AÇAO DO CONTRABAIXO NO SAMBA, NO PAGODE E NA BOSSA NOVA

Autor Mensagem
Pion
Veterano
# nov/05 · Editado por: Pion


Boys of the Bass (desinglesmente falando)

Alguém sabe exatamente destacar as diferenças entre acompanhar no contrabaixo, as linhas de um Samba, das linhas de Pagode e da Bossa Nova?

A Cover baixo, no site com a edição anterior (ritmos de samba) colocou dois exemplos em mp3 para quem quiser acompanhar os exercicios. Porém bossa e samba parecem se confundir.

Quem poderá me ajudar ??

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


Pion

São diferênças nas acentuações e nas levadas.

É difícil falar destas diferenças sem generalizar, mas vou tentar, ok, pois são ritmos derivados praticamente do mesmo estilo.

Samba: quem criou o "padrão" (odeio falar assim) da levada do baixo neste estilo foi o Luizão Maia. Neste estilo, a marcação do baixo trabalha - em linhas gerais - marcando junto com o surdo, geralmente usando as 5ªs abaixo da tônica do acorde, e acentuando junto com o surdo.

Pagode moderno: uma referência nesse estilo é o Prateado, q gravou para quase todos os grupos de pagode. Neste estilo, o baixo abusa na parte rítmica, e construções bem complexas mesmo. Recomendo q o pessoal deixe o preconceito um pouco de lado, e escute as linhas de baixo de grupos como Katinguelê, Exaltassamba, etc...

Bossa-nova: a levada assemelha-se com o samba, porém possui um lado mais melódico, e a acentuação é diferente, com muitas síncopes.

Bem... Em linhas BEM gerais, é isso, mas cada um tem uma interpretação particular, e se falei alguma asneira, por favor me corrijam... hehehe

Abraços!

Pion
Veterano
# nov/05
· votar


marcioazzarini

Pion
Veterano
# nov/05
· votar


marcioazzarini

k RÁ !!

Eu consigo destinguir em termos leigos que o samba ele tem uma característica de algo que é muito movimentado, e como diria, uma coisa muito pipocante.

Já a bossa a percebo pelo embalo, como se você estivesse embalando numa rede (rede de dormir - costume nordestino). Você vai para lá e para cé, sempre numa nota que se toca mais demorada, preguiçosa no sentido de relaxante

O Pagode, pe algo que parece pegar um pouco de cada, ou as vezes é um ou outro com uma pequena dose de molejo. Acho que é assim

Mas na verdade queria entender como se faz uma coisa e outra. É por ai.

Valeu!

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


Pion

Eu dei as dicas de como tocá-los...

Ouça músicas dos 3 gêneros q vc citou, e perceba a diferença.

Pion
Veterano
# nov/05
· votar


marcioazzarini

Sabe de que site posso baixar estas músicas ??

Cara, valeu pela dica. Vamo ver se mais alguém tem alguma outra percepção da coisa. Afinal, quanto mais experiências trocarmos, estaremos nos encaminhando para uma coisa mais precisa e ao mesmo tempo geral

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


Pion

Putz cara... Samba e pagode não é difícil de encontrar... Tem de baciada nos camelôs... hahahaha

Bossa nova, procure por Tom Jobim.

Abraço!

