Tirando o ruído do home estúdio (condicionador, filtro de linha, etc)

Autor Mensagem
Sepulkrisiun
Membro Novato
# out/13
· votar


o melhor q tem é um radiador de carro, mas pode ser de caminhão, que seja de cobre.

É caro mas é muito bom eu aprovo, mas não adinta de nada se não tiver humidade na terra onde tá o aterramento.

Se tem zumbido mesmo com aterramento, ou tem um loop de terra ou problema nos cabos e plugs xlr ou no equipamento.

Não fiquem inventando moda, é simples, aterramento no 3 pino da tomada, não aterre nada nas carcaças pra não dar loop.

Quando eu to gravando aqui, é minha hora sagrada ninguém fica usando chuveiro, torneira elétrica, liquidificador, micro-ondas...fluorescentes antigas ligadas.

Mas quando vc tiver tocando guitarra a guitarra coloque ela bem perto do pc, ou erga ela pro teto porte de onde tem a fiação de luz, essas coisas tem q cuidar, quando não tiver luza na sua casa, quando faltar luz, pegue um pedal com saída pra mixer e ligue um fone de ouvido e fique tocando até voltar a luz.. cuidado vc pode cair da cadeira.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Lelo Mig
MMI
Opa, pera lá! Eu deixei bem claro que era gambiarra! E que o risco era por conta do freguês... hehehe

Agora, esse do copinho aí é de lascar, hein? O meu é mais bem feitinho... kkkkkkkkkk

Õ Lelo Mig, tu falou que era fácil e tal, mas não disse como o cara vai fazer um aterramento minimamente decente e real num quarto de ap...

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Em modo provisório se pode ligar o terra no neutro da rede. Mas não é 100% eficaz.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Ismah
Eu citei isso alguns posts atrás. Eu jamais faria isso. Primeiro que neutro é uma coisa, terra é outra. E segundo, vai que o eletricista doido troca uma fase pelo neutro na caixa de energia... Já viu, né... BUM.

Lelo Mig
Membro
# out/13
· votar


JJJ

"como o cara vai fazer um aterramento minimamente decente e real num quarto de ap?"

Hummm...eu não tinha notado que ele mora em Ap. Mas nesse caso, ele tem de verificar se há um terra no quadro de força.

Ismah

"se pode ligar o terra no neutro da rede."

Nunca façam isso!!

Neutro não é terra! Além do risco já citado pelo JJJ, se houver um curto no poste (o que é muito comum em temporais), ou "refluxo de carga" e energizar o neutro, seus equipos virarão torradeiras elétricas por alguns segundos, antes de virarem carvão!

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Lelo Mig
Ah, se tiver terra, como diria Seu Creisson: "seus pobremas se terminaram-se"!!! hehehe

Agora, cá entre nós, entre terra no copinho (de plástico!), terra no neutro e terra no ar, sou mais meu pregão! kkkkkk

Ismah
Veterano
# out/13 · Editado por: Ismah
· votar


JJJ

vai que o eletricista

Eu e o pai que fizemos TODA a instalação aqui de casa. Conheço de perto cada uma das soldas.

Lelo Mig
JJJ

Bom aí é aí, aqui é aqui.

Na minha casa, ao menos, o neutro vem de uma estaca fincada no chão. FIM. E não não foi por nossa vontade, e sim por ordem da "fornecedora" (acho que o certo é distribuídora, ou slá).

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Ismah
Na minha casa, ao menos, o neutro vem de uma estaca fincada no chão. FIM.

Hummm, tem algo estranho aí cara. Só uma estaca fincada no chão (sem o neutro como retorno da fase em corrente alternada) não garantiria 127 V (ou 220) exatos. Voltagem não é um valor absoluto, é sempre uma diferença de potencial.

Lelo Mig
Membro
# out/13
· votar


Ismah

Já expliquei melhor e mais detalhadamente em algum post por aí, mas para não dar uma de omisso, vou simplificar:

Neutro é o centro de uma ligação trifásica em estrela ou "Y". Quando há desequilíbrio das fases o Neutro atua como condutor de corrente.

O Neutro é um condutor vivo, mesmo que pouca, sempre passa ou pode passar alguma corrente e em caso de curto a corrente retornará por ele e atuará como um fase.

A NBR 5410, prevê a utilização do Neutro como Terra, em casos muito específicos e desde que este Neutro possua bitola de no MÍNIMO 10 mm².

Resumindo, NEUTRO não é TERRA!

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Como disse cada caso, é um caso.

Realmente não sei que se passa, mas por de fato, o neutro é o terra/ground (ambos tem polo negativo), mas não recomendo essa ligação porque vc vai gerar um Feedback da eletricidade, em caso de curto. Resultado inimaginável.

Lelo Mig (to procurando teu post)
São dois fios de 8mm.

Ambos

Na minha região o negativo que vem da rua é um aterramento feito no interior do poste com o transformador, com uma barra de 25mmx7m, ou duas de 25mmx3,5m.

