Primeiras backing tracks (avaliação de mixagem)

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# abr/16 · Editado por: Ismah
· votar


Guizera

Melhorei em algum quesito ou continua a mesma porcaria? hehe

Assim que a internet deixar te respondo...

Como ignorante que sou, onde eu faria essa modificação em si?

Adiciona EQ e usa um filtro em passa banda com ganho de 3 (dobro do volume) a 6 (quádruplo do volume) dB, com Q (faixa de largura) não muito estreito, nem muito largo. Serve pra dar "ar" na caixa.

Wade

Como disse são influências... Eu gosto de caixas grandes (14~15") e muito profundas (6~8"), bem na onda de martelada mesmo, do trash californiano, e pop/hair/glam metal 80's. Muito gate reverb no lance deles...

https://www.youtube.com/watch?v=9Rr7OIp0jAU

Um timbre de bateria que acho top é digital do Roxette (tecladista detetado).

https://www.youtube.com/watch?v=fw_tmJPo-AQ

Guizera
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Guizera
· votar


Galera, boa noite!

Comprei a minha Microlab lá, hehe. Até sexta ou segunda, no máximo, tá aqui. Finalmente vou trocar essas caixinhas de som meio Wesley Safadão aqui (que parece que a bateria foi tocada num balde, hahaha).

Tava lendo o tópico que vc me passou por e-mail, Wade, perfeito cara. Aquelas video-aulas lá mataram a pau minhas dúvidas em relação aos EQs e etc. Parabéns!

Porém, tudo isso me levou a pensar em algo que soa meio ambíguo, talvez!

Digamos que 80% dos usuários da net (eu sou um deles) possuem caixinhas de som (lixo iguais as que eu tenho), e os outros 20% com som mais PRO (assim como vocês), cada um vai ouvir um som diferente. Ok. Mas como que os artistas, por exemplo, conseguem equilibrar suas gravações em ambos os casos, e o som ficar legal nos dois "cenários"?

OBS: A pergunta é mais com base na curiosidade mesmo. Sei que os artistas produzem em grandes gravadoras e com vários produtores ali fazendo as mixes e a masterização pra deixar tudo 100%. Mas isso me leva à outra pergunta. Pegando agora como base as BTs que encontramos ai pela net (uma BT qualquer do Iron, por exemplo), eu suponho que tenham sido feitas por usuários domésticos através de uma DAW também, só que soa bem nas minhas caixinhas, nos monitores ou acústicas fica legal também?

Só pra vcs terem uma ideia da discrepância através da BT de Waiting Silence que to fazendo, deem uma ouvida.

1) Esse é o som que fica bom nas caixinhas do meu PC.

https://soundcloud.com/user-23105049/teste-2-som

2) Esse é o som da mix ajustada, a qual teoricamente, tende a ficar melhor nos equipamentos que vcs usam (seja um monitor ou acústica).

https://soundcloud.com/user-23105049/waiting

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Guizera

Uma mixagem boa é uma mixagem que soa bem em qualquer lugar. Parte desse "milagre" é feito na masterização. Onde o engenheiro de master geralmente não participou do processo de mixagem e vai enxergar tudo agora com um olhar mais imparcial. Tipo como dizer que quem mixou enxergou música e quem masterizou enxergou som.

A maioria esmagadora do público ouve música em monitores de péssima qualidade (celular, fone, som do carro, etc...). Para atender a essa demanda, as vezes um pouco se perde na master para acabar compensando nesses sistemas ruins. Mas sem perder o suficiente pra comprometer o som em sistemas mais parrudos.

O que quero dizer é que uma mixagem boa tem que soar bem tanto em um par de NS10 como em um Samsung Galaxy Y. Mesmo em um rádio de pilha você pode diferenciar uma mixagem boa de uma ruim.

O que pega é que um monitor flat tem todo o espectro que um monitor ruim tem e MAIS. Já o contrário não acontece. E ele reproduz essas frequências com qualidade límpida e sem distorções. Nele, você tem um controle quase absoluto sobre o som.