Andre Passos
Veterano
# nov/05
· votar


Cara a bossa nova pra mim eh td, eh o melhor estilo, e a melhor musica ao meu ver, o samba e bastante interessante, o pagode eu naum sei muito bem...mas mesmo sendo dificil escrever o pouco que sei, vou tentar...
O samba(de raiz) como disse o azzarini o Luizao foi o inventor do baixo nesse estilo(vc pode procurar tb um cara muito foda que xama Bororo, ele eh daqui de Goias, mas eh top em samba, jah tocou com muita genti importante e boa), o que ele faz muito bem, eh que ele tem um groove foda e muita muted notes(axo q escreve assim) eh a 5ª que eh importante, eh tb ele equalizava o baixo para q esse tivesse notas bem definidas ao tocar pra nao imbolar com o surdo, sem perder o grave, e tocava as vezes com unha, mas isso jah eh otra coisa, o samba eh um estilo mais "impolgante pra tocar, por causa do ritmo em si, portanto o importante eh vc seguir a batida os ritmos, como levada axo q isso basta, o resto eh com vc.
A bossa eh a minha prefirida, ouça Tiao Neto(Tom Jobim), Bebeto,Saba, Nico Assumpçao,Zeca Assumpçao, Adriano Gifoni, Sergio Barroso, Jorge Helder,Paulo Paulelli, Ney Conceiçao e outros tantos que esqueci mas naum menos importante. A bossa e mais "tranquila", mais "devagar", mas naum tao facil, jah que possue uma harmonia mais complexa, pra toca-la; nesse estilo um baixo que fica bom eh o acustico.
Cara eh muito dificil falar assim, o importante e vc ouvir e naum copiar de ninguem , inventar mais com sabedoria e sabendo, axo que a bossa por ser proveniente um pouco do samba, tem suas 5ªs tb, mas naum e legal ficar prestando atençao soh nisso, e importante ouvir coisa boa pra que naturalmente esses ritmos fluam ao toca-los.
Cd`s de sambas, eu gosto de sambas de raiz tais como Ataufo Alves, Noel Rosa, Geraldo Pereira e os atuais Chico Buarque..indico pessoas que interpretam cancoes desse povo, Doris Monteiro, Gal Costa,Nara Leao(mais no fim da carreira), Chico Buarque ao vivo Le Zenith, otimo cd, e a casa do samba tb com o Jamil Joanes, muito legal e etc...
Jah bossa sao inumeros e podem ser divididos: A bossa nova em si(aquelas das reuniaoes no apartamento da Nara)tem Carlos Lyra(que lançou ate um dvd e cd esse ano, Roberto Menescal com muitos cd´s, esses o Adriano Giffoni costuma tocar, Tom Jobim(meu preferido)tds cd´s valem a pena, o Tiao Neto que toca com ele, a fase final dele, com a banda nova eh muito legal,tem aquela Bossa mais voltada ao jazz, com os grupos(Tamba Trio, Zimbo Trio e etc...)e Mauricio Einrhorn, Durval Frreira...que sao otimo tb, tem Joao Gilberto que eh unico(cd´s com o Stan Getz sao bons, e aqueles que vieram depois da bossa mas atraves dela...Edu Lobo(Sergio Barroso), Rosa Passos(Paulo Paulelli), gosto muito da Lisa Ono(Jorge Helder), Chico Buarque pode ser incluido aqui, e tb tem um cd de bossa nova que o Nico Assumpçao toca(Casa da Bossa), muito bom pra ouvir.

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05 · Editado por: Cris Carvalho
· votar


Andre Passos

Gostei de ver !!! conhece mesmo a boa música ! parabéns !!!

eu criei um tópico aqui pedindo tablaturas do Bebeto e fui ridicularizado por dois acéfalos da lista ... mas tudo bem ... em todo lugar sempre tem um "espírito de porco" ...

voltando ao assunto, vc teria algumas tablaturas aí ? de bossa, samba, samba rock ... é que é muito difícil achar isso na net... parece que na internet só existem rockeiros, nada contra o estilo, mas quando tento achar tablaturas eu só encontro grupos gringos ! infelizmente parece que apenas uma pequena parcela de músicos (principalmente aqui) dão valor à música brasileira, que não seja rock é claro...

Se vc puder disponibilizar umas tab´s, ou indicar um lugar pra achar algumas, eu e alguns colegas aqui agradeceríamos muito.

Um abraço

storrecilha
Veterano
# nov/05
· votar


Cris Carvalho

aqui em sampa tem uma loja com bastantes partituras e songbooks de musica brasileira, no site não tem quase nada, na loja tem muito mais... sugiro que vc acesse o site e mande um mail perguntando do que vc procura, ou liga lá..

www.vitale.com.br

Revenant
Veterano
# nov/05 · Editado por: Revenant
· votar


Cris Carvalho
cara tu ainda continua falando besteira a respeito?! me adiciona ai seu ótario que eu quero conversar com você!!
foi mau ai galera ter atrapalhado e que eu não suporto ver injustiças e ficar calado mesmo que seja na frente do computador mais eu tenho que VALORIZAR o que o tenho.
foi malz ae galera desculpe o incômodo.
rafael_david3@hotmail.com