MMI
Veterano
# out/13
· votar


Lelo Mig

Não entendo p... nenhuma disso. Mas na minha antiga casa, a recomendação de um engenheiro da Cia Elétrica para tranquilidade de toda minha parafernália elétrica e eletrônica: enterrar 2 hastes no quintal para o terra e mais 2 hastes no poste de entrada de casa para o neutro. Talvez tenha sido sorte ou alguma coincidência, mas nunca mais queimou aparelho lá. O custo (faz bastante tempo) nem foi isso tudo não...

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


MMI

Por aí... aqui temos 7 dijuntores, e um master.

JJJ
Veterano
# out/13 · Editado por: JJJ
· votar


Gente

A confusão aí é porque o neutro realmente é aterrado em determinados momentos. Mas não toda hora e em qualquer lugar. Eu não lembro mais exatamente quando o neutro é aterrado (acho que na saída dos transformadores, talvez). Existem normas da ABNT que regem sobre o assunto.

O importante é que NEUTRO é o "retorno" da corrente e é fornecido pela empresa elétrica (é um cabo que segue com as fases) e TERRA é local, normalmente NÃO tem corrente, servindo apenas para descargas tanto residuais (o "ruidinho" que queremos eliminar de nossos amplis, por exemplo) como grandes (raios, por exemplo).

Lelo Mig
Membro
# out/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Seu texto contém a resposta a própria questão.

Galera, a melhor maneira de entender eletricidade é imaginar como se fosse água num cano.

A água vem por um cano e tem que voltar por outro. Você abre a torneira, a água cai e escoa pelo ralo e algum dia, pode ser que a mesma água que saiu volte para a tua torneira.

Imaginem uma cachoeira. A água que cai possui potencia, energia (ela seria a fase) . A água que já caiu, perdeu a energia potencial (voltagem), ela é o Neutro, ou seja, a continuação, porém sem potência.

Para você mover um "aparelho" com máximo proveito, você o colocaria onde? Onde a força da cachoeira (energia) for maior.

O gerador manda energia em altas potências, altas e perigosas. O transformador, num determinado ponto faz o contrário, ele diminui essa potencia para as casas de vocês e retorna a sobra através do neutro.

Aterrar o neutro é para dispensar algum provável refluxo de carga, como se fosse um ralo, porque as casas de vocês estão em constante sub carga e sobre carga (tudo apagado, tudo ligado).

TERRA não é refluxo de energia!

Terra é jogar fora uma carga que "entrou" onde não deveria......como um chassi de ampli. Ou num curto circuíto onde você estaria "enfiando água" num cano que esta vindo água... então para não "estourar o cano" o TERRA funciona como um ladrão de caixa de água, quando esta vai transbordar.

O "ralo" do neutro, volta para o cano. O "ralo" do terra não! Quando você aterra o Neutro, você cria um escape, mas continua ligado a rede.

O terra não esta ligado rede.

Cappicce???

El_Cabong
Veterano
# out/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Não sei se é verdade mas eu já vi um tipo de ligação que eu acho que funciona.

Quando não tem terra nas tomadas, liga-se o terra do equipamento ao neutro da rede através de um capacitor de poliéster de 10nF / 500V.

Terra do equipamento >---------| |--C1--------------> Neutro da rede

O capacitor (de dez nanofarad) tem uma isolação em seu dielétrico de 500 Volts, e assim ele isola qualquer pico de tensão que poderá vir pelo neutro, porém ele consegue manter o potencial do terra do equipamento em 0 Volt por causa do aterramento que tem no neutro.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


El_Cabong
Talvez o "terra eletrônico" faça alguma coisa nesse sentido, porém um pouco mais sofisticada. Mesmo assim, eu não faria.

MMI
Veterano
# out/13
· votar


El_Cabong

Sabe no inverno, principalmente, quando a gente mistura roupa de lã com sintéticos e toma choque de energia estática? O terra tem também a função de segurar essas descargas, só que muitas vezes passam fácil de 1000 V essas descargas (o ar é um bom isolante elétrico, mas grandes diferenças de potencial elétrico ele se torna condutor, então toda vez que se vê uma faísca elétrica, aquilo passa fácil de 1000 V). Nisso seu capacitor talvez vá para o saco junto com seu equipamento.

El_Cabong
Veterano
# out/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


MMI
Pois é. Eu nem sei se funcionaria direito este capacitor.

Mas uma coisa é certa !! Nunca o neutro de uma rede elétrica em condições normais terá mais que uns picos de 20 Volts, ..., e se houver um curto geral na rede elétrica da rua (um caminhão bateu nos fios e a rede fechou curto) o máximo que pode acontecer numa rede de 220V, é a tensão fase-fase entrar alí no neutro, e ela é de 380V.
Esse acidente queimaria TODOS os equipamentos das casas ali desta rua, e ainda assim o capacitor continuaria isolando até 500V.

