Ninguém gosta de MPB, Samba, Bossa Nova aqui não???

Autor Mensagem
willb
Veterano
# dez/05
· votar


Baixista brasileiro que não sabe ou não têm interesse em aprender tocar MPB, está por fora de tudo.
Basta direcionar sua atenção para os grandes nomes do contra baixo brasileiro, diga-se de passagem (Arthur Maia, Sizão Machado, Serginho Carvalho, Nico Assunção, Itamar Collaço entre outros mais que não me lembro no momento) Todos tem seu reconhecimento tocando MPB (bossa, samba......)
Eu particularmente gosto de rock, jazz, blues, reggae, MMMPPPBBB, etc.
Toco em uma banda de rock n' roll , com repertório contendo dede Led e Pink Floyd, até Pearl Jam, Doors e the who.e só fui me desenvolver realmente no contra baixo, quando comecei a estudar MPB, com os métodos de Adriani Giffoni.Depois que vc entende o real fundamento da música, divisão rítmica, harmonia , vc vai dar valor a este tipo de som.

Luisfree
Veterano
# dez/05
· votar


veja o baixista do "Zimbo Trio", ele toca muito

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


que tópico atual!!!!

sinto exatamente o q cara postou. parece q todo mundo só quer saber de rock!! (diga-se de passagem, gosto muito, mas....).

galera da mpb, samba, bossa, forró e afins, vamos começar a nos manifestar mais!!!

aproveito pra perguntar pra vcs: qual é, na opinião da galera, o melhor baixo para tocar os rítmos brasileiros?

Varg
Veterano
# jul/07
· votar


mpb, samba e bossa nova, me desculpe quem gosta mas eu nao suporto, so pq é brasileiro nao quer dizer q seja bom ou q eu seja obrigado a gostar...
principalmente bossa nova, é incrivel todas as musicas tem exatamente a mesma batida no violao, quando me falaram eu nao acreditei, mas fui prestar atenção em algumas musicas e realmente é verdade O.o
o unico ritmo brasileiro q eu adimiro é o choro, nao é qualquer um q consegue tocar, as musicas sao bem trabalhadas eu acho bem bacana

no geral eu prefiro ficar com meu bom e velho rock mesmo =]
é aquela historia, se sua mae faz comida ruim em casa vc é obrigado a comer ou vai procurar boa comida fora?

conehc
Veterano
# jul/07
· votar


parece q todo mundo só quer saber de rock!! (2)

DaNaDo
Veterano
# jul/07
· votar


aproveito pra perguntar pra vcs: qual é, na opinião da galera, o melhor baixo para tocar os rítmos brasileiros?

Olha cara, curto de mais bossa nova, e também acho muiitisssimo legal mpb. Guarania, Chalana, Forró, "Arrastapé", Sertanejo não que sejam dos estilos que eu mais gosto, mais procuro sempre que dá toca-los com meu pai ( daí o legal :P )

Não que exista esse ou aquele baixo pra tal estilo, mais que um Fretless casa muito bem com MPB e Bossa Nova e agora os outros ritmos mais dançantes seria bom um baixo de 5 cordas, por causa do Sizão que vai dar aquele peso extra nas musicas.

Recomendo : Almir Sater, Renato Teixeira, Djavan, Tom Jobim, Nação Zumbi. Sem contar, Teodoro e Sampaio, Tião Carreiro e Pardinho e muitos outros ( esses são até engraçados, tocar, cantar kkkk )

eltonbass
Veterano
# jul/07
· votar


parece q todo mundo só quer saber de rock!!
cara, não sei onde aparece isso? quando falo no fcc não penso num estilo que o pessoal mais toca aqui.

MarkSandman
Veterano
# jul/07
· votar


Pessoas !! algm indique pra mim algo brasileiro instrumental e fudido a nivel de High Life e o primero do Arthur Maia!

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


DaNaDo
cara, o q tú falou em parte concordo, mas alguns baixos tem sons muito modernos e metálicos (tô trocando o meu veio samick). testei o rockbass, gostei e tudo, mas o som num achei q conbinava muito com mpb. gosto de baixo com presença, mas se num der pra simular um som de surdo decente, fica meio limitado, né?

