captador ativo a madeira do bass influencia no som?

Autor Mensagem
Jfactor
Veterano
# jun/07


Caros colegas, dizem q captador ativo tem o timbre dele independente do tipo de madeira q é feito o bass, é verdade???
Somente os passivos são "dependentes" da qualidade da madeira???

Gui
Veterano
# jun/07
· votar


Jfactor
boa piada...aHEIUHAieoheiuoehoiuaehiuehiauehouiheuIHAEUIEHIUEHAIUhihea

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Jfactor
nao, ainda depende da madeira sim... em menos qualtidade mas depende....

eu fiquei algumas boas horas olhando pro meu sx e pensando como a madeira influenciava,,, dai veio a brilhante conclusao: nao é que ela o captador receba alguma influencia direta da madeira, o que acontece é que a madeira cria padroes de ressonancia nas cordas e como o captador capta justamente a ressonancia das cordas, nao interessa se é pasivo ou ativo, a madeira vai influir sempre... o grande lance dos ativos é que eles tem um circuito interno que trata o som (da uma equalizada) e o ruido antes do som ir pro circuito ou pro jack de saida...

eltonbass
Veterano
# jun/07
· votar


Jfactor
ela influi bem menos no som, o som é moldado, como disse o conehc.

Jfactor
Veterano
# jun/07
· votar


Gui


Pô num é?? toda fofoca tem um ponto de verdade......

Leofunkbass
Veterano
# jun/07
· votar


Influencia sim, um exemplo disso é o warwick Streamer stage 2 que possui captação ativa, a warwick não ia construir o corpo dele naquela madeira africana (AFZLEIA) que é uma madeira muito nobre e rara, se ela não tivesse influência no timbre dele, que é maravilhoso por sinal.Acho que a diferença é que o captador passivo não trata o sinal emitido pelas cordas, simplesmente converte eles para impulsos elétricos e manda-os diretamente para o amplificador ou cubo.

Leofunkbass
Veterano
# jun/07
· votar


Influencia sim, um exemplo disso é o warwick Streamer stage 2 que possui captação ativa, a warwick não ia construir o corpo dele naquela madeira africana (AFZLEIA) que é uma madeira muito nobre e rara, se ela não tivesse influência no timbre dele, que é maravilhoso por sinal.Acho que a diferença é que o captador passivo não trata o sinal emitido pelas cordas, simplesmente converte eles para impulsos elétricos e manda-os diretamente para o amplificador ou cubo.

TugaBass
Veterano
# jun/07 · Editado por: TugaBass
· votar


conehc

Exactamente!!!!!... É isso mesmo!

O material utilizado no fabrico dos instrumentos vai influenciar sempre a resposta dos mesmos em relação à ressonância e à vibração das cordas, sejam eles eléctricos, e claro, muito mais se forem acusticos. Mas têm sempre influência.

Abraço.

Jfactor
Veterano
# jun/07
· votar


Influencia sim, um exemplo disso é o warwick Streamer stage 2 que possui captação ativa, a warwick não ia construir o corpo dele naquela madeira africana (AFZLEIA) que é uma madeira muito nobre e rara, se ela não tivesse influência no timbre dele, que é maravilhoso por sinal.Acho que a diferença é que o captador passivo não trata o sinal emitido pelas cordas, simplesmente converte eles para impulsos elétricos e manda-os diretamente para o amplificador ou cubo.

Leofunkbass
TugaBass
eltonbass
conehc

blz, mas vcs não acham q também se usam certas madeiras "exóticas" mais por frescura, para deixar o instrumento mais caro?? será q não ha madeiras mais baratas com o mesmo timbre??????
wenge, bubinga, etc.....cada nome q arrumam, e quanto mais o nome e esquisito, mais caro é o instrumento.....

TugaBass
Veterano
# jun/07
· votar


Jfactor

Ahahahahahahah!

Gostei mesmo do quanto mais o nome esquisito, mais caro é!!!

É verdade que as madeiras exóticas fazem o instrumento mais caro. Isso tem a ver com a qualidade delas em termos de resistência e durabilidade, mas também por serem mais raras e por vezes até espécies protegidas!