Em monitores ruins, geralmente se perdem algumas frequências que, apesar de estarem fora do campo audível do ouvido humano, podem fazer diferença. E mesmo as frequências presentes são reproduzidas de forma inferior, geralmente com distorções e interferências, mesmo que leves.

Em se tratando de caixinhas comuns de PC o cenário piora, porque elas geralmente reproduzem apenas uma faixa relativamente curta do espectro, deixando de fora (ou reproduzindo muito porcamente) todo o resto. E, obviamente, você não pode controlar um som que você não ouve.

Então se você está mixando em um monitor que não reproduz nada de 100hz pra baixo, você corre o risco de estar deixando vazar demais esses super graves, porque você não está ouvindo. Ou estar cortando demais. E só vai perceber a cagada quando for ouvir sua mixagem em um sistema que reproduz essas frequências.

É complicado e simples ao mesmo tempo. Quanto melhor uma música soar em um sistema bom, melhor vai soar em um sistema ruim.

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Existe a técnica da mixagem por referência. Onde você pega uma música profissional que tenha uma mixagem legal e que você curta, ouve essa música nos seus monitores várias vezes e presta bastante atenção pra aprender como eles reproduzem as frequências. Como uma boa mix soa neles. Daí então você mixa com base nesse resultado.

Só que o mínimo pra isso é que você tenha um sistema que reproduza, pelo menos, o campo audível (20hz a 20khz). Se você usa um sistema que corta de 150hz pra baixo e de 10k pra cima, nem com referência você vai poder trabalhar, já que a sua música de referência vai ter sons nessas faixas e que você simplesmente não vai ouvir e saber como elas se comportam. Muito menos copiar isso pra tua mix.

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Até mesmo monitores top de linha precisam ser calibrados pra soar o mais flat possível. Se um deles está com um pequeno reforço nos graves, a tendência do produtor é cortar mais graves pra soar legal. Só que como havia um REFORÇO de graves, quando for ouvir em um sistema calibrado, vai estar com menos graves do que ele queria.

E isso acontece atpé mesmo com o volume em que se ouve. Se você mixa com o som dos monitores bem baixo, você tente a colocar mais graves, porque os graves aparecem a medida em que o volume aumenta. Se o monitor tá baixo, você tem a impressão de que está tudo sem grave e aí empurra eles. Quando vai ouvir em um volume considerável (onde os graves naturais iriam aparecer), tá MUITO grave, porque você somou os graves ideias + o reforço que deu quando o volume tava baixo.

Guizera
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Guizera
· votar


Opa, mastigou pra mim agora, Wade, hehe.

Entendi perfeitamente e realmente começa a fazer mais sentido isso pra mim.

Existe a técnica da mixagem por referência. Onde você pega uma música profissional que tenha uma mixagem legal e que você curta, ouve essa música nos seus monitores várias vezes e presta bastante atenção pra aprender como eles reproduzem as frequências. Como uma boa mix soa neles. Daí então você mixa com base nesse resultado.

No meu caso, esse é exatamente o problema. Como nunca dei a atenção devida às frequências e esse tipo de assunto, meu ouvido não é muito bom pra assimilar. Talvez porque ele se acostumou com o som 'cru' das caixinhas do PC. Quando minha acústica chegar eu certamente poderei ter uma outra noção de como tudo está soando e pegar isso como referência. Quem sabe até calibrar o som pra soar bem tanto em bons monitores, quanto nos ruins e nos "latão de lixo" do celular... mas aí vai um longo período de prática!

Como você disse, é simples e complicado ao mesmo tempo.

Agradeço demais sua explicação, velho. Aprendi muita coisa em um só tópico.

Acho que já tomei tempo demais de todos vcs e não tem mais o que perguntar, pois agora é questão de estudar, errar, tentar, errar e tentar de novo. To ansioso pra essa acústica chegar logo pra começar a praticar com algo melhor do que tenho.

Muito obrigado a todos, Wade, Ismah, strinbergshredder, Rachmaninoff e tito lemos. É sempre satisfatório e honroso aprender com quem manja.

Desejo muito sucesso pra todos vcs! Tudo de bom e peço desculpas por algum inconveniente.

