Super duvida : homestudio analógico?

Autor Mensagem
Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16


eu sempre me perguntei se tem como eu montar um homestudio analogico, embora essa pergunta pareça um pouco ridicula, oq eu quero dizer é q eu n entendo quase nada de audio e quando algo é gravado analogicamente e passa pro digital ele perde todo o sentido sendo q ele se converteu totalmente da sua forma natural, correto? se sim então o estudio analogico não usa computadores correto? mas se não, então o digital le as caracteristicas emitida pelo som analogico seja ele tendo passado por compressores eqs mesas e interfaces obviamente.. mas se essa segunda for a correta eu queria saber qual equipamento é o necessario para eu montar tudo analogico e de forma q cada equipamento faça somente uma parte, tipo n uma placa de audio a qual grava tem pré e tem pré de fone e tals, n, queria tudo clean, pra ir adicionando mais e mais peças analogicas externas a tudo, para q eu compre o melhor de cada, entenderam minha duvida? obrigado por tudo! fui

Lelo Mig
Membro
# mar/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Nico Pluton

Cara, se o destino final é um Home Studio/PC... esquece! Na verdade Home Studio Analógico é quase impossível... somente Studio Profissional.

São equipos muito delicados, requerem conhecimento de verdade, são caríssimos e exigem muito cuidado e mão de obra.

Inviável, nos tempos atuais, para a grande maioria.

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Nico Pluton
· votar


bah, pensei q daria de montar um com ao menos um canal suahushaush, ah mas se é assim acho q nem vale a pena comprar compressor, pré amps, gates e tals externos neh, tipo só a interface mesmo e o resto virtual, já que o digital n le o timbre que o analogico faz.

El_Cabong
Veterano
# mar/16 · Editado por: El_Cabong
· votar


gravado analogicamente e passa pro digital ele perde todo o sentido sendo q ele se converteu totalmente da sua forma natural, correto?

Não. Na minha opinião uma gravação digital de, por exemplo, 24 bits / 96kHz está muito mais próxima do som da fonte sonora original que foi gravada, do que uma gravação analógica feita em, por exemplo, gravadores magnéticos de rolo.
- A fita magnética acrescenta muitos "coloridos" na gravação.
- Já a gravação digital de alta amostragem é "nua e crua" não acrescenta nada.

O fato é que muita gente DESEJA estes "coloridos" da fita magnética, por isso defendem a gravação analógica.

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16
· votar


gravado analogicamente e passa pro digital ele perde todo o sentido sendo q ele se converteu totalmente da sua forma natural, correto?

Na minha opinião uma gravação digital de, por exemplo, 24 bits / 96kHz está muito mais próxima do som da fonte sonora original que foi gravada, do que uma gravação analógica feita em, por exemplo, gravadores magnéticos de rolo.
A fita magnética acrescenta muitos "coloridos" na gravação.
Já a gravação digital de alta amostragem é "nua e crua" não acrescenta nada.
O fato é que muita gente deseja estes "coloridos" da fita magnética.

poisé cara eu particularmente estava nessa noia pq eu acho muito bonito a mecanica e tudo mais do analogico, amo o audio e agora sei q n da de brincar por conta de ser tudo muito caro, mas o sentimento de ter tudo na palma da mao e tocado ali e aquele som antigo de estudio dos anos 60 nossa aquilo veio na minha cabeça tipo, sera q da e ai eu pirei, aushaushua mas acho q vou voltar pra realidade mesmo, q é a de ter um homestudio comum, mas enfim, e se eu decidir ao menos comprar peças separadas, tipo a interface só pra fazer separação de A/D? e uma mesa e um pré, pra n começar falindo aposdkaopkdpo isso iria fazer o som ficar melhor? pq na minha cabeça comprar uma interface q faz tudo sai com um custo mais barato mas pior do q se eu pagasse o dobro e ganhasse o triplo de qualidade como uma mesa limpa sem prés pra n embolar, um pré só pra ser o pré, e uma A/D só pra converter, e sem prés.

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16
· votar


tipo, começar aos poucos um homestudio, meio analogico, e meio digital, mas começar corretamente, pra n comprar uma placa de audio q faça tudo e dps eu comprar um pré bom pra caramba só q na hora tudo embola por a placa também ter pré e aquele bla bla bla todo kkkk

El_Cabong
Veterano
# mar/16 · Editado por: El_Cabong
· votar


Nico Pluton
É!! Eu também sou meio saudossista. Hoje mesmo de manhã eu estava vendo fotos antigas daqueles sons Gradiente Esotech.
He He! Que coisa linda.
Mas eu tenho que dar o braço a torcer. As gravações digitais começaram bem timidamente com os DAT de 16bits / 44kHz, que deixavam mesmo a desejar, transformando tudo em ondas quadradas grosseiras. Mas hoje em dia, com as gravações em altas taxas de amostragem, na minha opinião, elas ultrapassaram realmente o método analógico em termos de fidelidade e limpeza.

