Gravar em Linha/Microfone - Custo benefício - Como gravar os dois juntos ?

    Autor Mensagem
    Maurício M
    Veterano
    # ago/16


    Olá amigos,

    Venho gravando videos para o Youtube e junto a isso juntado grana para comprar equipamentos para melhorar os mesmos.
    Pois bem...

    No inicio, quando comecei a gravar fazia os videos com um microfone usb (não muito bom) . O som não era satisfatório, mas o principal problema pra mim era os barulhos dos vizinhos, e os ruídos externos de carros (moro próximo a uma avenida).
    Como alternativa, passei para LINE IN direto com no PC, o som ficou mais razoável e desde então venho gravando assim (até comprei um guitar link, mas não teve muita diferença em relação a ligar direto).

    Juntei um dinheiro para investir em uma interface de audio e em um microfone condensador básico. Fui na Made in Brazil (loja aqui de Porto Alegre) - e o vendedor fez o oposto ao seu papel dizendo que se eu não tenho um bom isolamento acústico em casa, é melhor eu gravar em linha mesmo. Não comprei. Voltei pra casa pra tirar essa dúvida com vocês.

    1- Como eu posso gravar na minha casa (que tem ruídos externos) com um condensador de forma satisfatória (como os profissionais do youtube fazem) ? Sei que existem algumas alternativas para melhorar o isolamento acústico de casa, mas me pergunto se os condensadores não são feitos para não pegar esses ruídos (desculpem a ignorância).

    2- Outra dúvida: Pensei em gravar com o microfone + line, gosto do jeito que fica dessa maneira, mas o que deixar mais evidente de cada um dos meios de gravação a fim de explorar o melhor som ? Seria possível (mascarar) os ruídos do condensador com o LINE ? Se é possível fazer isso, eu não estaria 'perdendo' o meu investimento ??
    Pergunto isso porque Gastei 5 reais em um adaptador P10/P2... agora pretendo gastar 1200 para comprar microfone e o resto (dinheiro que poderia ser usado para investir em um violão melhor, ou uma câmera melhor).

    Vou postar um video para ganhar sugestões do que melhorar no que se trata de gravação.

    Agradeço desde já.



    mahohnikk
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Condensador é microfone sensível, eu sugiro um microfone duro (dinâmico), que para captar sons, precisa de uma boa pressão sonora no mesmo. Condensador capta sons facilmente. Em geral microfones condensadores, sem ser USB, que eu conheça são os XLR e precisam de Phantom Power, se você ligar em outro lugar que não seja um preamp com Phantom, você não vai conseguir usar o microfone.

    JJJ
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Concordo com o mahohnikk, acho que vai ficar mais fácil pra você. E direcione o microfone com um pedestal pra ficar mais perto de você. Além disso, trate a sala (ou quarto, sei lá) da melhor forma possível. Quando for gravar, feche tudo (se tiver cortina na janela, feche também, pra abafar um pouco mais os ruídos externos). Em volta da(s) porta(s), coloque uma fita de espuma (vende em loja de ferragens/ferramentas). Eu tenho uma aqui e abafa bem os ruídos de/para o local onde gravo. Mais do que isso, só com janelas acústicas e soluções profissionais de estúdio.

    Calime
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Concordo com os users acima. Pelo que vc relatou, um bom mic dinâmico seria um ótimo investimento. Sugiro Audix , Shure, AKG e Senheiser. Muito cuidado com as falsificações (principalmente no caso dos Shure. Leia mto sobre como identificar uma falsificação). Aliado a isso procure por uma interface de uma boa marca.

    mahohnikk
    Membro Novato
    # ago/16 · Editado por: mahohnikk
    · votar


    No caso de acústica, evite espumas. Elas se deterioram mais rápido que outros materiais e servem para frequências médias e altas, para isso a lã de vidro é o melhor material, depois vem a lã de rocha, mas tem local específico para por os materiais e você vai gastar uma grana. Sobre isolamento, qualquer buraco, até de tomada, deve ser tapado. Interface boa, eu recomendo a Steinberg UR22mkII (eu tenho a UR22, como a UR22mkII é mais nova, indico essa). Eu indico essa pela qualidade dos preamps, sendo que aumentando bastante um pré dela, não vem chiado, é uma maravilha! Além disso, tem MIDI In e MIDI Out e essa interface tem entradas híbridas, podendo plugar cabo XLR ou P10 nos preamps dela.

    MMI
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Maurício M

    Pois é... Eu já acho que o vendedor tem toda a razão. Cada um vai ter suas ideias.

    Acho que se sua ideia é gravar violão, mais nada, o ideal é gravar em linha. Pode investir numa interface simples e num pedal Fishman Aura, por exemplo. Você consegue assim um som bem legal que dificilmente conseguirá com um microfone na sua casa, sem isolamento, sem tratamento, sem cuidados e experiência de gravação.

    Particularmente não acho uma boa ideia gravar violão de nylon com microfone dinâmico. O resultado em linha na minha opinião é bem superior, principalmente com microfone simples e barato. A questão é que para usar um condensador vai precisar de uma interface com um pré (poxa, que seja um pré legal então...) com phantom power. A avenida perto de sua casa estará lá, então tem o problema do barulho que precisará ser resolvido de alguma forma. Seu local não é tratado, então um reflexion filter pode se fazer necessário (pelo menos). E tem o aprendizado para usar, posicionar, tocar e captar usando o microfone. O custo é maior do que você se propôs e sem isso não chega nem perto do que um Fishman Aura e uma interface consegue fazer.

    Calime
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Aí te que ver se o kra vai gravar SOMENTE violão ou voz e violão. A minha recomendação foi pensando em ter opção pra voz e violão, e já conseguir um bom resultado(dentro das possibilidade $). Sobre isolamento e tratamento, tive a impressão que não seria ainda o caso...

    Ismah
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Maurício M
    e o vendedor fez o oposto ao seu papel dizendo que se eu não tenho um bom isolamento acústico em casa

    Ele te jogou a real, e foi bastante honesto, é a melhor loja que tem na capital.
    Mas a Made in Brazil, não é a loja mais barata de PoA, pois fica num shopping, e num shopping bem famosinho... Custa caro estar lá, e isso implica nos preços praticados. Vale a pena conferir as lojas mais de bairro.

    Como eu posso gravar na minha casa (que tem ruídos externos) com um condensador de forma satisfatória (como os profissionais do youtube fazem) ?

    Parei de ler aqui. Onde saiu a ideia maluca que os profissionais do u2b gravam assim?

    Condensador não implica num mic omnidirecional. No seu caso um shotgun seria o ideal, ma$$$... Eu iria de um ECM8000, ou mesmo um de cápsula larga, como o C1 ou C3, ou mesmo mics dinâmicos, como o SM57, e um escudo acústico...

    Maurício M
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Agradeço os esclarecimentos pessoal. Foram realmente muito úteis.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/16
    · votar


    Maurício M

    Concordo com o vendedor e o MMI.

    Para gravar nas condições que você cita, não vai conseguir resultados melhores que em linha com microfone algum.

    Aliás, a ideia geral de que uma gravação em linha é inferior a uma microfonada é preconceituosa e equivocada. Ambas possuem prós e contras e mais recomendadas em função de algumas determinantes

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar em Linha/Microfone - Custo benefício - Como gravar os dois juntos ?