Primeiras backing tracks (avaliação de mixagem)

Autor Mensagem
Guizera
Membro Novato
# abr/16
· votar


Valeu, Wade.

Eu sempre compro no Kabum mesmo. Acabei de olhar lá e a da Edifier tá R$ 365. Já a da Microlab tá 424.

Edifier
Microlab

São essas aí mesmo que você se referiu?

Wade
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Wade
· votar


Guizera
A Edifier é essa aqui: http://www.kabum.com.br/produto/50542/caixa-de-som-edifier-2-0-24w-rms -bivolt-r1000t4-preto/?tag=edifier%20r1000

A T4

A Microlab tá correta.

Guizera
Membro Novato
# abr/16
· votar


Wow, a da Edifier tá com preço mais salgado, hahaha.

Mas, você que as usa, existe muita diferença de uma pra outra? Estou pensando em pegar essa da Microlab, mas às vezes, a da Edifier pode ser superior (mesmo estando um pouco mais cara).

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Guizera
Pela pesquisa que fiz antes de comprar, elas são equivalentes. Pelas especificações dos fabricantes, a Microlab tem uma resposta de frequência maior que a Edifier.

No final, creio que a diferença de preço seja somente marca.

Decidi pela Microlab pela resposta e pelo preço. Não me arrependo até agora.

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


E pra ser sincero, algo REALMENTE superior a estas só lá pros monitores de entrada, que estão pra lá de 1000 dilmas.

Guizera
Membro Novato
# abr/16
· votar


1000 dilmas

Hahahahaha... po, velho, primeira vez que ouço isso. (OFF) É a verdade nua e crua e a mulher não larga o 'osso', né! Enfim...

Cara, acho que vou nessa Microlab então. Quando voltar do trabalho eu vejo se já pego ela ainda hoje.

P.S.: Estava conversando com meu primo aqui via Zap-Zap, e ele me disse que tem uma caixinha da C3 Tech sem uso lá na casa dele. Ele mandou o link pra eu ver como é. Dê uma olhada aqui (é só como referência pra mostrar, não vou comprar). Ele disse que até me dá ela pois não usa.

Pergunta: sei que não deve ser 1% equivalente às da Edifier e Microlab... mas você conhece essa C3 Tech? Acha que vale a pena, já que tá "de graça"?

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Guizera

Nunca usei. Mas não recomendaria.

Primeiro pela potência baixa (10w) e segundo porque é sistema 2.1, onde todo o grave sai por uma caixa separada.

Deve ser melhor que uma caixinha comum de PC, mas nem se compara com essas duas (Edifier e Microlab).

Guizera
Membro Novato
# abr/16
· votar


Beleza, Wade. Imaginava isso mesmo!

Vou ver se consigo pegar a da Microlab então.

Valeu pela ajuda.

Abraços

strinbergshredder
Veterano
# abr/16
· votar


Guizera
Eu tenho as Open Tracks aqui... qualquer coisa, se vcs me permitirem e puderem, poderia passá-la pra vcs e, se me permitissem também, reenviaria pro site lá (pq acho que os caras lá aceitam a troca dos áudios quando se trata de ajustes)!

Cara, se incomodaria de me enviar essas tracks pra eu poder tentar?! Ou melhor, como eu uso Reaper também, pode me mandar o projeto inteiro!

Ouvi suas BTs e achei bem satisfatório. Acho que os pontos que mais precisam de atenção são a humanização dos MIDIs, e a coesão dos instrumentos, a famosa "liga" da mix.. Mas fora isso, como vc disse, pra fazer uma brincadeira, sem compromisso, tá bem legal!

Abraços cara!

ps:

Uma dica que eu ainda vi ninguem te dar: pratique muito fazendo mixagens, dos mais variados estilos. A fonte? http://www.cambridge-mt.com/ms-mtk.htm.

Só aí vc já vai achar uma pancada de músicas de vários estilos diferentes pra treinar!

Bons treinos pra vc meu camarada!

Guizera
Membro Novato
# abr/16
· votar


Fala strinbergshredder

Obrigado pelo comentário também! Pois é, esse meu problema de bateria 'robótica' (sem humanize) é fogo.

Agradeço muito o link da fonte com os áudios pra gente mixar. Muito interessante. Mas acho que meu pseudo-dom pra isso é frustrante, hehe. Como pretendo fazer só as paradas pra brincar nos fim de semana mesmo, nem me arriscarei nesse mundo do mix que vcs manjam "pouco" =)

Cara, se incomodaria de me enviar essas tracks pra eu poder tentar?! Ou melhor, como eu uso Reaper também, pode me mandar o projeto inteiro!