As mais baratas também servem, mas acabam por não ter os mesmos requesitos que as mais caras têm no que toca ao som que proporcionam. São menos densas... mais porosas... e isso pode fazer com que absorvam mais humidade e/ou que sejam menos resistentes ao calor, independentemente dos vários acabamentos que tenham.

Abraços.

Leofunkbass
Veterano
# jun/07
· votar


É exatamente o que o tuga disse, são madeiras de alta ressonância e densidade, o que influencia diretamente no som e no bolso de nós, pobres baixistas deste país que não sabe valorizar os músicos

Jfactor
Veterano
# jun/07 · Editado por: Jfactor
· votar


TugaBass


blz, mas em sua opinião, bass de :::::Madeira ou Grafitte??????? isso levando-se em conta a mesma configuração para os dois, mesma captação, etc...... qual seria o melhor?????????????

É exatamente o que o tuga disse, são madeiras de alta ressonância e densidade, o que influencia diretamente no som e no bolso de nós, pobres baixistas deste país que não sabe valorizar os músicos


Leofunkbass
TugaBass

Eu até concordo, mas hj em dia o q não se faz com um bom equalizador ou emulador???? será que eles preencheriam as diferenças de timbre de um baixo com uma madeira rara e um bass de boa qualidade mas não usando uma madeira exótica????
Como por exemplo o warwick Streamer stage 2, pega-se um Rockbass e coloca-se uns periféricos para ajudar, i ai????

vlw

DaNaDo
Veterano
# jun/07
· votar


Eu até concordo, mas hj em dia o q não se faz com um bom equalizador ou emulador???? será que eles preencheriam as diferenças de timbre de um baixo com uma madeira rara e um bass de boa qualidade mas não usando uma madeira exótica????
Como por exemplo o warwick Streamer stage 2, pega-se um Rockbass e coloca-se uns periféricos para ajudar, i ai????


Cara, esses tempos meu pai tava falando... "eu era tonto no passado, pegava uma c10 e queria transformar numa d20 ( caminhonetes ) mais nunca ficava igual"...

E nem tinha que ficar igual, ela não era um d20 pô... ela não passava de uma c10 modificada, e ela nunca iria ser uma d20 apenas por não ter sido fabricada uma d20, por mais idêntica que ela ficasse, algum parafuso lá no amago da carroceria seria ainda da pobre c10 e isso faria dela uma c10 modificada bem parecida com uma d20 :P

Basicamente é a mesma coisa, por mais parecido que seja, por mais idêntico que fique no caso da hipotese Rockbass, ele nunca será um Warwick Streamer Stage 2... apenas por não ser o tal Warwick

Agora se a ideia é uma coisa bem parecida, e se não é muito exigente, pode até conseguir uma coisa satisfatoria! mais ele continua sendo um RockBass =P

Xii isso é um papo pra muito chopp !

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Jfactor
DaNaDo
tenho uma teoria maluca sobre baixos... tem algo a ver com tipos de baixo e nao marcas, com o tipo de som que sai do baixo... mas achei um pouco complicada,, tenho que pensar direito nela...

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Ahhhhhhh não!
Até aui esse papo???
Q o pessoal da guitarra q utilizam além da guitarra, amp com distorção e uma porrada de pedais, tenham um resquício dessa dúvida, eu posso até relevar...
Mas putz, com baixo tb?
Esses dias mesmo acabei de falar pra uns guitarristas q os circuitos ativos de baixos oferecem até mais opções de timbre do q os passivos. Inclusive, o Bertola estava a discussão.
Antes de acreditar em boatos infundados e crenças ridículas, vamos pensar com a cabeça meu povo.
Qm aqui realmente acredita q um baixo feito com cabo de vassoura e tábua de passar roupa terá um bom timbre só pq tem caps ativos???

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
eu acredito que nao, mas parece que tem gente que acredita que um emg com um ganho absurdamente alto dá som ate numa guitarra de isopor...


