Gravar projeto em estúdio (batera, cordas, flauta, coral), o que exigir do estudio?

    Autor Mensagem
    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/08


    Eu e um amigo (também violinista) compomos uma música grande que envolve muitos instrumentos, vozes... e vamos gravar a música e convidar alguns músicos (amigos) pra gravar com a gente, mas não pretendemos ganhar nada com a música...apenas uma "brincadeira séria"!

    O problema é que não temos NENHUMA experiência com estúdio e não entendemos nada de efeitos, mixagem, equipamentos elétricos, etc..

    Mas enfim,
    - É qualquer estúdio (desses que cobram 25, 30 reais a hora) que aguentam um projeto desses?

    - O fato de não entendermos nada de mixagem, pode prejudicar o resultado final ou o cara é que tem que manjar tudo que queremos? rs

    - Levar outras músicas (de outras bandas) como referência de como nós queremos que fique a "cara" da nossa, é um bom macete?

    - Uma das partes da música é inteira com instrumentos de cordas... esses estúdios manjam mixar isso ae, ou não tem tanto segredo?

    - Os estúdios costumam ter piano e bateria?

    -----

    Os instrumentos:
    2 Violinos, Cello, Flauta, Bateria, guitarra, Piano, Violão, 6 vozes!

    - Em uns 2 dias (4h cada dia) a gente consegue gravar isso?
    detalhe: já está tudo em partitura!

    Obs: Pretendemos gastar uns 400 reais com o projeto!
    (isso com o pagamento dos músicos, que vai ser apenas transporte, alimentação)

    Valew galera!
    Abraço

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Preciso muito da ajuda de vocês pois essa música não terá retorno em dinheiro!
    E gastar 400 reais numa música em que a qualidade da gravação fique razoável, é bem complicado! =X

    RafaelFac
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Cara, como minhas experiencias com gravação e mixagem se resumem a rock bands, vou tentar lhe ajudar no que posso e no que é generico.

    - se o estudio custa 30 reais a hora de gravação, ainda mais se isso contar os honorarios do operador, acho dificil ter equipo para gravar (direito) um cello ou um piano, por exemplo
    - o fato de vocês não entenderem de mixagem é relativo. Se você pagar um profissional de sua confiança e que sabe o que você quer tirar da musica conceitualmente, voc~e pode ser um zero a esquerda na mixagem
    - levar musicas eh uma forma do cara ter noção do que você quer, ou do cara descobrir que você não faz noção nenhuma do que quer. Muita gente tem o habito de sair retalhando, dizendo que quer tal instrumento como em tal musica, o baixo daqui, a caixa da batera da li, o bumbo de outra... isso raramente é possível e muito mais raramente ainda dá certo
    - Um bom eng. de som mixa cordas sem problemas. Se ele não conhecer como um conjunto de cordas deve soar, é um problema sério, ams se ele for bom, ele aprenderá rápido.
    - Por 30 reais acho dificil você achar um piano. Pode achar uma bateria sim, mas não necessáriamente boa.
    - o tempo de gravação é muito relativo, depende de cada músico, mas pela quantidade de instrumentos que você passou, só o acerto da batera pode tomar 2 horas ou mais hehehe, dai você tirao resto
    - em resumo, no fim chegamos ao que todo mundo ja sabe, se não quiser arriscar sua grana, procure um estudio de qualidade, com profissionais experientes.

    has4
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn, seria até redundância responder algo, pois RafaelFac já disse tudo, com muita propriedade.

