Quem é contra ou a favor a tocar baixo com palheta ?

Autor Mensagem
denismonteiro
Veterano
# mar/09
· votar


não sei pq o pessoal encara palheta como um divisor de águas do mundo baixístico!
pra mim palheta é jeito de tocar assim como tapping, slap ou pizzicato!
e como todas elas, cada música tem o seu espaço!
assim como não faz sentido tocar "todas as músicas do mundo" com slap, tbm não faz com tapping, pizzicato ou palheta!

toka-baixo
Veterano
# mar/09
· votar


Eu acho que não tem problema tocar de palheta, mas eu fico puto quando eu vejo uma dessas bandinhas modinhas por ai que o baixista só faz linhas com as notas tônicas, só usa palheta e não sabe oque é um double thumb, pluck, slap, PIZZIATO, acredito que esse tipo de baixista não podiam mostrar o pouco que sabem e deveriam se esforçar minimamente para saber as técnicas de seus intrumentos.

Eles dão a fama de baixista que ta no palco de efeite pq som ninguem ouve (lógico, ja que ele só toca junto com o bumbo e a caixa da bateria, fica escondido)

Mas qualquer baixista que tenha fundamento e aproveite sua técnica favorita ao maximo merece reconhecimento, ouçam o solo do Jason Newsted: http://www.youtube.com/watch?v=BYzWe3VUr4Q&feature=related

realmente teve um dominio da palheta ai junto uma grande criatividade.

denismonteiro
Veterano
# mar/09
· votar


toka-baixo

uai, música num é sinônimo de liberdade?!
acho que existe espaço para todos, os que ficam só nas tônicas acompanhando o bumbo e tbm tem espaço para os "malabaristas" fazendo suas piruetas no instrumento, assim como qualquer coisa entre esses dois extremos...

já toquei muitas músicas que passava mais de mês pra tirar direitinho, com tappings, acordes, pizzicatos rápidos e tudo mais...
e hj só quero saber de tônicas e algumas poucas piruetas! :D

thebassx
Veterano
# mar/09
· votar


eu tocava com palheta quando queria fazer pose de hard-rocker.

=)

thebassx
Veterano
# mar/09 · Editado por: thebassx
· votar


Eu acho que não tem problema tocar de palheta, mas eu fico puto quando eu vejo uma dessas bandinhas modinhas por ai que o baixista só faz linhas com as notas tônicas, só usa palheta e não sabe oque é um double thumb, pluck, slap, PIZZIATO, acredito que esse tipo de baixista não podiam mostrar o pouco que sabem e deveriam se esforçar minimamente para saber as técnicas de seus intrumentos.

um baixo com a tonica, palhetado e acompanhando o bumbo tem o seu valor.

e tipo... alem do mais vc nem pode tirar base do q o cara sabe do instrumento por isso.. qndo eu era guri eu tinha um professor q mandava tri bem no baixo, na real era o melhor baixista cidade q eu morava.... mandava tri bem nos slap, nos tapping... double thumb... fazia miseria.. mas tinha uma banda q tocava uns rockzinho meloso... e ele nao fazia nada nas musicas.. pq nao tinha como...

mum
Veterano
# mar/09
· votar


Diino
concordo cntg.
e baixista que toca de palheta cmg em teste pra banda, reprova.


Guitarristas que fazem chicken picking comigo tb sao sempre reprovados.


Ah, procure mais sobre yes, rush, rancid... O proprio flea esta usando palhetas agora.
Não é o jeito que o cara toca que define se o cara é bom ou não. É a mesma coisa que vc falar que o cara que tem o Jazz bass toca mais que o do Precision bass pq o primeiro tem Jazz no nome. Preconceito total. Tem gente nesse tópico que ta parecendo fanático religioso.
Na boa, vamos esquecer esse tópico, tem assuntos mais interessantes para se debater aqui.

denismonteiro
Veterano
# mar/09
· votar


mum
rush?
o geddy lee não usa palheta... :P

mum
Veterano
# mar/09
· votar


denismonteiro
ops. verdade, me equivoquei.

Nelton88
Veterano
# mar/09
· votar


com palheta é melhor pois nao tem akele barulho da mao batendo na corda...

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


Tem uma reportagem bacana na Cover Baixo deste mês (saiu agora em Março/2010) com o Willy Verdaguer (antigo baixista do Secos & Molhados) falando sobre o uso da palheta.

Não sei se a matéria só vai jogar mais "lenha na fogueira". rsrsrsrs

ph43lix
Veterano
# mar/10
· votar


antes um baixista com palheta que toca bem do que um tongo que toca com os dedos e só sabe fazer tonica.

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


antes um baixista com palheta que toca bem do que um tongo que toca com os dedos e só sabe fazer tonica

O próprio Willy tem uma linha de baixo sensacional que ele toca com palheta (eu nem sabia disso), com direito a "sweep picking" e tudo (kkkk). É da música "Amor" do "Secos e Molhados".

Bassist_rsl
Veterano
# mar/10
· votar


Pra que pegar um tópico de cinco anos atrás??

