【FIXO】::: Avaliações, Dicas e Discussões sobre Mix e Master :::

Autor Mensagem
strinbergshredder
Veterano
# fev/15
· votar


RafaelBernatto
hahahah... tranquilo cara!

Na master eu não usei reverb não... mas sim na mix. Usei esse reverb apenas na caixa e tons da bateria, na guitarra que toca o dedilhado, e nos vocais....

Valeu pela dica do compressor!

strinbergshredder
Veterano
# fev/15
· votar


JorgeGigaMusic
rsrs, bem vindo amigo!

Agradeço pelas dicas, realmente uma das minhas maiores dificuldades é "dar liga" na mix, justamente essa "cola"!

sobre os cortes de graves, grande parte das peças receberam um HPF... e os pratos, você falou certo, usei um stereo imager pra dar uma espaçada neles... pelo jeito exagerei um pouquinho..hehe

Mas muito obrigado pelas suas impressões e dicas amigo!

E pode postar as suas depois sim! Teremos prazer em ouvir e opinar tambem! (y)

Abraços!

Ismah
Veterano
# fev/15
· votar


Essa Titanium - haunted age final eu gostei, ficou realmente boa, bem equilibrada, e com dinâmica ótima. Aí aparece um prato de condução martelando a mente, e a casa cai. O volume dele tá acima do resto. Quer destaque na condução? Use o cup do ride.

strinbergshredder
Veterano
# fev/15
· votar


Ismah
Valeu pelas impressões cara!

Acho que esse problema é na gravação mesmo... se não me engano só tem um canal de OH nesse projeto aí...

Verei e depois dou um retorno! =)

strinbergshredder
Veterano
# mar/15
· votar


E aí galera!

Voltei com uma track de 2013, de um concurso de mixagem que a banda Feared (Ola Englund) lançou. Usei plugins da Waves e Izotope Ozone na master.

Segue a musica!

https://soundcloud.com/strinbergshredder/feared-mixing-competition-new -mix-and-master

Gostaria das impressões de vocês! Abraços!

Flipe J.
Membro Novato
# mar/15
· votar


Porrada no ouvido.

strinbergshredder
Veterano
# mar/15
· votar


Flipe J.
Valeu cara!! Obrigado pela sua opinião!

Se tiver tracks que vc tenha mixado ou algo assim, e quiser compartilhar com a galera, fique à vontade! O espaço é pra isso mesmo!

Abraços!

nexed
Veterano
# abr/15
· votar


Iai pessoal, tudo bom?

Fiz um cover de Something From Nothing do Foo Fighters (Instrumental), gostei! Acho que tô ficando bom nisso! (hehehehe...)
Tudo feito em FLStudio bem manual e detalhado e guitarras gravadas com Guitar Rig! Gostaria da avaliação de vocês!

Ouça Aqui

Detalhe: Sem nenhum tipo de mixagem em nenhum instrumento, (ainda não terminei!). Ouça em stereo e não abuse nos graves!

Alex armor
Membro Novato
# abr/15
· votar


Ola galera boa tarde.
- Eu queria saber a opinião de vocês sobre essa track original mix

https://soundcloud.com/djcabelinho/please-hands-up-alex-armor-melbourn e-bounce-original-mix

elfblack
Veterano
# abr/15
· votar


Alex armor

E aí cara, blz! A música soa bem, não sei se foi montada pelo FL Studio, mas essas músicas eletrônicas, uma boa vantagem que você tem, é que na maioria das vezes soa bacana. (embora não é muito meu estilo)
Talvez aumentar um pouco o grave e dar uma "humanizada" nos instrumentos, embora sejam virtuais, no FL mesmo tem um controle de cada instrumento onde você dá essa sensação de alguém tocando, pra não ficar tão artificialzão.