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16
· votar


haha, :D legal saber que tem jente como eu pelo mundo do audio, poxa então acho que vou comprar uma placa de audio com tudo integrado, porque em termos de qualidade, se o digital está com essa taxa de amostragem tao elevada como 24bits que até acima disso a nossa sencibilidade não consegue discernir a diferença, então não deve ter diferença entre um equipamento mecânico e um vst bom, já que eles alteram a mesma caracteristica, e quanto a mesa de som, vou ficar com a virtual em uma tela secundaria de pc mesmo asuhaushausaushuahuah, agora vou a busca de uma interface 24/44 que tenha prés bons, q grave de 20 a 20 e que tenha uma entrada midi, pois vou gravar bateria virtual q nem loco aushduashduah, por isso a nova linha da m audio track plus 2 perdeu um client kkkkkkkkkkk, n tem entrada midi, haha, mas valeu galera, pelo esclarecimento! fiquem com Cristo!

kiki
Moderador
# mar/16
· votar


Nico Pluton
oq eu quero dizer é q eu n entendo quase nada de audio
então comece aprendendo com equipamentos digitais mesmo, que hoje em dia são bem mais acessíveis.
muito do que você aprender na gravação digital pode ser utilizado depois no analógico.

quando algo é gravado analogicamente e passa pro digital ele perde todo o sentido sendo q ele se converteu totalmente da sua forma natural, correto?
errado.
a gravação analógica também não é "natural", natural é o som acustico do instrumento. a gravação analógica também é uma "representação" eletromagnética do som numa fita ou similar.
a qualidade final vai depender da qualidade da gravação. voce pode ter gravações ruins em qualquer um dos dois.

o estudio analogico não usa computadores correto?
correto.
em geral, usa fitas e equipamentos eletrônicos.

entenderam minha duvida?
não muito. você escreve muito confuso.

estude mais sobre gravação, independente de ser analógico ou digital.
esqueça essa questão por enquanto.

kiki
Moderador
# mar/16
· votar


Nico Pluton
mas, voce pode futuramente procurar por mini gravadores de fita com tudo integrado, tipo um tascam.
já foi o "homestudio" dos musicos. deve ser artigo de colecionador hoje.

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16
· votar


valeu kiki, pela acrescentação de conhecimento haha, e sim eu também pensei nessa da fita, meu pai tinha duas daquelas grandes de 40 cm o negocio quadradao, e deu pro meu tio (minha familia é de músicos, mas n famosos suahusaush) ai quando ele disse isso eu quase cai duro no chao

Ismah
Veterano
# mar/16 · Editado por: Ismah
· votar


Nico Pluton

Sabia que nunca se gravou a onda de áudio numa fita de rolo? Se gravava a modulação da amplitude de uma senoidal, em função da onda de áudio, como se fossemos gravar um sinal de rádio FM.

Sabia também que o principal motivo do áudio digital se popularizar era exatamente os problemas mecânicos da fita? Alinhar cabeçotes, lidar com gap, falhas, cortes na tesoura etc... Era tanta dor de cabeça, que o pessoal abriu mão de dinâmica, e resolução do áudio por praticidade...

começar aos poucos um homestudio, meio analogico, e meio digital, mas começar corretamente, pra n comprar uma placa de audio q faça tudo e dps eu comprar um pré bom pra caramba só q na hora tudo embola por a placa também ter pré e aquele bla bla bla todo

É uma meia verdade. Mas o que embola uma mix, com total certeza NÃO é a sobreposição de prés, e sim conflitos de frequência.

kiki
o estudio analogico não usa computadores correto?
correto.
em geral, usa fitas e equipamentos eletrônicos.


E os computadores que controlavam os cabeçotes ficam aonde? :P

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


quando algo é gravado analogicamente e passa pro digital ele perde todo o sentido sendo

só a interface mesmo e o resto virtual, já que o digital n le o timbre que o analogico faz.

Bullshit.

O El_Cabong já matou a pau. Gravação digital de alta amostragem é MELHOR (objetivamente, mais fiel à fonte) que uma gravação analógica em fita num equipamento do tempo das cavernas.