Grande abraço

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Guizera
como que os artistas, por exemplo, conseguem equilibrar suas gravações em ambos os casos, e o som ficar legal nos dois "cenários"?

O Wade te deu a letra, mas lembrando que artista, tem que cantar e sorrir pra foto, o resto fica para os compositores, e técnicos.

Sei que os artistas produzem em grandes gravadoras e com vários produtores ali fazendo as mixes e a masterização pra deixar tudo 100%.

Não é bem assim hoje em dia. Se tem produtoras, que cobram para tu ser filiado a eles, em troca te fazem assessoria de imprensa, algum marketing, te conseguem passes para eventos de música, etc... Algumas fazem agendamento para gravação dos clipes, as locações necessárias, e apresentam pessoas (produtores de disco, diretores, etc etc etc) que podem vir a somar no teu projeto. Mas todo o financeiro de deslocamento, estadia, etc é por conta dos artistas...

Uma das respostas é simples: use tudo do melhor, e mesmo que um elemento (composição, que é o mais difícil geralmente) seja ruim, a tendência é o todo ficar melhor.

https://www.youtube.com/watch?v=W57mqrc-tsU

Wade
Mas sem perder o suficiente pra comprometer o som em sistemas mais parrudos.

Mais ou menos né kkkk

Em monitores ruins, geralmente se perdem algumas frequências que, apesar de estarem fora do campo audível do ouvido humano, podem fazer diferença.

Sem dúvida, é muito legal colocar um FFT filter em 20Hz e ver como tem coisa lá que tu quase não escuta, mas na hora que inverte o filtro parece que a música murcha...

É complicado e simples ao mesmo tempo. Quanto melhor uma música soar em um sistema bom, melhor vai soar em um sistema ruim.

Menos pior na verdade kkk

Existe a técnica da mixagem por referência. Onde você pega uma música profissional que tenha uma mixagem legal e que você curta, ouve essa música nos seus monitores várias vezes e presta bastante atenção pra aprender como eles reproduzem as frequências.

É isso que falei lá em cima, de ter referências. Mas quando tu abre o espectro de referências, tu pega um elemento daqui, um de lá, e acaba criando algo novo. Acho que é a técnica mais usada em mix.

o mínimo pra isso é que você tenha um sistema que reproduza, pelo menos, o campo audível (20hz a 20khz)

Palavra de engenheiros de áudio como o Ullmann e o Sette: qualquer coisa acima de 16KHz é lucro, porque uma pessoa normal de 30 anos não escuta isso.

Ismah
Veterano
# abr/16 · Editado por: Ismah
· votar


Wade
E isso acontece até mesmo com o volume em que se ouve.

Até com o ambiente, quando surgem estacionárias, e uma delas coincide um nodo com nossa posição... Imagina o desafio que se tem ao fazer som ao vivo e cair de surpresa em lugares desconhecidos kk

Guizera
de som meio Wesley Safadão

Lembrando que o Safadão mixa num dos melhores estúdios do mundo, eu quero o som dele pra mim.

os outros 20% com som mais PRO (assim como vocês)

Novamente não é o meu caso, já que não tenho monitores de referência.

Guizera
já tomei tempo demais de todos vcs

Ao contrário, a gente dedica esse tempo com prazer a ti e qualquer outro, se não, não estaríamos num fórum.

É sempre satisfatório e honroso aprender com quem manja.

Passa lá no SAV, AudioReporter etc... Tem muita coisa pra estudar, o AudioReporter tem uma sessão inteira de OpenTracks pra ti mixar... Aliás, o Lisciel Franco tá com promoção no curso dele, 12x59, estou pensando em fazer ele dentro de alguns meses.
____________________

Em tempo, se tu sentir falta de alguma faixa de frequência nesses novos monitores, crie um preset do ReaEQ corrigindo isso, e adicione no master channel. E pode usar a mesma técnica com suas caixinhas depois, pra fazer um comparativo A/B.

strinbergshredder
Veterano
# abr/16
· votar


Guizera
Enxurrada de dicas boas dos camaradas Ismah e Wade!

