Após gravado o cd, som fica em só um canal!

    Autor Mensagem
    psycocandy
    Veterano
    # jul/07


    Olá galerinha do barulho!

    Então, terminei o cd da minha banda, mixado no Cakewalk e depois passado para o Soundforge.

    O problema é que depois de gravar o cd (pelo Nero), quando coloco por exemplo para ouvir no dvd da sala, a bateria e outros instrumentos "somem" com a opção stereo do aparelho marcada. Isso porque se abro o arquivo wave no Soundforge, vejo no Audio Attributes e está assim: 44.100 Hz, 16-bit, Stereo.

    Mas se coloco no dvd a opção "left" ou "right" somente, a bateria e os outros instrumentos "aparecem".

    O que pode ser?

    Muito obrigada, é urgente isso... =)

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    psycocandy

    Não entendi direito o que está acontecendo... Os instrumentos que somem são os da esquerda, os da direita ou os do centro? Se forem os instrumentos que deviam estar no centro, você não está tendo problemas com cancelamento de fases? Já tentou reproduzir o CD em outro aparelho? Se o CD tocar direito em outro aparelho, o problema deve estar no "dvd da sala".

    psycocandy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    É isso mesmo, os instrumentos do centro... =)

    Desculpe não me expressar bem... kkkk

    Então, mas não deveria tocar normalmente? Testei com outro cd no dvd da sala, alternando entre as opções "stereo", "left" e "right" e nas 3 opções não desaparece nenhum instrumento...

    Abri a música no Sound Forge novamente e mesmo escolhendo p/ tocar somente o left, ou o right, ou em ambos, todos os instrumentos aparecem!

    Meu medo é de que aconteça em outros aparelhos! =(

    Lembro do último cd que gravei e que apareciam todos os intrumentos aqui no som do pc (ou no fone), mas quando tocado por exemplo no som do carro o baixo sumia, ou até mesmo a bateria! Acontece a mesma coisa se jogo a música com um video no youtube por exemplo...

    Por isso acho que estou fazendo algo de errado... =(((

    psycocandy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pensei que talvez tenha que comprimir o arquivo ou algo assim... Porque nas propriedades também aparece: Audio Format: Uncompressed

    local22
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    você tem opção de mexer na equalização do "dvd da sala"?

    psycocandy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Não, pq?

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    psycocandy

    É, levando em conta que são os instrumentos do centro e que o mesmo problema já apareceu em outras ocasiões, eu apostaria minhas fichas em 1 possibilidade: cancelamento de fases. Isso ocorre se você tiver a onda na esquerda igual (ou muito parecida) com a onda da direita... mas invertida. Dependendo de como elas forem misturadas, o que você tem no final é algo com menos volume, ou mesmo silêncio total. Será que é isso o problema?

    Ah, e CDs de áudio não usam compressão mesmo.

    psycocandy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    uau! Obrigada pela resposta Bog! =)

    Sinceramente, faz sentido! \o/

    Isso aconteceu em 3 das 7 músicas e realmente essas 3 são iguais e invertidas!

    Existe forma de consertar isso?? =cx

    Obrigada pela luz mais uma vez... ^^

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    psycocandy

    No caso de instrumentos que ficam no centro, o negócio é ajustar as fases para que elas não se cancelem. Se estiverem invertidas, basta "desinverter" um dos lados, hehehe. Você pode também colocar um pequeno atraso em um dos lados (entre 1 e 5 ms). Porém, neste caso, você vai criar uma ilusão de que o som vem pelo lado que não foi atrasado, ou seja, você vai tirar o instrumento do centro, mesmo que não exista nenhum "pan" ali. Isso acontece porque o cérebro tende a interpretar que um som que chega antes num ouvido vem pelo lado desse ouvido. :)

    psycocandy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    =co
    Caraca!!! kkkkkkk
    Certo, entendi... =) Só como desinverto um canal somente??
    Desculpe a desinformação e obrigada novamente!

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    psycocandy

    Heheheh, sem problemas... O jeito de inverter um dos lados depende do programa que você estiver usando. No meu caso (uso o CoolEdit) basta selecionar um dos lados e escolher em algum lugar a opção "invert waveform".

    Mas é melhor dar uma conferida nisso antes. Você tem como me passar um .wav só com um trechinho de uma das trilhas que está "sumindo" no CD? E tem como me passar um trecho da música mixada?

    psycocandy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Carinha... vc é um gênio!!! \o/

    Consegui desinverter um lado da wave pelo sound forge mesmo (usei Channel Converter - Stereo to Stereo - Pan center, use Right channel only - deixei sem mexer nas opções e pau na goiaba!), gravei um cd e funfou lindoooo no dvd da sala! Só faltou o dvd aplaudir, ficou ótimo! \o/\o/\o/ kkkkk

    Muito obrigada Bog, parabéns por compartilhar seu conhecimento, continue assim!

    Tudo de bom pro c bixinho e se um dia precisar (não sei como, mas mesmo assim) por favor grite! =)

    Bog
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    psycocandy

    Heheh, gênio nada... Mas que bom que funcionou, né! Mas aí, manda as músicas para a gente, hehehe. Divulgação, né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Após gravado o cd, som fica em só um canal!