Transformar música de estúdio em "ao vivo"

    Autor Mensagem
    viniciusjau
    Veterano
    # abr/18


    Fala galera tudo bom?
    Estou tentando simular que uma música gravada em estúdio tenha sido captada de um show ao vivo...

    O audio do público já consegui pegando trechos de alguns shows no YouTube.. o problema está sendo a simulação do ambiente que nesse caso é uma casa de shows bem pequena..meio que uma choperia..

    Enfim alguém tem alguma dica pra me dar.. deixar algum instrumento mais seco.. ou acentuar os graves de outros..

    Tenho todos os instrumentos em trilhas separadas.. mas não sei por onde começar

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Não entendi exatamente qual o propósito de uma coisa estranha assim, mas... enfim.
    Tente colocar mais ambiência nos instrumentos, vai dar um pouco a impressão de ter sido gravado em um ambiente externo.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    viniciusjau

    Um efeito de reverberação sobre a mix dos instrumentos deve criar uma sensação de ambiência. Você já experimentou isso?

    viniciusjau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Beto Guitar Player
    Algumas bandas não soam tão bem ao vivo quanto gravado separadamente rsrs.. eu tentei colocar alguns reverbs, quando está só bateria e voz até fica legal... mas conforme vão entrando outros instrumentos o som começa a embolar e perde essa "sensação" de que foi gravado ao vivo..

    LeandroP
    Já sim.. tanto instrumento por instrumento, quanto na master final.. eu acredito que estou apanhando na hora de colocar cada instrumento em seu lugar, ajustando volumes e equalizando

    LeandroP
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    viniciusjau

    Você precisa, então, trabalhar esta dinâmica da banda. É bacana tentar dividir pra cada lado alguns instrumentos, não totalmente. Tipo a guitarra mais pro lado esquerdo, o teclado pro direito, o vocal sempre no meio. Na hora de algum solo jogar o instrumento pro meio. É difícil fazer alguma sugestão específica sem acompanhar o projeto.

    Wade
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: Wade
    · votar


    Coloque um reverb na master. Num som ao vivo todos os instrumentos estão sob o reverb do mesmo local.

    E use o pan como se simulasse a posição do amplificador de cada músico no palco. Se o baixista tá mais pra esquerda, coloque o baixo um pouco pra esquerda e assim por diante.

    viniciusjau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Boa vou seguir as sugestões e continuar "brigando" aqui se alguém tiver alguma outra experiência e quiser postar aqui é bem vindo

    Obrigado por enquanto galera

    sandroguiraldo
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Wade
    Coloque um reverb na master. Num som ao vivo todos os instrumentos estão sob o reverb do mesmo local.

    E use o pan como se simulasse a posição do amplificador de cada músico no palco. Se o baixista tá mais pra esquerda, coloque o baixo um pouco pra esquerda e assim por diante.


    Iria sugerir o mesmo.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    oops post duplo

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    A solução é usar reverb e loops de áudio simulando ao vivo.

    Mas não espere milagres, nunca vai ficar bom.

    Simples, pois os áudios ao vivo estão com algum tipo de reverb.
    E se vai usar outros reverbs, e reverb em cima de reverb compromete a qualidade.

    Ningen
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Tem também a questão do paneamento da bateria... Que agora é na visão do público, ou seja... Chimbau do lado direito e por aí vai. E a equalização geral, principalmente da voz é com menos ar, menos aquele final dos agudos... Mas aí é pegar alguma referência que tu goste e equiparar.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    viniciusjau

    Uma coisa que não foi comentada também é a eq da voz. Pra mim fica meio fake se tiver muito agudo/brilho e aquela clareza de condensador de diafragma grande. No palco nego usa sm58 quando muito, o som não fica igual de estúdio nunca, se ficar eu acho estranho. Também as vezes ao vivo o cara afasta o mic da boca e por causa do overdub não acontece nada. Se tiver o capricho, automatiza o volume e nesses casos diminui o volume pra simular isso. Nunca fiz overdub mas esses são uns pontos que penso que faria. A voz é a que mais causa estranheza pela diferença, os instrumentos não tem nada de mais eu acho.

    viniciusjau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Iversonfr
    Cara voce me abriu a cabeça rsrs..

    Eu estava pensando em usar um plugin simulador de microfone pra chegar no som do SM58 mas acho que vou chamar o vocalista pra vir gravar uma faixa no sm58

    Se não der certo fazer isso manualmente simular esse distanciamento que acontece...

    Obrigado pelas dicas

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    viniciusjau
    Qual é o público dessa banda?

    Um pouco de reverb e uns barulhos da plateia já devem bastar para um público não muito exigente.

    viniciusjau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    viniciusjau
    Qual é o público dessa banda?

    O objetivo deles é usar esse material para vender shows... então acredito que tem que ser bem trabalhado.. hoje em dia temos bastante contratantes que foram musicos tbm

    Fernando
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    - Deixar os timbres mais crus, mais abafados, menos produzidos
    - Tirar os instrumentos um pouco do tempo pra não ficar totalmente cravado (menos robotizado)
    - Tirar linhas que não podem ser executadas ao vivo (se a banda tem 2 guitarras e na gravação tem mais, tem que tirar. Também não use overdubs de guitarra base ou violão)

    Acho que pode ajudar. A ideia é no geral deixar tudo um pouco mais 'tosco' mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/18
    · votar


    O objetivo deles é usar esse material para vender shows...

    Tipo fingir que sabem tocar ao vivo sem os retoques de estúdio rsrs
    (é brincadeira minha, não quero passar essa imagem falso moralista rsrs).

    viniciusjau
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Fernando
    Boa fer valeu pelas dicas...

    LeandroP
    Isso mesmo... se depois eles me autorizarem eu posto um "antes e depois" aqui

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformar música de estúdio em "ao vivo"