    Cara, percebo que você quer gravar um metal/rock clássico, ou coisa do tipo! Digo, "clássico", não na concepção musical, mas devido aos instrumentos de cordas que vocês pretendem gravar na música aí!
    Pelo que percebi, não serão instrumentos virtuais (bateria, violino, piano), e não sendo virtuais, complica e onera ainda mais o que pretendem fazer, principalmente por que ninguém quer uma gravação ruim... isso inculuirá você com o seu projeto musical, então, por analogia, por mais que se diga a um pintor que, já que ele está com o pincel melado de tinta, poderia pintar aqui, aqui, ali, e alhures... ele, o pintor, certamente cobrará por cada pincelada, rsrsrs então, realmente não será barato, pois quem quer e onde que que encarem a sua projeção, cobrará e caro por isto, até principalmente se for tudo na base do REAL e não VIRTUAL! Na minha opinião, gravar virtual não rola! E mais, realmente, procure um ÓTIMO estúdio e pague bem pelo seu projeto, assim, terá ao menos uma música com a cara que pretende, pois dará muito trabalho gravar essa galera aí!

    AlexB
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Como você tem cordas, flauta piano e violão, é preciso achar um estúdio com salas de boa acústica, estes instrumentos dependem muito do som ambiente. Um bom engenheiro de som também é importante. Tente achar um estúdio pequeno de engenheiro que cansou de trabalhar na indústria. è a sua melhor pedida.
    Achar um engenheiro e estúdio no seu orçamento é um desafio mas não é impossível. Agora 2 seções de 4 horas... difícil. Esqueceu do tempo de mixar tudo e masterizar.
    Abraço,
    Alex

    makumbator
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    No caso do piano, se ficar inviável transportá-lo até o estúdio, o ideal é gravar os demais e registrar o piano em separado(usando um estúdio portátil/notebook e uns 3 mics condensadores de boa qualidade com pré).
    Já fiz isso aqui, e como queríamos um bom piano, gravamos um steiway 1/4 de cauda em separado, em uma sala do teatro, pois não era possível levá-lo até o estúdio. Ficou excelente.
    Quanto aos demais instrumentos, o que muitas vezes ocorre com os técnicos do mundo do rock e pop, é que eles por desconhecimento tentam gravar com microfones demais, e em posições ruins e muito próximas. Uma vez um técnico queria gravar um quinteto de cordas em que toco com 5 microfones na boca de cada instrumento. Foi uma luta para convencê-lo que a melhor solução era usar um omini direcional condensador bem afastado para a ambiência e mais 2 condensadores cardióide mais perto(mas pegando todo o grupo). Eles não percebem que a captação nesse tipo de música tem que ser a mais natural e próxima da realidade.

    Gui_sc
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cara gravar tudo isso em 8 horas vai ser muito dificil pra não dizer impossivel, para gravar isso em 8 horas teria que ser gente que acerta a musica praticamente de primeira, tempos, compassos, bpm etc....é bem dificil brother!!!
    O fato do piano mesmo, achar um estudio meia boca com um piano para gravar vai ser uma coisa meio impossivel!

    E com esse valor o máximo que você ira conseguir é um estudio meia boca com equipamentos meia boca e possivelmente um técnico meia boca mas o técnico meia boca é relativo!

    Não querendo te desanimar né, mas acho bom você pensar em gastar ai pelo menos 800 com a gravação, se o técnico lhe falar que consegue gravar nesse tempo que você quer possivelmente ele estara te enrolando pra depois dizer, pois é a gente vai prescisar de mais 10 horas e vai te custar mais tanto!

    has4
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator
    Adoraria ouvir a gravação citada aí! Tem jeito? Abrax, man!

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    has4

    O pior é que eu acho que não tenho mais a gravação(na verdade não era nossa, era um trabalho pra outra pessoa). Depois gravamos no mesmo estúdio as cordas em 2 músicas do pianista e tecladista(e gente fina!) Dudu Vianna, que atualmente mora no Rio. Eu ouvi o resultado final, mas até hoje ele não mandou o CD prometido!!! Hhaha

    Aqui o site dele(mas infelizmente não tem nenhuma das 2 músicas mais acústicas que gravamos):

    http://www.duduviana.com/

    Isso até me lembrou de pedir para ele o CD...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar projeto em estúdio (batera, cordas, flauta, coral), o que exigir do estudio?