Gravação em linha - som da guitarra muda depois de gravado

Autor Mensagem
fernando tecladista
Veterano
# mai/14
· votar


yr_ssl
Difícil descrever, eu nem poderia dar um exemplo, pois já seria o áudio gravado, né?

pode sim
grava o video direto usando o mic da camera ou do celular
mas se monitora com fones arruma alguma caixa, ampli, monitor de amigo pra jogar esse som, dá pra ter uma noção

ou tenta usar o gravador de som padrão do windows que grava tudo que sai de audio, desde sons como abrir e fechar janela, mensagens de erro...
então nesse ele vai gravar sempre o audio que você escuta

yr_ssl
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: yr_ssl
· votar


Opa,

Vou tentar fazer isso gravando com um condensador, mas o problema é que vai pegar muito o som ambiente da guitarra. Vou tentar sua sugestão também, só não sei se será possível capturar com o gravador do Windows ao mesmo tempo que capturo o áudio pelo Nuendo.

Mas pelo que andei lendo, essa perda de qualidade pode ser normal. Pelo que entendi lendo o manual do Nuendo, existem 3 formas de monitorar o áudio:

1 - Direto pelo monitor da interface, ou seja, o som nem "entra" no software. Não é o que eu uso. Neste caso você nem ouve os outros instrumentos.

2 - Via hardware, porém o som vai até o DAW, é processado e volta pra interface já com os efeitos e tudo mais.

3 - Via software, você realmente ouve o que está no buffer que depois será jogado em disco. Este é o que dá mais latência.

Ou seja, existe uma sutil diferença entre e segundo e o terceiro método, e pode ser que a diferença exista sempre, mas algumas pessoas utilizam sempre este terceiro modo de monitoração, então acabam ouvindo o som final.

Seria como naqueles mini systems, colocar o CD pra gravar numa fita k7 e o software no meio dos dois. Você pode ouvir o som do CD, o do software, ou o da fita com uma pequena latencia.

Agora eu não posso, mas depois eu vou mudar as configurações do Nuendo pra ver se isso faz sentido.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


makumbator

Perguntei duas vezes, ele não quer falar... não posso obrigar ele a aceitar minha ajuda... É bem provável que o problema seja que ele exporta em MP3@128Kbps

yr_ssl

É bem complexo o que vc relata... pessoalmente ainda aposto que é configuração do áudio...

Não trabalho com o Nuendo, mas te aconselho a gravar primeiro e depois aplicar efeitos em modo "off live", isto é, vc pode alterar efeitos... o FLS e Reaper tem suporte pra isso.

yr_ssl
Membro Novato
# mai/14
· votar


Ismah e makumbator
Desculpe não responder, é porque são tantas ideias... O arquivo final da mix eu exporto em WAV ou MP3 mesmo, mas os que foram gerados pela gravação estão em WAV 24 Bit 48000 kHz, e estou falando desses.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


yr_ssl

E verificou se é isso mesmo?! é possível que a DAW altere essas propriedades...

yr_ssl
Membro Novato
# mai/14
· votar


Ismah
Hoje a noite vou ter mais tempo e vou realizar uma bateria de testes. Depois eu volto aqui pra dizer minhas conclusões.

Não sei se você viu os links que eu postei, mas parece ser um problema comum. Vou tentar usar outro DAW também pra testar.

yr_ssl
Membro Novato
# mai/14
· votar


Ismah
Essas são as informações do arquivo de áudio de cada trilha:

General
Complete name : E:\Gravacao\blindagem\Audio\solo_01.wav
Format : Wave
File size : 1.65 MiB
Duration : 12s 10ms
Overall bit rate mode : Constant
Overall bit rate : 1 153 Kbps
Producer : Author
Description : Description
Encoded date : 2014:05:01 22:50:47
Producer_Reference : CCOOONNNNNNNNNNNNHHMMSSRRRRRRRRR

Audio
Format : PCM
Format settings, Endianness : Little
Format settings, Sign : Signed
Codec ID : 1
Duration : 12s 10ms
Bit rate mode : Constant
Bit rate : 1 152 Kbps
Channel(s) : 1 channel
Sampling rate : 48.0 KHz
Bit depth : 24 bits
Stream size : 1.65 MiB (100%)

makumbator
Moderador
# mai/14 · Editado por: makumbator
· votar


yr_ssl
Desculpe não responder, é porque são tantas ideias... O arquivo final da mix eu exporto em WAV ou MP3 mesmo, mas os que foram gerados pela gravação estão em WAV 24 Bit 48000 kHz, e estou falando desses.

Mas você está comparando (auditivamente) o som da mix final exportada pela DAW (em wav) e o som que você escuta dentro da DAW (em wav), correto?

Retire o mp3 da comparação. Vamos comparar apenas wav com wav. Faça a mix final em wav (e nos mesmos padrões de resolução de bits, taxa de amostragem e número de canais que está sendo registrada dentro da DAW) e a compare com o arquivo gravado dentro da DAW. Obviamente você não pode usar nenhum plugin ou qualquer recurso da DAW na mix final (EQ, pan, volume, automação, etc...), senão muda o som.

Você está usando o Nuendo certo? Vai na audio pool e diga o que está escrito junto a cada arquivo ativo na sessão.

Vá nas propriedades da sessão e nos diga o que o programa mostra como formato interno de gravação.

yr_ssl
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: yr_ssl
· votar


makumbator
Mas você está comparando (auditivamente) o som da mix final exportada pela DAW (em wav) e o som que você escuta dentro da DAW (em wav), correto?

Não, eu estou comparando o som que ouço quando estou monitorando, com o áudio gravado imediatamente após, ainda dentro do Nuendo. Enquanto estou gravando escuto numa qualidade, e imediatamente após terminar a gravação, dou um play na mesma trilha, e a qualidade está pior do que o som monitorado.

É este o problema.

A qualidade dos arquivos internos da DAW, que ficam na pasta do projeto em formato WAV, realmente estão todas no máximo suportado pelo meu hardware (m-track). É este arquivo que fca diferente do som que ouço enquanto toco.

Estou desconfiado também, que apesar do arquivo ter essas propriedades boas, a qualidade da gravação em si não seja essa.

Veja, encontrei pessoas com problemas semelhantes, só não encontro solução:
http://www.gearslutz.com/board/music-computers/41090-monitoring-sounds -great-recorded-file-bad-help-needed.html

Obrigado de qualquer forma,

makumbator
Moderador
# mai/14
· votar


Não, eu estou comparando o som que ouço quando estou monitorando, com o áudio gravado imediatamente após, ainda dentro do Nuendo. Enquanto estou gravando escuto numa qualidade, e imediatamente após terminar a gravação, dou um play na mesma trilha, e a qualidade está pior do que o som monitorado.

Você está usando monitoração direta ou não? Tem uma configuração disso nas DAWs. Qual a versão do Nuendo que você está usando?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação em linha - som da guitarra muda depois de gravado