Devemos usar DI sempre que for gravar em linha (no estúdio)?

    Autor Mensagem
    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14


    Tenho essa dúvida, sei que o DI é muito útil pra palco pois casa as impedâncias para que a mesa receba o sinal sem problemas e aproveite o melhor.

    Mas a dúvida minha é, é necessário por exemplo, se eu for gravar um baixo em linha no meu estúdio, usar um DI pra mandar pra placa? Em que casos seria necessário? Minha interface tem um esquema pra ligar instrumento que aumenta o ganho do sinal, tem a ver com impedância tbm? Sou praticamente leigo em elétrica kkkkk

    Abraços

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Alfa polar
    Devemos usar DI sempre que for gravar em linha (no estúdio)?

    Na minha opinião NUNCA !!
    Coloca o canal da interface para a posição INST ou HiZ e grava.

    Utilizando o DI, tu só estarás acrescentando: (mais 1 artefato, mais 2 plugues, e mais 2 jacks) no caminho do som para deteriorá-lo.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Alfa polar
    Minha opinião é a mesma que a do El_Cabong. A interface já vem preparada pra receber diretamente o instrumento/mic, não havendo necessidade de mais um dispositivo no meio do caminho...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Alfa polar

    Mesa de som de palco, geralmente, não é interface. Por isso a necessidade de um Direct Box para casar impedâncias.

    No caso de Interface de áudio para PCs a coisa é diferente. Não necessita de Direct Box.

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    El_Cabong
    strinbergshredder

    Não sejam radicais, rapazes...

    Eu diria que muito raramente se precisa de uma DI para gravar baixo, especialmente em home studio padrão FCC. Até diria para o colega não gastar com isso. Mas nunca é pesado, eventualmente pode dar certo e depende do que se chama de DI. Em algumas raras e específicas situações pode valer a pena.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    MMI
    Na minha opinião eu não nunca usaria, mas já que você nos colocou esta "pulga atrás da orelha" (kkkk). Em quais situações raras valeria a pena usar o DI ?

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Direct Box é que nem pré-amplificador. Tem bons, tem ruins...podem te dar um belo som como podem foder com ele todo.

    É só fazer um teste de plugar o instrumento no DI da interface e depois fazer a mesma coisa com um DI (BOM) ligando no pré. Os DI de interface geralmente não são muito legais.

    Alguns DI são maravilhosos e outros não tem som de nada. Já vi muito DI ferrando com o som do contrabaixo da galera.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Homem Cueca
    Direct Box é que nem pré-amplificador. Tem bons, tem ruins...podem te dar um belo som como podem foder com ele todo.

    É verdade que tem uns bons e uns ruins, mas este DI bom que pode dar um belo som, na minha opinião nunca vai dar um som melhor que o som sem nada no caminho.
    Porque todo o equipamento no caminho do som contribui com um ruído (baixando o SNR) e contribui com uma distorção harmônica (aumentando o THD) por menor que seja.

    Não existe o milagre da saída do DI ter um SNR maior e um THD menor, que os SNR e THD da saída do instrumento.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Bom, não sei se talvez por não ter tido ainda a oportunidade de fazer esses testes e tal, mas eu sou mais purista mesmo nesse sentido...rs

    As vezes menos é mais!

    ps: mas tbm não me nego a experimentar novos procedimentos! Cabeça aberta sempre!

    Homem Cueca
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    El_Cabong
    É verdade que tem uns bons e uns ruins, mas este DI bom que pode dar um belo som, na minha opinião nunca vai dar um som melhor que o som sem nada no caminho.
    Porque todo o equipamento no caminho do som contribui com um ruído (baixando o SNR) e contribui com uma distorção harmônica (aumentando o THD) por menor que seja.

    Não existe o milagre da saída do DI ter um SNR maior e um THD menor, que os SNR e THD da saída do instrumento.




    Agora se imagine querendo usar um pré que não tem entrada Hi-Z e você quer usar aquele pré pra captar o som de um instrumento em linha...use um Direct Box. Vai aumentar o ruído?Vai! Vai perder um pouco da "pureza" do sinal? Vai! E daí? Pode até ficar melhor pro que voce quer.

    Depois de um certo ponto, o THD e o SNR se tornam irrelevantes. Seria impossivel um disco de 1970 ter uma captação primorosa e soar bem partindo desse pensamento.

    Ruído e distorção acontecem e nem sempre vão atrapalhar...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Homem Cueca
    Agora se imagine querendo usar um pré que não tem entrada Hi-Z e você quer usar aquele pré pra captar o som de um instrumento em linha...use um Direct Box.

    Aí tudo bem !! É que o cara abriu o tópico dizendo que ele já tem uma interface com tudo certinho (entrada HiZ). Aí não tem porque !!
    _____________________________________________

    ... Vai aumentar o ruído?Vai! Vai perder um pouco da "pureza" do sinal? Vai! E daí? Pode até ficar melhor pro que voce quer.