Varg
pô cara, na boa, tu naum conhece bossa naum. ouça os cd's "casa da bossa" e se depois tu falar q conseguiu acompnhar tudo do msm jeito diz aí pra gente. só tenta acompanhar. os grandes músicos estrangeiros têm na bossa uma referência. de qualquer forma, a BOSSA é apeas UM dos nosssos ritmos. e num leva a mal, respeito o gosto de todo mundo e gosto de rock e tudo, mas de forma geral nao ouvi nada q se compara a brasileira.

Leofunkbass
Veterano
# jul/07
· votar


Varg
Pô cara a mesma batida foi foda!!! Então voçe nunca ouviu Tom Jobim, Chico Buarque de holanda,João Bosco, Elis Regina. Escutem o CD Seduzir do Djavan de 1981, com o Sizão Machado, fantástico.Bossanova e MPB tem uma característica muito interessante, porque são a junção de uma harmonia muito bem trabalhada, com muitos acordes com inversão, dissonantes e muita cromatização de acordes com o swing brasileiro. São estilos que exigem bastante estudo, e ouvir bastante o gênero.Acho que quem não gosta ainda não paraou, sentou e ouviu direito algumas composições desses gêneros que são criadas por gênios da música.

Marksandman
Tente encontrar o CD do Hamilton de Holanda(cara que toca bandolin) o baixista do CD instrumental dele é o André Vasconcelos.
Também tem o CD do baixista mineirio Marcelo Maia, parece que é muito bom.
Outro muito bom é o Lizard trio.

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


parece q todo mundo só quer saber de rock!! (4)

Existem estilos musicais excelentes por aí. Tudo bem que gosto é uma coisa pessoal, mas eu acredito que uma pessoa que estude música tenha que ser um pouco mais "eclética", afinal vc precisa ouvir de tudo para aprimorar seus estudos.
Gêneros brasileiros em geral são excelentes. Gosto muito de MPB e Bossa por exemplo.
Agora, praticamente tudo brasileiro são ritmos quebrados. É bem mais difícil que coisas "comportadas" como rock (no geral). Em termos de baixo, o Brasil é um dos países com uma das culturas mais ricas para esse instrumento (ouso até falar em violão tb).

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


Savant
Agora, praticamente tudo brasileiro são ritmos quebrados. É bem mais difícil que coisas "comportadas" como rock (no geral). Em termos de baixo, o Brasil é um dos países com uma das culturas mais ricas para esse instrumento (ouso até falar em violão tb).
Assino embaixo. Nada se compara a música brasileira em termos de riqueza ritmica (baixo) e harmônica (violão).

Savant
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
Basta olhar a quantidade de músicos gringos que amam música brasileira. O Pattitucci mesmo por exemplo ama música brasileira.
Basta analisar o seguinte fato: existem mais de 10 estilos musicas verdadeiramente brasileiros (cada um gostando ou não, existem).
Poucos países tem essa diversidade musical.

Saito
Veterano
# jul/07
· votar


Varg
MPB tem tudo a mesma batida é? Tenta tocar o violão de Geraldo Azevedo, ou então de Chico Buarque de Hollanda.
MPB é mto bom, tem muito mais musicalidade do que muito rock que tem por aí.

parece q todo mundo só quer saber de rock!! (5)

Leofunkbass
Veterano
# jul/07
· votar


Comparem a musicalidade e versatilidade então do violonista Yamandú Costa com esses guitarristas roqueiros aí que todo mundo fica pagando pau!!!

FCLBass
Veterano
# jul/07
· votar


Cris Carvalho

Cara, é que a maioria dos temas está relacionado a equipamentos e forma de tocar. Estilo de música é realmente um negógio meio que raro por aki. Sugestão: pq vc não inicia um tópico com esse tema?