Mas tá top!

elfblack
Veterano
# abr/15
· votar


Galera! Dá uma ouvida na minha e comentem:

https://soundcloud.com/valdeir-vieira/sloppy-joe

Valew

JoaoBorges
Veterano
# abr/15
· votar


strinbergshredder

Porrada no ouvido [2]
Curti muito, banda boa, música boa e a mix tá ótima.

nexed
Irado cara, tá bonito, execução e timbres bons... quando terminar mostra aí :)

elfblack
Tá interessante, mas achei a guitarra base um pouco embolada com o baixo... talvez tirar um pouco do grave dela ajude!

JoaoBorges
Veterano
# abr/15
· votar


Vou deixar minha mix aqui. Fiquei bem satisfeito com o resultado apesar de eu não ter muita experiência nisso. Aceito críticas e sugestões :D

http://www.4shared.com/mp3/bgZDxkftba/Carangola.html?

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Beleza galera?
Não sei se esse é o lugar correto.... gostaria de ouvir opiniões sobre esta música instrumental minha:
https://soundcloud.com/marcelo_sz/marcelosz-lands-of-misery-original-d emo

Com certeza a masterização precisa melhorar muito. O que acham?

RafaelBernatto
Veterano
# mai/15
· votar


marcelosz

Aqui é o lugar sim.. rsrs

Estou no trampo mas em casa ouço..

Abc

Flipe J.
Membro Novato
# mai/15
· votar


marcelosz

Aqui vai a opinião de um hobbista assim como vc, aqui vão alguns pontos:

1 - Guitarras base precisam ser mais wide na img stereo.
2 - O instrumento étnico que me parece uma mistura de sitar e piano está deslocado da mix geral.
3 - Compressão achei meio exagerada na bateria.

O conteudo da composição é bom mas a forma que ele é apresentado(mixagem e master) precisam ser um pouco mais lapidados.

Se vc conseguiu esse resultado sozinho pesquisando e aprendendo já esta de parabens.

icarogama
Membro
# mai/15
· votar


Sincronimos legal, execuça legal.
Esse Sitar, está sobresaindo em relaçao ao demais intrumentos, é como se ele estivesse em um ambiente diferente do restante, talvez um L X R nele e diminuisse o volume pra equilibrar com os demais. Agora uma opiniao pessoal, vai de gosto, colocar as baterias mais secas e socar compresssor, pra ficar aquele som limpinho e preciso.

strinbergshredder
Veterano
# mai/15 · Editado por: strinbergshredder
· votar


marcelosz
Minhas impressões sobre a sua gravação cara:

-Os timbres estão excelentes! As guitarras, tanto base como solo, as peças da bateria, o baixo e a cítara; tudo está muitissimo bem timbrado e executado também!

-A mixagem ficou devendo um pouquinho nos seguintes pontos pra mim
-A guitarra base está muito centralizada e com um volume um pouco baixo;
-A cítara apesar de estar soando bem sozinha, está realmente um poquinho desconexa do resto da mix;
-A bateria está com o volume um pouco desigual entre a percussão e os pratos, e um pouco comprimida demais, na minha opinião.

Por ultimo, que composição interessante cara! Ótimo uso da sonoridade meio "oriente médio" e tal, gostei mesmo! Parabens cara!!

marcelosz
Membro Novato
# mai/15
· votar


Flipe J., icarogama e strinbergshredder
Muito obrigado pelo feedback positivo, pessoal! Agradeço muito pelas críticas extremamente construtivas.
É a minha primeira composição e mixagem de uma música minha mesmo, e seguindo o conselho de vocês acredito que vai melhorar muito. Depois posto aqui novamente.
Em paralelo, se tiverem alguma música que precisarem de avaliação contem comigo aqui nesse tópico! Também estou disponível para alguma composição que quiserem fazer em parceria (seja tocando algum instrumento ou participando da produção), por hobby mesmo. Abração!!!

Gaia0007
Veterano
# jun/15
· votar


Finalmente achei o tópico exato que queria!