Quem goza com gravação analógica é quem QUER OS DEFEITOS da gravação analógica e os aprecia.

Não tem nada a ver com qualidade ou com ser melhor/pior. Tem a ver com fetiche.

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


Quando um produtor compra um gravador de rolo pro seu estúdio e faz a gravação de uma banda de Rock nele e fala todo pomposo que aquilo é "o certo" ou "o melhor" jeito de gravar Rock e coisas do tipo, já pode mandar ir à merda.

O que ele pode afirmar é que aquilo é gravar "à moda antiga", "como os monstros fizeram", "vintage" etc.

MMI
Veterano
# mar/16
· votar


Nico Pluton

Entenda uma coisa... A tecnologia EVOLUIU, não foi uma regressão com muita gente quer propagar. Se todo mundo aqui fala em homestudio, isso é graças à tecnologia evoluindo e popularizando a coisa, em especial graças à tecnologia digital.

Você quer gravar em casa em analógico? Em cassete? Te garanto que vai ser uma mer##, mas se você quer botar sua grana num portastudio, vai fundo, mas é muito pior que a pior das interfaces. E vai ter que arrumar fitas cassete...

Seu pai não deve ser imune a erros, mas acredite... Se ele deu embora um gravador de rolo, foi um ato de muita sabedoria, ele conhecia o equipamento e se livrou daquela tranqueira. De novo, uma interface num computador marromeno faz muito melhor.

Antigamente ninguém tinha "homestudio", gravar era muito caro... Só para dar uma noção, outro dia perguntaram ao Paulo Anhaia se valia a pena comprar uma mesa. A resposta foi que por menos de 20 mil reais, não valia a pena - mesmo assim, uma mesa "barata" dessas ainda é digital. Uma fita de 2 polegadas hoje custa lá nos EUA 345 dólares, o que significa que chega aqui a quase 3 mil reais - isso para gravar um música só no dobro do tempo, com equipamento mais velho e complicado, por gente mais especializada (a maioria não sabe mais gravar nisso), sem resultado superior. Hoje pouca gente vivenciou os estúdios analógicos e o fato de gravar não deixou saudades...

shoyoninja
Veterano
# mar/16
· votar


q é a de ter um homestudio comum, mas enfim, e se eu decidir ao menos comprar peças separadas, tipo a interface só pra fazer separação de A/D? e uma mesa e um pré, pra n começar falindo isso iria fazer o som ficar melhor?

Até poderia ter utilidade, mas "fazer o som ficar melhor", não.

Sem ter um objetivo claro sobre a forma como esses equipamentos serão utilizados, é só redundância. Uma interface com prés integrados vai dar conta.

Depois, quando você identificar necessidades reais, aí sim você pode optar por usar outros equipamentos, ou até outra interface.

Wade
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Wade
· votar


É tipo você ir pra guerra usando uma baleadeira.

Pode? Pode. Dá pra matar inimigos? Dá. Mas vai dizer que foi melhor e mais eficiente que usar uma Uzi?

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


MMI
uma mesa por menos de 20 mil reais

E note-se que isso não é nada de outro planeta. A febre do momento, são as Behringer X32 e Midas M32 (mesma coisa, apenas a primeira foi laboratório da segunda), e elas chegam aos 15mil.

Uma mesa de estúdio (nem vamos falar de SSL, Neve etc) pra começar deveria ser algo como um (já antiga) M7CL, que não sai por menos de 80mil. O auge de uma mesa que interagem completamente com plugins para ProTools (versão MacOS), são as Avid da série Venue...

Uma D-Show que sai por 62mil EUROS:
http://www.sweetwater.com/store/detail/ProfileSystem

Pra mim é um sonho de consumo fazer o workshop dela, e a primeira pergunta é sobre se existe interação (imagino que sim) com ProTools.

shoyoninja
Veterano
# mar/16 · Editado por: shoyoninja
· votar


Tópico errado!

MMI
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah

E note-se que isso não é nada de outro planeta. A febre do momento, são as Behringer X32 e Midas M32 (mesma coisa, apenas a primeira foi laboratório da segunda), e elas chegam aos 15mil.

São a febre, até porque como conversamos em outro lugar, isso é Brasil. Aqui tudo é mais caro, mais difícil... Mas não as recomendo e ainda fecho com o Anhaia nisso, nada neste preço vale a pena. Uma que vale a pena e que uns amigos gringos estão usando em homestudio é a SSL Nucleous, aí sim faz diferença.