Varg
Veterano
# jul/07
· votar


ABATANGERINA
hehe é realmente eu nao conheço bossa nova nao, quem me falou essa da mesma batida no violao foi meu professor de apreciação musical O.o ele tocou techos dessas mais clássicas no violao tipo garota de ipanema e talz, e pelo menos essas tinham sim a mesma batida( entenda-se por batida a forma de dedilhar o violao, o ritmo/andamento da musica)

Saito
leia direito o q eu escrevi eu disse q bossa nova tinha a mesma batida no violao nao toda a mpb.

MarkSandman
Veterano
# jul/07
· votar


Leofunkbass

cara axo q nao tem nada a ver uma coisa com a outra, a comparaçao nao cabe!

rock é rock, Yamandu Costa é Yamandu Costa

(Soul funk é a LEI!) hahuahua

ABATANGERINA
Veterano
# jul/07
· votar


MarkSandman
cara, para efeitos de comparação de riqueza ritmica e harmônica, cabe a comparação sim. o q não cabe é eu dizer: vc tem q gostar mais de mpb pq têm + harmonia. isso não. mas é óbvio q o baixista do greenday não precisa saber tanto quanto o do Djavan. Assim, PARA QUEM CURTI TOCAR, vale a pena aprender a apreciar mpb.

MarkSandman
Veterano
# jul/07 · Editado por: MarkSandman
· votar


ABATANGERINA

concordo com o q vc falou mas o LeoFunk falo em paga pau e tal,
axo q guitarristas de rock tem qualidades diferentes do Yamandu Costa, e nao se deveria ''pagar mais pau'' pra um do q pra outro

Rafael do Baixo
Veterano
# jul/07
· votar


MarkSandman

Eu te indico Cama de Gato,banda excelente q teve no baixo o Artur Maia e o André Neiva,qualquer cd deles é bom.

Leofunkbass
Veterano
# jul/07
· votar


Marksandman
Eu falei isso porque a maioria dos guitarristas e grande parte dos baixistas que são fissurados em rock, têm a mente fechada para os outros estilos, eles tem preconceito com MPB em geral, eu digo MPB mesmo, do Caetano veloso, Gilberto Gil,João Bosco, Chico Buarque, Djavan.... Os caras idolatram o Steve Vai e nem se quer param pra escutar e prestar atenção no Toninho Horta por exemplo. O mesmo acontece com alguns baixistas, muitos são fissurados no Billy Shenan, e não fazem idéia de que é o Sizão Machado, Jamil Joanes, Serginho Carvalho, Alberto Continentino. Pra mim música é muito mais do que show pirotécnico, tapping , two hands, guitarrista que toca com a boca, baixista que toca com cinco dedos.....
MPB é uma escola de musicalidade

Will Piasecki
Veterano
# jul/07
· votar


Leofunkbass

Aquela "À Francesa" da Marina Lima é MPB nao eh? E tem um solo de baixo em slap, nao tem?

DaNaDo
Veterano
# jul/07
· votar


cara, o q tú falou em parte concordo, mas alguns baixos tem sons muito modernos e metálicos (tô trocando o meu veio samick). testei o rockbass, gostei e tudo, mas o som num achei q conbinava muito com mpb. gosto de baixo com presença, mas se num der pra simular um som de surdo decente, fica meio limitado, né?

Cara isso é meio de gosto né, não existe tal baixo pra tal estilo! mais tem aqueles que na minha opinião encaixam melhor. Geralmente os baixos "modernosos" caiem muito bem com rock, funk ( tanto pizzicato quanto Slap, se tiver um timbre brilhoso meio metálico tá na praia ). Agora não abro mão de um bom Jazz Bass por nada ! pau pra toda e qualquer obra :P, curti mesmo esses ultimos shows que o Flea tava usando um Jazz Bass 61 ( pena que ele por questão de contrato voltou à usar o Modulus ) tava com um timbre diferente, mais a pegada era inconfundível . Veja esse Video ele desce à mão, ainda mais desplugado dá pra ter uma noção de como é perigoso ser o baixo desse cara ( kkkk )

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ninguém gosta de MPB, Samba, Bossa Nova aqui não???