Andre Passos
Veterano
# nov/05
· votar


Cris Carvalho
Cara, toh contigo, sempre muitas musicas de qualidade no Brasil foram ignoradas pelos proprios brasileiros, dai essa galera vai pra EUA e Europa o publico lah fica doido e nos ficamos falando que eles nao gostam do Basil e renegam a patria enquanto nos a fazemos...eu axo que em qq lugar qdo nao sabemos a cerca do assunto e melhor ficarmos calados e aprendermos do que dar palpite tipow :"nao sei o que eh...", nunca ouvi falar etc...mas enfim, eh assim mesmo, sobre o Bebeto sinceramente naum sabia que ele tinha ido pro lado do samba rock, jah que qdo conheci seu trabalho ele era bossa novista de carteirinha e fez musicas como:"Tristeza de nos dois"...e na epoca era um dos melhores contrabaixistas do Rio de Janeiro e tb era um flautista de primeira...nao conheço muito o trabalho dele, portanto nao tenho muito que falar, mas sinceramente nem gosto de tablatura, axo que o melhor e vc pegar os cd´s do Bebeto Castilho e pegar no ouvido mesmo, axo o melhor a fazer.
Para quem nao sonhece muito axo que o Bebeto e tio-avo ou tem algum parentesco com o Marcelo Camelo do Loh Hermanos.

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


Andre Passos
quer dizer então que se você ñ conhece o trabalho de um músico bom brasileiro você ñ o valorize?

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


Andre Passos

mano ... quanto a esses senhores antipáticos daqui do forum (vide post acima) é melhor vc ignorar mesmo, afinal em que vai te somar perder tempo ensinando um pouco de música brasileira pra esse pobres coitados e ignorantes ?

Quanto ao Bebeto, o que eu estava falando não era o Castilho não, mas tb conheço a música dele e admiro muito, eu escutei bossa a minha vida inteira por influência dos meus pais e posteriormente por gosto próprio mesmo. Tenho um material legal aqui (Lp´s, Cd´s, DVD´s) e estou sempre escutando e tentando aprender um pouco. Valeu pela atenção e por ter conhecido alguém aqui nesse forum que curte música brasileira de verdade.
Um abraço e cuidado com os acéfalos do forum !!!!


storrecilha

Mano, obrigado pela dica... eu moro no RJ mas vou procurar por um material legal nessa loja, mais uma vez obrigado pela dica !!!!


Revenant

_|_ <-- chupa que é de morango !!!

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


Cris Carvalho
cale sua boca que vc naum sabe de nada!

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


UI ... Q MEDA !

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


Cris Carvalho
Meu fica na sua que eu fico na minha, quem começou a discurssão foi você. Então vou repetir mais uma vez pra vc tapadinho ok?
ñ vamos perder "nosso" precioso tempo discutindo coisa futeis e absolutamente sem graça e sentido! procure algo mais interessante pra fazer e ja te disse se for pra discutir bb a gente tem muito o que dizer agora ñ vamos fechar mais um tópico por causa disso ok?
procure argumentos mais satisfatorios..

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


Nossa ... o cara parece q me persegue ! v se me erra !!!

O clássico discurso de um falso moralista ! entrou no meu tópico pra me zoar e agora tá dando uma de bom moço ? pelo que reparei vc gosta de aparecer, então farei como vc quer e vou te deixar feliz ok ?

GALERA ! NÃO VOU MAIS DISCUTIR COM NINGUÉM NO FORUM POR QUE O TIO REVENALDO NÃO QUER ...

não fode seu bosta ! eu vou escrever nessa merda qté quando eu quiser ! quem é vc ? porra nenhuma ... nem pra mim nem pra ninguém aqui !

isso é falta de piru ou de porrada ! vai tomar no seu cu antes que eu me esqueça e mais uma vez VÊ SE ME ERRA !!!

_|_ <-- chupa que é de tutti-frutti

Andre Passos
Veterano
# nov/05
· votar


Genti o topico e sobre um assunto muito amplo de se discutir, vamos falar sobre ele, evitando brigas, afinal esse espaço serve pra que possamos adquirir ou ampliar conhecimento...e por isso q poucas pessoaa que entrvam no forum antigamente e ensinavam pra caramba nao escrevem mais...

