Troca de opiniões - mix/master

    Autor Mensagem
    Kallau
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Kallau


    Bom dia.
    Venho propor uma discussão que pode ajudar muito iniciantes e ampliar o conhecimento de 'experts' também (:

    Escutando essa música esses dias, percebi o quão 'achatada' ela é, sem vida, ou seja, comprimida demais, sem dinâmica.

    Dai me surgiu a ideia de postar aqui ela comparando com uma que eu considero bem mixada e com bastante vida, ataques e etc.
    Dai vocês escutem se puderem, e opinem como desejarem.

    Essa é a que considero sem dinâmica, porém nos riffs de guitarra mais agudos, acho muito bonito os timbres e up de volume que tem, porém só vejo essa 'aumentada' de volume nos riffs e solo.
    Knives and Pens - Black Veil Brides


    Aqui já tem a música que considero uma mix/master 'perfeita' (pro meu gosto):
    UnderOATH - A Boy Brushed Red... Living in a Black and White



    Então escutem e comentem o que vocês acham das duas mix. Assim vamos vendo como que outras pessoas pensam a respeito de tal mix, e sintam-se a vontade de propor outras músicas para análise.

    Vale resaltar que assim como todo bom produtor, esqueçamos gostos e estilos de lado, analizando a música em si pela qualidade e produção, não pela tuas opiniões de gosto.


    Agradeço muito a quem colaborar :D

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Marcus Cerutti
    · votar


    Escutei as duas e, tanto nos fones quanto no meu monitor improvisado, nota-se claramente que a segunda tem mais vida enquanto a primeira está achatada.

    Diria que a compressão é uma excelente ferramenta que inventaram, mas tem que ser usada com muito cuidado e consciência.

    Não sou um expert no assunto, mas geralmente tento fazer duas ou três mixagens partindo do zero - em tudo, volumes, panoramas, efeitos, etc... deixo elas de lado por uns dois dias e então volto a escutar. Aí escolho uma delas para o ajuste fino.

    Edit - excelente tópico.

    Kallau
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Marcus Cerutti

    Obrigado pela atenção. Ouve-se nitidamente a diferença na dinâmica dessas duas músicas. E o mais incrível, que 80% do resto do álbum We Stitch These Wounds, do Black Veil Brides, parece ter muito mais vida do que essa música (Knives and Pens), que também faz parte do mesmo álbum.

    O próposito do tópico é esse mesmo. Agente trocar nossas opiniões sobre as mixagens, que na área de produção eu acho o processo mais trabalhoso, que precisa de mais dedicação, conhecimento e talento.

    Quem for postando, caso queira, coloque comparações também para agente analizar, de músicas que gostem.
    Tipo aqueles jogos de Orkut, haha, porém com algo a absorver disso tudo.

    Atenciosamente,
    Denis Callau :D

    Tulio Estevam
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Tulio Estevam
    · votar


    É igual o Death Magnetic do Metallica. O album mais "achatado" que já vi. Alguém pode dizer "Pô, mas tal album é mais!", mas eu não estou falando apenas do master com um limiter fechando, isso é o que mais se ver hoje em dia, até na mix eu acho que a compressão de bateria 'passou' dos 7:01, e tem gente que acha 4:01 demais.

    O que me parece é que a industria fonográfica hoje em dia compete com outras, lançando em vez de músicas boas, como rolava com a motown e gravadoras nos anos 60/70 competindo entre si, masterizações e mixagens, cada vez mais altas em suas produções.

    Kallau
    Se quiser acompanhar vários tópicos em fóruns sobre isso (como já acompanhei), tem um monte, esse assunto é o chamado "Proud vs Loud", só jogar isso no google que você vai ver um monte, mas está tudo em inglês. Mas já vi discuções sobre isso aqui no fórum bem interessantes.

    Kallau
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Tulio Estevam

    Agradeço a atenção.
    Pois é, já vi mesmo esses tópicos e tudo mais. Sobre o álbum do Metallica e etc. Parece que cada vez mais a música se torna algo mais comercial do que 'artesanal'. Claro, esses dois setores sempre vão andar lado a lado, mas vejo a ambição pra atingir maiores massas de público superando a preocupação com a qualidade da música.

    Anyway, o propósito do tópico não é discutir apenas sobre compressão, e sim todos os processos e etapas de uma mix, para abranger nosso conhecimento e saber o que outros pensam sobre suas ideias e tudo mais.

    Atenciosamente,
    Denis Callau

    Tulio Estevam
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sim, o lance sobre toda a mix né?! I got it' hehe. Achei que era mais um "proud vs Loud" sim.

    Kallau
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    UP :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de opiniões - mix/master