Q o pessoal da guitarra q utilizam além da guitarra, amp com distorção e uma porrada de pedais, tenham um resquício dessa dúvida, eu posso até relevar...

realmente.. a maioria aqui so usa um baixo + ampli, no maximo um equalizer ou um pré-amp...

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


conehc
É a mesma coisa q perguntar se um Fusca com motor de Ferrari terá o mesmo despenho do Schumacher.
Pois eu digo... vc será no máximo um Rubinho! hauehauehuaheuaheuhaea

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
ai vc apelou ne... mas de qualquer a modo a spiker tem motor de ferrari e nem por isso é uma "ferrari"... esse lance de rubinho e shcumm vale mais pro cara que compra o set todo do gilmour e quer tocar que nem ele/tirar o mesmo timbre dele...

Jfactor
Veterano
# jun/07
· votar


Xii isso é um papo pra muito chopp !

DaNaDo


é verdade........heheheheheheheh

Jfactor
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface




Qm aqui realmente acredita q um baixo feito com cabo de vassoura e tábua de passar roupa terá um bom timbre só pq tem caps ativos???


Pior q tem quem acredita...............e tb bate o pé dizendo q tudo é a mesma coisa "q nem caminhão cheio de japa"

Death Knight
Veterano
# jun/07
· votar


Acho que no caso da guitarra da pra relevar mais, pq a madeira influencia menos que no baixo. As frequências da guitarra não necessitam de uma madeira tão densa para serem bem captadas, ainda mais com os efeitos que os guitarristas normalmente usam, um bom captador numa guitarra mais ou menos pode fazer a diferênça.
O problema é que no baixo você tem frequências muito baixas, precisando de uma madeira mais densa para uma melhor ressonância e sustain. Aí a situação muda. Um cap bom (e ativo, para aumentar o ganho) num baixo mais ou menos pode até melhorar um pouco, mas nunca vai chegar perto do que seria com uma madeira boa.

Gui
Veterano
# jun/07
· votar


Xii isso é um papo pra muito chopp !
(3)
DaNaDo


é verdade........heheheheheheheh

(2)

Shakal
Veterano
# jun/07
· votar


Q mané ferrari oq...

Madeira boa é madeira boa, até debaixo de captação ativa! :P

Só acho que num Passivo, se a madeira não for boa... Não tem baixo.

Num Ativo, se a madeira não for boa, vc vai precisa de uma boa captação e circuito PRA TER UM BAIXO. Aí ter um bom baixo é outra estória.

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


A única coisa q vc ganha com um captador ativo é uma saída maior e um equalizador embutido. No quesito captação em si, ativo e passivo funciona da mesma forma.
Se isso for sinônimo de qualidade de som pra alguém, eu retiro tudo oq já falei sobre isso até agora.

Gui
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
No quesito captação em si, ativo e passivo funciona da mesma forma.

acertaram a resposta!
acho que temos um ganhador!!=DDDD'

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Gui
QL é o prêmio??? ahuehauehuahehuaeuauhea

Gui
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
a função de moderador desse forum!!!!

haeiuehiuaeheaiouheaiuoheiuoheioau

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/07
· votar


Eu tenho um baixo com o corpo feito em Mogno com caps ativos,sem circuito.

Já pude testar esses mesmos caps em um baixo com corpo de swamp ash,ambos com o braço aparafusado,sem circuito nenhum tbm

O resultado sonoro foi BEM diferente nos dois baixos,as madeiras fizeram uma diferença absurda no som.

Tudo bem q temos q levar em consideração inúmeras coisas nos baixos,inclusive as madeiras do braço e da escala tbm,mas esse experimento me fez ver q isso é uma lenda sem nenhum fundamento.

Soulface
Veterano
# jun/07
· votar


Gui
Eu acerto e ainda assim levo castigo??? hauehuaheuhaehuahuea

Gui
Veterano
# jun/07
· votar


Soulface
Eu acerto e ainda assim levo castigo??? hauehuaheuhaehuahuea

hAEUIOHAEIUHEIUEHAEIUHAEUIHIOUhiuAE

Nao tinha outra premiacao!=DDDDDDD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a captador ativo a madeira do bass influencia no som?