Claro que não, brother. Só que eu to no trampo agora. Quando chegar em casa eu te passo o projeto. Na verdade, são as WAV's isoladas de cada pista. É só me passar seu e-mail e quando chegar em casa te envio a parada.

Abração

strinbergshredder
Veterano
# abr/16 · Editado por: strinbergshredder
· votar


Guizera
Tranquilo cara, sem problemas!

Me manda quando vc puder. Só mandar no lucas_melo_nascimento arroba yahoo ponto com ponto br.

A única dica que te dou cara, é nunca achar que vc não consegue algo, ou que "não tenho dom, então melhor deixar pra lá"...

Quando puder, treina com alguma musica do link, vai agregar um conhecimento absurdo pra vc!

Ainda vou te dar uma mastigada..kkk

Tenta essa daqui depois: Titanium - Haunted Age.

Fiz uma mix dela um tempinho atrás, caso queira dar uma olhada no resultado: https://soundcloud.com/strinbergshredder/titanium-haunted-age-final-mi x-master

Outra que foi muito legal de fazer foi a Possessed, da banda Feared. Eles lançaram um concurso de mixes da música deles, e disponibilizaram as tracks. Vc pode conferir a original no link do vídeo do concurso.

Da uma ouvida se puder, e com paciência, vai treinando também cara, vc tem sim capacidade se correr um pouquinho atrás ;)

Abraços!

Wade
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Wade
· votar


Opa. Gostaria das tracks também pra brincar hehe.

Guizera
Membro Novato
# abr/16
· votar


Open tracks enviadas para Wade e strinbergshredder!

OBS: quando vcs mixarem, postem ai pra gente ouvir o resultado, se der.

strinbergshredder

Que isso mano. Animal seus mixes. Quem dera eu chegar perto disso ai, hahaha. A gente ouve tudo com muito clareza, limpinho, ajustadinho e tal. Parabéns meu irmão! Gostei bastante. Mas, como já disse no tópico, vcs manjam. Eu apenas sou espectador e entusiasta, rsrs.

No fim de semana vou dar uma conferida nessas multi-tracks que vc me passou. Vamos ver se eu consigo sair do ridículo e alcançar o nível ruim pelo menos, hahaha.

Valeu pelo apoio mano. Porém, acho que minha preguiça de correr atrás prevalece hehe, Eu andei lendo algumas paradas de High Pass e, po, como isso dá uma 'clareada' no áudio, hein? Tipo, eu sempre ouvi falar desses termos, mas como bom ignorante que fui, nunca me interessei em entrar no assunto e me aprofundar mais. Erro que eu pago nos dias de hoje... mas ta blz!

Abração a todos

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Guizera
Eu não tenho uma referência única. Meu gosto musical tem uma diferença gritante, se levarmos em conta a timbragem. Eu gosto muito de soul/funky/jazz/groove, assim como sou apaixonado pelo metal e seus derivados.

Pois é, mas soa meio instintivo que não se usa um Jazz Chorus 200 para tocar death metal from hell, nem um Diezel para Bossa'n'Jazz... As referências que eu tenho também são diversas, e aplico um timbre com características do estilo ao que estiver mixando.

Se eu comprar o mesmo fone que você usa, por exemplo, trocar o player do meu PC, mas continuar com as caixinhas de som que tenho, já seria o suficiente pra eu ter um som melhor? Isto é, só a compra de um fone bom, eu conseguiria ouvir um áudio de qualidade ou precisaria comprar um fone bom e um monitor necessariamente?

Não cara, não é o fone ou monitor, mas tu escutar exaustivamente músicas que tu gosta neles. Para que na hora de mixar, tu saiba que se quer soar como Nickelback, ou como Motörhead, ou como Sasha Gray, tem que ter características X, Y, Z...

É um exemplo que te dei. Óbviamente eu preferia ter Clair Bros S4 e Yamaha NS10, mas vários motivos, como praticidade de mixar numa praça, ônibus etc, e custo, que me levam a usar o AKG K414P.

Wade
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Wade
· votar


Dei uma brincada aqui depois do trampo.

[edit] Post logo abaixo.

