【FIXO】::: Avaliações, Dicas e Discussões sobre Mix e Master :::

Autor Mensagem
marcelosz
Membro Novato
# out/15
· votar


Se puderem dar vossa opinião agradeço!!!!

https://soundcloud.com/marcelo_sz/jimis-legacy-hendrix-tribute

Jimi's Legacy - "mini" música em tributo a Jimi Hendrix :-)

Usei licks que lembram músicas famosas dele, numa base funky blues com o famigerado E7#9...

Abraços.

Wade
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wade
· votar


marcelosz
Muito bom.

Achei a guitarra solo com reverb demais no começo e de menos durante a música em si. A guitarra base achei um tiquinho alta demais e muito centralizada. Senti falta de uma abertira maior pra "encher" o pan. Bateria e baixo não tenho do que reclamar.

Mas isso é frescura subjetiva. O trampo tá massa.

RafaelBernatto
Veterano
# out/15
· votar


marcelosz

Muito massa cara!!!!

Ouvi nos fones aqui e realmente pode ser que tenha umas "frescuras subjetivas" rsrsrs mas ... Muito bom!

Vou ouvir em casa.. pra poder falar melhor sobre a mix..

Abç

marcelosz
Membro Novato
# out/15
· votar


Wade
Valeu! E acho que você tem razão, principalmente sobre o pan. Vou deixar a guitarra base mais stereo...

RafaelBernatto
Obrigado!!! Qualquer recomendação será muito bem vinda.

Wade
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Wade
· votar


[editado]

Mu_Cephei
Veterano
# out/15 · Editado por: Mu_Cephei
· votar


Alguém poderia avaliar esta mix/master, por favor?

https://soundcloud.com/hilariofjunior/rachmaninov-prelude-in-c-minor-m ixmaster-test

Estou compondo umas músicas para piano, mas não quero publicá-las para só então corrigir erros de mixagem/masterização.

Agradeço desde já!

strinbergshredder
Veterano
# out/15
· votar


Mu_Cephei
Cara, estou espantado por isso ser um MIDI. SÉRIO. kkk

Sobre a mix/master, não tenho nada a reclamar, aos meus ouvidos está perfeito!

A profundidade do som, compressão, tudo isso me agradou muito, e especialmente o reverb, onde o piano parece ter sido tocado numa grande sala de estudio (acertei?! rs). Nota 10 pra mim cara! Parabéns!

Ps: gostaria de saber qual VST vc usou..rsrs.. Extremamente realista!

Abraços!

Calime
Veterano
# out/15
· votar


Pow, tópico mto legal, vou marcar aqui pra ler tudo com calma dps.

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Quem puder ir lá dar uma ouvida o/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/324687/

Mu_Cephei
Veterano
# out/15
· votar


strinbergshredder

Muito obrigado pelo feedback (e perdão pela demora, essa semana foi meio corrida).

...especialmente o reverb, onde o piano parece ter sido tocado numa grande sala de estudio (acertei?! rs).
Usei um reverb plate, que é bem parecido com um hall. Então digamos que você acertou kkk

Ps: gostaria de saber qual VST vc usou..rsrs.. Extremamente realista!
Usei o clássico (e simplíssimo) TruePianos. Acredito que o segredo seja a dinâmica e o timing: Não adianta nada usar os melhores samples do mundo se todas as notas tem a mesma intensidade e estão certinhas no grid!

O reverb que eu usei foi o MannyM Reverb, da Waves. Eu tinha testado um reverb de convolução anteriormente mas acabei gostando mais do algoritmo mesmo rs

Obrigado novamente!

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Mu_Cephei
Usei o clássico (e simplíssimo) TruePianos.

Estou produzindo uma música aqui e precisei de um instrument de piano. Procurei aos montes. Testei um milhão de bibliotecas pro Kontact cada uma com seus mais de 18GB. Baixei o Addictive Keys com expansões e o caralho a quatro.

Acabei deixando na track o Pianissimo, que tem menos de 80mb e interface única hehe. Foi o que mais me agradou no final de tudo.

Mu_Cephei
Veterano
# out/15
· votar


Wade
Irônico, né? Às vezes o mesmo acontece com efeitos, arranjo...

Wade
Membro Novato
# out/15
· votar


Mu_Cephei
Com certeza. Claro que não é desmerecendo os mais parrudos. Eles são mais pesados/caros/complexos por um motivo. Mas não é sempre que vão ser a melhor opção. As vezes o ponto ideal que tu tá procurando está em algo absurdamente mais simples.