Revenant
Veterano
# nov/05 · Editado por: Revenant
· votar


Andre Passos
verdade, vamos fazer algo ultil pq até agora so se deu a perceber o quanto essa tal de cris é uma mocinha revoltada que ñ consegue enchergar os seus erros e adimitir sua eterna ignorancia.
Cris Carvalho
É muito facil falar isso enquanto esta com a bunda sentada num banco escrevendo no computador quero ver se você é homem o suficiente de repertir isso na minha cara seu retardado!
E ñ adianta cara se você escrever qualquer merda ao meu respeito eu escrevo tbm criticas a você..
Vamos ver até onde a sua infantilidade chega...

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


Voltando ao assunto da Música..
pessoal vcs sabem como encaixar as linhas de baixo sem interferir com os outros instrumentos de percussão? Pq dentro desses estilos é comum as vezes um baixista sem muito costume de tocar isso embolar tudo no começo. Eu começo tudo pela equalização.. e vcs o que fazem?

Andre Passos
Veterano
# nov/05
· votar


Revenant
E verdade, imbolar eh bastante comum, com o surdo no samba por exemplo e bem comum, eu coloco muito agudo e um pouco de medio agudo, mas com cuidado pra nao perder o grave, q eh essencial, na bossa jah eh diferente.Ouça Luizao Maia, pricipalmente e o Bororo q tb e foda, e conseguem nao "misturar" com a percussao, "misturando" se eh q me intendi, agora equlizaçao e bem individual, soh cuidado pra o q vc mesmo disse, imbolar td, dai fica podre...

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


obaaaa ... o tio Revelando (o lado gay) tá nervozinha ... era isso mesmo que eu queria !!! agora vc comprou briga com um cara muito mais chato e cascudo de net que vc ... vou entrar aqui e replicar seus comentários toda vez que achar um ...
não gostou ? mete o dedo nesse cu estourado e rasga !!! ahuahuahuaha

seu bosta !!! ser valente a distância é fácil ... mas pelo que vc deve ter percebido nós não moramos na mesma cidade, portanto, vamos brigar só por aqui mesmo infelizmente, por q eu adoraria brincar um pouco com vc seu retardado ...

agora sim eu estou gostando da brincadeira ...

ROUND 1 ... FIGHT !!!!!

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


quero ver se você é homem o suficiente de repertir isso na minha cara

ME SENTI NOS TEMPOS DE COLÉGIO AGORA ! OLHA COMO ELE SE EXPRESSA !!! Q NEM CRIANÇA ! Q MEIGO !!!! HEHEHE

REVELANDO ... TE PEGO NO RECREIO !!!!

Revenant
Veterano
# nov/05
· votar


Cris Carvalho
hahahah vc eh engraçado :p

Kamuisakeu
Veterano
# nov/05
· votar


Po, estragaram o tópico vcs dois hein? pq um nau mpega o email do outro e se entendem, seja lá de q jeito isso vai ocorre, ng tá interesado em quem vai se dar bem nessa disputa, o forum é de musica, contrabaixo e o topico é só ler. Parem aí vai pessoal.

Cris Carvalho
Veterano
# nov/05
· votar


Kamuisakeu

concordo mano ... cansei de zoar esse bosta ... muito fraquinho ele

vamos ao q interessa !!! MÚSICA !!!!


GAME OVER

marcioazzarini
Veterano
# nov/05
· votar


Cris Carvalho
Revenant

MAS QUE CACETE! Vcs não percebem que esta briga idiota só ta estragando o fórum... Tava um bate-papo massa aqui sobre baixo na música brasileira, aí começam os dois a zoar com tudo... Isso merece BAN pros 2!

GuilhermeBaixista
Veterano
# nov/05
· votar


marcioazzarini

Tô contigo irmão... já é tão difícil um espaço como esse onde podemos dialogar abertamente independente de estilos e trocar experiências bacanas e os caras usam um post interessante desses pra trocar declarações de amor....


Cris Carvalho
Revenant

Aê nada pessoal, ok?!... Respeito a posição de cada um e defendo o livre direito de manisfestação, mas entendo que tudo tem seu lugar e sua hora.

Paz !!!!!!!!!!

Pion
Veterano
# nov/05
· votar


Galera

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a AÇAO DO CONTRABAIXO NO SAMBA, NO PAGODE E NA BOSSA NOVA