    Aí tudo bem também !! Porque o cara poderia estar procurando sujar o sinal propositalmente.
    Mas !!!
    Neste caso eu acho melhor então distorcer (ou seja lá o que for), com uma pedaleira, com um cubo valvulado, com um simulador de fita magnética, ... que são feitos para isso mesmo.
    A sujeira vai ficar mais "bonita" !!

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    El_Cabong

    Em quais situações raras valeria a pena usar o DI ?

    O Homem Cueca já respondeu...

    Em todo caso, como ele disse, pode ser o caso de não se ter uma interface com entrada de instrumento. Pode ser o caso de se querer usar algum pedal/pedaleira, pré ou sei lá o que e querer entrar com o sinal em linha na interface. Alguns prés tem a DI integrada.

    O som do baixo geralmente vai ser falado para se gravar em linha em home studio, concordo. Só que o mais importante é o som final e não o THD e SNR. Assim como na guitarra, o baixo pode se beneficiar de um som microfonado, em linha com simuladores VST, em linha sem VST, com pedaleiras simuladoras, em linha com um amplificador de baixo, com amplificador de guitarra em paralelo e um montão de outras opções. E usar uma DI legal é uma opção entre essas todas.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    MMI
    O SNR não é realmente importante, quando o baixo é de boa qualidade, captação EMG, Bartolini, Fender Noiseless, Seymour Duncan, ...

    Agora quando o baixo já tem uma captação de qualidade inferior, aí o ruído se sobressai, e aí tem que se ter um cuidado para que isso não apareça na mix final pelo menos. Aí a ligação direta (saida do baixo) <----> (HiZ da interface) acho que é a opção mais segura.
    __________________________

    Eu mesmo, quero ver se depois eu compro um baixo com captação Bartolini para o meu estúdio, mas por enquanto estou quebrando o galho com um Strinberg CLB17a. E a ligação direta na interface é a melhor opção. Se eu invento de colocar alguma coisa a mais ali no caminho do som já aparece uns ruídinhos perceptívies.

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Alfa polar
    · votar


    El_Cabong

    Gostaria de saber o que acontece quando mudamos o Pré da palca para HiZ, a impedância do sinal aumenta ou diminui? O que acontece "eletricamente" falando do sinal?

    A entrada HiZ funcionaria como um DI? Ou seja, casando as impedâncias do instrumento com a do pré?

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Alfa polar
    Ao meu entendimento, sim, é isso mesmo que acontece.

    "HiZ", em eletrônica e elétrica, significa exatamente Alta Impedância.

    Não sei bem se ela funciona como DI, mas ela casa as impedancias sim, se n estou enganado...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Alfa polar
    Eu também entendo que é isso que acontece.
    O ajuste para posição HiZ ou INST é o que faz o casamento das impedâncias.

    Jonas F. L.
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    El_Cabong
    E qual o motivo de quando você ativar o Hi-Z com um microfone na entrada ele simplesmente cortar o som do mic?
    Pelo menos é o que acontece na minha Ci1. Nunca entendi isso direito.

    Eu sei que os microfones tem um sinal de baixa impedância, e portanto não precisam da chave Hi-Z, mas qual seria a razão exatamente da corta de som?

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    A função de um DI é prover uma entrada de alta impedância, só isso. Se a interface já tem a entrada Hi-Z, dá na mesma.

    A não ser que seja um pré com o intuito de produzir uma coloração, ou funciona igual, ou está com defeito.

    Encadear DIs só vai aumentar o ruído (esse é o problema de entradas Hi-Z).

    Abraços.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Jonas F. L.
    Se for um condenser, a interface pode cortar o phantom power (deveria pelo menos). Abraços.

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    El_Cabong

    Agora quando o baixo já tem uma captação de qualidade inferior, aí o ruído se sobressai, e aí tem que se ter um cuidado para que isso não apareça na mix final pelo menos.

    Na verdade nem penso muito nessa possibilidade. Se o instrumento e sua captação é de qualidade inferior, a gravação é de qualidade inferior e consequentemente não vejo tantas teorias e detalhes para isso, honestamente... Mas se há um fator limitante, tem que ser contornado de alguma forma, você tem razão.


    Alfa polar

    A entrada HiZ funcionaria como um DI? Ou seja, casando as impedâncias do instrumento com a do pré?

    A HiZ funciona como um DI sim, se você usar a definição de "casar" impedâncias, mas se definir como um aparelho que entra um sinal de alta impedância e sai um sinal linha, não é bem isso. Mas que seja...

    A impedância de entrada influencia na sonoridade, por isso é preciso acertar isso e por isso que essas interfaces tem essa opção. Mas se você for a um estúdio profissional vai ver que muitos prés tem seletores para várias impedâncias de entrada. Isso porque os instrumentos podem ter diferentes impedâncias de saída, assim como microfones podem ter alta ou baixa impedância. Mas nessas interfaces simples eles simplesmente colocam uma impedância alta e outra baixa, seja lá o que isso signifique.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Não se trata especificamente de "casamento" de impedância, a maioria dos equipamentos tenta trabalhar com no mínimo 10 vezes a impedância de entrada em relação a impedância da fonte de sinal.

