Entrem, por favor -- Ate que ponto captador influencia no som ?

    Autor Mensagem
    tchelooo
    Veterano
    # abr/05


    Eu tenho um baixo da condor que eh clone do Music Man Stingray. Eh o modelo CM40 - http://www.condormusic.com.br/baixo_CM40.htm .
    Especificacoes do site da condor :

    Braço – Maple ( Bolt-on )
    Corpo – Basswood
    Escala – Rosewood
    Captador – Condor Duncan Design
    Trastes – 21

    O captador eh da Condor .
    E eu jah ouvi falar sobre captardores para Music Man que marcas como Duncan , EMG e etc andam fazendo.

    O da Seymour Duncan foi muito elogiado , dizem que o timbre eh muito bom e eh quase identico aos captadore originas da MM.
    Vcs acham que se eu colocasse um desse no meu baixo (com um circuito ativo ou nao) faria grande diferenca ? Ou o material do meu baixo e etc compremeteriam o novo captador ?
    Por isso queria saber ateh que ponto o captador novo , bem melhor q o atual da condor , mudaria o som.

    Por favor deem suas opinioes.
    abracos

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    captador ativo muda consideravelmente o som msmo q a madeira seja ruim, jah um passivo eu acho q num vai mudar mto...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    tchelooo
    Steve Harris eh o cara
    Não é bem assim não. Os captadores ativos tendem a ter sempre o mesmo som pois a madeira do corpo pouco lhes influencía, mas seu nível de ruído é menor e a possibilidade de timbragem maior. Mas um bom captador passivo pode lhe dar um timbre característico e de qualidade muito boa. Escolha um captador de boa marca que atenda suas necessidades e caiba dentro de seu orçamento.
    Abç

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    "a madeira do corpo pouco lhes influencía,..."
    intao agente pode pegar uma pedaço de vassoura colocar um otimo captador ativo, mais o circuito e teremos um bom baixo??

    mas seu nível de ruído é menor e a possibilidade de timbragem maior
    Ai eu concordo.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    andré passos

    Não vamos falar de extremos...mas a lógica é essa sim.
    A madeira influencia muito pouco no som de captadores ativos. Óbvio que um baixo que seja tão mal feito à ponto de ter um som ruim por causa de um mal nivelamento de trastes, construção de braço/escala...vc pode por um EMG de 1 milhão de reais que não vai soar bem.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Andre Passos
    É isso aí que o BloodyBass falou. Leia o tópico que ele criou sobre a madeira da escala. Eu concordo integralmente.
    Abç

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Não vamos falar de extremos...mas a lógica é essa sim.
    Huahauahu esses extremos são mto engraçados... Uma vez tava moh discussão no forum da krocodille sobre uns esquema de furar ou não a guitarra, q qto mais madeira melhor, ae vem um krinha e fala "Ah eh? Então vou colocar uns captadores na Paineira que tem aqui perto de casa"

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    HALF

    huahauhauahuahauha

    tchelooo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    E o que vcs acham da madeira da escala do meu baixo (Rosewood) ? eh boa ? deixa a desejar ? sera que ela vai comprometer o meu possivel e futuro Duncan MM ?

    eh que estou pensando em ir pros EUA em julho e lah ta uns 100 dolares esse captador.

    abracos

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rosewood é uma das madeiras mais indicadas para escala de baixo. Está muito boa sim.

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar



    E o que vcs acham da madeira da escala do meu baixo (Rosewood) ? eh boa ? deixa a desejar ? sera que ela vai comprometer o meu possivel e futuro Duncan MM ?

    Claro que não... Tem muitos MM que possuem escala em Rosewood

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    (não deixa a desejar e não vai comprometer nada, eu quis dizer) =P

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    E verdade, mas o pouco nem e tao pouco assim, pois se vc pegar um baixo ativo de ash por exemplo, e um de mogno, a diferença e razoavel neh?
    tchelooo
    Cara, rosewood eh a escala mais usada em tds instrumentos gringos, e boa sim, e nao compromete nda, existe, ao meu ver escala melhores, o ebano, pau ferro e o jacaranda, q pra mim e o melhor,mas o rosewood e tranquilo, muito legal!

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    andre passos

    ë pouco sim cara. Bem pouco mesmo. pesar do ash ser uma madeira com um timbre bem agudo e o mogno ser uma e timbre grave, gordo e enconrpado, a diferença vai ser muito pouco perceptível no som final. Bem pouco mesmo.

    bassjunior
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ae galera, aproveitando o topico queria perguntar o seguinte: To de olho num baixo q tem o braco em marfin e escala em imbuia. Essas madeiras saum boas pra braco de baixo?

    tchelooo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu tava querendo colocar um circuito ativo mais o captador Duncan MM.
    Mas eu tenho a impressao que nao ha "espaco" para colocar o circuito ativo , meu baixo eh muito compacto e na parte de tras nao ha aberturas.
    Alem disso , possui apenas 3 Knobs.

    Nao tem como por circuito ativo nele ? ou um luthier da conta ?

