[Mic. Condensador] Behringer C3 vs MXL 440

Autor Mensagem
LucasBM
Veterano
# dez/15


Faz um certo tempo que não frequento esse fórum, mas acho que vou voltar, e espero que alguém possa me ajudar, também heheheh

Achei pouco na busca (principalmente sobre o 440), então resolvi criar um tópico.
Enfim, o título já diz basicamente tudo. Vou comprar meu primeiro mic condensador e estou em dúvida entre esses dois citados acima, o C-3 da Behringer e o MXL 440.

O cenário é o seguinte: Eu acabei de fazer a compra de uma interface de áudio. Depois de um bom tempo de pesquisa, acabei decidindo por uma M-Track da M-Audio, mas nos 45 do segundo tempo acabei comprando mesmo uma Scarlett 2i2 (o que eu acho que foi uma boa. Né? hehe)

Enfim, eu pretendo fazer gravações simples, voz e violão e nada muito além disso, mas uma versatilidade que englobe esses dois usos e uma qualidade melhor possível são determinantes na minha escolha.

Enfim, ouvi falar que os microfones da MXL são muito bons, e que no exterior, na faixa dos $100, a marca não tem muitos concorrentes (talvez o AT2020, pela popularidade, mas enfim). A Behringer tem muitas reclamações, mas o C-3 em questão tem boas opiniões internet afora (e alguns vídeos bem interessantes também, deixo no final do post).

Alguém aqui já teve contato com pelo menos um deles ou, preferencialmente (seria lindo, de verdade) já teve contato com ambos?
Caso contrário, tem algo a dizer sobre algum deles, ouviu falar algo?
Desde já, muito obrigado!

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


Tive uma opinião não muito imparcial, de um vendedor do MXL440:

Disse que o MXL me tinha interessado, mas que os três padrões do C3 (cardióide, figure 8 e omnicardióide) me pareciam versáteis.

A resposta foi:
"Olá Lucas. Nem se compara, o C3 é uma porcaria, apesar de suas três figuras, ele possui uma cápsula pequena e circuito barulhento, é um projeto da Behringer que não recomendo pra ninguém. Se for comparar com algum da Behringer, este MXL pode ser comparado ao B1 que já é um bom microfone, agora tanto o C1, quanto o C3 é uma porcaria."

Gostaria também de saber se alguém (como eu) desconfia do que foi dito, pela imparcialidade, ou se realmente os problemas indicados são reais no C3.

inExperienced
Veterano
# dez/15
· votar


Eu já tive dois produtos Behringer e os dois tinhas seus "defeitos".
Hoje eu tenho preconceito com a marca. e leio muita gente reclamar.
Leio de pessoas que conseguem se satisfazer com ela.
Não conheço os microfones.

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


Então, como eu não tenho como testar nenhum dos dois (no máximo poderei testar o C3 numa loja daqui, mas só depois do dia 10), eu tenho que me basear nas diferenças técnicas deles e principalmente em opinião, o que é ruim, mas a única alternativa. Sobre a Behringer eu já ouvi muita reclamação, mas mesmo assim esse MXL 440 é desconhecido. E, detalhe, aparentemente o MXL não vem na caixa original, e tal. Corre o risco de ser usado.

Wade
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: Wade
· votar


Eu sou um "fan-boy" da Behringer, por assim dizer. Mas explico:

Não tem a ver com qualidade absoluta, e sim com qualidade relativa. É uma empresa que foca praticamente em copiar os medalhões com componentes e mão de obra mais em conta pra vender muito mais barato que os 'originais'. Sem o peso da marca original, também, que queira você ou não, está embutido naquele preço estratosférico.

Então tem que ser seletivo na crítica. Não vejo a Behringer como uma marca pra quem tem intenção de sentar na mesinha do bar com outros amigos músicos e se gabar que tem um equipamento top do top. É uma marca pra quem quer gastar menos, mas fugir de cópias genéricas de péssima qualidade sem esmero algum.