Não posso falar da D-Show porque não conheço. Mas não me impressiono ou sonharia assim, sem querer me vangloriar. Não é nada tão caro ou de outro mundo para estúdios. Provavelmente no mês que vem gravarei novamente umas coisas numa D&R Octagon, que eu curto muito. Mas nesse tipo de comparação, vale muito mais o que o engenheiro sabe e faz do que se é uma SSL, Neve, D-Show... E é por isso que não acho aqueles estúdios que discutimos os fodões (são para algumas circunstâncias), um estúdio mais simples, com um produtor que alguns chamam de Quincy Jones brasileiro, que sabe tudo daquela sala por trabalhar ali há mais de 30 anos... É esse o "equipamento" que acho indispensável para o som de guitarra que vou gravar, que me desculpem os youtubers, produtores em evidência e marqueteiros em geral. Vou em que sabe e não quem fala que sabe, no cara que faz e acontece. Isso que vai ser só uma brincadeira, nada sério nem comercial (se fosse, aí sim seria para lá com triplo de pré-produção), muito menos para divulgação - não vai para youtube nem para o FCC, sorry. Apenas amizade e respeito por o que consideramos mutuamente o melhor som de guitarra que vimos em nossas vidas, um exercício de gravação com o que de melhor podemos fazer, com esta mesa, microfones vintage, prés, outboards... Mas a gravação será em Pro Tools, digitalíssima, para o colega que criou o tópico não pensar que vamos meter um rolo na história (tem lá, mas queremos distância!).

Mas seguremos para não desvirtuar... kkkkkkkkk

Ismah
Veterano
# mar/16 · Editado por: Ismah
· votar


MMI
Não é nada tão caro ou de outro mundo para estúdios

Esqueceste que eu sou do LIVE? Por isso posso sonhar kkkk
A D-Show hoje é a console mais top que eu conheço para live mix, que permite automação e blá blá blá... A malta usa uma S3L-X acho que para monitor e trilha, rodando possivelmente com time code, com a do FOH - não lembro, mas acho que é uma D-Show (da época que era Digidesign ainda) com subsnake digital.

por isso que não acho aqueles estúdios que discutimos os fodões (são para algumas circunstâncias), um estúdio mais simples, com um produtor que alguns chamam de Quincy Jones brasileiro, que sabe tudo daquela sala por trabalhar ali há mais de 30 anos

Essa é a chave, dominar o que se tem... Ninguém se perde no seu gueto.

Hoje em dia, eu escuto Wesley Safadão (quando gravava no país), escuto Malta, e escuto Luan Santana, eu escuto a mesma coisa... Porque é o mesmo grupo de plu... cof cof waves cof cof, e não se tem mais particularidades... Ninguém mais quer testar horas de um mic na frente de um amp, capta como vai e concerta na mix (pior que dá certo). Enfim...

kiki
Moderador
# mar/16
· votar


Ismah
E os computadores que controlavam os cabeçotes ficam aonde? :P
fora do processamento do som.

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah
Wade
MMI
shoyoninja
obrigado pelos encrementos, e pois é neh, eu trabalhei 5 meses pra dar entrada em um pc, só para usar no homestudio, me quebrei todo, montar algo analógico agora, alem de perder qualidade, seria também burrice, eu irei comprar mesmo uma interface de audio com entrada midi(para controlador) e vou gravar baterias n com eletronicas não(pois meu objetivo é ser um futuro produtor musical profissional), irei gravar com baterias reais, mesmo q minha interface tenha só 2 entradas, eu posso gravar a bateria em estéreo, botando um mic em cima da caixa apontando pro pedal do bumbo, e outro em ambiente over por cima da bateria(n entendo nada de nomenclaturas, desculpe) então eu pretendo comprar uma interface de 2 canais, mas com aquela entrada de encremento para adicionar mais entradas(n entendo completamente nada sobre como isso modifica a qualidade, ou se oq eu for por ali n precisa de mais nada só prés com entrada e n A/D, mas enfim isso depois eu descubro) mas essas sao as especificações, veem se bate : 24/44 entrada e saida midi, saida para monitor, saidas dos canais para mesa(porque a entrada envia pro daw, mas a daw n envia pra mesa sem uma saida analogica obviamente kkkkkk pra passar o audio, a não ser que a mesa seja virtual) e com 2 entradas de fone amplificado(ou somente uma, mas ai eu iria adicionar um adaptador pra caber dois fones, e eu não tenho ideia se isso prejudica a saida do som, mas acredito que não, sendo q ele já iria ter passado pelo pré antes do som ser dividido pelo adaptador), com phantom power, e de preferencia as entradas em combo xlr/p10, e mudança de micline para inst, volumes de fone e de monitores separados, e mudança mono para estereo e vice versa haha