Eu sofro muito isso com reverb.

De primeira acho tudo seco demais e fico dias procurando um reverb legal e uma configuração bacana. Daí encontro, coloco e vou dormir. No outro dia abro o projeto e já acho muito molhado. No fim das contas coloco qualquer plate simples de qualquer plugin e chego onde eu queria desde o começo.

strinbergshredder
Veterano
# nov/15
· votar


Mu_Cephei
Usei um reverb plate, que é bem parecido com um hall. Então digamos que você acertou kkk
hahaha, show de bola!

O reverb que eu usei foi o MannyM Reverb, da Waves. Eu tinha testado um reverb de convolução anteriormente mas acabei gostando mais do algoritmo mesmo rs
Usou realmente um reverb do cacete! Sempre que preciso de um Reverb, uso o MannyM mesmo, gosto muito dele! Excelente escolha!

Parabens de novo, e obrigado pela dica do TruePianos! Já está anotada! ;) Abraços!

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


To apanhando aqui no Reaper.

Tenho um projeto, ok. Dando play na DAW, tá tudo perfeito. Quando vou exportaro WAV, a trilha do vocal fica fora do tempo. Completamente fora. O resto fica ok.

Achei que fosse processamento, mas dei bounce na maioria das tracks pra poder tirar os plugins e mesmo assim dá esse lag na trilha da voz.

Alguém já passou por isso? Primeira vez aqui.

strinbergshredder
Veterano
# nov/15
· votar


Wade

Clica na trilha da voz e aperta F2. Vê se o time offset e o playback rate dela estão iguais ao de todas as outras faixas...

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


strinbergshredder
Peguei como referência uma track que está saindo certinha e tá tudo igual. Não entendo.

O projeto tá cheio de time signature marks (foto abaixo) que vieram junto com o MIDI.

Eu fiz um teste. Exportei somente uma pequena seleção (quando o vocal entra) e ficou ok. Quando exporto o projeto inteiro, ele sai do tempo. Eu percebi que o problema aparece quando a área exportada passa de uns desses time markers, que mudam o andamento pra 6/4, etc...

Veja:

http://i.imgur.com/1RFQHDt.png

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


É estranho demais. Quando dou play, sai tudo certinho no tempo, mas até naquela opção de exportar online (ouvindo em tempo real) já sai do tempo.

Tem que ter alguma forma de exportar o audio como eu ouço quando dou play no projeto, né possível...

RafaelBernatto
Veterano
# nov/15
· votar


Wade

Acho que isso aconteceu porque você jogou o midi depois do vocal...

Quando se adiciona um midi que tem suas propriedades de tempo pré-definidas o REAPER pergunta se você quer que todo o projeto adquira aquelas mesmas propriedades...

Não estou em casa pra poder ver direito mas tem uma configuração que faz com que a track não respeite essas marcações...

Mas é engraçado que durante o playback o áudio sai corretamente... Então a configuração seria na hora de renderizar?

Complicado rsrs.

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


RafaelBernatto
Mas é engraçado que durante o playback o áudio sai corretamente...

Justamente. O MIDI veio primeiro. Gravei as trilhas já com esses marcadores de tempo.

O problema só aparece ao renderizar.

Nunca tinha acontecido isso antes. Já tentei de tudo aqui.

jnninho
Membro Novato
# nov/15
· votar


então galera, minhas primeiras gravações com o amplitube 4, to curtindo pra caramba, quase abandonando o guitar rig 5 já kkkk
não tem tanto destaque na guitarra mas da pra ter uma noçãozinha, a do raul seixas tem uns solinhos com distorção
https://soundcloud.com/coversjnn/raul-seixas-como-vovo-ja-dizia-cover
https://soundcloud.com/coversjnn/uniclas-em-mundos-vazios-cover

meu setup: Guitar Vintage AFD Paradise com o amplitube 4
Violão Cort Mr 700F
Microfone MXL 990
Interface Fast Track MkIi

Sony Vegas 12 pra gravar tudo
Fl Studio 10 pra produzir o instrumental (ezdrummer 2, bromstick bass, boobass, sampletank 3 e alguns soundfonts)

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


jnninho
Cara. Sem comentários. Muito, muito bom. Tudo. Timbres, mixagem.