Eu queria ter mais tempo. Ia dividir os crashs entre os dois lados do pan intercalados. Ia dar uma efeito foda e deixar a bateria mais convincente, mas tenho que adiantar a vida aqui haha. Fica pra próxima.

strinbergshredder
Veterano
# abr/16
· votar


Guizera
Muito obrigado cara! Treinando se consegue chegar lá, e como eu te disse um pouco antes, uso o Reaper como DAW, e apenas alguns plugins da Waves e o Izotope Ozone pra fazer minhas mixes e masterizar, tudo num headfone comum da Phillips, que eu já me acostumei a usar e sei como outras úsicas e mixes soam nele, como o Wade muito bem disse.

Espero que vc tente depois dar uma mixada em alguma úsica do link que eu te mandei, e não tenha vergonha de postar pro pessoal! Vai servir de grande aprendizado pra vc!

ps: Ainda não tive tempo de mexer nas suas tracks, mas assim que eu conseguir eu posto aqui, pode deixar! rsrs

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Bom, achei que não ia demorar muito e fiz. Meio porco, mas fiz.

https://soundcloud.com/dan-santos/dr-sin-isolated-guitar-backingtrack- mix-test-2

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Wade

Pensei em criar essa automação pros pratos em stereo, confesso que não fiz poque soaria o mesmo prato, aí iria ter de mexer em pitch e blá blá blá

Faz uns 10min que to tentando ouvir tua mix kkk

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ismah
É, eu ia mudar o pitch e equalizar diferente, mas to ralando aqui com uns trabalhos e ia levar tempo demais. Mas só o pan já deu um tchan. Menos em uma parte no final que não dei um elastic pra deixar o prato soando e cortou muito abruptamente. Mas enfim, valeu a brincadeira.

Guizera
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ismah

Agora captei vossa mensagem, hehe. Eu curto muito batera de soul music, mas os presets do ADDrums não são tão fieis assim, mesmo os presets de funk.

Wade

Animal sua mix, mano. Vc usa o Reaper também?

Caramba, velho, vcs não têm noção como as mixes de vcs soam diferente no meu fone. Meu fone é ridículo demais, hahahaha.

strinbergshredder

De boa cara. Valeu pela força também. É conversando e ouvindo as paradas aqui que eu compreendo que eu nunca soube nada de mix e master, hehe. Mas vou dar uma estudada melhor nos fins de semana. As BTs, pra mim, serão usadas mais pra acompanhamento mesmo, então nem exporto do Reaper, toco por lá mesmo - que o som é melhor.

Abraços

Guizera
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Guizera
· votar


É interessante ver a diferença que um Highpass faz na mix, porém, eu percebo que minhas BTs de fato estão 'puxando' muito o grave.

Eu cortei um pouco dos graves das peças da batera e adicionei um gate, mas não sei configurar bem um gate (pois na hora que os instrumentos estão sem 'atividade' vamos dizer), o som desaparece.

Mas não tem jeito... eu exporto e fica ruim.

Adicionar um Highpass na Master é muito serviço de porco ou é válido? Eu andei lendo um artigo que o cara diz que um Highpass já é metade do serviço pronto. Mas tem algo errado só nisso, não?

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Guizera
Yep.

Nessa mix usei o Reaper e os seguintes plugins da Waves: SSL Channel, Q10, SSL Comp, RVerb, CLA Bass e Kramer Master Tape.

Alguns eu tenho e alguns jack sparrow.

Depois dei uma polida no Studio One usando só o Ozone (dentro dele um eq, um compressor multibanda e o maximizer pra dar volume).

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Uma coisa simples que fiz e que eliminou muito do que tava me incomodando foi...tcharam... diminuir muito o volume do baixo. Haha. As vezes a coisa é bem simples e a gente fica procurando soluções escandalosas.

Guizera
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Guizera
· votar


Wade

Então, eu não tenho os plugins da Wave. Eu tento me virar nos do Reaper mesmo e tenho uns jack sparrou da T-RackS aqui também.

Eu to sacando que meu erro tá muito em cima do baixo na música. A batera eu sei que tá robótica, mas cortando um pouco dos graves e dando um 'tapa' no Humanize (que fica no Piano Roll do Reaper mesmo) eu até tiro um somzinho melhor.

Eu só não sei muito bem o que fazer nos tom's. Faço um PAN neles (tipo, um na direita e outro na esquerda), mas não to sabendo escolher um timbre de tom da hora.

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Guizera
Plugins parrudos são caros por um motivo, claro. A maioria é realmente bem legal e bem automatizados. Mas no grosso mesmo, qualquer plugin serve. Digo. Os básicos de uma mix (eq, compressor e reverb) seguem uma lógica só, então são todos "iguais". Uns mais difíceis de se chegar a um resultado que outros. Mas todos podem chegar.