Enfim, minha opinião é de que vai do gosto de cada um tocar com ou sem palheta. Cada um tem seu timbre, e palheta da um som diferente. Por isso acho que temos que respeitar cada um.

mum
Veterano
# mar/10
· votar


Afe, ainda discutem isso? que idiotice

Prometherion
Veterano
# mar/10
· votar


Questão completamente irrelevante.

slaplesmao
Veterano
# mar/10
· votar


Não so contra a palheta, mas nao toco com aquilo de jeito nenhum, mas vai de cada um

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


mum
Afe, ainda discutem isso? que idiotice

A intenção não é discutir, mas apenas falar sobre a reportagem que achei muito boa.


Pra que pegar um tópico de cinco anos atrás??

Pra não abrir outro desnecessariamente... Se eu abro um tópico "baixo x palheta" (aliás nunca abri nenhum tópico aqui no cifraclub) vai cair uma enxurrada de gente dizendo "use a busca", "já existem milhares de tópicos sobre isso", ou coisa do gênero. Mas, infelizmente não se pode agradar a todos.


Questão completamente irrelevante.

Discutir por discutir realmente é irrelevante. Não reabri o tópico para voltar a uma discussão que realmente é estéril. Apenas, conforme disse acima, para falar da reportagem, onde se coloca a questão da palheta não como limitação do baixista, mais como novas possibilidades.


Mas, me desculpem aqueles a quem incomodei. Não esta mais aqui que falou esta "idiotice".

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


E o mais importante, em todos os tópicos que respondi nunca fui "mal educado" com ninguém...

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


slaplesmao
Não so contra a palheta, mas nao toco com aquilo de jeito nenhum, mas vai de cada um

Eu tb não... rsrsrsrs

mum
Veterano
# mar/10
· votar


mjcmello

Desculpa cara, nao tinha me atentado ao post que você fez revivendo o tópico... Só fiquei com sangue no zóio quando vi esse tópico de novo hehehe, pq essa discussao nao tem nexo! é questao de gosto e ponto!

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


mum
Só fiquei com sangue no zóio quando vi esse tópico de novo hehehe

Por que tanto ódio no coração? .. rsrsrsrs
Tá desculpado.

é questao de gosto e ponto!

Sei disso. Defendo este ponto de vista. Não lembro se já coloquei aqui ou em outro fórum que a palheta só não pode servir de desculpa para deficiência na técnica.

Eu mesmo não uso porque gosto do som bem grave e a palheta tende a deixar o som meio estalado. Mas, como falei, a intenção era ressaltar a matéria da revista.

Mas tá bom, peço desculpas mais uma vez por ter trazido este tópico à tona. Afinal eu não tô aqui pra ficar discutindo. Entrei aqui pro cifraclub pra ajudar.

mjcmello
Veterano
# mar/10
· votar


Obrigado a todos pela paciência.

fucking smoke
Veterano
# mar/10
· votar


toco metalcore e toco com paleta[T]
Cara, eu só dei a minha opiniao! e vou mante-la, eu acho que baixo com palheta é escroto, o som é feio pra kct e foda-se.... ¬¬
e o som num é feio é só dificil pa kct mtos q tocam heavy metal e seus subjeneros e punkrock tmb merma coisa é por gosto se vc gosta de tocar heavy metal ou punk de dedo tmb serve tantu faz lek

fucking smoke
Veterano
# abr/10
· votar



Tanto faz, o que importa é a música em si.

[2]

cristian1990
Veterano
# abr/10
· votar


estou me intrometendo aqui no forum de baixo kkkkkkkkkkk ...
na minha opiniao o cara tem qe sabe toca com os dois tipos, tem musicas qe sao muito rapidas e a palheta seria mais conveniente ...

mas o cara tem qe sabe toca dos dois tipos

Du Bass
Veterano
# abr/10
· votar


Não sou contra nem a favor,são técnicas diferentes.

Caindo bem que mau tem?

DotCom
Veterano
# abr/10
· votar


Caindo bem que mal tem? [2]

miguel darsh
Veterano
# jul/10
· votar


pouco importa se o cara tocaa com palheta, com os dedos, ou com a bunda.
se o baixista faz direito o que se propoe a fazer, nao importa como ele faça.



so uso palheta, acho muito melhor e mais claro o som.

ivandeff
Veterano
# dez/10
· votar


Eu Toco dos dois jeitos, particularmente acho mais facil com palheta, e que o som fica melhor com os dedos.
Mas pra quem disse que não conhece nenhum baixista bom que use palheta, o Gene Simmons do Kiss, ele toca com plaheta e faz linhas e solos sensacionais, ou o Duff McGan, ou mesmo o Mike Dirthy do green day, os kras são fodas, e tocam com palheta. Pra mim isso é uma questão de escolha, e não convém criticar os outros pela meneira que escolheu tocar.

Badico
Veterano
# dez/10
· votar


John Paul Jones tocava de palheta...

E as linhas de Baixo do Led eu acho fantastico...
Q questão não é a maneira que você toca, e sim o som que consegue tirar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem é contra ou a favor a tocar baixo com palheta ?