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: BloodyBass
    · votar


    bass junior

    Pau-Marfim é uma madeira ótima para braços de instrumentos e imbuiá é uma madeira que tem um timbre extremamente grave e abafado, normalmente não serviria pra qualquer estilo. Porém pelo que eu andei vendo, vc tá interessado no DeOlivera né? Ele tem EMG ativo. Relaxa que essas características sonoras da madeira vão ser suprimidas pela captaçào EMG. Esses DeOliveira parecem ser ótimos instrumentos.

    tchelooo

    Alguma abertura de acesso aos potenciometros o baixo tem, é lá que vai ficar o seu circuito. Se a abertura for muito pequena geralmente é possível aumenta-la por dentro para que caiba o circuito. Mas consulte um luthier que possa VER o seu instrumento e ele te falará o que é possível ser feito.

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    Cara, nao sei pra vc,m mas pra mim tem uma diferença boa, audivel, vamos dizer assim...isso pra mim, agora vc entrou meio que em contradiçao:"Relaxa que essas características sonoras da madeira vão ser suprimidas pela captaçào EMG".Poh volto aquela pergunta q fiz da vassoura, pq vc disse q eh pequena a influencia do captador ativo com a madeira, mas agora vc disse q a captaçao suprime, quer dizer o ash que tem caracteristicas de timbres agudo vira um som, e o mogno bem grave, tb vai pro mesmo som? intaum pq a diversidade de madeiras??Seria a mesma coisa pegar um baixo em marupa e por uma captaçao ativa, e pegar ash e fazer o mesmo, pq existem pessoas q compraum com ash, q eh mais cara??...incoerente!!

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    André Passos

    É puro valor agregado, um cara prefere comprar um instrumento de Ash pq Ash é foda e tal...justamente pq não sabe dessa história dos captadores ativos.

    E aonde que está minha contradição? Eu disse exatamente o contrário do q vc disse, eu disse que NÃO IMPORTA A MADEIRA, O SOM DA CAPTAÇÃO É O QUE VAI PREVALESCER. E não que os captadores influenciam pouco.

    Uma prova disso é o seguinte. Pq vc acha que os fabricantes que fazem instrumentos de várias madeiras diferentes na mesma peça (várias para o corpo, braço, escala, etc) usam captadores ativos? Justamente por que uma madeira seccionada e toda diferenciada não traz as mesmas caracteristicas sonoras de uma peça única de madeira. Muitas vezes os timbres desses baixos com captadores passivos agradaria um ou outro baixista...mas a verdade é que 99% dos instrumentos musicais são produzidos baseados em referenciais sonoros existentes. Pq vc acha que só são feitos instrumentos de determinadas madeiras e não de outras? Na verdade não é por que todas as madeiras do mundo já foram testadas e estas são as recomendadas. O fato é que o custo de extração e secagem de um tipo não testado de madeira não compensa o risco dessa madeira produzir um som fora dos referenciais sonoros. Portanto os luthiers do mundo todo não saem por aí "testando" madeiras pra ver se elas são boas. Pra vc ter uma noção, uma madeira que muito luthier no Brasil tem vontade de testar pra braço é madeira de GOIABEIRA, pois oferece boa resistência mecânica. Só que ninguém o faz pq os gastos que seriam feitos pra secar a madeira seriam exorbitantemente mais altos do que os lucros.

    falei tudo isso pra esclarecer que captadores ativos são um grande "truque" pra quem fabrica os instrumentos...pois se a madeira nào proporciona o timbre ideal, o captador ativo dá um jeito nisso. Provando o que eu disse sobre a influência da madeira ser baixa sobre o som de um instrumento ativo.

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    Cara, acho que esse negocio que principalmente a fodera faz de colocar mil tipos de madeiras em um baixo nao que seja furada, mas e apenas para os musicos se agradarem visualmente, meio que vaidade, nao influi em um som, pra mim eh o seguinte, eu tenhu um instrumento ativo, um wood, o cara lah da wood intendi pra carmba sobre isso, e me disse que realmente depois testei e e verdade, que influi no som do intrumento, o corpo, escala e braço, e um poko de tampo, mas tao pouco que e quase imperceptivel, mas desculpe, pela pratica eu ainda insito que existe diferença sonora entre madeiras, mesmo pequenas nao sao despresiveis, mas brigado por sua explicaçao...mesmo nao concordando respeito.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Andre passos

    É...o que o cara da Wood te disse é exatamente o que eu estou te dizendo. Só pra entender...vc testou instrumentos e discorda dessa afirmação? Pq se for blz..é o seu ouvido e eu nào tenho nda a ver com isso. rs rs rs

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    BloodyBass
    Isso ai cara, a questao e que eu vejo diferença em baixos com madeiras com caractristicas diferentes, claro que entre marupa e ash eu nao vou saber notar, mas entre opostos, acho que madeira e uma boa parte de instumento no lado de se satisfazer ao timbre.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Entrem, por favor -- Ate que ponto captador influencia no som ?