Aproveita essas dicas e aplica ao que vc pretende aprender, e vc vai se desenvolver bastante!

ps: Não precisa agradecer, tamo ai pra somar informação e dividir conhecimento mesmo =P

Abraços!

strinbergshredder
Veterano
# abr/16
· votar


Guizera
Cara! Consegui finalmente mexer na sua track...rsrsrs

Dá uma ouvida e me diz o que achou!

Depois eu detalho um pouquinho melhor o processo que usei ;)

Abraços!

https://soundcloud.com/strinbergshredder/isolated-backing-track

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Gostei também da mix. Tenho só como reclamação um subgrave (arrisco a dizer que até sub-sônico) em uma ou duas notas, que "queima" head room sem utilidade... Não conheço a música (é sério), mas se a guitarra tocar um acorde grave, fu....


OFF: Vendo a foto eu entendi finalmente teu nick kkkkk

strinbergshredder
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah
Valeu Ismah! Confesso que andei bastante tempo sem tempo pra mexer com mixes, então meus ouvidos com certeza devem estar meio descalibrados...rsrsrs

Ainda tinha deixado o baixo bem mais pulsante e grave, mas dei uma enxugada nele, que ao que me parece, ainda não foi suficiente..rsrs

ps: Pois é cara! Bisonhices de novato.... mas como já tinha feito o cadastro, deixa assim mesmo haha =P

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


A hora que te pilhar em dissertar sobre a Fly V da marca eu to afim de escutar.

Guizera
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Guizera
· votar


Fala meu irmão strinbergshredder

Dá uma ouvida e me diz o que achou!

Bom, acho que dispensa comentários, assim como as outras mixes dos amigos Ismah e Wade, né? Pra mim ficou excelente, cara, parabéns. Tenho até vergonha de ter publicado a minha mix (no post inicial), rsrsrs.

É muita diferença. A de vcs fica tudo 'encaixado', como deve ser.

Não vejo a hora da minha caixa acústica chegar aqui pra eu meter o pé nessas CAMAC 2.0 que uso (sim, CAMAC =\ ) que parece aqueles falantes pra vender pamonha! hehe

Ainda tinha deixado o baixo bem mais pulsante e grave, mas dei uma enxugada nele, que ao que me parece, ainda não foi suficiente..rsrs

Lendo isso, fico pensando... acho que o grave da minha mix quase 'explodiu' o ouvido de vcs, né? hahaha. Maldita CAMAC! Não há grave e 'trai' nossos ouvidos achando que a faixa tá perfeita e robusta. Mera ilusão!

Valeu por compartilhar a track também, strinbergshredder. Ouvindo a mix de vcs eu consigo ter uma noção (mesmo que mínima, devido a meu vago conhecimento) melhor do que está errado. É um aprendizado gigante pra mim!

Vou tirar o sábado pra dar uma lida e uma praticada, de acordo com as sugestões e dicas de vcs.

Um grande abraço e ótimo fim de semana parceiro!

strinbergshredder
Veterano
# abr/16
· votar


Ismah
A hora que te pilhar em dissertar sobre a Fly V da marca eu to afim de escutar.

À disposição camarada! Pode me mandar por MP ou até por email se preferir (lucas_melo_nascimento arroba yahoo ponto com ponto br ), mas qualquer coisa fiz até um tópico de Review dela junto com o Buja, esse aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/266948/

Caso agregue a leitura..rsrsrs

Guizera
Valeu meu camarada!!

Bom, minha mix tá longe de estar excelente rsrsrs, mas que bom que gostou!

Faço votos de que vc consiga evoluir, e fico feliz de que minha mix possa te dar um "norte" nesse aspecto.

Agora, um dica que te dou: Desenvolva o seu estilo de mixar, à medida que vc for aprendendo! No final, vc vai aprender a imprimir a sua identidade nas faixas que vc for mexendo ;)

Forte abraço e bom fds pra vc tbm!

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Guizera

É bicho, como tudo na vida, a prática que leva a perfeição.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeiras backing tracks (avaliação de mixagem)