    Uma guitarra com caps passivos pode ter uma impedância que varia entre 10k e 20k. Geralmente o pré de um amp de guitarra pode ter de 250k a 1M de impedância. Isso é normal no acoplamento de uma fonte de sinal passiva, já que não é o objetivo que sua guitarra "empurre" e transfira potência. Digamos que o pré amplificador é uma "carga leve" para a guitarra empurrar.

    O mesmo acontece com os prés de microfones. Mics dinâmicos tem impedância na faixa dos 600ohms, e as entradas dos prés geralmente terão de 10k a 20K.

    Variações nessa proporção, principalmente a redução da impedância de entrada para menos de 10 vezes a impedância da fonte de sinal (quando essa é passiva e sem mecanismos de auto-correção), vão começar trazer distorções da transferência do sinal, o que até pode ser bom do ponto de vista artístico.

    O significado de impedância vai depender do tipo de acoplamento das fontes de sinais, se transferência de tensão, de corrente ou de potência.

    Abraços!

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    shoyoninja

    No caso da guitarra pro pre da palca, estamos falando sobre transferência de corrente certo????

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    O sinal é transferido pela variação da tensão.


    Funciona assim:

    Os captadores da guitarras geram uma variação de tensão, essa variação de tensão é o sinal de áudio do instrumento (depois de passar pelos pots, etc).

    Mas como os captadores passivos são basicamente bobinas, eles não tem "força" para produzir essa variação de tensão em uma carga mais "pesada".

    Por exemplo, vamos pensar em um fone de ouvido. Você pode até plugar ele na saída da guitarra, o sinal da guitarra, se considerarmos apenas a variação de tensão, até seria capaz de gerar amplitudes altas o suficiente para serem escutadas. Contudo, como os fones de ouvidos são uma carga mais "pesada" para "empurrar" (impedância de entrada baixa), isso iria pedir que os captadores gerassem uma corrente alta.

    Como eles não são capazes de gerar essa corrente, o que ocorre é que a tensão do sinal cai. No caso do fone de ouvido, provavelmente vai a zero (nunca fiz esse experimento), e aí não há nem corrente, nem tensão.

    Pense que as duas impedâncias, por ser um acoplamento de transferência de voltagem, estão em série, e que a tensão aplicada será dividida pelas duas impedâncias.

    O que você quer é que a maior parte da tensão esteja sobre o dispositivo de entrada (pré). E não convertido em calor pela impedância interna dos captadores.

    Assim, com uma proporção de 10/1, você garante que no máximo 10% do sinal será "perdido" no captador, e o restante será transferido ao pré.

    Aí vc vai pensar, poxa, mas já que assim, porque não aproximar a impedância de entrada do pré do infinito logo. Assim tudo que você acoplar vai ser 100% transferido.

    Exatamente por isso. Se você aumenta demais a impedância, você começa a captar outras fontes indesejáveis e aumenta o ruído de fundo.

    Espero que dê pra entender. Se não der, basta saber que a entrada de instrumento é o suficiente por enquanto, se algum problema específico com a entrada hi-z aparecer, você vai perceber.

    Abraços!

    Alfa polar
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Olá galera estou com outra dúvida.

    Estou mandando audio que sai pela saida de linha p10 da minha placa e enviando para meu preamp valvulado para usá-lo como insert.
    A dúvida é a seguinte, meu pré tem entrada xlr balanceada e uma p10 na frente que é HiZ ou seja, alta impedância, não tem chave seletora é HiZ e pronto. Qual das entradas devo usar pra enviar um sinal de linha?? Tem problema mandar via p10 mesmo pra entrada HiZ? Se eu usar a entrada balanceada eu não estaria amplificando novamente o sinal de forma desnecessária?? Isso é um pouco confuso

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    É dificil um baixo ter mais de 10k de impendacia na saida, e as interfaces e mesas nas entradas de alta impedancia tem um Zi de 10k mais ou menos, então não adianta ligar, nao vai ter perda nenhuma.

    Se o cara quer usar pq tem um cabo ruim mal feito de 12 metros não tem blindagem no circuito do baixo, usa plug p10 da china, ai é dose né.

    O mais importante no caso de usar um DI é saber se é Paasivo ou ativo, se for ativo tem que ver se o circuito é de qualidade se ele tem um padrão profissional, e se for passivo tem que saber se o trafo que tem nele é um trafo que não vai destruir o som, ou deixar passar apenas algumas frequencias ao inves de um trafo com resposta quase plana que passará praticamente todo audio, como um jensen da vida.

    Olhem quanto custa um Di com trafo jensen.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Devemos usar DI sempre que for gravar em linha (no estúdio)?