Dentro do "mão de obra mais em conta" entra o controle de qualidade que não é lá nenhuma maravilha. Então fica aquela roleta russa. Você pode ser sorteado e pegar um produto excelente ou ter o azar de pegar algo meia boca que não deveria ter passado na esteira da fábrica, mas passou.

Até hoje, sempre tive sorte. Nenhum produto meu da Behringer deu qualquer tipo de problema. Pelo contrário, funcionam perfeitamente até hoje, depois de muitos anos.

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


Então, até onde eu cheguei a pesquisar, o Behringer C3 parece ser o melhorzinho na faixa de preço dele (No Brasil, é claro. No exterior dá pra conseguir coisa melhor).
E com faixa de preço quero dizer um limite de R$400, R$420.

Em lojas os preços são sempre um absurdo, nas no ML dá pra conseguir um C3 bem fácil por esse preço.

Cheguei a encontrar estes dois vídeos gravados com o C3 que ficaram com uma boa qualidade, na minha opinião.

Um cover de The Scientist, do Coldplay.


E outro de Thinking Out Loud, do Ed Sheeran.


Calime
Veterano
# dez/15
· votar


LucasBM

Por qual motivo vc quer um mic condenser?

Pergunto pq com esse valor vc compra um bom microfone dinâmico. Dependendo pro que vc for usar, é melhor.

Dentro desse valor que vc falou, se falando de condenser, aqui no Br, não tem pra onde correr. Se tivesse cartão internacional, te daria umas três opções, por aí. Se quiser algo de qualidade satisfatória no Br, é Behringer B2 e ponto. Abaixo deles todos estão no mesmo patamar.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Pelo que entendi, o C3 é o C1 só que com 3 figuras, é isso?

E meio que concordo com o Calime. Pra comprar aqui, nessa faixa de preço ou é C1/C3 ou a linha STD da Arcano, que é decente também. Um nível acima tem o B1 e B2, mas aí já custam 600 e 900, respectivamente.

Calime
Veterano
# dez/15
· votar


Wade

Já ouvi falar desse Arcano aí, mas não botei tanta fé. Apesar de não ter preconceito, e até gostar do que tenho deles aqui (cópia do sm 57, 58 e um headphone), o review parecia algo patrocinado, sei lá....e não se vê muito relato desse mic por usuários "comuns". No final, esse tipo de feedback é o que mais vale nas minhas compras.

GersonM
Membro
# dez/15
· votar


Uma boa opção de início é o AKG Perception.

Bom mic.

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


Calime
Por qual motivo vc quer um mic condenser?
Então, meu objetivo se tornou um condensador porque pretendo fazer umas gravações de voz e violão, principalmente. Eu quase pude comprar um no exterior, e realmente as opções seriam outras. Acabaria levando algum MXL990 ou um AT2020.
Como decidi por um condensador, acabei não procurando muitos microfones dinâmicos nessa faixa de preço. Se tiver alguma recomendação ou observação a fazer, manda brasa.

Wade
Pelo que entendi, o C3 é o C1 só que com 3 figuras, é isso?
Eu não sei até que ponto o C3 é semelhante ao C1. Imagino que boa parte seja igual, principalmente os eletrônicos usados, mas só pela construção da cápsula ser diferente (por ser duplo-cardióide), eu não conseguiria dizer o quanto são iguais. Por exemplo, talvez o C3 no modo figure 8 não seja exatamente igual a um C1.

Eu pensei no B1, e talvez com uma ajuda do meu velho eu consiga comprar um, mas ainda é só uma possibilidade hehehehe.

GersonM
Uma boa opção de início é o AKG Perception.
Nessa faixa eu encontrei o Perception 170. Mas, por ser de diafragma pequeno, eu fiquei com um pé atrás. Ouvi falar muito bem dele, mas sempre pra uso em instrumentos, não em vocais (que é o recomendado para condensadores de diafragma pequeno, pelo que eu li).