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Nico Pluton
· votar


ah, e sobre o meu computador, é um win 7 ultimate(comprei esse porque um produtor musical e profissional em hardware amigo meu disse q o ultimate é o melhor pra trabalhar com audio, seguindo as configurações é um i5 4460 3.2 ghz, 8 ham, placa de video ge force 750(pra suportar o software), placa mae, gigabite h97m gamming 3(comprei esta pelo fato de ser a com melhor placa de som onboard da linha das "compraveis"), ssd 120g(60g reais), e uma fonte 600w reais, e o resto eu não entendo mas era do melhor para essas configurações e para o trabalho de audio, então pelo que podem ver é uma maquina que pode ser feito upgrades ao longo do tempo botando até 32g de ham e que eu vou usala até quando der pelo fato de ser pelo meu ver de uma ótima qualidade haha

Lelo Mig
Membro
# mar/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Nico Pluton

"meu objetivo é ser um futuro produtor musical"
"n entendo nada de nomenclaturas"
"n entendo completamente nada sobre como isso modifica a qualidade"
"mas enfim isso depois eu descubro"
"eu não tenho ideia se isso prejudica a saida do som"


Amigo, comece devagar... com uma interface boa, mas simples; microfones bons, mas poucos; ...DAW e softs amigáveis.

Há muito que aprender... pressa nesse ramo é um grande erro. Por melhor formação que o sujeito tenha (o que irá lhe dar muito mais instrumentos para diagnosticar problemas e soluções) a prática e o "erro x acerto" é o único caminho.

Quanto mais botões para "mexer", menos tempo para aprender sobre acada um deles.

Abraço!

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16
· votar


é verdade, sempre que estou aprendendo a pessoa q encina fala coisas q n entendo e acabo captando e tendo mais duvidas ainda, e no final o estudo se tornou mais duvidas suhaushau por isso sou meio afobado, meio q tento entender tudo pra n ficar por fora pq sempre q vejo um video ou algo de gente falando sobre produção fico com um sorriso no rosto, só q dai começa aquelas coisas q n sei, tenho q aprender a me focar somente em uma coisa e depois ir adiante, então acho que o principal agora, é uma interface, já q meu pai tem um superlux d1, sim é um horror, mas ao menos pra eu n precisar de cara investir em um shure 58 pra voz uahsuashau.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Nico Pluton
irei gravar com baterias reais, mesmo q minha interface tenha só 2 entradas, eu posso gravar a bateria em estéreo

https://www.youtube.com/watch?v=fDfPdO_lC88

Do resto não entendi nada. Crie parágrafos isso ajuda a organizar o texto.

fonte 600w

Não tá meio fraquinha não? Se tudo for operar no limite numa conta mental minha, vai chegar bem perto disso aí ou além, não?

sempre que estou aprendendo a pessoa q encina fala coisas q n entendo e acabo captando e tendo mais duvidas ainda

Bicho mas é assim mesmo, a ciência não é movida por respostas, mas por perguntas. A partir disso tu tem que criar tópicos, enumerando as duvidas, e pesquisar uma por uma (e isso pode levar meses).

Infelizmente, algumas profissões são como o vinho: quanto mais velho, melhor. Produtor é uma delas.

E tenha em mente que produtor, não é engenheiro de gravação, de manutenção, de mixagem, ou de masterização... É melhor focar numa área, e chamar pra "festa os amigos" de outras áreas. Vale a pena, acredite.

Dê uma lida, vai te esclarecer muitas dúvidas, e criar novas talvez.

http://www.ccdb.gea.nom.br/amostra_70_primeiras_paginas_ccdb-gp.pdf

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16
· votar


nossa, valeu pelo pdf, vai me ajudar muito, e pela sua ajuda no topico, sobre a fonte, ela opera em reais, então ela aguenta, sendo q todo meu equipamento gasta 450w e eu n vou fazer overclock então é de boa

Nico Pluton
Membro Novato
# mar/16
· votar


kkkkkkkkkk esse lisciel fez eu rir agora

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Nico Pluton

Eu que não irei discordar sobre a fonte.
Sobre o resto, estamos aqui para ajudar. :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Super duvida : homestudio analógico?