Simular gravação de show ao vivo em estudio.

    Autor Mensagem
    viniciusjau
    Veterano
    # jun/09


    E ai galera tudo certo?

    Seguinte... tenho alguns vídeos da minha banda tocando ao vivo, e queria refazer o áudio em estúdio pra montar um DVD.. mas deixando aquela impressão de "show ao vivo".

    Comecei a fazendo o seguinte: retirei somente o áudio dos vídeos e estou usando esse áudio de guia... Estou gravando primeiro a bateria... pra depois eu fazer o áudio "casar" com as imagens.
    Depois vou gravar o contra-baixo, a guitarra e por ultimo a voz...

    Gostaria de que vocês me dessem algumas dicas de como posso fazer essas gravações ficarem com aquela sensação de que foram gravadas ao vivo.

    Eu acredito que consigo chegar próximo a esse tipo de som na hora que estiver com tudo gravado colocando efeitos nas faixas... mas também acho que a forma como eu captar esses instrumentos também pode ajudar ..

    enfim rs.. que dicas vocês podem me dar...?

    guitarclub
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    viniciusjau
    equipamentos mais parecidos que conseguir dos usados ao vivo, e, que tal gravar ao vivo no estúdio (todos tocando junto)? acaba ficando com um clima mais ao vivo :P

    viniciusjau
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: viniciusjau
    · votar


    que tal gravar ao vivo no estúdio (todos tocando junto)? acaba ficando com um clima mais ao vivo :P

    E ai Pedro.. eu tentei isso... mas ficou um pouco ruim com a banda toda ouvindo a "guia" que eu fiz..

    O som ficou um pouco seco.. dá uma olhada como ficou:
    http://www.4shared.com/file/114461327/f9020975/gravacaoaovivog69.html

    O primeiro trecho é a gente tocando ao vivo nesse show...
    O segundo trecho é a gente tocando no estudio tentando simular o "ao vivo".
    E o terceiro trecho é a gente tocando ao vivo novamente...

    MKazan
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cara, você me lembrou uma coisa.
    durante muitos anos eu ensaiei em um estudio muito famoso em São Paulo (não vou citar nomes).
    nesse estudio, dentre varios artistas famosos, gravava um grupo de pagode bastante famoso e que vocês veem na televisão sempre (também não vou citar nomes).

    um belo dia, sei lá porque, eles resolveram gravar um CD "de show ao vivo" no estúdio.
    chegaram lá com um busão cheio de amigos, parentes e alguns fãns mais íntimos, todos entraram na sala do estudio e foi iniciada a captação do audio enquando o povo ficava aplaudindo, gritando, etc...

    não que eu ache isso bonito ou louvável, mas... se você tiver aí pelo menos uns 10 amigos que saibam guardar segredo, ta aí uma sugestão.

    gwallner
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Por isso eu digo que é sempre bom tocar com metronomo mesmo ao vivo. Assim vc pode fazer mudanças em studio depois e até regravar a música no mesmo tempo sem precisar acompanhar o audio do show ao vivo.

    viniciusjau
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    gwallner
    Esse nem é tanto o problema.. porque nosso batera está gravando a bateria em coma do que foi tocado e está ficando certinho (apesar de dar um trabalho do caramba rs) o que tá pegnado mesmo é que o som está com aquela cara de som de estudio rs...

    MKazan
    Cara desde que me conheço como membro vc tá auqi no fórum rs..
    Legal a história.. o audio da galera no dia do show foi captado legal pra caramba...
    mas curti sua sugestão rsrs

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MKazan

    E ai MKazan, ta sumido ein!????

    Queria eu saber o nome do tal grupo!! heuheuehueh
    Acho isso tão "normal" quanto usar um afinador de voz, o que não quer dizer que eu concorde. Na verdade, acho bem pouco ético!

    Mas acho que o público deles não está nem ai!!


    viniciusjau

    Quando vcs forem fazer outro show, leva um equipo pra gravar, mesmo que seja em 2 canais direto da saida da mesa! Pelo menos assim, não tem que ficar dando "jeitinho" pra fazer um material legal!

    Abraços!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09
    · votar


    viniciusjau
    Cara... a principal diferença que eu pude ouvir entre a gravação de estúdio e a gravação ao vivo foi a reverberação (diferente nos dois lugares) e o público ao fundo...

    Tem como vc postar um mp3 com a gravação em estéreo? Talvez assim faça mais diferença...

    viniciusjau
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    SylvioLima
    Acho que a diferença é praticamente essa mesma...
    cara acho que ficou as duas em mono msm...

    Música de Preto
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    MKazan
    No meio evangélico TODAS as gravações tem sido feitas assim. Grava-se tudo em estúdio, num processo padrão de estúdio. Depois, levam pra igreja num dia de culto normal, microfonam a igreja, solta a música gravada enquanto a banda toca o mais baixo possível, só pra dar o clima e gravam as reações da igreja. Eu acho ridículo.

    Pior ainda é pensar que alguns gravam DVD ao vivo de verdade logo depois.

    viniciusjau
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Música de Preto
    O maneira que você citou não é usada só na igraja.. muitas bandas fazem isso também...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Simular gravação de show ao vivo em estudio.