Poderia fazer um tutorialzinho da mixagem aí, ein. Num tópico separado e tal. Nem que seja por cima, passando o que usou e como usou nas tracks.

Diz que sim, diz que sim hehe.

Wade
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Wade
· votar


A do Raul.

E poderia passar o preset que usou do AT4 para a guitarra com drive da base?

strinbergshredder
Veterano
# nov/15
· votar


jnninho
Que legal cara! Muito maneira a mixagem, tá soando bem profissional mesmo, digna de grandes estúdios!

Parabéns cara!

ps: Poderia fazer um tutorialzinho da mixagem aí, ein. Num tópico separado e tal. Nem que seja por cima, passando o que usou e como usou nas tracks.

Diz que sim, diz que sim hehe.
(2)

El_Cabong
Veterano
# nov/15 · Editado por: El_Cabong
· votar


Um fato curioso sobre mixagens.
A mixagem de uma música nova da nossa banda estava me tirando o sono.
Quando eu escutava a mix, eu tinha a nítida impressão que o baixo estava desafinado, mas isto era impossível, eu afinei ele antes de gravar, e escutando ele sozinho, a afinação estava perfeita.
Quebrei a cabeça por muito tempo até que descobri o problema.
A música possui uns tons de bateria tocados num certo ritmo (que por serem do tipo sem abafador de pele) estavam interferindo no som do baixo. Como é uma bateria sampler, eu simplesmente troquei o timbre dos tons por outros com abafador de pele (som mais seco sem harmônicas) e resolvi o problema.
Putz!! Incrível com às vezes o problema está onde tu nem imaginas!!

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


El_Cabong
Tive um problema parecido. Os tons são uma parte bem "musical" da bateria. Algumas notas do baixo estavam simplesmente sumindo. Ao ouvir a mix, parecia que o baixo parava de tocar só nessa nota específica. Solando, a nota tava lá normal. Era o tom soando na mesma frequencia da nota e anulando. Troquei por outra equalização e resolvi.

jnninho
Membro Novato
# nov/15
· votar


Wade
strinbergshredder
pô caras, que isso, brigadaço msm, de coraçao <3 aheouaehoea
então.. meu jeito de mixar é o mais preguiçoso de todos, mexo bem pouca coisa msm.. coloco um reverbzinho de leve do sonitus na voz, sempre aumento um pouco os agudos na voz pra dar um brilho a mais, no violão é praticamente a msm coisa, e é isso aouhaoueh não sei nem usar compressor, até hoje nao entendi direito como que funciona, acho que sou meio burro
e a batera do ezdrummer eu uso as peças de varias bateras diferentes e junto tudo em uma, misturo com o addictive drums tbm as vezes.. só fico ouvindo a musica original e tentando deixar a batera soando o mais próximo possivel, e escrevo ela no piano roll do fl studio, msm coisa com o baixo e o resto dos instrumentos..
o preset da guitarra base com driver da musica do raul é o "Lead" que fica la em Amplitube 4 > British Collection > Brit 8000 > Lead

Wade
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Wade
· votar


jnninho
coloco um reverbzinho de leve do sonitus na voz, sempre aumento um pouco os agudos na voz pra dar um brilho a mais, no violão é praticamente a msm coisa, e é isso aouhaoueh não sei nem usar compressor, até hoje nao entendi direito como que funciona, acho que sou meio burro

Tá aí. As vezes a gente mexe tanto, inserta tanta coisa, mete tanto plugin procurando o resultado que vai ficando mais longe do tal resultado. Sério mesmo que tu faz só isso? Mas chega a usar compressor? Como faz nele?

E de equalização, mexe em algo? Faz algum corte, etc... além dessa puxada de agudos na voz?

Na guitarra, usou só o AT purinho com o preset ou algo depois? Reverb, eq...?

E os backs? Trata igual à voz principal?

Percebi que um "segredo" no seu trampo aí é a medida certinha dos volumes. Eu tenho um puta problema com isso. As vezes consigo timbrar bem e as tracks soladas soam maravilhosas, mas peco na hora de distribuir os volumes. Algo fica alto demais, outo algo baixo demais e etc.

Tu segue algum método em relação a isso? Pra setar os volumes.

E sobre pan, como faz? O básico de bumbo, baixo e voz no meio? Guitarras gravou uma só e foi no centro ou divide em duas tracks uma pra cada lado? Os backs ficam no centro ou divide também?

