Sobre influencia da madeira no timbre do baixo ! (Não é da guitarra, ok)

    Autor Mensagem
    Buja
    Veterano
    # ago/17


    Tudo bem, tambem nao acho que madeira faça uma diferença absurda no timbre de instrumentos sólidos nao. E nem to aqui pra discurtir isso. Ja deu né!

    Mas confesso que fiquei curiosaço pra ouvir o timbre desse aqui.
    https://www.musicexpress.com.au/ICimages/TRBX174EW.jpg

    Madeira do corpo: Exotic Mango!

    Mango? Pé de manga? Vixe, que que tem de exotico nisso cara...

    Se pé de manga der bom timbre, eu tenho 2 la em casa precisando cortar.
    E se for exotico mesmo, vou vender cada tabua de 50x50 a preços bacanais. Porque, bixo, pé de manga eu nunca pensei rsrsrs.
    Queria muito saber o timbre desse treco.

    E olha, ainda fizeram graça: fizeram um binding na cor alaranjada, cor de manga mesmo. Pra dar um tchan? Só pode.

    Nao achei feio nao. Até que realmente parece ser madeira de pé de manga mesmo. De tanto podar o pé de manga de lá de casa, sei direitinho como são os veios. E é bem parecido com isso mesmo:

    https://images.reverb.com/image/upload/s--18nkwClV--/a_exif,c_limit,e_ unsharp_mask:80,f_auto,fl_progressive,g_south,h_620,q_90,w_620/v149116 8951/ag0iaiqanretf9spokhl.jpg

    Agora o timbre eu realmente queria saber. Por que se for bom, bicho, esse final de semana mesmo tenho umas boas toras de galhos pra cortar la.

    Ao inves de ir pra caçamba, como sempre, ou virar lenha pra mendingo, eu mando os pedaços tudo no marceneiro pra ele colar la, faço uma penca de bloco, e começo a me aventurar na arte da telecaria kkkkk.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Buja

    De minha parte, esqueçamos o timbre ok? Falemos de madeira...

    A mangueira é uma árvore frondosa, robusta, portentosa.

    Nunca vi instrumentos de mangueira, mas já vi outras coisas. Trabalhei numa indústria grande de mobiliário e graças a este, tive acesso a um catálogo profissional, detalhadíssimo e com centenas de madeiras do mundo todo, descritas e especificadas técnicamente, sua rigídez, durabilidade, massa, características principais e etc., e a mangueira é citada nele.

    É uma madeira forte, bonita, a dureza é bem próxima a do Carvalho Americano... é durável, mas têm que ser tratada.

    Deve dar boa coisa....

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    Lelo Mig
    esqueçamos o timbre ok
    Tanto porque o timbre deve ser no minimo doce e cremoso!!!!

    a dureza é bem próxima a do Carvalho Americano
    Achei que era uma madeira mais macia e pouco resistente.

    mas têm que ser tratada.
    Que tipo de tratamento teria que fazer?
    Pergunto, porque é até interessante mandar um bom luthier construir algo com mangueira. Baratinho garanto que seria.

    Ismah
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    No baixo a diferença é baixa... ê .ê

    Temos muita energia liberada, ondas grandes... Os instrumentos de carbono soam igual um de mogno praticamente... Claro que é uma opinião bem pessoal...

    Quer fazer dinheiro com madeira? Planta mogno africano, tá 2 600 golpes de faca o metro cúbico... Cada arvore rende 90 m³ em 10~12 anos (primeiro corte, metade da floresta) e cerca de 150m³ em 15~17 anos (segundo corte)...
    São árvores grandes, mas raramente quebram, porque é duro pra burro...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Buja

    "Achei que era uma madeira mais macia e pouco resistente."

    É claro que fatores como, solo, clima, umidade e mesmo as colônias de fungos que vivem nela, alteram uma para outra, mas no geral, é uma madeira rica em sílica, e este é um mineral presente, geralmente, em árvores rígidas.

    "mas têm que ser tratada."

    Aqui precisa recorrer a um luthier... desta parte não manjo. Mas sei que deve ser bem seca e protegida para não "re umidecer", sei que ela tende a ficar úmida e esse é seu ponto fraco. (reter, absorver umidade? Talvez pela própria concentração de sílica?Confesso, tô chutando!)

    Buja
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    sei que ela tende a ficar úmida (reter, absorver umidade? Talvez pela própria concentração de sílica?Confesso, tô chutando!

    Acho que tem mais a ver com o fruto dela mesmo. Aguado, muita seiva, seii lá!
    É diferente de um pinheiro ou castenheira por exemplo. Essas arvores que tem frutos mais...secos...digamos assim, eu acho que devem reter, guardar menos umidade.


    Temos muita energia liberada, ondas grandes... Os instrumentos de carbono soam igual um de mogno praticamente... Claro que é uma opinião bem pessoal...
    Faz sentido.
    Da onde é que alguem vai achar diferença no timbre de um Bzão soando a 30Hz num baixo feito de pé de manga e outro feito de acrílico?

    Se o cara jurar que tem diferença, é so dar uma baforada num dos knobs do EQ e pronto. Timbre igual kkkk.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre influencia da madeira no timbre do baixo ! (Não é da guitarra, ok)