El_Cabong
Veterano
# dez/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


Geralmente estes microfones a condensador nessa faixa de até R$ 600 (mais ou menos) se equivalem em qualidade.
Tanto que eu estou quebrando o galho no meu estúdio com uns microfones a condensador Behringer C2, que estão sendo muito úteis pra mim.
Estão gravando voz, violão, harmônicas, cubos, ... com uma boa limpeza e qualidade.

Creio que um SALTO DE QUALIDADE realmente acontece, só a partir dos R$ 1000, com por exemplo:
um Rode NT1a, ou um Audio Technica AT4040, ou um Blue Spark Studio, ou um AKG Perception 420, ou um Sennheiser Mk4.
-----------
Um dia ainda quero comprar pra mim um Rode NT1a. He He He!

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


El_Cabong
Tanto que eu estou quebrando o galho no meu estúdio com uns microfones a condensador Behringer C2

Eu dei uma olhada nos C2 também. Dá pra conseguir eles por quase que o mesmo preço de um C3. Cogitei, mas como disse acima, chuto que um de diafragma grande seria mais útil pra mim (e aceito opiniões sobre isso, também).

um Rode NT1a, ou um Audio Technica AT4040, ou um Blue Spark Studio, ou um AKG Perception 420, ou um Sennheiser Mk4.
Para, velho. Se eu ficar pensando nesses eu vou acabar roubando algum banco pra suprir a minha GAS, hehehehe.

Bom, por enquanto ainda estou tendendo ao C3, mesmo. Nessa faixa de preço, acho que será uma compra decente. De toda forma, com a interface eu tenho quase certeza de que fiz bem, os prés da Focusrite são muito bons, hehe.

MMI
Veterano
# dez/15
· votar


El_Cabong

Creio que um SALTO DE QUALIDADE realmente acontece, só a partir dos R$ 1000, com por exemplo:
um Rode NT1a, ou um Audio Technica AT4040, ou um Blue Spark Studio, ou um AKG Perception 420, ou um Sennheiser Mk4.


Diria que tem um degrau, não é bem um salto.

Sei que não é o intuito do tópico, por aqui geralmente o que se quer é um microfone "barato" e desde que seja condensador já está bom. Mas se for pensar num microfone mais específico e melhor para voz, violão e guitarra, que é a maioria aqui, um microfone valvulado faz a diferença. Um que me surpreendeu e realmente dá o primeiro salto de qualidade nessa praia é o MXL Genesis. Num violão é sensacional, voz também. Melhor que muito transformerless, incluindo aí até uns Neumann bem mais caros. Fica aí um segredo e o primeiro salto de qualidade realmente. (não estou dizendo que um MXL Genesis é melhor que um Neumann, mas este Genesis pode ficar melhor que muito não valvulado por aí que funciona muito melhor em outras aplicações)

Os tube mic são diferenciados e bem mais caros, alguns "simples e baratos" batem 5-6 mil dólares lá fora, os melhores chegam a 10 mil fácil. O MXL e o Rode nisso fazem milagre, mas óbvio, tem melhores.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


O que ele quis dizer é que entre os C's da vida e os outros concorrentes da mesma faixa de preço e da faixa de preço superior de até 1k ~ 1,5k, a diferença REAL e PRÁTICA não vai ser tão grande assim. Principalmente para o ouvido humano.

Que o primeiro salto realmente perceptivo vai acontecer na comparação com microfones desse naipe. Aquela dierença o suficiente pra dizer "nossa, olha a diferença!" e não um "hum, esse aqui é um pouquinho mais isso, um pouquinho mais aquilo..."

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


MMI
Os tube mic são diferenciados e bem mais caros, alguns "simples e baratos" batem 5-6 mil dólares lá fora, os melhores chegam a 10 mil fácil.

Para de machucar meu coração, cara HAHAHAHAHAHAHA
Eu aqui decidindo entre C3 e B1's da vida :/
Mas enfim, minha interface chegou esses dias, fiz uns testes com o violão e tal, e estou gostando bastante dos resultados dela. Acho que dá pra conseguir fazer algo de qualidade razoável, mesmo com um mic que não seja tão caro. Provavelmente me dará mais trabalho, mas a vida é essa. hehehehe

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


Dando um up aqui porque não gostaria de criar outro tópico somente para isso.