A bateria ficou sensacional, nem parece plugin. Quais kits usou? Mudei pro Addictive porque nunca consegui esse tipo de resultado com o EZ. Você fez milagre haha.

Desculpa o tanto de perguntas. Mas é que me interesso muito por produções legais que são feitas com equipamento simples e modesto.

jnninho
Membro Novato
# nov/15
· votar


Wade
caraca HUAHSUHUSA então.. vou tentar responder tudo sem ficar muito confuso, pq eu me enrolo muito kkkkkk

eu nunca usei compressor em nenhuma produção minha, ja cheguei a testar, vi uns tutoriais no youtube ensinando como que funciona e tudo mais, mas nunca senti necessidade de usar.. mas é pq nao sei mexer msm, sou muito leigo qnd o assunto é compressor, aí acabo deixando de lado aheouahu

na EQ eu não custumo cortar nenhuma frequencia nao, só dou umas puxadas pra cima msm, é mais nos agudos e médios msm, principalmente no vocal.. mas quando tem poucos instrumentos, tipo violão+vocal só, as vezes nem mexo na EQ, ja fica bem massa o resultado
no violão eu só aumento o brilho um pouquinho, o resto deixo do jeito que ta
o bumbo as vezes com as guitarras e vocal tudo gravado, fica meio sumido, aí eu aumento um pouco o grave ou o volume, fico mexendo nos dois até achar um equilibrio legal, e ouço no headphone e home theater tb pra ter uma noção diferente, e sempre ouvindo a musica original tb pra ter alguma referencia, o resto da batera eu nem mexo na EQ

na guitarra eu coloquei um reverbzinho beem de leve na DAW pra deixar o som mais molhado, e aumentei um pouco o treble lá no amp tb, não mexi no eq, acho que foi isso..

os backs geralmente a galera divide no pan né, mas no caso da musica do raul, eu deixei acho que uns 5% pra cada lado só, achei que ficou melhor assim, e coloquei bastante reverb, mexi no eq pra dar um brilho a mais tbm

a guitarra base com driver ficou no meio msm, foi só ela, na outra musica tem duas 100% pra cada lado e com um driverzinho bemm de leve
o kit que usei na do raul foi o "Ezdrummer 2 Modern" e o preset foi o Original Mix
segue o print do FL com o projeto aberto, se vc quiser dar uma olhada..
http://puu.sh/lm7N3/df89eec673.jpg

na música do Uniclãs usei o kit metal machine e o chimbal de algum dos infinitos kits do addictive drums 2, nao to lembrando qual é agora
eu gostei pra crl do AD2, até mais que o EZ2, só que ele ta travando no meu pc, as vezes da pau no FL com ele aberto e nao da tempo nem de salvar, acho que meu pc que ta bichado, ja ta cheio de bugs assim com outros vsts =/

cara, acho que é isso aheoueau, o negocio é que gravar cover é muito mais simples que gravar um som próprio.. cover é só ouvir bastante a música e ir fazendo igual, copiando os timbres, tentando deixar parecido.. desse jeito eu acredito que meio que não precisa saber de teoria, essas tecnicas complexas de masterização e o crl a quatro
é só ter um ouvido legal e copiar o som do original, que ja foi muito bem trabalhado num estudio de verdade e tudo mais.. entao se conseguir deixar só um pouquinho parecido ja ta mais que ótimo
agora quando é um som próprio que n tem de onde copiar ja complica, ja gravei uns e foi tenso, parece que volto uns 3 anos atras quando eu era realmente leigo msm nesse assunto HOUHASDO
mas entao, espero que dê pra ter pescado alguma informação util aí, tentei explicar do melhor jeito possível, escrevo de um jeito muito enrolado, eu sei kkkkkkk
é isso ae, valeu!

Wade
Membro Novato
# nov/15
· votar


jnninho
Mais uma vez, surpreso haha. A gravação toda tá muito bem controlada e sem compressor nenhum. Isso é lindo de se ver. Inclusive, tá melhor que muitas da sgravações feitas pelo pessoal "expert" daqui do fórum. Não desmerecendo eles, claro, que fazem um excelente trabalho com todo seu conhecimento. Mas é incrível como se pode chegar em um resultdo tão bom quanto ou melhor usando quase nada.

Vou fazer un estudos com esse método de simplicidade aqui e ver como tudo fica, o que posso incorporar no meu modo de mixar e o que não vai servir.

Valeu mesmo, man o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】::: Avaliações, Dicas e Discussões sobre Mix e Master :::