se imaginava há umas décadas atrás. Isto acontece porque estamos a lidar com um registo muito grave e como sabem, a definição do seu timbre/som é mais surdo e enrolado o que obriga a que tenhamos que recorrer a uma tecnología mais engenhosa e aplicada, nomeadamente madeiras, fibras, captadores (pickups) e até os acabamentos, que também são muito importantes e que por vezes nos esquecemos deles!

Quanto a mim, uma guitarra activa torna-se inconcebível. Vai bezourar por todo o lado a ponto de se tornar insuportavel! Tem que ser atenuada pelos vários pedais de efeitos... o que é contraproducente.

Death Knight

É mesmo! Concordo em tudo, contigo! O que manda são as frequências! Na guitarra não há tanta exigência como no baixo!

Abraços.

eltonbass
Veterano
# jun/07
· votar


Vai bezourar por todo o lado a ponto de se tornar insuportavel!
???
chiar? se for isso reza a lenda que o ruido é zero.

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


TugaBass
Quanto a mim, uma guitarra activa torna-se inconcebível. Vai bezourar por todo o lado a ponto de se tornar insuportavel! Tem que ser atenuada pelos vários pedais de efeitos... o que é contraproducente.
Se for utilizar uma captação passiva com um circuito ativo na guitarra como é feito em contrabaixos, e esse circuito não for muito bem estudado e feito, realmente haverá esses ruídos insuportáveis.
Porém, captadores ativos como os EMG por exemplo, apresentam nível de ruído muito próximo de zero.

TugaBass
Veterano
# jun/07 · Editado por: TugaBass
· votar


eltonbass
Soulface

É!!! Quando digo bezourar, não é bem em termos de ruídos, embora também possam existir. É mais em relação ao ataque e presença que a guitarra vai apresentar, o que por vezes se torna demais e nem sempre é melhor! Na execução, ela acaba por se destacar demais... Eu não toco guitarra electrica como profissional, mas de todos os meus amigos músicos/guitarristas com quem trabalho, nenhum deles gosta de guitarras activas, seja com pickups activos ou apenas o circuito activo...
Dizem que a guitara fica muito estridente e têm que a atenuar... e "segurar". Sinceramente, não sei...!?!?!? São opiniões e gostos!!!!

gutohaps
Veterano
# mai/10
· votar


se não influenciasse era só compra uma 'jennifer por 50 pila e colocar uns EMG

q idiota ¬¬

dibass
Veterano
# mai/10
· votar


gutohaps


Podia pelo menos ler as respostas antes de ressussitar o tópico só pra falar isso né!

Os caras, explicam e justificam. A Dúvida/questão é interessante, nem todos sabem. Além de que, tem informações boas aê.

Jfactor
Veterano
# mai/10
· votar


gutohaps

Sabidão , leia primeiro antes de comentar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captador ativo a madeira do bass influencia no som?