Bom, meus recursos financeiros deram um pequeno (porém talvez significativo) upgrade.
Meu limite agora de gastos com o microfone está em R$600.
Estou pensando agora em um MXL 990 ou um Behringer B1, para ser sincero, mas aceito qualquer outra sugestão.
Aliás, vi também um kit com um MXL 440 e um 441 que me interessaram, mas não tanto quanto os dois primeiros.

Pelo que eu pude ver o MXL 990 é muito mais recomendado do que o B1 por aí, mas eu nunca testei os dois, então ainda gostaria das opiniões confiáveis deste magnífico fórum.
Desde já, obrigado.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


Na real mesmo, minha opinião é que os dois são absolutamente equivalentes. A escolha ficaria por conta do mais barato, prático pra comprar e bonito. Vai entrar critério de marca também. Só que nesse aspecto sou suspeito demais pra falar, porque, como disse, sou fanboy da Behringer.

Iversonfr
Veterano
# dez/15
· votar


Wade
sou fanboy da Behringer.

Tá aí uma coisa que nunca imaginei ler rsrs..

LucasBM

Ja que você está pendendo pro 990, se der uma espremida de leve no orçamento, consegue pegar o kit 990/991, está sendo vendido por 699 AQUI. Abs!

MMI
Veterano
# dez/15
· votar


Iversonfr

sou fanboy da Behringer.
Tá aí uma coisa que nunca imaginei ler rsrs..


Eu não ia falar nada, mas quase caí da cadeira ao ler isso. Existe isso! kkkkkk

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


Wade
Eu também suspeitei que seriam bem equivalentes. Vi algumas diferenças em comparações do YouTube, mas só vi diferenças em som, não em qualidade. Nada que uma equalização posterior não resolva.

Iversonfr
Ja que você está pendendo pro 990, se der uma espremida de leve no orçamento, consegue pegar o kit 990/991, está sendo vendido por 699 AQUI. Abs!
O problema agora tá em dar essa apertada no orçamento (porque eu acabei de dar uma apertada bem grande ausheuahseuah).
Se eu comprasse o kit, eu acabaria sem grana pra comprar pop filter, cabos, pedestal e um shockmount (que vem junto do 990 quando comprado sozinho).
Mas que dá aquela vontade de levar um mic a mais... ah dá. hehehee Abraço!

MMI
Eu já vi fanboy da Arcano, cara. Behringer ainda tá de boas uaheuahuehauehaue

Calime
Veterano
# dez/15 · Editado por: Calime
· votar


Iversonfr
MMI
LucasBM

Existem alguns "mundos" dentro da música tbm. O que pode ser legal pra uns, pra outro não serve. Eu acho que, dependendo das limitaçõe$ do kra, ele pode sim ser "fanboy" de uma Behringer ou Arcano da vida. De certa forma, até eu sou, pq reconheço que, com um kra sabendo operar, dá pra fazer coisas legais sim, e por vezes até ter um bom resultado sonoro, até se passar por algo profissional. Dentro do fórum mesmo temos o exemplo do nosso amigo Wade, que já produziu um som legal com equipo bem simples. O fator humano, pra mim, é o que mais importa numa gravina, seja por parte de produção ou execução musical.

Outras questões são: qual é o seu nível de exigência? Vc está acostumado a vivenciar o que? Dependendo da sua realidade, os equipos que está acostumado, qdo olhar pra um equipo simples, barato e de marca não conceituada, olhará pra ele com um certo desdém e desprezo. No geral não se fica satisfeito com um som de um condenser Behringer qdo se é acostumado a usar um Neumamn.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


LucasBM
Eu também suspeitei que seriam bem equivalentes. Vi algumas diferenças em comparações do YouTube, mas só vi diferenças em som, não em qualidade. Nada que uma equalização posterior não resolva.

Exatamente. As variações serão mais por questões subjetiva que objetivas. Virão mais dos fatores externos (captação, sala, produção do vídeo em si e fator humano) que dos microfones em si.