Então, concluí essa mixagem/ master agora. Sei que o ideal é esperar um tempo, ouvir de novo, em vários locais.. Mas fiquei contente com o resultado à priori.

O objetivo é testar/ treinar minha interação com a guitarra nova, bateria vst, mix e master em geral.

Lá vai: https://soundcloud.com/gloriagaia/feel-it-all-kt-tunstall Opinem com carinho. =]

jnninho
Membro Novato
# jun/15
· votar


galera, segundo cover que gravo com minha primeira les paul (vintage afd)
ouçam aí e avaliem principalmente as guitarras se possível kkkkkk, eu particularmente to amando o timbre que to tirando com ela no guitar rig

https://soundcloud.com/coversjnn/dazaranha-tribuzana-cover

segue o esquema geral:
guitarra vintage afd les paul + guitar rig
microfone mxl 990
interface m audio fast track mkIi
DAW pra gravar o violão e vocal sony vegas 7.0

pra fazer o resto dos instrumentos usei o piano roll do fl studio 9
soundfonts, orchestral e mixom brass pros sopros, percussão geral soundfonts e ezdrummer, ezdrummer e addictive drums pra batera, e o baixo foi o boobass do fl studio msm, acho que foi isso
espero que gostem \o

marcelosz
Membro Novato
# jun/15
· votar


jnninho
Muito bom cara... achei bem legal mesmo. Parabéns! Dei até um like lá no SC.

Como vc conseguiu esse timbre no Guitar Rig? Tem como compartilhar com a gente? Uma foto da carinha do Guitar Rig.... :-)

jnninho
Membro Novato
# jun/15
· votar


marcelosz
valeeu brother, que bom que gostou \o
e claro mano, com muito prazer, os prints dos presets:

Solo da intro e final: http://puu.sh/iINJT/e4404b1811.jpg
Base com distorção do finalzinho: http://puu.sh/iIO6o/705030a370.jpg
Base meio clean/crunch que fica na musica toda: http://puu.sh/iIO0K/30fe28ba72.jpg

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Guizera
Po velho, valeu demais as dicas lol
Me ajudarão muito nos estudos de mix aqui. Eu sempre pesquiso por artigos na net mas eu sempre me perco quando o assunto é Gate, Compressor, Esser, Sidechain, entre outras coisas importantes. Tipo, eu sei o que são...mas usá-las corretamente numa mix que é meu karma. Quando eu tento sempre resulta em um áudio bem feio, com aquelas discrepâncias (às vezes o áudio aumenta com o grave e diminui, enfim essas coisas de amador igual a mim).

Aprendendo essas coisas de mix e master a gente acaba aprendendo que tocar é uma coisa, produzir é outra bem diferente. E pra mim, a produção tornou-se um bicho de sete cabeças!

Quanto a enviar as open tracks pra ti, po, demorou. Final de semana eu faço o upload delas e te envio, pois dia de semana (trampo e facul) é meio pancada pra mim hehehe. Valeu pela força cara. De fato vai ser mais útil pra mim ver o mix de quem manja com prints e tal. Melhor do que aqueles artigos vagos que os caras só dizem o que usaram, mas não explicam, minimamente que seja, como fizeram aquilo. Eu sei que depende muito do ouvido, mas ainda assim, acho que tem alguma manha - corrija-me se estiver errado!

Abração


In http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/318024/#9094806

Manha não tem, mas tem umas vias de regra: prática e teoria aplicada.

Entender como cada configuração atua sobre o sinal, e o que cada coisa faz e como faz, é mais que importante. Sou um discípulo do Lisciel Franco, dá uma olhada

https://www.youtube.com/user/felipeliscielfranco

Guizera
Membro Novato
# jul/15
· votar


Ismah
Pois é cara, acho que meu problema é o comodismo mesmo hehehe eu leio as coisas rápido e já acho que sei fazer. Tenho que ter mais paciência pra ler essas paradas e entender bem mesmo. Mas é aquele negócio... entender é uma coisa, saber usar é outra. Tipo, eu sei o que cada um faz (ou pelo menos acho que sei), mas quando vou aplicar, parece que desaprendi. Dá pane e fico meio estressado hahaha.