Mix é arte e como tal não tem regra nenhuma. Não tem certo nem errado. Tem como você gosta e como fulano gosta.

Eu, por exemplo, gosto do baixo não muito alto na mix. Se ele sumiu, eu tento dar presença com definição, não com volume. Odeio aquele gravão chato que cobre tudo.

E tons também prefiro aquele ataque seco ao "tummmm". O que faço praticamente sempre nos tons é colocar cada um 50% pra cada lado e corto tudo abaixo de uns 300k. As vezes até bem mais. Sozinho pode ficar feio, mas no meio da bateria fica legal. Só o surdo que deixo passar mais grave.

Ismah
Veterano
# abr/16 · Editado por: Ismah
· votar


Wade

Baixei aqui pra ouvir (levou 20min)...
Primeiro notei que é uma mixagem, bem outra vibe da minha. Me incomodou um pouco, só o reverb de bumbo. Nada memorável. Eu geralmente mando pro reverb só médio e agudo.

Os plug-ins apesar de seguir o mesmo algorítmo, dão uma diferença considerável, principalmente na parte de simulação... Fazia tempo que não tocava nos Waves, acho que terei de voltar a usar rs

Algumas perguntas:
- O SSL Channel Strip é o Waves ou UniversalAudio?
- Gostei muito do timbre da caixa, poderia comentar como chegou nele?

Guizera

Se tens o pacote básico sim, o ADPack's somam muito pra isso.

Guizera
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Guizera
· votar


Eu to criando a BT de Waiting Silence do Angra - fiz só o começo por enquanto - mas deem uma ouvida como ta ficando.

https://soundcloud.com/user-23105049/angra-teste-guizera

Melhorei em algum quesito ou continua a mesma porcaria? hehe

Eu acho que tá morto. Mas não sei como dar aquela turbinada na master, pro som ficar mais alto. Pois tudo que eu tento ele pega muito do grave e fica igual as demais.

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Ismah
Ultimamente to mandando tudo pro reverb. Na real, não coloco reverb em si na bateria. Uso o canal da sala mesmo. Nesse caso, como não tinha sala, eu "criei". Dei um bouce na bateria, coloquei em um canal estéreo e meti um RVerb de sala pequena. Daí juntei esse canal no master da bateria. Mas eu tenho que começar mesmo a tirar mais graves do reverb, tá na goela pra embolar tudo.

O SSL as duas marcas tem. Eu só tenho o da Waves. Esse aqui.

Na caixa a cadeia foi o seguinte: o SSL Channel com um filtro cortando de uns 170k pra baixo. Daí puxando uns 9 ou 10db de 10k pra cima (bell desligado). Médios não mexi e nos graves tirei uns 3db de 60hz pra baixo.
No comp do ssl mesmo deixei 7:1, release mediano, ataque lento e puxei o threshold até bater uns 6db de reduction.

Dae depois coloquei um SSL Comp por fora. 2:1, ataque lento, release rápido e comprimindo só uns 4db.

Daí dobrei o canal da caixa e nesse novo canal coloquei um RVerb com sala do mesmo tamanho que a que coloquei no reverb do canal da sala, só que com o tempo um pouco mais longo.

Daí deixei esse canal beem baixinho, só até ser notado de leve.

Acho que foi isso.

Não gostei muito de como a caixa veio, pq tava bem secona. Eu curto caixa mais grave, mais Stoner. Mas com essa foi o que consegui fazer.

Wade
Membro Novato
# abr/16
· votar


Guizera
Achei melhor do que tava a outra.

O que eu faria seria talvez diminuir um pouco o volume do bumbo, colocar um reverb na caixa (de leve, nada exagerado) e puxar um pouco o baixo na região de 2k a 3k. (O volume geral do baixo pra mim tá ótimo).

Ah, esse teclado/synth/órgão aí tá secão e muito no meio. Mete reverb sem pena aí pra molhar e espalhar.

Guizera
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Guizera
· votar


Obrigado pelas dicas, Wade. Amanhã depois do trampo eu vou fazer isso e posto o resultado.

Porém, na sua colocação abaixo:

"puxar um pouco o baixo na região de 2k a 3k"

Como ignorante que sou, onde eu faria essa modificação em si? Eu não coloquei EQ na track do baixo, ele tá apenas com o Amplitube e um preset que eu configurei pra tirar o gravão chato.

Valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeiras backing tracks (avaliação de mixagem)