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


Calime
Eu concordo plenamente.
Aliás, eu - que só tinha um Guitar Link Xing-Ling - me surpreendi tanto só com a interface que acho que vou ficar maravilhado com o mic. Com bastante pesquisa deu pra perceber que até mesmo o C1 seria uma boa escolha. Eu estou começando, não preciso de um Neumann pros meus ouvidos pouco afiados, heheh.

Aliás, Wade, você mandou bem pra caralho nas gravações com aquele C-1.

Wade
Membro Novato
# dez/15 · Editado por: Wade
· votar


Sobre ser fanboy da Behringer, eu expliquei em um post em algum outro tópico por aí.

Não tem absolutamente nada a ver com preferência. Eu não prefiro Behringer em detrimento de outras marcas top de linha.

Tem a ver com simpatia pelo propósito da empresa. Clonar equipamentos caros (onde você também paga pra ter uma logo famosa impressa, queira você ou não), só que com baixo custo de produção, repassando esse valor baixo ao consumidor final.

Obviamente, em "baixo custo de produção" está incluso um controle de qualidade menos acurado. Mas esse é o objetivo, e quem compra um produto deles sabe que esse é o objetivo e está a procura disso.

Não é uma marca para quem quer sentar na mesa do bar com outros amigos músicos/produtores e se gabar que tem. É uma marca pra quem quer fazer som com a melhor qualidade possível, com um equipamento semelhante aos tops (guardadas as devidas proporções), mas não quer/tem grana pra gastar nestes.

Durabilidade vai depender de dois fatores: sorte de pegar um produto que passou pelo controle de forma satisfatória e zelo do dono.

Conheci a marca quando adquiri, há muitos anos atrás, um GDI-21 e passei a admirá-la quando testei ele lado a lado com um GT-2 e preferi o azulzinho (que custou 1/5 do valor).

E o GDI ainda está trabalhando firme e forte, a propósito :]

[edit] Mencionaram a Arcano, que sim, é outra marca que admiro. Produtos baratos e decentes. Tive um A58, um A57, testei um ST-01 e meu pai tem um daquelas maletas com vários modelos. Todos microfones de ótima qualidade e que custam absurdamente pouco. Nunca tive do que reclamar.

Wade
Membro Novato
# dez/15
· votar


LucasBM
Calime
Ah, e valeu pelas congratulações o/

kazu keyboard
Veterano
# dez/15
· votar


tenho um akg D5, um arcano A57, um shure sm58 original e um behringer B1...
Eu amo todos meus microfones, ate mesmo o arcano.
Cada um com seu timbre. Ainda quero ter mais mic da behringer e obter algum mais top da MXL...

Calime
Veterano
# dez/15
· votar


Eu tenho um Senheiser dinamico e 935, um arcano 57, arcano 58, condenser bm 700, condenser bm800 e no geral gosto de todos tbm. A única ressalva é o arcano 58, que é um mic tipo, "neutro", não fede e mto menos cheira. Mas tenho acesso, graças a um primo e alguns contatos, a ótimos mics e produtos em geral, o que de certa forma me dá uma base de comparação de vários produtos em geral, incluindo algumas coisas realmente ótimas, como o excepcional Neumann U87. Cheguei a cogitar comprar um bom condenser esse ano, mas por hora resolvi adiar, pois somado a atual conjuntura, meus brinquedos atuais tão me dando bastante satisfação em minhas brincadeiras, rs.

Calime
Veterano
# dez/15
· votar


kazu keyboard

Essa AKG D5 é legal? Sempre tive essa curiosidade...

LucasBM
Veterano
# dez/15
· votar


kazu keyboard
O que é que você teria pra me dizer sobre o B1?
Alguma consideração pessoal, detalhe que percebeu com o uso, algo assim? Alguma dica? hehe
Estou prestes a fazer a compra, e ainda em dúvida entre o B1 e o MXL 990 x.x

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Mic. Condensador] Behringer C3 vs MXL 440