Contra baixos mais apropriados para Samba, Samba-Funck

    Autor Mensagem
    guirrbelo
    Veterano
    # jul/06


    Ola, pessoal!

    Gostaria de uma opinião ?

    Tenho um golden 4 cordas dos anos 80, bem amador, mas com um som razoável para o modelo. Sempre toquei rock e blues com ele e satisfazia. Estou tocando hj samba com mpb e esses ritmos mais brasileiros e sinto carencia em alguns timbres.

    Pelo preco acho q vou comprar o Tagima B5....Claro q gostaria d um Cort A5, mas é bem mais caro...


    O q acham ??

    Gde Ab!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    guirrbelo
    Isso não existe, o que existe é o músico.
    Abç

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    O legal pra tocar samba é um baixo com 5 cordas pra fazer umas linhas mais cheias e gordas com bastante grave, mas concordo com o Bertola,o q existe é o músico.

    leomezz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Perguntas como estas continuarão a persistir aqui no fórum e eu persistirei na convergência à sua resposta.
    abç

    FBassist
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    qualquer um... se fosse assim eu teria 5 tipo de baixos: um pra rock, metal, jazz, blues e um pra progressivo! hehehe

    guirrbelo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Obrigado pela atenção de alguns e impaciência de outros...Acho q fiz mal a pergunta, mas d qq forma agradeço...Na verdade so qeria saber a opiniao de vcs sobre o B5 da Tagima como instrumento para samba e etc, pois é o q posso comprar..rs
    gde ab

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu nunca testei o B5 não mas eu acho q com o valor q tú ia dar num desses novo tú pega um baixo usado muito melhor.

    vlw

    jotaemetocacbe
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Alô guirr..!,
    Adriano Giffoni é um dos mais conceituados baixista (professor) de MPB. Seu livro Música Brasileira para Contrabaixo Vol I, dá umas dicais legais sobre timbre nos diversos ritmos da MPB, inclusive sobre a sonoridade ser aguda para contrastar com a percussão, pergunta a ele sobre o B5.
    E, quanto as outras opiniôes, realmente, sem o músico nem precisaria existir o instrumento, mas é bom ter mais de um instrumento, se for possível.

    guirrbelo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Ô Jota, brigadão!
    Mas como entro em contato com o Adriano Giffoni ??

    jotaemetocacbe
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Guirr.., segundo a Coverbaixo o e-mail é giffonibass@terra.com.br.
    Esse assunto - uso do baixo na MPB me interessa muito, vamos trocar mais idéias.

    guirrbelo
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    jotaemetocacbe

    Vamos sim Jota....Obrigado pelo email..

    Ozi A CANNA BASS
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Caro GUIRRRRR, eu digo que depende do que você quer com o baixo:

    é para Marcação: Pegue um com graves potentes, e que a capção não falhe na 5ª corda... para não "faltar som".

    é para Solo: então compre um de 6 cordas e equalize-o para médios e agudos, daí você pode viajar...

    Quer combinar os dois e não gastar muito $$, então peque um de 5 cordas mesmo. Não conheço o B5 da Tagima, mas concordo com o nosso amigo Rafael, quer economizar, procure um baixo usado pelo mesmo $$!!!

    <|:>) Falou bixo!

    gabeiraz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    não concordo com o "bertola"...
    Para a execução de técnicas... ai vai do músico e é claro que para se tirar alguns timbres do baixo tbm tem que ter a manha... mas não adianta vc querer tirar um grave da yamaha em um jazz bass da fender..., o "guirrbelo" estava querendo uma opinião sobre o timbre do baixo, e quem quer tocar bem tem que se preocupar com timbre mesmo...(se não os melhores baixistas não teriam um baixo pra cada estilo(jazz, pop, funk, soul, samba etc...)), é claro que nem todos profissionais tem 7 ou 8 contrabaixos(tem uns que tem ate 30 ou 40), mas, pelo menos uns 3 ou 4 a maioria tem, e tbm o cara pode nem tocar la essas coisas, so q se o baixo tiver com um bom som(baixo bom, equalização boa e tudo mais), o som fica legal...
    Cara, eu nunca testei esse tagima, mas, um baixo bom e barato que eu gostei do timbre foi o yamaha rbx765, outro, seria aqueles warwick koreanos, acho q é rock ou rocky bass...
    Abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    gabeiraz
    Cara, porque vc colocou meu nome entre aspas?
    O grande Luizão Maia tocava com um Fender Jazz Bass e foi um dos grandes do baixo e o cara que definiu o baixo no samba. Eu ví Nico Assumção tocar com um Yamaha de 6 cordas e com um Fender JazzBass Fretless num mesmo show, e o som era irreprensível.
    Respeito sua opinião mas mantenho firmemente a minha, o instrumento é um mero veículo.
    Abç

    Ozi A CANNA BASS
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Tenho que concordar com o Maurício aí em cima... Cansei de "invejar" o que meus amigos Guitarristas fazem quando eles pegam meu baixo e começam a "FRITAR"...

    O músico faz o instrumento, quando o músico é bom e tem felling... infelizmente no caso de iniciantes a frase se inverte e o instrumento acaba fazendo o músico!!!

    Valeu!

    gabeiraz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    O Bertola, foi mal, não foi pra te ofender não cara, te respeito muito pelo fato de vc ser um grande colaborador...(de verdade)... e quando quis dizer sobre yamaha e fender, so quis me referir ao timbre, até pq não existe o melhor baixo, mas sim o q mais agrada a cada um... So estava me referindo a diferençã de timbres, o som do jazzbass é maravilhoso e o do yamaha trb5 tbm, a diferença esta no timbre eu pro exemplo, se eu tivesse em yamaha pra tocar soul e pop e um jazz bass pra tocar funk disco e jazz seria legal...(mas nao tenho nenhum dos dois..., tenho um ibanez sr 505 com captação bartolini.) e eu acho q quando um musico pode, quanto mais ele puder experimentar timbres diferentes será bom...
    ABração Bertola!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    gabeiraz
    Sem problemas cara, apenas não entendi o porque das aspas.
    Um grande abraço

    gabeiraz
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    foi so pra destacar que eu estava falando com vc...
    vlw!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Contra baixos mais apropriados para Samba, Samba-Funck