Arco elétrico, faíscas, descargas atmosféricas, ... é algo raro de acontecer com o neutro, e se mesmo uma faisca de 1000 Volts chegar no neutro, ela vai procurar o caminho preferencial de descarga, que é a haste cobreada enterrada no chão perto do medidor de luz, não o capacitor. -----> LEI DE OHM.

El_Cabong
Veterano
# out/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Para entender grosseiramente a Lei de Ohm neste caso:
Imagine uma caixa d'água vazia com duas saídas embaixo.
Uma saída é uma tubulação larga de 200mm de diâmetro (haste cobreada).
E a outra saída é um canudinho de refrigerante (capacitor).
Quando jogamos um balde d'água (faísca) dentro desta caixa d'água, 99,999% desta água sairá pela tubulação de 200mm, e algumas gotas sairam pelo canudinho de refrigerante.

Alfa polar
Veterano
# out/13
· votar


Antes de qualquer pré, qualquer amp, qualquer compressor, qualquer condensador e etc, pensem na REDE ELÉTRICA!!

Não gastará nem 100 contos para ter uma elétrica decente e devidamente aterrada.

Não importa se o studio será seu quarto ou uma sala construída especialmente para tal.

Assim como vocês pensam nos equipos e instrumentos, tem que pensar na rede elétrica.

É fácil e barato....cambada de gambiarreiros.


Cara obrigado acho que era essa a resposta que eu precisava kkkkkkk

MMI
Veterano
# out/13
· votar


El_Cabong

Perfeitamente válido se você pensar se um raio caiu no poste, por exemplo, a corrente não vai pelo canudinho. Mas se o raio for no seu amplificador, por exemplo, obrigatoriamente vai passar pelo seu canudinho e vai para o saco seu ampli junto com o capacitor. Por isso que eu citei de energia estática da sua roupa de inverno, não vai pelo poste, vai pelo seu cabo de guitarra, pelo seu amp, pelo seu pedal e obrigatoriamente passa pelo "canudinho", isso é, pelo seu capacitor e pode f... tudo potencialmente porque facilmente passa desses 500 V. Assim como uma zica no trafo do seu amp, uma descarga errada de alguma coisa.

Alfa polar
Veterano
# jan/14
· votar


Galera tenho um Pre da ART aqui, o TUBE MP/C, estou usando ele como insert pra mixar voz, é excelente dá um calor diferente no som, muito bom. Só que é aí que começam meus problemas também kkk....
Quando ponho pra medir vejo que ele está dando um ruído em -60dBFS mais ou menos, vocês devem concordar que é bastante, exagerei o volume dos monitores e percebi que é um ruído semelhante ao de uma moto ligada, como se fosse um motor, que tem picos e vales entende? Não é um hiss ou um som contínuo, é como se fosse um "plop plop plop plop plop" com um ruído de fundo. Alguém tem idéia do que pode ser? Um bom filtro de linha resolveria? Querem que eu grave pra vcs?

__ZEUS__
Veterano
# mar/14
· votar


Boa Noite rapaziada
Bom, vou tentar ser direto....

Comprei uma Focusrite Scarlett 8i6 recentemente, placa de áudio via USB,
instalei e configurei com as formas que eu queria gravar, ou seja, gravar no sound forge utilizando entradas para locução e trilhas largadas direto do pc.

o problema é que tenho um ruído que só aparece quando algo é tocado, se eu colocar o sound forge pra gravar, ele não captará ruído até eu falar, ou largar uma trilha, e reparei que esse ruído se intensifica com sons mais graves..... tenho aterramento e tudo certinho....

o mais estranho é que no retorno não aparece, só após gravar que eu ouço o maldito ruído, e ele não é contínuo, aparece apenas com a intensidade do som.

se alguém puder ajudar, já não sei mais como proceder..... ta fods.... heehh

segue o link do maldito pra verem se alguém ja teve esse ruído:



Alfa polar
Veterano
# mar/14
· votar


Gostei muito da aparência e do preço desse filtro, o que vcs acham

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546429139-filtro-de-linha-regua -de-energia-3000w-ac-3000-cd-pws-_JM

Alfa polar
Veterano
# abr/14
· votar


Galera estou com uma dúvida, posso substituir um estabilizador do meu computador por um filtro de linha profissional? Os dois terão a mesma função?

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


__ZEUS__

Parece que tem um gate trabalhando aí. Eu verificaria o microfone, testar um outro é uma hipótese. Mas deixo para meus colegas respostas mais além.

Alfa polar

Vc gosta de seu PC? Se sim, não faça isso... O estabilizador estabiliza, isso é, tenta deixar a tensão na casa dos 110V (não vi um de 220V). Enquanto o filtro apenas coloca um fusível, e alguns um terra eletrônico - que nem sempre é funcional...

MMI

Mais de 1kV a 0,1A provavelmente f...ia com qualquer coisa kkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tirando o ruído do home estúdio (condicionador, filtro de linha, etc)