Vou dar uma olhada nesse canal do Lisciel Franco que vc postou. Eu aprendo muito melhor com vídeos mesmo.

Brigadão cara!

Abraços

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Guizera

Cara é mais fácil entender o que cada coisa faz no sinal de áudio, que tentar fazer no chute.

Vc normalmente desenvolve um padrão...

Kick - gate -> LPF@200Hz -> eq -> compressor -> sub mix 1
Click - gate -> HPF@160Hz -> eq -> compressor -> sub mix 2
Snare top - phase invert -> gate -> eq -> compressor -> sub mix 2
Snare bottom - gate -> eq -> compressor -> REVERB -> sub mix 2
T1 - phase invert -> gate -> eq -> compressor -> sub mix 2
T2 - phase invert -> gate -> eq -> compressor -> sub mix 2
Surdo1 - phase invert -> gate -> eq -> compressor -> sub mix 1
Surdo2 - phase invert -> gate -> eq -> compressor -> sub mix 1
OH L - Split:1 - phase invert -> gate -> HPF@3~4KHz - eq -> compressor -> sub mix 2
- - - - - - - - - 2 - submix 1
OH R - Split:1 - phase invert -> gate -> HPF@3~4KHz - eq -> compressor -> sub mix 2
- - - - - - - - - 2 - submix 1

Nos tambores, se a gravação for boa, eu uso um expander no lugar do gate.

Bass - DI - eq - compressor* - sub mix 3
- - - - - Mic - eq - compressor* - limiter*(principalmente se tiver slap nessa parada) sub mix 3

*se o cara não usar nenhum efeito antes

Guitarra - eq - submix 3

Depende mui de como foi gravado. Se tem uma, ou mais guitarras, se tem dobras, mais de um amp etc

Teclas - limiter

Vozes - expander -> de-esser -> eq -> modulações -> sub mix 4

Depende também bastante da quantidade, arranjo etc... Gosto de backs dobrados, onde coloco chorus/flanger

sub mix 1 (sub batera)* -> limiter
sub mix 2 (hi batera) -> stereo reverb -> eq -> limiter
sub mix 3 (instrumental) -> stereo reverb -> eq -> compressor
sub mix 4 (vozes) -> vintage compressor

*Uso em mono, salvo os tontons, que uso em pan total. Mas se for virada, se for marcação (tipo na intro de TNT), uso em mono (geralmente por automação).

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Atualmente estou mixando sempre sem submix. Tracks primárias indo direto pro master e todo o tratamento feito na própria track mesmo.

O que estou perdendo? Qual as reais vantagens de separar sessões em submix e tratar cada sub individualmente?

RafaelBernatto
Veterano
# out/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Wade

Pense no ganho que se tem ao masterizar...

O mesmo tipo de melhoria que você trás à música ao "colar" as tracks no fim da mixagem, você pode ter em grupos de instrumentos...

Comprimir grupos os deixa dinamicamente e até psicologicamente mais unidos, próximos.. harmônicos...

Agrupar uma complexa bateria, por exemplo, a deixa até mesmo mais "real", natural... faz ela voltar a parecer um só instrumento... Mesmo que na verdade ela nem seja...

É aquela cola específica que não se consegue na master...

IMO.

Abç

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


RafaelBernatto
Saquei. Consegui uns resultados satisfatórios sem usar submix, mas vou abrir um projeto aqui e mixar usando pra ver como fica o resultado final.

Valeu.

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


Wade

Legal... Poste o antes e depois aqui se possível :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】::: Avaliações, Dicas e Discussões sobre Mix e Master :::